Ir para conteúdo

Bezzera Unica


Burny

Postagens recomendadas

Eu apostaria que sim, Gilberto. Talvez o inconveniente seja ter que usar uma resistência potente e por conta disso ter de reforçar a parte elétrica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Bellman deve ter mais ou menos 1.2 L de volume total. Devem ser uns 500 mL de agua que ela usa ... 

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Errado Gil, certo Burny. O volume total é quase 1200 ml e normalmente coloco 600 ml e uso algumas vezes, provavelmente até o nível chegar em 400 ml.

 

Acho que uma caldeira pequena de 600 ml, com água até 300 ml, pode dar um bom resultado, e bastaria encher novamente o nível após a vaporização. Até mesmo essa caldeira de 500 ml. Como é comprida, se o nível de água for da metade para baixo, não deve sair água no vapor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verdade, são dois problemas em uma caldeira muito pequena com resistência forte: reposição de água e vapor molhado, pela pouca distância entre a saída de vapor e o nível de água em ebulição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

A Unica ganhou um upgrade hoje. Troquei a bomba. Ulka EX5 para EX4. A EX4 é muito silenciosa. Parece que troquei uma Fusca com escapamento furado para um Mercedes. Muito legal.

 

Mas mais importante, a EX4 tem uma linha de pressão diferente; mais lenta. A pre infusão do E61 é bem mais presente agora e aumentou quase 10s. Com o Vento Norte da Terroá gostei bastante do resultado na xícara (tinha que usar pó um pouco mais fino do que com a EX5, e o espresso ficou um pouco mais encorpado e bem mais frutado), mas tenho que testar outros cafés ...

 

Abçs

Burny

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Testei agora a EX4 com cafés diferentes: Fazenda Santana, Late Harvest, Tarcisio, Caconde, Obatã, Vento Norte. Em geral, a pré-infusão aumentou bastante. Agora demora 13 a 16 s até a 1a gota sai da maquina. Tenho que usar pó mais fino para todos os cafés, e como conseqüência os cafés são mais encorpados. Mas também tenho a impressão que as caraterísticas principais dos cafés (sabores de fruta, amêndoas, chocolate, acidez etc.) são bem mais intensivas. No Obatã do Victor isso foi muuuuuito obvio. Frutado até. Em geral gosto dos resultados com a nova bomba muito para cafés mais frutados, cítricos, de torra clara etc.. Também gosto muito no cappuccino e macchiato: simplesmente mais sabor na xícara. Para cafés mais encorpados acho que gosto mais do espresso feito com a EX5. A EX4 produz espressi menos limpos ... com mais corpo e sabores, mas isso tudo bem mais misturado. Talvez tenho que repensar a quantidade de café e o grau de moagem que eu uso para esses cafés ... voltar para os 7 gr que os Italianos recomendam.

 

Não sei se isso tudo faz muito sentido. Seria legal se o pessoal com mais experiência com pré-infusão pode me dar uma luz.

 

Abçs

Burny

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você diminuir a dose, não terá que moer mais fino ainda e obter ainda mais corpo e menos definição?

 

Talvez você possa utilizar eventualmente filtros simples para determinados cafés, em que deve obter bebidas menos encorpadas e mais limpas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo, claro, usar uma dose menor não resolve nada ... talvez posso realmente trabalhar com os filtros. O filtro duplo original da Bezzera 14 gr precisa de uma moagem mais grossa do que o meu Accurato 14 gr, e o Accurato mais grossa do que o IMS (se eu lembro direitinho). Então vou tentar o original da Bezzera e o LM1.

 

Ideal para mim seria uma bomba com caraterísticas intermediárias entre a EX4 e a EX5. Talvez tem como regular a pré infusão também com esse parafuso no E61 que o Carneiro mencionou.

 

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Burny, não acho que seja a preinfussão a responsável pela mudança, mas a diferença no perfil de pressão das duas bombas.

Nas manuais mudamos a pressão, dependendo do grão, mas é na tentativa e erro.

Mas os filtros realmente funcionam, o duplo da Bezzera aceita pó bem mais grosso que a LM ou VST, o duplo da espresso Parts, mais grosso que a Bezzera e o espresso Parts de 21gr aceita ainda mais grosso.

Da para ter uma idéia fazendo a relação entre peso da dose do filtro e área dos buraquinhos, por exemplo : tanto meu duplo Bezzera quanto o LM são de 14gr, porém no LM os buraquinhos chegam bem mais perto da borda (tem maior área de filtragem), ergo maior vazão motivo pelo qual tenho que moer mais fino ...

 

Márcio tinha uma bomba com pressão regulável, e alguém do HB tinha feito outra utilizando um dimmer.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas a diferença de perfil parece favorecer a pré-infusão natural do E61, o que explica, dentre outras coisas, a necessidade de moer mais fino.

Os correios sentaram em cima dos filtros que o Burny me mandou, mas acho que amanhã ou quarta chegam...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na prática é difícil separar o perfil de pressão da bomba da pré infusão. O aumento de pressão da EX4 é bem lenta e constante, parece uma rampa linear suave. E claro, isso interage com a pré infusão do E61. Mas então vcs concordam que é a moagem mais fina na nova configuração e que posso talvez resolver isso com outros filtros?

 

Bernardo, então os filtros da Espresso Parts seriam os mais indicados para moagem mais grossa. Ótima dica! Obrigado!

 

Rodrigo, os filtros do Ruben já chegaram. Espero que vc recebe os seus logo. 

 

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou tomando o jeito com a nova configuração da Unica. Alem da EX4 coloquei a IMS200 competition shower. Uso no momento só os filtros LM1 e Accurato 15g (realmente não da muito certo com o filtro IMS 14g e o VST).  Gosto muito dos resultados na xícara. Aqui o Faz. Santana do Alexandre no fim da extração:

 

a1uXcrLl.jpg

 

Abçs

Burny

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Linda extração. E chegaram os filtros, Burny. Danke, freund. Vou tomar um espresso daqui a pouco para testá-los, pois ontem não pude com as funções da Terça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só para deixar a informação para os colegas: Os gaskets E61 8mm da Cafelat de silicone funcionam perfeitamente com a Unica. Eles são talvez um pouco mais duros do que os originais ... esperei o contrário.

 

A nova bomba EX4 tem uma pequena desvantagem que não mencionei antes: Ela tem um fluxo menor e assim demora um pouco mais para re-encher a caldeira depois da vaporização. Nada que incomoda muito.

 

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 months later...

Hoje desmontei a maquina para fazer uma limpeza geral (achei p.ex. um besouro bem bonitinho dentro) e para fazer alguns ajustes pequenos.

 

Nesse ano brinquei bastante com a pressão da maquina. A OPV da maquina permite ajustar a pressão ente 8 e 12.5 bar (da fabrica vem com 11.5 bar) e percebi que cafés de torra média a escura (incl. blends italianos) ficam mais equilibrados com um pressão entre 8.5 -10 bar e que gosto mais de espressi de torra clara entre 11 e 12 bar (ficam mais vivos). Então deixei a pressão agora em 10.5 bar, mas seria realmente legal ter uma regulação externa como a ECM tem.

 

Outra coisa foi que o braço de vapor começou soltar uma gota de agua de vez em quando na conexão entre a maquina e o braço (nada grave, mas incomodou). Então desmontei e limpei o braço e para minha surpresa não achei um anel de vedação e o que vcs acham vedou essa conexão? Veda rosca! Fita de teflon! Parece que nos modelos novos tem um "gasket" que veda a conexão do braço:

 

UNICA 9942055.02 GB ed07.14 rev00

 

Mas a minha não tem esse gasket. Então coloquei veda rosca nova e agora não solta mais gotas. Funcionou um ano e meio assim, vamos ver se vai funcionar mais um ano e meio :lol:

 

Abçs

Burny 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando desmontei a Fiamma tinha fita veda rosca em uma porção de lugares, parece um procedimento padrão.

 

Caramba, café torra clara, eu juraria que aumentando a pressão facilitaria a canalização, estou enganado ?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, mas tinha a impressão que torras claras ficam com menos sabor de suquinho de fruta e mais corpo se a maquina tem mais pressão e a moagem é mais fina. Notei isso muito nos cafés da Origem. 

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como vc esta sempre indo para a Alemanha , valeria a pena trazer uma opv ecm (35 €) um T de inox e mais algumas adaptações , a opv seria facilmente instalada na lateral esquerda da única.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...