Ir para conteúdo

Postagens recomendadas

Bem Amigos !

 

Voltei ...... Não seí o que aconteceu, mas lá de NY eu não conseguí postar. Cheguei em casa às 8 hs ... Tô meio no "jet leg" e agora vou dormir um pouco para tentar por minhas idéias em ordem. O Vôo de volta foi infernal ! As fofocas de NY são boas .... Anita tinha razão. Eu devia ter lavado um kit viagem pq pra quem gosta de coado, aquela cidade é uma espécie de purgatório para expiação de pecados ( quem sabe cometidos contra os Deuses do café ? ). 

 

Até mais tarde !

 

Abçs ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, 

 

Agora depois de uma baita soneca e de um almocinho bem Brazuca (feijão, arroz, bifinho, etc ...), já me sinto em condições de começar uns relatos. Não vou me alongar demais pra não ficar chato (sou meio prolixo). Portanto, vamos fazer como Jack O Estripador: vamos por partes !

 

Chegamos e chovia pacas. Fazia um baita frio tb. Tenho sinusite e àquela mistura de frio seco e pólem da primavera me fez ter uma crise braba. Quase procurei um médico. Até hoje não tô legal.

 

No tocante à cafeterias, fui a algumas, mas nem sequer me esforcei para ir a todas. O que ía aparecendo eu ía traçando. A primeira que fuí foi a BLUE BOTTLE, em Williansburogh no Brooklin. Bonita, bem instalada e com os atendentes mais pedantes que eu já ví ! Tive vontade de mandar eles tomarem cajú e meter as caras. Resistí e tomei um Yrgacheff extraído numa FAEMA URÂNIA manual de 1958 ! Uma Lindeza de máquina ! O café era bom, mas nada demais....E esse negócio de esperimentar cafés diferentes, eu não seí como vcs conseguem. Todo lugar onde ía eles diziam: esta semana só "tal" cafe .... Na semana que vem só tal café. Dos que eu conseguí beber, gostei de um Sidamo ethíope na Third Rail. Excelente. Fuí na Porto Rico Imp Cº. Realmente a loja é demais ! Bem que o Carlos já tinha me dito. Tinha um Jamaicano que trabalhava lá que ficou meu Brother. O Cara era muito gente fina. A gente ficou rindo pq ele tb prefere coados e me disse que com 500gr os americanos fazem 40 xícaras de café. Ele só conseguia fazer umas 15 ! Infelizmente o Kona e o Blue Montain que eu estava de olho tinham acabado numa promoção e só na semana seguinte. Acabei comprando um Colombia Supremo que era o favorito no Rastaman. Fuí na dele. Na Stumptown tomei o pior café coado da minha vida ! E ainda tive de aguentar mais um barista de nariz empinado que ainda fez a besteira de me perguntar o que eu achei da extração.... Muito boa pra americano: bem fraquinho e meio frio ... O cara ficou desconcertado e chamou a Rainha dos Baristas que ficou dando um monte de explicações técnicas. Eu só dizia: Hãhã ... hãhã....ok .... Foi muito engraçado. Sobre o expresso, não achei nada demais. Outra casa que fui foi a Oren's na Broadway. Excelente variedade e atendentes super gente fina ! Lá eu acabei sucumbindo a um grão da Costa Rica LA MINITA. Que torra linda e que aroma espetacular ! trouxe 1 kg, mas comprei pelo nariz e pelos olhos. Outro que tb me impressionou foi um COUNTER CULTURE LATE HARVEST NUEVA LLUSTA BOLÍVIA. Pena que o pessoal da Third Rail só tinha torra do dia 29 e torra nova só dia 13 ! Fiquei meio assim e trouxe só 500 gr. A descoberta ficou por conta de uma cafeteria/torrefação chamada LA COLOMBE na borda de NOLITA e LITTLE ITALY. Cafés super honestos, excelentes torras e boas extrações. Recomendo !

 

Mais tarde posto mais .... Canseí !

 

Abçs !

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Afinal de contas.. E o Vario? Comprou?

 Já saí daquí com ele comprado .... Peguei um Refurb na própria Baratza. U$ 100 mais barata e sem os 8.78% de impostos de NYC. Cheguei lá ejá tava me esperando no hotel ....    :)  Tô tomando coragem pra abrir a embalagem e moer meu primeiros grãos ... Vaí ver dentro da caixa só tem uma pedra ! háháhá  :P

 

Legal, pelo jeito aproveitou bem o lado sensorial do passeio.

Mas passemos ao que interessa: e as muambas?

 

Vario, Sowden Softbrew, 2 kg de café, Bonavita eletronica, 2 MUG's da SMOSGARBURG lindos e excelentes no tamanho, no peso e na pegada. Show ! um blend de chocolate meio amargo 78% com Madagascar 65%/Papua Nova Guiné 25%/Peru 10% ... extraordinário !! Uma barra enorme sem muita frescura na apresentação ... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante como várias coisas nos influenciam. Eu tive os melhores cafés na Stumptown e Blue Bottle. Até mesmo na Stumptown (na oitava) tive bons momentos, provas e papo no brew bar ao fundo. Já a Oren's eu gosto, mas acho que usam commodities (nada contra) e torram muito. Também a La Colombe, que é tão falada, só me deu um café bastante amargo. O Grumpy, de que gosto, não impressionou, mas ainda tem um clima muito bom.

 

Acho que os potenciais estão sempre lá, e todas erram em algumas torras, acertam em outras e nas cafeterias dependemos muito de quem está lá no momento em que os visitamos. No geral, uma ou outra é mais consistente e faz mais fãs e fama.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba Fernando vc não abriu o Vario no hotel e nem moeu um café para passar no Sowden ? Vc tem muito auto controle , as vezes eu já vou abrindo a embalagem no taxi mesmo. :P 

 

Quanto a Porto Rico ela é unica mesmo , continua com aquele banco de pracinha na frente ?

 

Abs

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos,

 

São 2 banquinhos. Um de cada lado da porta. Sobre o auto controle, o meu tem nome e sobrenome: Eloisa Lima ! Bem que eu quis tentar fazer um no quarto, mas .... Na verdade, minha política era sair do hotel às 8h30 e voltávamos às 18hs. Aí, tirávamos uma soneca e saíamos pra jantar por volta das 20hs. Ficávamos muito tempo na rua .... Não dava tempo. Mas lembrei de vocês o tempo todo

 

Sobre os cafés, creio que é mais uma questão de gosto mesmo .... Já passei muito por isto. Muita dica, na hora do vamos ver, não impressiona. Aquí no CdC isso acontece o tempo todo, né ?

 

Abçs !

 

 

P.S. Alguém sugere uma regulagem no Vario para moer para HARIO V60, AEROPRESS e SOWDEN ? Abçs II ... 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A baratza tem uma tabela , que eu não levo muita fé , mais é um ponto de partida :

 

https://www.baratza.com/support/baratza-grinding-tips/?utm_source=hootsuite&utm_campaign=hootsuite

 

O Vario é muito simples rapidamente vc vai encontrar seu ponto ideal , apenas uma sugestão , como vc não vai fazer espresso , por exemplo começe no Aeropress em 6M , que é o meio da faixa micro , e suba ou desça de 3 em 3 ate achar o ponto , 1 ponto no micro é quase nada , só faz sentido moendo para espresso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de moer meu primeiro café no Vario ..... Seguindo indicação do amigo Carlos Eduardo, usei 6M para testar. Grão: Café do Tarcísio. 

 

1ª impressão - Como moe rápido !

 

2ª impressão - a moagem fica muito mais uniforme ...

 

3ª impressão - muito mais silencioso que o Krups. Meu vizinhos vão agradecer e eu pedirei uma pequena ajuda de custo pelo investimento ...

 

4ª impressão - não seí se fiquei influenciado, mas achei o sabor da extração melhor que antes. Ou seja, já achei que valeu todo o esforço para traze-lo !

 

Esta ainda não contei, mas vou contar agora .... Quando cheguei no hotel, recebí a caixa do Vario no quarto. Quando suspendí, penseí comigo mesmo: Danou-se ! Vou ter de despachar numa mala ... E eu não queria esta alternativa, mas eram quase 7 quilos com as embalagens externas ! Bem, tirei a caixa de fora, comprei uma fita transparente para lacrar a embalagem original, enfiei debaixo do suvaco e fui pro aeroporto. Lá, com a boa vontade de 2 Equatorianos gente finíssima, torcedores do Brasil e funcionários da TAM, pesamos e deu 5,2 Kg ! Como a bagagem da Elô pesou 2,7 Kg, ficou um pelo outro. Mas isto não é regra ! Portanto, fica a dica pros colegas que forem .... Muito cuidado com o peso dos objetos pessoais na cabine do avião ! Eles costumam ser bastante rigorosos com isto.

 

Abçs !

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Anita ...

 

É lotado ! Americano, Indiano, Brasileiro, Italiano, Sul-americanos de uma maneira geral, etc.. Acho que quem fica na 6th e 5th Av, provavelmente fica hospedados num local mais nobre, mas adorei o Hell's Kitchen ! Meio Village, meio lapa, muito animado e com restaurantes e bares melhores. Dá pra usufruir de tudo isto à pé .... Outra coisa que não gostei foi o colchão... muito mole e gasto. Falei com o conciérge do hotel e ele trocou o colchão. Melhorou, mas não resolveu. Mas ele colocou uma cadeira extra no quarto, recebeu meus pacotes, colocou frigobar no quarto, providenciou travesseiro extra e novinho (por causa da minha sinusite), tudo de graça. Era pra eu ter gasto uns bons U$ 40 com estas coisas. Outra coisa: tem 2 funcionários chamados Marcelo e o outro Junior (parecem gemeos !) que são brasileiros e sabem DE TUDO ! Ajudaram pacas, além de serem gente finíssima .... Outra coisa legal no hotel: o bar é super legal e tem 2 happy hours por semana com uma banda de jazz que toca muuuuito. A cantora tb é demais ! em todos os sentidos .... Então, umas coisas vão compensando outras. Acho que é assim em todo lugar ... Perde-se de um lado, ganha-se de outro. A decoração ficou muito legal. Bem contemporânea, mas não chega a ser um Hotel de Design. Inclusive, talvez se eu voltar pra NY fique hospedado no Brooklin. Lá tá meio ipanema, meio gávea .... Super cool ! E baratex ....

 

Bjs ! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anita,

 

Outro que me impressionou bem foi o The Ace Hotel. Tem umas suites maneiríssimas, com estrutura de apart-hotel, com cozinha, geladeira, decor impecável, quarto enorme ! Bem localizado pacas ! Economiza tempo e dinheiro. Dentro tem um bar fantástico, um pub restaurante incrível e uma cafeteria inteligetsia !!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo novo brinquedo Fernando, irá te fazer muito feliz pela sua praticidade e qualidade aliado ao ótimo preço que você pagou :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chato este.. #aiai

 

Háháháháhá !!!! sabia que vc ía dizer alguma coisa destas .... Mas não é sonho impossível, não.   :)

 

Parabéns pelo novo brinquedo Fernando, irá te fazer muito feliz pela sua praticidade e qualidade aliado ao ótimo preço que você pagou :)

 

Valeu Roger !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desde que comecei a fazer viagens internacionais eu so uso o Airbnb.

É sempre mais barato que hotel e tem muito mais opções de localização.

Talvez não tenha tanto conforto (serviço de quarto + cama arrumada) mas

sem dúvida é uma otima opção para economizar.

 

Ontem fui no Toby's e hoje fui no Variety. O Toby's é mais chique e cheio

de pompa mas o café é muito bom (tomei blend & single origin). E eles

estavam torrando pela manha. O cheiro tava bem bom. No Variety tomei

um espresso que achei mais ou menos. Um pouco aguado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bruno,

 

Tb gosto destas aventuras, mas como sou aposentado e a minha esposa ainda trabalha e se esbalda com essas pequenas mordomias, acho que vaí ficar pra daquí há uns anos .... Afora isso, esta viagem foi um presente que minha esposa ganhou da Empresa onde ela trabalha. Aí tem de ser hotel por causa das faturas, notas fiscais, vouchers e outras formalidades do gênero.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...