Ir para conteúdo

Oster OEMP50 = Mr. Coffee ECMP50


Postagens recomendadas

Descobri que a Oster OEMP50 é vendida nos EUA pela marca Mr. Coffee, sob o modelo ECMP50. É bem vendida por lá e é muito bem recomendada pelos compradores no amazon.com. Oster e Mr. Coffee são marcas do mesmo grupo (Sunbean Corporation).

 

Adquiri uma Oster na saraiva.com e estou esperando chegar. Será minha primeira máquina de espresso. Hoje, possuo apenas uma Dolce Gusto. Gosto muito dela, mas cansei de ficar preso às cápsulas. Quanto ao moedor, comprei pelo ebay por 80 dólares já com frete. Foi um burr da Capresso (modelo 55904). Farei um review por aqui assim que recebê-los.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Encontrei esse comentário sobre a Oster/Mr. Coffee no coffeegeek.com. Um usuário faz um review bem completo, com várias informações e dicas bastante úteis. Segundo ele, a bomba utilizada é da marca ULKA.

 

________________________________

If you're a Geek you'll enjoy my review. If you're a Geek and anal about things you'll like it better.

 

Specifications and Features ECMP50: Pump is a 15 bar Italian Ulka. The system is self priming. The heater is 1200W. The boiler is a thermalblock therefore water is heated on demand and endless. Total wattage 1250 (10.4A at 120vac). Power usage in 24 hours was 0.44 KWH. To extract one double add 0.01 KWH. Width 8-½", Height 11", Depth 10-½". There’s 3-7/8" clearance between collection tray and portafilter. With the grid removed clearance is 4-7/8". The steam wand swings out to the front. It can be used to surf the hole with the rubber cover removed. The clearance from the counter to the orifice is 4-3/8". The clearance from the orifice to the bend in the steam wand is 2-5/8". If you push the milk container back ¾ inch past the 2nd bend, you can get 3-3/8" from the underside to the orifice. The smoked water tank holds 50 ounces or ~25 double extractions. The attached lid can be lifted and tilted back for filling. It can also be used as a handle to lift out the tank. Collection tray doesn’t have a float and holds 10 ounces. After every steam cycle, 3/4oz. is expelled into tray. It would take ~13 steam cycles to fill the collection tray. Temperature is controlled electronically through a thermistor not simply electrically through a thermostat switch. Pwr On to ready is 38-40 sec. Add 9 sec. for steam. After an initial spit of cool water, steam is dry, copious and endless. The pump pulses during this operation. User functions are controlled through a knob on the right side. Functions are FCCW extract, FCW through off is steam. After pressing a front panel button, either brew or steam and turning the function knob: From extraction mode to off , pressure is released into collection tray. From steam mode to off, pressure is released into collection tray and the pump pulses ~3/4oz. of water through the thermal block until brew temperature is restored. The portafilter pressure however isn’t released due to the usual silicone check valve above the shower screen. This machine can’t deliver hot water through the steam wand. In a pinch you can pull a blank shot through the portafilter for hot water. All functions have intelligence. You cannot enter any function until the blinking green ready led is steady on. There is a pre-infusion pause of ~3sec while extracting. The filter basket is a pressurized double wall type with a single hole on the bottom. The portafilter is aluminum. The shower screen is food grade non magnetic stainless. The stainless front panel has some ferrous in it. The collection tray grid has more ferrous in it. The unit’s attaching ramps for the portafilter tangs are all ABS as is the whole cabinet. The water tank may be Lexan.

 

Accessories:You can replace the filter basket with a non pressurized type Krups 0907163 double filter basket $6.95 or Krups 41470 $6.95 should fit. But check before you buy. The one I use is from a fifteen year old (1996) Delonghi Caffe Treviso flat flange OD 52.35mm ID 51.43mm. A triple filter will also fit if you remove the rubber insulating/director in the bottom of the portafilter. I do.

The ECMP50 filter basket is a flat flange with a slight roll down on the outer edge. That roll down doesn’t interfere with the portafilter, so a simple flat flange will function the same. If you buy a tamp a standard $6 double ended tamp will fit. My tamper small end spec. 1.982" (50.34mm) the big end is for prosumer machines.

 

Maintenance: Should the filter basket hole get clogged never release the portafilter, the pressure is 217.5PSI at 15bar. Turn power off and wait ‘till it cools. A clog could also damage the pump and plumbing. Never use a blade grinder as this allows coffee fines to get through the filter holes clogging the single hole! Choke! I recommend cleaning hole after every use. Simply run water into the filter, cup your hand over the top, wrap your fingers underneath then squeeze. A jet of water will squirt from the hole flushing between the layers.

 

Calibration: There are no fixed thermostat click switches for steam or extraction like most espresso machines and drip coffee makers. Temperature is controlled through a circuit board via a thermistor sensor. Highly sensitive, heat from the tip of an index finger can change an ambient sensor reading of ~111.5K ohm to 108K ohm. Thermistors have a negative temperature coefficient. You can calibrate this type of system. When ambient, the thermistor reads ~110k ohms; a circuit board assembly controls the heater through a relay. When hot ~2k ohms the relay opens turning the heater off. Assembly line selected resisters R31 and R32 calibrate the temperature. It is possible to add a variable resistor (27k works) across the forward facing legs of R31 and R32. Adjusting resistor lower will raise, not lower, the temperature. The factory calibration on ours was from cold or cool to ready 165-171F a variance of 6F. At another time from cold to ready 160F then add >1hr 176F a variance of 16F. Though shots were sweet and tasty, a better extraction temperature would be 180-185F. My favorite Petes Coffee shop set theirs to 185F. I calibrate without the portafilter directly into a foam cup with a calibrated digital probe. Probe Calibration is referenced to boiling water. The offset reading from 212F is the correction factor. I apply this (my case: add +2F) to the digital probe reading while in use. My current post modification readings: worst case variance 11F from cold to over 4 hours. *Note: I noticed that after cycling the power switch off then back on the heater may or not come on. Doing this I noticed a temperature variance as tight as 2F. At this point the most consistent readings are 1st in day from cold to ready: the variance is in fact 2F. Calibrated with applied correction factor to 183-185F. Update: rock solid 185F 3 days running from cold 1st in day. I also added a lamp on the underside to tell if heater is On or Off. I like it.

 

Disassembly: To gain access to the inside you need to remove many screws including 2 security screws. And remove the glued control panel overlay. There are 2 screws beneath it. I use naptha (lighter fluid) sold at paint stores or Home Depot as a paint thinner/cleaner. It will work its way under softening the glue without damage to the plastic. To reinstall let the naptha evaporate and the sticky glue will still be active.

 

Complaints about leaking water from the back around the power cord haven’t happened to me. However removing the tank will cause about 2 tablespoons of water to drip down to the counter. Or if filling the tank in place, observe the handle retraction groove guides, they lead to the counter not the tank. A spring loaded seal inside the tank closes on removal. The power cord leading inside is about ½ inch from the bottom plate well above water on the counter. I use distilled water. It is devoid of conductive salts and minerals. Therefore it is non-conductive or dielectric. I don’t need to panic.

 

I’m happy with the ECMP50. My old DeLonghi, ECMP40, Classic Coffee Concepts (weeps) and Krups Gusto (leaks) all still work but I like the ECMP50 best. In use for 2 weeks, other than condensate, it doesn’t weep anywhere. Time will tell. My wife purchased it at Target in store regular $79 for $59 on sale.

 

Roast your own. Use this machine.

And first thing in the morning you'll experience the best rush ever.

No sissy milk drinks for me.

Entertained? Then you're a Geek.

How about rating this review?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arthur

Obrigado, Klause ! Ainda estou esperando a chegada da máquina. Deve chegar na próxima segunda-feira. Você está satisfeito com a sua ?

 

Eu deixo essa máquina na casa da minha mãe e só uso nos finais de semana que vou lá.

 

Para uma máquina pressurizada até que tira um café bom. Dá pra aprender bastante.

 

Pelo que dizem é um bom custo benefício para quem está começando no mundo do expresso.

 

Boa sorte com a sua e não deixe de postar suas impressões e dúvidas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, a máquina chegou ontem. Gostei bastante do visual e do acabamento. Por 299,00, esperava coisa bem pior.

Já tirei varios espressos e fiz alguns lattes. A máquina me surpreendeu positivamente. O espresso sai com bastante crema e o sabor do café foi bem satisfatório. De qualquer forma, não posso nem comentar muito sobre o sabor porque utilizei o café já moído São Braz Gourmet para espresso. Infelizmente, foi o único que encontrei nos supermercados aqui em João Pessoa. Sei que o café ja moído não se compara ao moído na hora, mas eu gostei muito do sabor(não sou tão exigente). Meu moedor está vindo pelo ebay. Então, vou ter que me virar com esse mesmo por enquanto. O vaporizador também funciona muito bem. Consegui atingir bons niveis de cremosidade.

 

Pontos negativos:

 

1- A bandeja é muito rasa, o que nos obriga a esvaziá-la com frequência para evitar vazamentos;

2 - Por ser muito baixinha, é impossível tirar o café em taças de vidro um pouco mais altas, mas isso não chega a ser um grande problema.

 

Conclusão:

 

Ótimo custo x benefício.

Vou aposentar a Dolce Gusto.

 

p.s: esse é um review de um iniciante no mundo do espresso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arthur,

 

Quem bom que gostou da máquina, agora é só comprar café de qualidade com torra recente.

 

...

Pontos negativos:

 

1- A bandeja é muito rasa, o que nos obriga a esvaziá-la com frequência para evitar vazamentos;

...

 

A Silvia também tem esse problema. Se você está fazendo flush para limpar o chuveiro, pode usar um tupperware para evitar que a água caia na bandeja e a encha muito rápido.

 

Bons cafés com sua nova máquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quase todas as máquinas tem esse problema da bandeja rasa,

até com a Rocket tive problemas de enchimento rápido da bandeja e ter que esvaziar constantemente,

só resolvi isso depois de colocar um dreno direto pra pia,

mas no meu caso a máquina já vinha com instalação pra isso,

Mas deve dar pra furar a bandeja da máquina por baixo e colocar um dreno.

Bruno Goulart.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Haha, longos e intermináveis "flushes". Imagine a Elektra Semiautomatica? A bandeja deve ter 150ml... Fiz um furo e um dreno na base da máquina, e uso sem a bandeja. Mas no caso de Silvia tem que fazer na bandeja, só tem que ver se tem espaço embaixo para alguma peça que sirva de dreno. Uma dica é conexões instantâneas de tubo de PU, e usa o tubo para drenar até um galão ou pia.

 

Abraços,

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Arthur,

 

Também moro em João Pessoa, ninguém merece esse São Braz. Compro meus cafés pela internet regularmente, se for do seu interesse, podemos experimentar uma compra conjunta a fim de rachar o frete, que acha da idéia?

 

Julio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arthur,

 

Quem bom que gostou da máquina, agora é só comprar café de qualidade com torra recente.

 

 

 

A Silvia também tem esse problema. Se você está fazendo flush para limpar o chuveiro, pode usar um tupperware para evitar que a água caia na bandeja e a encha muito rápido.

 

Bons cafés com sua nova máquina.

 

Boa ideia, Klause ! Passarei a fazer isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Arthur,

 

Também moro em João Pessoa, ninguém merece esse São Braz. Compro meus cafés pela internet regularmente, se for do seu interesse, podemos experimentar uma compra conjunta a fim de rachar o frete, que acha da idéia?

 

Julio

 

Depois de uma semana tomando esse café, já não estou gostando muito... eheheh

Parece meio queimado. Em que site vc costuma comprar ? Por mim, tudo bem! Moras onde? Eu moro em manaíra.

 

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois de uma semana tomando esse café, já não estou gostando muito... eheheh

Parece meio queimado. Em que site vc costuma comprar ? Por mim, tudo bem! Moras onde? Eu moro em manaíra.

 

Abs!

 

Lugares onde costumo comprar:

 

Coffe Lab: http://www.coffeelab.com.br/

Lucca Cafés: http://lojadecafes.com.br/curitiba/

Suplicy: http://suplicycafes.com.br/

Nuance: renato@cafenuance.com.br

 

Mandei MP para você com o meu contato.

 

Julio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Olá, sou nova aqui e tbm tenho uma máquina dessa.

Adquiri há 6 meses e tenho conseguido extrair bons cafés nela (mesmo sem moedor, que comprei há 2 dias e estou esperando chegar).

Pra iniciar no mundo do espresso, essa máquina cumpre bem o papel, mas acredito que quanto mais aprendemos, mais desejamos ter uma máquina melhor.

Ainda vou ficar com essa minha um bom tempo e futuramente penso em comprar uma melhor e definitiva.

Lembrando, claro, que um bom moinho e um café de qualidade fazem toda diferença.

Paula

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Descobri que a Oster OEMP50 é vendida nos EUA pela marca Mr. Coffee, sob o modelo ECMP50. É bem vendida por lá e é muito bem recomendada pelos compradores no amazon.com. Oster e Mr. Coffee são marcas do mesmo grupo (Sunbean Corporation).

 

Adquiri uma Oster na saraiva.com e estou esperando chegar. Será minha primeira máquina de espresso. Hoje, possuo apenas uma Dolce Gusto. Gosto muito dela, mas cansei de ficar preso às cápsulas. Quanto ao moedor, comprei pelo ebay por 80 dólares já com frete. Foi um burr da Capresso (modelo 55904). Farei um review por aqui assim que recebê-los.

 

Bom dia!!

 

Você não mostrou imagem, mas no classificados tinha (ou tem ) uma à venda: http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/185-vendo-cafeteira-oster-moedor-gaggia/

 

Semelhante à que comprei...

 

Pelo preço que paguei (199,00 em 10X sem juro), estou apreciando e apaixonada... o café sai cremoso e ontem testei fazer um machiatto (acho eu - risos)...

 

Aprovada para iniciantes como eu!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Boa tarde, acabei de comprar uma Oster OEMP50, utilizei café já moido e de uma marca tradicional, dessas que se compra em quase todo supermercado. Achei muito bom o café tirado. Agora estou com problema para vaporizar o leite, não consigo praticamente nenhuma cremosidade. Estou utilizando leite integral, muito gelado, e mesmo assim não está ficando ao menos satisfatorio. Ja passaram por essa experiencia, conseguiram deixar numa boa cremosidade? Se puderem me ajudar dando alguma dica, fico muito, muito agradecido. Obrigado e um abraço

 

Victor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seja bem vindo Victor

Em relacao ao po, vc tem moinho? Qual sua expectativa com o expresso?

Em relacao a cremosidade talvez melhor comprar uma cremeira. Nao sei se o bico da sua cafeteira podera te dar um resultado legal. Eu tb como nao sou um fa de cafe com leite, apesar de mineiro, entao nao posso ser o melhor informante sobre o leite.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém sabe onde posso comprar um filtro nao-pressurizado para essa máquina? Qual o tamanho do filtro? E do Tamper?

 

Pesquisei muito, inclusive em ingles mas nao obtive sucesso. O filtro que se acha da Mr Coffee 4101 nao mostra essa máquina como compatível, isso nao significa que nao seja, mas sem a informaçao da medida fica dificil.

 

Aguardo ajuda dos experts.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Alguém sabe onde posso comprar um filtro nao-pressurizado para essa máquina? Qual o tamanho do filtro? E do Tamper?

 

Pesquisei muito, inclusive em ingles mas nao obtive sucesso. O filtro que se acha da Mr Coffee 4101 nao mostra essa máquina como compatível, isso nao significa que nao seja, mas sem a informaçao da medida fica dificil.

 

Aguardo ajuda dos experts.

 

Ainda nao consegui achar qual filtro nao-pressurizado substitui o da Oster OEMP50.

 

Comprei um moinho Krups GVX-208, deve chegar no máximo até semana que vem. Como está muito difícil achar um filtro nao-pressurizado para essa máquina, estou pensando em levar num torneiro para que ele corte a última camada do filtro que tem um furo só, passando a ficar com o aspecto de um filtro comercial. E tb no porta-filtro tem uma borrachinha que pode ser tirada.

 

Vcs acham que vale a pena fazer isso? Vou ter melhores resultados com esse moinho e os filtros despressurizados?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim Jeremias, porém vai apanhar bastante, mas não desista que dentro de poucos dias os expressos ficarão ótimos

 

Abraços

 

Comprei outro filtro duplo da Oster pressurizado, e quando chegar vou levar no torneiro para ser despressurizado, assim consigo manter o original intacto, caso de algum problema.

 

Agora é só esperar chegar e fazer a adaptaçao. Uma coisa é certa, se vc despressuriza só o porta-filtro é certeza que vai jorrar café em toda a cozinha, já vi um video no YT demonstrando isso numa Gaggia. Mas talvez despressurizando o filtro nao vai existir aquele jato único do filtro pressurizado, e aí talvez eu consiga despressurizar o porta-filtro tirando a borrachinha sem que o café saia voando para todos os lados.. Essa é a teoria. :D

 

Obrigado pelo apoio, abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A questão é que removendo o calço de plástico do porta-filtro não se está despressurizando nada, o calço é justamente para conter o jato de café do filtro pressurizado. Se o filtro for normal, aí o café sairá com pressão mínima, na verdade igual a atmosférica. Se em algum furo do filtro sair um jato (canalização), aí sim a pressão ali é mais alta.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A questão é que removendo o calço de plástico do porta-filtro não se está despressurizando nada, o calço é justamente para conter o jato de café do filtro pressurizado. Se o filtro for normal, aí o café sairá com pressão mínima, na verdade igual a atmosférica. Se em algum furo do filtro sair um jato (canalização), aí sim a pressão ali é mais alta.

 

Márcio.

 

Entao vc acha que nao vale a pena tirar a borracha do porta-filtro? Pq eu ouvi dizer que era um tipo de pressurizaçao também, mas se nao tiver que remover para mim ótimo, removo só a parte de baixo do fiiltro mesmo.

 

Obrigado pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá, sou um apreciador de expresso e agora parti para me aventurar em tirar alguns em casa, estava pesquisando e vi que para um iniciante esta teria um bom custo x benefício, fiquei em dúvida entre ela e a Chef Crema e com a promoção de hoje do submarino boletei, R$179,10. Logo mais posto minhas impressões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chegou meu moedor Krups GVX2.

 

Inicialmente coloquei a máquina no nível 6 do mais fino para mais grosso, como a Oster emperrou e sairam só algumas gotas, passei para o nível 8 e consegui tirar o espresso no tempo certo, ficou muito bom, melhor do que o Braunas que eu comprava já moído para espresso. Como uso filtro pressurizado, fiz o tamping sem colocar força, só para alinhar o bolo de café.

 

Semana que vem deve chegar o filtro duplo adicional que comprei, e pretendo despresurizar ele. Aí posto minhas impressoes sobre o conjunto Oster + filtro duplo despressurizado + Moedor Krups.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...