Ir para conteúdo

Oster OEMP50 = Mr. Coffee ECMP50


Postagens recomendadas

Comprei outro filtro duplo da Oster pressurizado, e quando chegar vou levar no torneiro para ser despressurizado, assim consigo manter o original intacto, caso de algum problema.

...

 

Jeremias,

 

Poderia me passar o contato para compra do filtro? Estou querendo fazer a mesma coisa com a que tenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá, gostaria de adquirir um tamper, pois não gostei muito do que vem com a máquina, qual seria a medida para usar nos filtros originais?

abs

 

Só vale a pena comprar um tamper decente se você despressurizar o filtro, do jeito que o Jeremias fez.

 

O tamper em uma máquina pressurizada tem a função de acomonar o pó apenas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resolvi me apresentar depois de ler bastante o fórum e receber a minha cafeteira, Oster oemp50, hoje em casa.

 

Me atrapalhei todo com a cafeteira, percebi que não tinha nenhum café decente pra comprar aqui perto e usei um Melitta Cerrado, só pra ver como se tirava um expresso nela, até que saiu um crema consistente, mas o café ficou muito estranho.(muito forte tirando com o filtro duplo e muito fraco com o filtro simples)

 

Depois tentei vaporizar o leite numa leiteira grande e não deu muito certo. Então minha namorada teve a idéia de vaporizar o leite num caneco de alumínio da Oktorberfest, até que funcionou (na medida da minha habilidade quase zero de vaporizar leite).

 

Eu tenho algumas dúvidas:

 

- Alguém já tentou vaporizar leite de soja ? eu tenho alergia ao leite e pensei nessa possibilidade.

- Eu estava pensando em pegar um café moído na "Café expresso Brasil", alguém tem alguma sugestão de qual eu pego para começar ?

 

 

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Oi Alf, peça para o Alex o blend da casa (não sei se ele ainda tem o moca), garantia de café fresco. Já tem o moinho? Ele é parte importante desta equação. Comprar café moído não é muito legal, ele perde as propriedades boas rapidamente e você não vai aproveitar todo o potencial da tua máquina.

 

Temos um tópico específico sobre esta máquina, capaz até dos moderadores removerem esta mensagem para lá. Aproveite as dicas de quem tem um equipamento semelhante e que podem te ajudar.

 

Seja bem-vindo!!

 

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Anita,

 

Ainda não tenho moinho, tô pensando em pegar um Krups ou um Hario mini, tô numa dúvida cruel entre os dois.

 

 

Fogo Ruivo,

 

Não sou do Rio, sou de Floripa. Mas tô pensando em pedir o blend que a Anita sugeriu.

 

abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda não tenho moinho, tô pensando em pegar um Krups ou um Hario mini, tô numa dúvida cruel entre os dois.

 

Tenho os dois o Krups e o Hario Mini, além do Rancilio Rocky.

O melhor em qualidade é o Hario Mini.Pra praticidade talvez o krups, mas não tem a qualidade do Hario.

No meu krups só consegui moer pra coado, espresso e prensa não.

NO Hario consigo moer pra qualquer forma de preparo.

Na dúvida vai de Hario.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Alf.

 

Seja bem vindo. Seguindo a suspeita da Ana Maria, movi o tópico original para cá, pois é específico para o modelo da máquina que comprastes.

Se precisar de ajuda, envie uma mensagem clicando neste link de email .

Além de cafés tenho um Hario Skerton 0KM na caixa esperando um dono.

 

Valeu,

Alexandre

cafeexpressobrasil.com.br - cafés especiais e acessórios

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só vale a pena comprar um tamper decente se você despressurizar o filtro, do jeito que o Jeremias fez.

 

O tamper em uma máquina pressurizada tem a função de acomonar o pó apenas.

 

ok, vc sabe qual o tamanho do tamper para estes filtros desta máquina? Não encontrei nenhum tópico específico sobre as vantagens do filtro despressurizado apenas comentários que fizeram, quais seriam? muda muito no resultado final?

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tonjunior,

 

O problema dos pressurizados é que eles ocultam os problemas da moagem do café, de modo que você pode nunca saber o motivo pelo qual os cafés não estão bons. Eles são feitos para permitir uma extração usando cafés de supermercado, ou pré-moídos e também para ajudar a corrigir os erros que um usuário domestico leigo possa cometer.

 

Dito isso, é possível sim obter cafes em filtros pressurizados quase tão bons do que se obteria trocando o filtro por um não pressurizado, mas para isso você teria que saber exatamente o que está fazendo. A chance existe mas é pequena. O filtro pressurizado vira uma espécie de caixa preta e torna quase impossível saber, por exemplo, se a moagem está adequada, se o grão está fresco o suficiente e por aí vai, afinal não importa os defeitos que existam no pó do café, o filtro pressurizado sempre vai corrigir a extração para que ocorra em um tempo mínimo, já que a válvula (furinho) que existe no filtro limita a vazão de saída.

 

O filtro não pressurizado ou comercial é o contrario: qualquer problema com o pó e ele vai denunciar imediatamente, seja por uma extração muito rápida ou muito lenta, ou mesmo pela perda prematura da cor do liquido. É essa informação do filtro comercial que permite evoluir no aprendizado e corrigir os problemas para obter uma bebida progressivamente melhor.

 

Em resumo: se tudo desse certo com a dosagem do café, a moagem, torra, idade da torra, etc, você conseguiria um café excelente, fosse com filtro pressurizado ou comercial, o problema é que usando filtro pressurizado obter sucesso em todas essas variáveis vira questão de sorte, pois não há um feedback do equipamento que permita ao usuário corrigir os erros.

 

Espero ter sido útil.

 

Abraços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Tonjunior.

 

Use um paquímetro para medir o diâmetro interno do filtro, da metade para cima.

 

Valeu,

Alexandre

cafeexpressobrasil.com.br - cafés especiais e acessórios

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

interessante explicação leonardopm, percebo pelos depoimentos aqui no forum que com o não pressurizado o "barato" de tirar um bom café fica maior já que são tantas variáveis envolvidas e acertá-las acaba trazendo além de uma maior qualidade um desafio maior. Esses filtros não pressurizados para esta cafeteira no caso somente por este método artesanal? não há nenhum comercializado que sirva nela?

 

e Alexandre, vou providenciar um paquímetro, perguntei pois achei que alguém já tivesse feito a medição e adquirido algum.

 

abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ok, vc sabe qual o tamanho do tamper para estes filtros desta máquina? Não encontrei nenhum tópico específico sobre as vantagens do filtro despressurizado apenas comentários que fizeram, quais seriam? muda muito no resultado final?

abs

 

Tonjunior,

 

O diâmetro interno do filtro da Oster OEMP50 é 51mm e do porta filtro é 53mm. Eu medi com paquímetro há um tempo atrás.

 

Então, se for comprar um tamper para essa máquina, compre um de 51mm (medida nominal).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Depois tentei vaporizar o leite numa leiteira grande e não deu muito certo. Então minha namorada teve a idéia de vaporizar o leite num caneco de alumínio da Oktorberfest, até que funcionou (na medida da minha habilidade quase zero de vaporizar leite).

 

 

ALF,

 

Não tenho muita habilidade com vaporização, mas você pode tentar sem a luva de borracha que vem no bico vaporizador, talvez consiga melhores resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tonjunior,

 

O diâmetro interno do filtro da Oster OEMP50 é 51mm e do porta filtro é 53mm. Eu medi com paquímetro há um tempo atrás.

 

Então, se for comprar um tamper para essa máquina, compre um de 51mm (medida nominal).

 

Excelente informaçao Klause, procurei na internet em paginas em ingles e portugues e ninguém sabia ao certo o tamanho. Vc já chegou a testar um tamper de 51mm nele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tonjunior,

 

Deve haver sim algum comercial que sirva, O problema é encontrar. Provavelmente você terá que comprar lá fora "no risco", isto é, sem absoluta certeza se encaixará corretamente.

 

Talvez o Márcio possa ajudar, ele conhece bem as características de varias maquinas, algumas das quais tem filtros de 51 mm. Mas como falei, ainda assim há o risco de não encaixar por algum detalhe, as vezes até a borda é um pouco diferente e atrapalha o encaixe.

 

Léo

 

interessante explicação leonardopm, percebo pelos depoimentos aqui no forum que com o não pressurizado o "barato" de tirar um bom café fica maior já que são tantas variáveis envolvidas e acertá-las acaba trazendo além de uma maior qualidade um desafio maior. Esses filtros não pressurizados para esta cafeteira no caso somente por este método artesanal? não há nenhum comercializado que sirva nela?

 

e Alexandre, vou providenciar um paquímetro, perguntei pois achei que alguém já tivesse feito a medição e adquirido algum.

 

abraços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se tem máquina comercial com essa medida.

 

O mais comum é 58mm (na verdade quase sempre é um pouco mais que 58mm internamente), 54mm (Dalla Corte) e 53mm (Spaziale). Ambos menores também tem o diâmetro um pouco maior por dentro.

 

O Orphan Espresso tem opções de tamper de 49mm e 51mm.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve tonjunior.

 

Dê uma verificada neste vendedor do eBay. Já comprei com ele e o tamper é usado na cafeteria, portanto em ambiente comercial há mais de 2 anos. O preço é bom e ele envia para o Brasil. Não me foi cobrado imposto.

Vários membros também compraram com ele e deu sempre tudo certo.

 

Valeu,

Alexandre

cafeexpressobrasil.com.br - cafés especiais e acessórios

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, tá. Mas meu e-mail continua válido, não conheço máquinas comerciais com outras medidas que não 58mm, 53mm e 54mm. Vez ou outra aparece alguém dizendo 57mm mas na maioria dos casos é o filtro que tem alguma diferença interna que requer um tamper menor, mas os porta-filtros são quase sempre iguais no diâmetro (mudam abas e altura do aro).

 

Já postei em algum lugar aqui comentando que o filtro da La Pavoni, modelo de 2000 em diante, é de 51mm. Medi o que tenho (comprei para usar na Faemina) e o interior dá, aproximadamente, 52mm. Preciso medir a parte externa, mas deve ser uns 53mm.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

 

Salvo engano esse post do Tonjunior que mencionei está perguntando sobre filtros comerciais e não sobre tampers...

 

é tanta dúvida de iniciante que perguntei sobre os dois, hehe, sobre a diferença dos filtros e sobre o tamanho do tamper para o filtro desta máquina!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente informaçao Klause, procurei na internet em paginas em ingles e portugues e ninguém sabia ao certo o tamanho. Vc já chegou a testar um tamper de 51mm nele?

 

Jeremias,

 

Só usei o de plástico mesmo, que veio junto com a cefeteira.

Vou despressurizar o filtro duplo, e se ficar bom eu pretendo comprar um tamper com o vendedor que o Alex mencionou. Eu já comprei um de 58mm com ele e gostei muito.

Quando tiver a oportunidade, vou medir também o tamper de plástico com o paquímetro pra saber qual a medida real.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jeremias,

 

Só usei o de plástico mesmo, que veio junto com a cefeteira.

Vou despressurizar o filtro duplo, e se ficar bom eu pretendo comprar um tamper com o vendedor que o Alex mencionou. Eu já comprei um de 58mm com ele e gostei muito.

Quando tiver a oportunidade, vou medir também o tamper de plástico com o paquímetro pra saber qual a medida real.

 

Eu despressurizei o meu mas tive que mandar a cafeteira para a garantia e nao pude testar com graos bons. Começou a dar folga no encaixe do porta-filtro e eu nao conseguia fazer shots de mais de 20s sem vazar água em cima.

 

Aparentemente aconteceu isso pq o pessoal aqui de casa usava a máquina e deixava o porta-filtro encaixado por horas (até eu chegar e tirar), e parece que nao é possível fazer isso nessa máquina sem estragar o encaixe.

 

Agora to esperando chegar da garantia para fazer uns testes mais apurados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
  • 2 months later...

3 meses de OEMP50 e algumas dúvidas surgiram: É normal se tiro um café numa moagem x com o filtro pequeno ao tentar usar a mesma moagem no grande ele não passar? penei pra chegar a um ajuste legal na minha equação quantidade de pó, moagem, pressão na acomodação do pó no filtro e tempo para extração como o filtro pequeno (pressurizado) e quando uso o mesmo pó no grande (pressurizado) simplesmente não passa. Despressurizar os filtros ajudaria?

Olhando as extrações com os portafiltros naked, vi que vende neste site: http://nsserviceonline.com.br/produtos.asp?lang=pt_BR&tipo_busca=subcategoria&codigo_categoria=1&codigo_subcategoria=54&codigo_subcategoria_sub=59 o portafiltro e os filtros, dá pra fazer para esta máquina tbm? tem alguma restrição quanto ao modelo de máquina?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...

É normal se tiro um café numa moagem x com o filtro pequeno ao tentar usar a mesma moagem no grande ele não passar?

...

Considerando que a única coisa que varia do filtro simples para o duplo é a profundidade (no caso da OEMP50), é normal você ter de ajustar a moagem (além da quantidade de pó) quando for usar o filtro duplo.

 

...

Despressurizar os filtros ajudaria?

...

Teoricamente você teria o mesmo problema

 

...

Olhando as extrações com os portafiltros naked, vi que vende neste site: http://nsserviceonli...ategoria_sub=59 o portafiltro e os filtros, dá pra fazer para esta máquina tbm? tem alguma restrição quanto ao modelo de máquina?

...

Nesse site não vende o porta filtro sem fundo. Você terá que comprar um original e levar num torneiro para retirar o fundo.

Dá sim pra fazer um pra essa máquina, mas só faz sentido ter porta filtro sem fundo se o filtro for despressurizado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

TONJUNIOR,

 

Veja o novo texto colocado no forum , Expresso 101.

Você vai ver que é isto mesmo, para cada filtro você vai ter que chegar a um valor de moagem, quantidade de pó de maneira que de uma bebida que lhe agrade, se mudar o filtro muda a equação, se o mudar o Grão de café, muda a equação. É trabalhoso, mas divertido e com o tempo vai entrando em um "automático".

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...