Ir para conteúdo

Encore 485 combina com Poemia ?


Rodrigues

Postagens recomendadas

Bom dia à todos!

 

Seguindo orientações da equipe Sênior do fórum, criei esse tópico, para ouvir a opinião de outros, pois vi que a maioria que inicia com a Poemia, acompanha com o Hario mini.

 

Queria saber se a Poemia combina com o Encore 485 ?

 

Motivo da pergunta: Li aqui no fórum, que a questão do PF pressurizado da Poemia, acaba criando uma falsa impressão da crema, e que mesmo que eu consiga uma moagem, compactação e dosagem perfeitas, vai mascarar meu resultado.

 

Ou seja;

 

-Será que mesmo com o moinho Encore e bons grãos vou ficar tomando café com espuma?

-Preciso fazer alguma adaptação para criar uma harmonia entre esses 2 equipamentos ou é melhor subir um degrau na máquina?

 

Em tempo: Ainda não comprei nenhum dos 2.

 

Ps.Localizei alguns tópicos sobre (máquina Top e moedor de entrada e vice versa) mas não específico sobre o Encore e a Poemia. Se alguém puder explanar sobre essa dupla agradeço.

 

Um bom dia à todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigues, o Encore é um ótimo moinho. Vai começar bem com ele. Ele é um bom parceiro para qualquer máquina, mesmo em upgrades futuros.

 

São coisas distintas: a restrição da falsa crema é da cafeteira, pelo aparelho pressurizador. Não importa o moinho, é a máquina com seu PF e filtro que fazem isto.

 

Uma forma de mudar isto é trocar o filtro por outro comercial e livrar-se do aparato pressurizador no PF. Como a Poemia acho que é 58 mm no filtro, você pode por exemplo usar filtro da Rancilio (ou qualquer outra marca que caiba no PF dela).

 

Portanto este tópico vai ser meio repetido. É mais jogo você destrinchar o tópico da Poemia para ver os macetes dela.

 

O Baratza Encore é certeza de te fazer feliz. Tinha um à venda pelo Clube, quase novo, aqui em Sampa. Veja se já foi vendido.

 

um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Encore é um moinho muito bom, desde que regulado pelo Alexandre Veloso (caso contrário, não é muito bom para espresso). Vai te atender bem até o momento em que procurará um upgrade mais definitivo (um set com uma máquina prosumer pede um moinho ainda melhor). Já a poêmia é uma boa máquina para começar (veja video no youtube seatle coffee gear a respeito). Acredito que as gaggias color e dose são um pouco melhores. Um bom conjunto é somar esse encore a uma gaggia classic ou baby class.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ana.. O filtro da Poemia é 53mm  ;)

 

E o filtro da Poemia já é comercial. Basta desparafusar o aparato do pf da Poemia e pronto! Serviço completo!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como certeza o Encore será do Alexandre... estou chorando pra ver se ele me dá um desconto à vista ...rsrsrs

 

O meu medo da Poemia é, como disse, o PF pressurizado, e caso eu tire, como certeza influenciará muito no resultado pela pressão maior (já que ela não projetada para tal).

 

Não queria comprar uma de cara e ficar fazendo muitas experiências até consegui extrair um bom café (apesar de isso ser a parte legal da coisa pelo que li).

 

Porém, a diferença em $ de uma Poemia para uma Gaggia é enooooooooooorme ...rsrs... Mais ainda com o Encore. :o

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se não se importar em semi novos, dê uma procurada em máquinas usadas. Você vai se surpreender quanto mais fácil poderá adquirir uma máquina melhor por um bom preço. Todo cuidado é pouco, contudo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa dica Guilherme.

Equipamentos de café são projetados para durar um tempo maior que a aquele no qual a peste ruiva nos impele a trocá-los.

Tem muita coisa boa usada no mercado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voltando ao assunto, agradeço o retorno de vcs.

 

Vou perquisar bastante na net, no fórum e quando estiver mais interado no assunto eu decido qual máquina comprar.

 

Até lá vou me virando com minha espressinha Mr.Coffee. Antiguinha mas xodó.rsrsrs

 

Vou treinar nela por enquanto (acho que nem existe mais por aí).

 

Sds

 

 

post-3625-0-90573900-1394556551_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigues , com o intuito de te ajudar , vamos esclarecer algumas duvidas , a sua Mr. Coffee não é uma maquina de espresso ela é uma moka eletrica , não tem bomba, não usa tamper , para esse tipo de maquina vc não precisa de um moedor tão sofisticado como o Encore.

 

O encore é um moedor de mós cônicas muito bom , com ele qualquer maquina (inclusive a poemia) fará um espresso bem melhor , a grande vantagem do Encore é que mesmo se algum dia  vc fizer um upgrade de maquina , ele vai continuar a atender de forma satisfatoria as necessidades da nova maquina , mesmo que ela seja uma prosumer de mais de 5000 reais.

 

abs

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha só quanta informação importante.

 

C. Eduardo, obrigado pela ajuda.

 

Eu já estava quase abortando a missão da Poemia. Então com essa Moka não vou poder fazer minhas experiências para aprender e aprimorar a extração.

Engraçado que a Mr. Coffee veio com o tamper. (perdemos, mas veio).

 

Seguindo a dica do colega Guilherme Torres, vi um vídeo no youtube a respeito da Poemia e ele até conseguiu uma "cremazinha" sem o PF pressurizado.

 

Bom. Quanto ao Encore já estou decidido, agora vou voltar a pesquisar as máquinas.

 

Mais uma vez obrigado C. Eduardo.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ahhh... excelente informação também Miyamoto ... eu estava achando que com ela ía tomar café com "espuma" só ...

 

Bom ...acho que pra início a Poemia tá bom demais né?

 

Agora convenhamos.... que PF zuado dela né??? Você olha o da Gaggia Baby e ele está anos-luz à frente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigues.. Cê tá comparando duas máquinas muito diferentes. Uma custa 300-400 reais.. A outra 1500.. Nada mais justo não é?

 

Quer comparar máquinas similares, pense em C08, PHC 19, EMC10, Chef Crema...

 

Os pfs dessas são mais parecidos.

 

A diferença é que a Poemia tem um sistema único muito interessante, o qual não necessita outras modificações se não a retirada do aparato. As demais máquinas ou precisam de um filtro novo ou então recortar o que já vem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As gaggia são normalmente vendidas mais em conta no walmart , no momento só tem a baby class :

 

http://www.walmart.com.br/produto/Eletroportateis/Cafeteira/Gaggia/220512-Maquina-de-Cafe-Expresso--Baby-Class-Po-e-Sache-110v

 

Se vc ficar de olho daqui a pouco aparece a color por 900 e a Twin por 1500.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa!

 

Vou começar a monitorar.

 

Mas estou quase decidido a começar pela poemia mesmo. Arranco o aparato e pau no gato. Depois faço um up. (Senão a mulher me esfola).

 

Agora só falta o Alexandre me fazer um desconto a vista no Encore 485 que já encomendo o meu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...