Ir para conteúdo

Livros Recomendados e como comprar...


Postagens recomendadas

Eu tenho a segunda edição e recomendo, acho um livro bem completo.

 

Comprei por esses dias na Saraiva o "Manual Enciclopédico do Café", um livro português lindo, enorme e ricamente ilustrado, bom para exibir na mesa de centro da sala. Super completo, fala dos países produtores, os modos de preparo, o beneficiamento dos grãos...

 

O link dele é esse aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Leonardopm

Para quem está com o inglês em dia recomendo o "Professional Barista's Handbook" do Scott Rao. Custa 58 dólares já com frete e vende com Paypal, no site: http://www.professionalbaristashandbook.com/

 

Livro bem interessante. Um pouco técnico, mas conciso, sem muito papo furado.

 

Abraços,

 

Leonardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
  • 3 weeks later...

Salve.

 

Estou no meio da leitura de um grosso livro com 316 páginas chamado História do Café (Ana Luíza Martins -Ed. Contexto - SP/SP 2008 - ISBN 978-85-7244-377-7 - www.editoracontexto.com.br).

Como está explícito no título, trata do caminho percorrido pelo café desde sua origem africana no século VI até o final do século XX.

 

O trabalho da autora dá atenção especial ao café no Brasil, a partir do tempo colonial, passando pelo Reino Unido Brasil-Portugal e Algarve, pelos I e II Impérios, Repúblicas Velha e atual até nossos dias.

O acompanhamento da chegada das primeiras sementes e mudas no Grão Pará e, ainda que timidamente, se espalha por outros estados da região nordeste atual. Mas o texto se encorpa e ganha detalhado conteúdo quando, vindas do Maranhão, há a implantação da fruta nos quintais cariocas a partir de 1760, por iniciativa do Vice Rei, onde, após longo período, ganha os morros da cidade e os do Vale do rio Paraíba ainda na província do Rio de Janeiro, sede da colônia, chegando a São Paulo e depois o norte fluminense e o Espírito Santo, a Região das Matas de Minas Gerais, o sul de Minas, Paraná e demais estados onde o café é cultivado.

 

Talvez, por ser paulista, a autora conseguiu levantar muitos dados sobre o café na província de São Paulo. Desde o início do trajeto do café em terras paulistanas pelas vilas e cidades do vale do Paraíba, com destaque para Bananal, seguindo oeste para Campinas e dali norte para chegar até Ribeirão Preto. Por certo os companheiros que residem ou são oriundos das atuais e ex regiões cafeeiras do interior de SP, vão se deparar com um ambiente conhecido, pois antigas trilhas, caminhos e estradas, linhas férreas, povoados, vilas, cidades, fazendas e mesmo famílias perduram até os dias de hoje.

 

O livro é documental, apreciando os envolvimentos políticos, econômicos, ambientais e sociais com ênfase na participação dos escravos e posteriormente os imigrantes estrangeiros e nacionais. Mas as várias fotos de imagens antigas, a boa organização do texto e a fluída narrativa da autora fazem dele leitura agradável e educativa.

 

Eu o recomendo, apesar de ainda não o ter lido inteiramente.

 

Valeu,

Alexandre Velloso

 

Editado por Visitante
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual livro vocês indicam para amadores como eu, que não chego sequer a conhecer direito os termos que voces usam, inclusive o termo "crema"? smiley_blush.gif

 

 

 

 

Seria esse "guia do Barista" ou então esse "Manual Enciclopédico do Café"?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hj chegou o guia do barista 3 edicao que comprei ontem na apicius.com.br

Excelente livro para quem quer entrar no mundo do cafe, tem tudo que a gente precisa

arte da torra

ate data da colheita do cafe no mundo

Realmente altamente recomendado o livro

 

abs a todos

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anotei a sugestão do "Eu amo café".... interessante que tem em versão digital para Kindle à venda na Amazon, em português mesmo, e por apenas 7 dólares...

 

 

Link http://www.amazon.com/Amo-Caf%C3%A9-Deliciosas-Portuguese-ebook/dp/B0060EYX80

 

 

Comprei essa 3a edição do Guia do Barista... espero que sirva pra iniciantes como eu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Idem aqui, recebi ontem o Guia do Barista, fiquei impressionado com a qualidade do livro, claro que só dei uma folheada.

 

E a entrega da Apicius foi realmente excelente, estou mal acostumado com os Submarinos da vida...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Lasanchez

É verdade, eu comprei na sexta depois do almoço e no sabado ja tinha recebido! O unico problema é que mandei entregar na casa de minha namorada pq estou no interior passando as festas com minha familia... agora tenho que segurar a ansieade até semana que vem... Hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Como muitos membros estão comecando a entrar no mundo da torra, entao procurando um livro didatico e de leitura facil, achei no amazon este livro: Home Coffee Roasting, Revised, Updated Edition: Romance and Revival

 

Lembro que comprar livro no exterior não há taxas de imposto alfandegario, pois livros nao sao taxados.

Vou comprar o meu exemplar.

abs a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Salve

 

Sobre o livro que sugeri anteriormente, História do Café (Ana Luíza Martins -Ed. Contexto - SP/SP 2008 - ISBN 978-85-7244-377-7 - www.editoracontexto.com.br), há no link do Youtube um video com a autora comentando o assunto. As imagens são de fotos incluidas no livro. Vale assistir e ler o livro.

 

 

Valeu,

Alexandre

 

 

<iframe width="560" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/APaytHUM25g" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Salve.

 

Parte da história do café no Brasil está muito bem apresentada no fascículo 16 - O Café - da coleção Folha Fotos Antigas do Brasil. Apenas R$ 15,90 nas bancas de jornais. Vale cada centavo.

Mais informações no site UOL.

 

Valeu.

Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 years later...

Não consigo achar o Guia do Barista pra comprar... Parece que está (ou esteve) na sua 4ª edição, mas não achei na net ou em livrarias do Rio. Vi na Estante Virtual por mais de $200 edição antiga, ai não dá. Alguém sabe onde?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 years later...

Olá,

Fiz um guia sobre livros de café no site:

Livros sobre café: o guia mais completo de 2021 - Café que Marca (cafequemarca.com.br)

Essa lista será atualizada constantemente.

Espero ter ajudado.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

Muito interessante a lista, @julianoamelo. Vou deixar 2 sugestões: uma é colocar algum filtro que permita exibir livros de acordo com a abordagem (quem procura por história do café pode não estar interessado em receitas, por exemplo). Claro que cada obra pode se enquadrar em mais de um critério.

A outra ideia é incluir títulos que tratem da abordagem econômica do assunto. A maioria das listas que vejo ignoram este aspecto.

 

Parabéns pela iniciativa!

Saudações!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, valacomum disse:

Olá.

Muito interessante a lista, @julianoamelo. Vou deixar 2 sugestões: uma é colocar algum filtro que permita exibir livros de acordo com a abordagem (quem procura por história do café pode não estar interessado em receitas, por exemplo). Claro que cada obra pode se enquadrar em mais de um critério.

A outra ideia é incluir títulos que tratem da abordagem econômica do assunto. A maioria das listas que vejo ignoram este aspecto.

 

Parabéns pela iniciativa!

Saudações!

Obrigado pelas dicas.

Gostei da ideia de dividir por temas. O complicador é que a maioria deles traz a história do café. 

Mas entendi o seu ponto. Pegar o tema principal para utilizar como categoria e criar essa divisão.

Vou buscar livros sobre a temática econômica. Se tiver alguma indicação, agradeço.

Mais uma vez, agradeço seu comentário.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 years later...

A 6ª edição do Guia do Barista: da Origem ao Café Perfeito foi lançada em Junho de 2023 e trouxe um conteúdo revisado e ampliado. O material está muito bom. Foi totalmente atualizado principalmente no capítulo dedicado a filtrados, e nos assuntos referente a torras, análise sensorial e cafés da espécie canéfora. 

O Edgard Bressani realmente preparou um material de primeira com muita informação útil para baristas e aficiodados do mundo do café.

Guia_Barista_6.jpeg

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...