Ir para conteúdo

Café Irmãos Moscardini em grãos


Ricardo Petruzza

Postagens recomendadas

Recebi como cortesia quando da compra de 2 kg de café verde da fazenda Limoeiro, região de Franca.

Não tinha dado muita importância a ele pois meu objetivo era torrar o verde e saciar minha vontade e iniciar minhas incursões neste novo universo.

Porém ontem a noite decidi abrir aquele pacotinho de 250gr, que afinal era um "brinde" uma "cortesia", um "mimo".

Infelizmente o aroma que veio do pacote depois de aberto não foi dos melhores, já sentindo a falta do frescor da torra, torci o nariz para ele e agradeci aos céus por ser apenas 250gr.

Porém ao moer, compactar e extraí-lo, vieram a surpresas, corpo macio com notas de chocolate e caramelo, aroma de chocolate com notas doces cítricas e longa finalização.

Perfeito para mim, afinal é um café especial produzido na Fazenda Limoeiro, Alta Mogiana com altitude média de 950 metros com peneira 16/17 acima classificado em 84 pontos.

Grãos bonitos, perfeitos, torra média clara, sem a presença de oleosidade.

Na verdade agora reclamo aos céus por ter "apenas" 250 gramas.

EU QUERO MAIS!!!!

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse foi o café do coador dourado? Com essa profusão de fotos não reconheço mais ninguém aqui. O que eu ganhei de brinde de lá, quando comprei um bule, achei a mesma coisa.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente, comprei do Coador Dourado.

Se foi bom assim, imagino com torra recente.

Como vem da mesma fazenda, é possível que o verde que comprei seja o mesmo, só falta tentar acertar a torra igual a deles.

Aí vai ser show.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também percebi a mesma coisa , fotos de perfil coloridas acabam marcando mais , principalmente quando se fica com elas por muito tempo como a minha da italian coffee

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto a torra, tenho a dizer que fiz duas, a segunda um pouco mais profunda que a primeira, e como não torrei nesse fim de semana, não tenho como comparar, mesmo porque acredito ser quase impossível imitar uma torra, tendo como base o grão, se descobrisse o perfil da torra, hummmm, seria perfeito, o caminho das pedras.

Quanto à foto do perfil, foi coincidência, e foi a minha única foto até hoje.

Acho muito legal fotos P&B.

Tenho um quadro de foto muito legal aqui com um portafiltro no grupo extraindo e em P&B.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Houston, we have a problem!!!!

Más notícias

Descobri, tuitei o pessoal do coador dourado e me responderam que o verde que compramos da limoeiro é novo mundo vermelho, mas o Irmãos Moscardino em grãos, apesar de ser da mesma fazenda, é obatã amarelo.

Mas, como o perfil sensorial é o mesmo, podemos ir tentando nos aproximar.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Novo Mundo Vermelho então.

Me lembro de ter feito uma torra média clara.

Me pareceu bem mais fácil de torrar que o Caconde.

Acho que vai ficar bom na panificadora.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente pessoal. O café torrado que receberam do Coador Dourado é da variedade Obatã Amarelo, cultivado a 950m. Foi colhido de maneira seletiva e a secagem foi por via seca, em terreiro de concreto.

Um café que, no perfil elaborado, acentua a doçura e o corpo da bebida. Porém, as notas sensoriais não são tão complexas: chocolates, leve cítrico (puxando para a laranja lima, bem suave) e ameixa preta. Finalização intensa e prolongada. Um café especial bem equilibrado. Safra: 2012.

Porém, em 2013, outro lote se destacou. Variedade: Mundo Novo vermelho. Produzido na mesma fazenda, mesma altitude, latitude, clima.. lavoura de primeira safra alta, chamou-nos a atenção. Grãos com maturação uniforme, provenientes de uma ou duas floradas, facilitando a colheita seletiva. Natural de chão (terreiro de concreto), estes grãos descansaram 3 meses após de secos, antes do beneficiamento. Quando provamos, wow! Claro que a doçura deste lote foi menor se comparado ao Obatã, porém, o sabor trouxe-nos notas excepcionais, tais como uma acidez mais viva/provocante (*), chocolate, frutas secas/cristalizadas e especiarias. Entre as especiarias, uma em específico nos deixou mais satisfeitos: ânis! Claro que só percebemos o ânis em um perfil de torra muito específico, no qual perde-se um pouco de corpo. Aí vai de cada um preferir sabores mais complexos à corpo mais intenso! ;)

 

(*) lembrando que a acidez viva/provocante citada é relativa à região Alta Mogiana Paulista. Não se pode comparar à acidez do cerrado ou até mesmo da Alta Mogiana Mineira.

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, se quiserem, ainda tenho algumas amostras deste Obatã Amarelo safra 2012. Entrem em contato com o Coador Dourado se tiverem interesse.

 

Só para deixar claro, como é um café de duas safras atrás, ele está mais claro. Porém, reservei para meu uso pessoal, por ser meu preferido! 

:D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eii.. se quiserem mais novidades sobre os cafés do grupo IRMÃOS MOSCARDINI, podem recorrer ao Coador Dourado e até mesmo à fanpage do Irmãos Moscardini:

 

https://www.facebook.com/cafeirmaosmoscardini

 

Na fanpage, tem fotos das safras passadas.. conforme foi conduzido o processo de colheita e secagem!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Brando inicialmente.

Anotado Elder.

Vou tentar, pena que não vai ser de Átila. :)

Agora lembrei.

Estávamos falando do café no post abaixo.

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/1898-promo%C3%A7%C3%A3o-de-carnaval-no-coador-dourado/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Elder é expert em torra, Q-grader, o café na mão dele vira ouro!

 

hahaha.. obrigado Andreia! Nada que alguns cursos e concentração não resolvam. Mas antes de mais nada, tem que ser coffee lover!!!

;)

 

Ahh.. vi uns posts falando sobre o Moka Clube... eles já mandaram um Fazenda Limoeiro também.. porém lançaram um Tupi. #top também!! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tinha outro cara que fazia isso...

Como é mesmo o nome dele???

Ah, é Midas!!  :lol:

Bem vindo Elder!

É bem legal alguém da cadeia de produção interagir por aqui também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou perto de Franca, em Ribeirão Preto. 

Agora que tá quase chegando meus equipos, vou dar um pulinho lá para comprar uns grãos bem torrados.

Vou aproveitar para divulgar aqui os parceiros: 

Em SP: www.zenacaffe.com.br
Em Franca: [1] Olinto Café: Rua Monsenhor Rosa, 1396, Centro. [2] Feng - Boutique do Mar: Rua Padre Anchieta, 1013, Centro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe-me José Cal e José Alexandre... sou novato no grupo e não sei como os outros se comportam e/ou comentam por aqui...

Eu sou defensor de qualidade.. independente se do meu café ou de outros.. quero ajudar a difundir a cultura do café entre os brasileiros!

Aceito críticas, pois delas que melhoramos! Exponho minha opinião para que vejam meu ponto de vista!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...