Ir para conteúdo

Postagens recomendadas

Lá vou eu:

 

Data: 17/02/2012

Grão: Fazenda Serra Negra - Patrocínio - MG (Cerrado Mineiro)

Temperatura: ?? (sem termômetro, vou pelos sentidos)

Tempo de torra: 14m15s. Primeiro estalo começou em 11m53s.

Método: Panela

 

 

IMG_1551.jpg

 

 

IMG_1549.jpg

 

Abraços,

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segue uma torra que fiz hoje

Café: Umami

Tempo de torra: 4min 40s - temperatura 230C

Pipoqueira Elétrica Mondial

eu nao sei se e correto ou nao, mas para tentar homogenizar ao maximo, eu dou umas movimentadas na pipoqueira, como um movimento de chacoalhar.

IMG_1032.JPG

IMG_1033.JPG

abs a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segue uma torra que fiz hoje

Café: Umami

Tempo de torra: 4min 40s - temperatura 230C

Pipoqueira Elétrica Mondial

eu nao sei se e correto ou nao, mas para tentar homogenizar ao maximo, eu dou umas movimentadas na pipoqueira, como um movimento de chacoalhar.

 

Tentou usar uma colher de pau? Eu gosto de usar uns palitos grandes de churrasco que encontrei em um supermercado. Uso para girar os grãos na pipoqueira, principalmente no primeiro minuto. Depois, de vez em quando. Desse modo consigo uma torra mais homogênea.

Torrei esse mesmo grão que você na semana passada, mas em um tempo bem menor.

 

Abs

Julio

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

os que torrei mais claros nao curti para expresso. vou ate testar no coador para ver como fica.

esta brincadeira da um trabalho acertar. hehe

 

Ruston,

 

Não é trabalhoso acertar não.

 

Vc está certo, uma coisa não combina com a outra.

 

As torras claras, revelam melhor a origem dos grãos, as suas principais características, tem acidez mais alta e amargor nulo, são excelentes para coado e french press.

 

Só que quando vc tenta elas no espresso, não fica legal, o crema fica claro e ralo, e muitas vezes passa rápido demais 10 a 18 segundos...

 

Portanto é importante reconhecer a importancia da torra clara para descobrir as características do grão, suas qualidades e respeitar o método de prepraro. É um café mais suave, mais gostoso, sem amargor, que "desce redondo" lembrando muitas vezes alguns chás.

 

Já nas torras mais escuras, principalmente no segundo crack (estalo), é o ponto que determina o preparo para espresso.

 

No segundo crack, é onde ocorre a caramelização dos açucares,onde o café começa a se transformar para preparo no espresso, e onde começa a torrar o grão e suas propriedades...

 

Torras como Média Clara e Clara, dificilmente servirão para espresso. Mas em compensação, se mostrarão altamente eficazes no coado, na francesa e no aeropress...

 

Já as torras Médias, Médias Escuras e Escuras se revelarão no espresso, com um crema mais escuro, denso e "tigrado", muitas vezes avermelhado e com cor de avelã.

 

Quando for torrar, tem que levar em consideração o método de preparo, senão não fica bom...

 

Recomendo a torra "City" para coado e french,o café fica suave,ácido, gostoso e sem amargor; e as torras Full City e Vienna para espresso, onde o café fica encorpado,com menor acidez,doce e com um pouco de amargo, com um crema lindo e bem definido.

 

Só lembrando, vc pode extrair um espresso na torra clara seguindo as regras, só que não fica legal como os de torra escura.

 

Acho que o Leo e outro forista que eu não me lembro, gostam do Suplicy torra escura, pergunte a eles como é o crema do mesmo e o seu desempenho no espresso...

 

Só pra ilustrar mais um pouco minha explicação, cito a a recomendação do suplicy cafés para os seus grãos:

 

Suplicy Torra clara

 

Grãos de espécie 100% arábica da variedade Bourbon Amarelo da Fazenda Santa Izabel, localizada em Ouro Fino nas montanhas do sul de Minas Gerais. Possui certificação da BSCA (Associação Brasileira de Cafés Especiais), que audita e aprova suas práticas ambientais e sociais. Podendo ser conferido através do selo de qualidade numerado disponível na parte traseira dos pacotes.

Possui aroma cítrico e adocicado com corpo suave e baixa acidez.

Indicado para coador, french press e moka.

 

Observem que não é indicado para espresso!!!

 

Suplicy Torra média

 

Grãos de espécie 100% arábica da variedade Icatú Amarelo da Fazenda Santa Izabel, localizada em Ouro Fino nas montanhas do sul de Minas Gerais. Possui certificação da BSCA (Associação Brasileira de Cafés Especiais), que audita e aprova suas práticas ambientais e sociais. Podendo ser conferido através do selo de qualidade numerado disponível na parte traseira dos pacotes.

Possui aroma frutado e levemente cítrico com corpo balanceado.

Indicado para espresso, coador, french press e moka.

 

OBS:Já é indicado para espresso.

 

Suplicy Torra escura

 

Grãos de espécie 100% arábica da variedade Mundo Novo & Catuaí Vermelho da Fazenda Castelhana, localizada em Monte Carmelo no Cerrado Mineiro. Possui certificação da BSCA, UTZ e CACCER Três Estrelas. É um café encorpado e adocicado com notas achocolatados e baixa acidez.

Indicado para espresso, coador e moka.

 

Observem que não é indicado para FrenchPress!

 

 

Suplicy Micro Lote Fazenda Dois Irmãos (Tutti Frutti)

 

O ano safra mudou!

Chegou o nosso primeiro microlote da safra 2011/12!

“Microlote Fazenda Dois Irmãos (TUTTI FRUTTI)”

Em 1986 os irmãos Hélio e Evandro Zancaner Sanches adquiriram, em Coromandel no Cerrado Mineiro, esta propriedade voltada à produção de cafés de alta qualidade. Sob a gestão de Maria Gabriela, filha de Evandro, a propriedade passou a adotar práticas que lhe garante, desde 2007, a certificação UTZ. O talhão de Bourbon Amarelo teve este ano, pela primeira vez, uma colheita seletiva. O resultado é este magnífico microlote.

Escolhemos uma torra clara para realçar as diversas frutas no sabor deste café, como uva, banana e maracujá, daí seu apelido TUTTI FRUTTI. A bebida apresenta doçura pronunciada e complexa. Recomendamos que se experimente em diversas formas de preparo e a diversas temperaturas, tal sua riqueza de nuances. A acidez é balanceada e sua finalização prolongada.

 

Observem que foi escolhido a torra clara pra mostrar todas as qualidades do café!!!

 

Resumindo, pra espresso, torra médias e escuras. Pra French e coado (no meu caso), prefiro as torras claras...

 

Valeu

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será que alguém que já pegou o jeito de torrar na pipoqueira elétrica topa filmar e postar o vídeo?

Bruno Goulart?

 

Bruno, eu torro na pipoqueira direto.Tentei filmar sozinho o preparo mas tive que me aproximar com a filmadora da pipoqueira e respirei muita fumaça de torra, me deu uma puta dor de cabeça...

Quando algum amigo meu estiver aqui tento filmar novamente.

Mas não tem segredo, coloque o café na pipoqueira e inicie o processo, observe a temperatura,o primeiro e o segundo estalo,a cor dos grãos e outras características...normalmente a média é de 4 minutos pra torras claras, 5 pra torras médias e 6 ou mais para torras muito escuras (não recomendado).

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafa,

como se dá a expansão dos grãos?

Com quanto tempo de torra e em que temperatura a expansão costuma indicar aí?

Em uma das torras o grão não expandiu,

ficou muito denso.

Bruno Goulart.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu Rafa

eu como sou amante do espresso, tenho tentado so torras mais media escura para escura, entre 4 min 40s a 5 min.

o umami da 1x foi em 6, e ficou muito oleoso, mas nao achei ruim no coado, ja no expresso achei bem amargo.

vou tentar tomar hj as minhas torras claras no coado.

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ruston,

 

Como vai amigo?

 

Uma observação:

 

O momento de maior atenção na pipoqueira está entre 4 e 5 minutos. O cuidado deve ser rapido e o resfriamento dos grãos tb.

Eu instalei um botão que desliga a resistência e com o vento frio da propria pipoqueira eu resfrio o café rapidamente.....isso é muito importante para que o café não passe do ponto que vc deseja.

 

Abraços

 

Ricardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu fogo

Eu tenho torrado acima de 4:30, pois menos disso fica so no 1 estalo e tb bem mais claro. Eu prefiro torras mais escura. 6 min fica muito oleoso e mais amargor e com risco de virar carvao ne.

Ah precisa fazer entao um tutorial de como fazer este dispositivo, pq eu to é resfriando com uma tampa de pote. Hehe pq se colocar um ventilador vai fazer uma sujeira.

Abs e valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ruston e Rafa,

 

Essa torra ficou boa no Aeropress mas um pouco amarga no Espresso, embora a extração e o crema tenham ficado fantásticos.

 

Quanto ao torra escura Suplicy foi um dos blends que mais usei para Espresso e sempre me agradou muito. Tem baixa acidez, bem encorpado e prepara bem mesmo no Espresso.

 

Abraços,

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ruston, Leo, Ronaldo, Fogo, Julio e Bruno,

 

fiz umas torras no sábado e no domingo com os grãos cru da Unique.

 

Recomendo a todos que estão torrando em casa ler o novo tópico que postei ontem sobre a Unique Cafés:

 

http://forum.clubedo...carmo-de-minas/

 

Pois bem, alguns posts atrás falamos de torras claras e do fato de não serem boas pra espresso.

 

Fiquei de colocar algumas torras específicas pra espresso para que o colegas possam comparar e entender.

 

Conforme comentamos para o preparo no espresso é preciso que a torra seja pelo menos média, ou escura.

 

Eu sempre achei o metodo da pipoqueira excelente para torras mais médias escuras e escuras.Acho que para torras mais claras, na pipoqueira fica muito difícil.Na pipoqueira as torras claras não ficam homogêneas e as escuras ficam muito homogêneas.

 

Pois bem o ponto determinante para a torra para espresso é o segundo estalo. O ideal é um pouco antes dele, no momento em que ele ocorre, e durante o segundo estalo.Se vc passar daí o café fica muito amargo, com um delicioso gosto de queimado e carvão (hehehehe).

 

Um pouco antes do segundo estalo é um bom ponto entre sabor e torra. No momento em que ocorrer o segundo estalo é um ponto muito bom pra espresso. Nos segundos que se passam e o segundo estalo fica ocorrendo ocorre a caramelização e queima do café,devendo a torra ser parada nesse ponto. Se vc continuar, aí vc entra definitivamente na torra escura (French Roast), depois vem a muito escura (Italian Roast), depois a Spanish Roast (uma ofensa aos espanhóis) e o café pega fogo!

 

Pois bem vamos nos situar sobre o que estamos falando.Pra espresso falamos da torra Média Escura (Full City), Média Escura + (Full City +) e da Escura "suave" ou "Clara" (Vienna Roast, Light French ou Continental...)

 

Eu fiz as 3 torras e tirei umas fotos para comparar e mostrar para vocês.

 

6909161185_995d78a33f_b.jpg

 

Pois bem, a primeira torra, da esquerda, é uma Média Escura (Full City) feita com o Grão Unique Frutado (Acaiá Natural).

 

Seguem algumas fotos:

 

6909201765_f577d2daab_b.jpg

 

6909161769_c81596a664_b.jpg

 

Como que eu sei que é uma torra Full City? Pois bem vamos lá:

 

1-A torra terminou em 446-450ºF (aproximadamente 230ºC)

2-O primeiro estalo terminou e a torra continuou, mas não entrou no segundo estalo.

3-Não tem marcas de óleos ou superfície brilhante.

4-A cor é um marrom escuro

 

Ok, passamos para a próxima torra. A torra do meio é uma Média Escura + (Full City +) feita com o grão Unique Cítrico (bourbon amarelo CD). Essa é uma denominação do sweet marias que eu gosto de utilizar. Esse sinal do "+" representa uma versão mais escura do que a Full City normal, mas que não é a Vienna Roast ainda.

 

Segue algumas fotos:

 

6909202413_fd8109ab5e_b.jpg

 

6909162373_eb85e2b1af_b.jpg

 

Como que eu sei que é uma torra Full City + ? Pois bem vamos lá:

 

1-A torra terminou em 454-460ºF (aproximadamente 235ºC)

2-O primeiro estalo terminou e a torra continuou, mas não entrou no segundo estalo. Se tiver entrado no segundo estalo foi muito rápido e pouquíssimo grãos.

3-Pouquíssimas marcas de óleos na superfície e a superfície não está brilhante.

4-A cor é um marrom escuro.

 

Seguindo para a próxima e última torra. Além dessa torra eu não consigo beber o café, fica muito, muito ruim...queimado.

 

A última torra, é uma Escura "Suave" ou Escura "clara" ( Vienna Roast / Light French / Continental) feita com o Blend Unique (Acaia Natural + Bourbon Amarelo CD).

 

Neste caso em particular vou colocar 3 fotos pra ilustrar melhor...

 

6909162809_680f7c7eca_b.jpg

 

6909184737_fe5d4e0c0e_b.jpg

 

6909163369_2c358be125_b.jpg

 

 

 

Como que eu sei que é uma torra Vienna Roast / Light French / Continental ? Pois bem vamos lá:

 

1-A torra terminou em 465-470ºF (aproximadamente 240ºC)

2-O primeiro estalo terminou, a torra continuou e entrou no segundo estalo. Imediatamente na hora que entrou no segundo estalo eu resfriei os grãos com o ventilador e pude ouvir os estalos durante o resfriamento...

3-Marcas de óleos na superfície e a superfície começa a ficar brilhante.

4-A cor é escura.

 

Essas são as torras indicadas para espresso, sem "queimar" o café.

 

As principais características da torra Média Escura são:

 

Acidez Média, Muito Corpo, Aroma Forte e Muito Doce.

 

As principais características da Torra Escura Suave são:

 

Acidez Baixa, Muito Corpo, Aroma Médio e Muito Doce (mais que a Full City).

 

Todas as torras foram feitas numa pipoqueira 1200W sem nenhuma modificação, sempre torrando de 100 em 100g, e resfriando imediatamente no ventilador.

 

Foi usado um termometro digital, um timer, a audição, visão e olfato (kkkkk).

 

As torras Médias-Escuras ocorreram em 4:30 - 5 minutos e as escuras em 05:30 em diante...

 

Vale a pena lembrar que as torras em pipoqueiras são fortemente influenciadas por fatores externos como temperatura e altitude.

 

Espero ter ajudado amigos.

 

É isso aí, torrando em casa!!!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafa,

como se dá a expansão dos grãos?

Com quanto tempo de torra e em que temperatura a expansão costuma indicar aí?

Em uma das torras o grão não expandiu,

ficou muito denso.

Bruno Goulart.

Bruno,

 

A torra e a temperatura em pipoqueiras e torradores de ar são fortemente influenciadas por fatores externos como temperatura do ambiente e altitude, portanto não tem uma valor padrão.

 

Normalmente as torras ocorrem entre 4 a 6 minutos na pipoqueira (mais do que isso é queima de café). Acho que 4 minutos e meio a cinco minutos é um bom ponto de partida.

 

Compre um termometro e controle a temperatura tb.

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Rafa

Ontem fiz novas torras e percebi que quando fico mexendo ou chacoalhando a pipoqueira a torra vem em tempo mais rapido e mais homogenea. Em 4 min ou pouco menos ja estava em 230C e escura.

Tenho deixado as minhas torras em media de 4:40 quando ja acabou o 1 estalo e tiro imediatamente e ao resfriar escuto o 2 estalo que para imediatamente ao comecar abanar.

Cheguei a deixar algumas torras fullcity mas nao curti tanto. Costumo deixar mais para espresso ou fullcity +, com leve pontos de oleosidade em poucos graos. A 1 torra que fiz foi em 6 min e ficou muito escura com amargor claro, mas msm assim ficou gostoso, porem ja nao faco mais esta torra. Hehe

Abs e muito obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segue também minha torra de hoje 22/2/12

Tempo: 4:30'' temperatura: 227C

Origem: Tomazina-PR (Norte Pioneiro do Paraná)

Variedade: Obatã-CD

Características: Grande complexidade com notas desde baunilha, cítricos, amêndoa, caramelo e leve chocolate a frutas vermelhas, mel e canela. Notas gerais intensas lembrando uvas malbec. Encorpado, excelente acidez cítrica, finalização longa e vinhosa.

IMG_1038.JPG

IMG_1036.JPG

IMG_1037.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cheguei a deixar algumas torras fullcity mas nao curti tanto. Costumo deixar mais para espresso ou fullcity +, com leve pontos de oleosidade em poucos graos.

 

Ruston, as melhores torras na minha opinião, pra espresso seriam a City + a Full City e a Full City+. A Vienna e todas as outras que ficam com um óleo na superfície e entram no segundo estalo, não agradam o meu paladar, são excelentes pra espresso,eu sei, mas na lingua não me agrada.

 

Pra espresso gosto da torra mais clara entre as escuras possíveis (kkkk) que fazem aquele belo crema.

 

Já pra coado e french, gosto da torra média mesmo, e clara tb, logo após o fim do primeiro estalo, suave, ácida, sem amargor...

 

Gosto tanto de torras claras e médias pra coado e french, que quase comprei um Nesco, que dizem ser o melhor torrador caseiro para torras claras e médias,e por consequencia contraindicado para torras escuras. Quando descobri as torras médias e claras,e que as mesmas é que mostravam as verdadeiras qualidades dos grãos, quase abandonei o espresso. Ultimamente tenho bebido meio a meio, coado e espresso.Minha french press quebrou...

 

Mas tem épocas, que eu bebo mais torras médias e claras, principalmente quando vou beber um determinado café pela primeira vez, é a melhor forma de conhecer de verdade o potencial daquele café. Depois vou torrando e observando como ele se comporta melhor.

 

Esse café Tomazina que vc torrou, pelas fotos que vc postou, acho que não vai ficar bom pra espresso, (alguns grãos estão muito claros...), mas com certeza, num coado vc irá se surpreender. Aconteceu a mesma coisa comigo num UMAMI que eu torrei, ficou igual esse seu, e pra espresso não deu certo...

 

Depois nos conte como foi :D

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Rafa

valeu pelos comentarios

entao, eu ainda nao testei todas as torras recentes, pois ainda nao esta no ponto do tempo de torra para expresso.

Tenho deixado quase todas as torras para expresso. De fato as mais claras que fiz ou media para clara nao ficaram boas no expresso, achei com sabores mais citricos e as vezes um fundo de amendoim, algo assim... hehe...

Agora tenho visto pelas suas fotos que vc conseguiu mais homogeneidade na torra, algo especial vc faz? ou fica sem mexer?

vou torrar mais graos hj.

ah, aquele cafe unique como vc faz pra comprar? coloca la depois no post q fiz umas perguntas para vc.

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho deixado quase todas as torras para expresso. De fato as mais claras que fiz ou media para clara nao ficaram boas no expresso, achei com sabores mais citricos e as vezes um fundo de amendoim, algo assim... hehe...

Agora tenho visto pelas suas fotos que vc conseguiu mais homogeneidade na torra, algo especial vc faz? ou fica sem mexer?

vou torrar mais graos hj.

ah, aquele cafe unique como vc faz pra comprar? coloca la depois no post q fiz umas perguntas para vc.

abs

 

Ruston, em relação ao café Unique, vou responder aqui e lá (hehehe)

 

Não lembro onde mandei o email inicial pra Unique, mas depois só tratei com o Helcio conforme expliquei lá:

 

"Pois bem, para os interessados em beber um café super especial, recomendo sem restrições a Unique cafés Especiais.

 

Para entrar em contato, tenho falado por email com o Helcio Junior.

 

Ele é o Diretor Comercial da Unique e seu email é:

 

diretoria@uniquecafes.com.br

 

Seu telefone é: 035-98313133

 

No meu caso todo o meu contato foi feito por email e ele não responde email todos os dias, portanto, pode demorar um ou mais dias para responder...

 

O pagamento foi feito via depósito em conta e ele me enviou os produtos por PAC."

 

Já em relação ao processo de torra ficar homogeneo, eu não mexo , deixo a pipoqueira fazer o serviço. Observo um ponto onde fica homogênea.

 

Uma observação, nessa torra que vc fez, acho que se vc esperasse mais um pouco, esse grãos mais claros iriam ficar iguais aos outros e a torra mais homogênea.

 

Uma boa observação, é que na pipoqueira,a torra e os estalos, não acontecem de uma única vez, num mesmo momento, por exemplo às vezes o primeiro estalo acontece por uns 30-60 segundos,alguns grãos atingem determinado ponto e outros não. Eu costumo algumas vezes, torrando pra espresso, buscando homogeneidade, trabalhar com uma margem superior de temperatura, ou seja, quando o termometro chega na temperatura que eu quero, eu sei que naquele ponto, nem todos os grãos estão naquela temperatura, alguns ficaram para "trás", com isso observo e deixo a torra acontecer um pouco mais...

 

Tem muita gente que pensa que na torra em pipoqueira, quando ocorre o crack, ele atingiu todos os grãos, o que não é verdade,mesmo o termometro marcando a temperatura, por isso o controle visual e o sonoro tambem é muito importante...pra espresso eu não vejo tanta dificuldade pra deixar a torra homogênea, já nas torras mais claras eu acho mais difícil...a torra é um conjunto (temperatura + tempo + visão + olfato + audição...)

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha primeira torra, com o blend Expresso Brasil que peguei com o Alexandre Velloso, 90g para começar.

Foi na pipoqueira, West Blend II, o 1º crack veio com 2 minutos mais ou menos, o 2º começou aos 4 minutos e aí desliguei e comecei a resfriar o café.

Ficou meio irregular a torra, com aspecto oleoso. Na próxima vou mexer o café com o pauzinho para tentar homogenizar.

 

p1070098t.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos,

 

como eu estou em uma "onda" Carmo de Minhas nas minhas últimas semanas, resolvi fazer uma torra Full City (pra espresso) de um microlote do Suplicy do ano passado.

 

O café é o microlote São josé de Carmo de Minas. A torra terminou em 230ºC e foi resfriada num ventilador, foram duas torras de 100 gramas.

 

As características gerais do café são:

 

Sítio São José, Carmo de Minas, MG (10 sacas) - Lote finalista do 7º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais, colhido pelo cafeicultor Sebastião Márcio Ribeiro Nogueira, que também obteve o 11º lugar no Cup of Excellence deste ano. Os grãos, da variedade Catuaí e preparo Cereja Descascado, tem corpo suave e notas de chá preto e bergamota muito acentuadas. Recomenda-se todas as formas de preparo, porém, no coador, suas características tornam-se mais evidentes.

 

Café da variedade catuaí, beneficiado pelo método cereja descascado, por Sebastião Márcio Pereira Nogueira, em Carmo de Minas, Sul de Minas, a 1.100 metros de altitude. O lote ficou em 11º lugar no Cup of Excellence 2010, com nota final 87,68 (SCAA), e foi adquirido no leilão do 7º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais (Emater), em que foi finalista, por R$ 670 a saca, de um total de 10 sacas. Na degustação, o café foi bem.

 

AROMA doce, com notas de chocolate

SABOR um pouco adstringente

ACIDEZ média e cítrica

CORPO leve

 

Seguem as fotos:

 

6785461916_2a35b9b8c7_b.jpg

 

6785461772_98d6c07157_b.jpg

 

Em busca da torra perfeita para espresso, pro meu paladar pelo menos (hehehe)

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ruston,

Lá no outro fórum (htforum), o Márcio tinha falado pra gente tentar na loja Suplicy da Lorena com o TADEU.

Na época eu liguei e esse Tadeu não estava lá, estava de férias ou viajando, não me lembro.

Aí eu falei com o Márcio (na época eu já tinha tomado todos os microlotes do ano passado 2010), e os que eu mais gostei foram o São Jose e o Sao Benedito, aí o nosso mestre e querido amigo Márcio me vendeu esses dois do estoque particular dele :D .

Desde então nunca mais tentei nada lá no Suplicy com esse Tadeu...

Como eu estou cheio de café aqui, vai demorar pra tentar comprar lá com esse Tadeu, alguém podia ver se consegue comprar grão cru com ele lá no Suplicy da Lorena...

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Bom, gostaria da opinão de vcs sobre as torras que fiz. Realizei torra na pipoqueira e no forno eletrico. Vou dividi-las em dois post, para ver se consigo envia-las.

 

As duas primeiras fotos foram feitas na pipoqueira.

 

Como já relatado em média por volta de 2min e 35 seg a pipoqueira para marcando em média 445F. Depois de 3 minutos volta a pipoqueira a funcionar e coloco novamente os grãos que fica entorno de 1min e 40 seg a 2min chegando a 441F.

 

A primeira das fotos é a que considero a melhor torra.

 

Coloquei uma medida e meia de café do dosador da cafeteira com 2min, 35s a 443F ela desligou ficou 3 min desligada (retirei e ficou na peneira) e depois voltou por mais 2, 15s ligada

 

post-258-0-16809300-1340686429_thumb.jpg

 

 

A segunda coloquei uma medida de café ficou 2,12s e chegou a 460F desligou quando começou o primeiro estalo ficou 3 min desligada (com colher mechi na pipoqueira por um minuto e depois tirei) recoloquei na pipoqueira e ficou mais 2 min.

 

 

post-258-0-84528300-1340686542_thumb.jpg

 

 

Se tiverem sugestão, critica, recomendação peço que orientem.

 

A primeira foto pareceu mais uniforme a torra. Alguma teira chegado na torra city?

 

Grato a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As duas a seguir foram feitas no forno eletrico com resistência em cima e em baixo. Coloquei o café em assadeiras de alumínio e não mexi nelas.

 

A primeira coloquei em 230C, com 6 min deu o primeiro estalo e tirei.

 

post-258-0-42889900-1340687559_thumb.jpg

 

 

Na segunda como achei que foi rápido primeiro estalo diminui para 200C tirei com 9 min e 30 s, achei que não estava boa a cor e deixei por mais 2 min e tirei de vez

 

 

post-258-0-49855200-1340687785_thumb.jpg

 

 

No caso das torras em forno elas dão mesmo uma cor menos homogenia que as da pipoqueira. Qual seria a sugestão para que tenha uma melhor homogeneidade na cor. Pelo que vi parece que diminuindo a temperatura (200C) deu uma menor homogeniedade do que feita com 230C. No caso deveria aumentar mais a temperatura 240C ou diminuir para uns 220C?

 

Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rogério,

 

Em forno tem que haver agitação pois a resistência de cima queima o café enquanto que a debaixo não porque tem a assadeira entre eles.

 

No seu caso terá que deixar só a de baixo ligada e de 1 e 1 minuto mexer o café dentro da assadeira com uma colher de pau

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...