Ir para conteúdo

Algum Café brasileiro parecido com os africanos?


leonardopm

Postagens recomendadas

Eu li o artigo que é a referência da wikipedia. Também não cita a lei.

Os correios falam claramente que não é proibido. É só ler o texto. A dúvida é que condições são essas para a importação.

Se fosse também só o caso de ser usado como semente, não haveria problemas para se importar e torrar por aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ahh nem me fale viu, dá até desgosto morar aqui, a única coisa que me segurou de ficar por aqui foi minha família mesmo, mas as pessoas que são honestas aqui sofrem viu.

Sim o café é beneficiado, dá pra trazer de fora, claro que as vezes podem reclamar, mas nada que uma conversa dizendo que ja é um café pronto para torra não resolva, geralmente não invocam não quando é trazido pessoalmente desde q vc não traga 50kg de café cru, , já pelos correios sempre inventam mil e uma coisa e o risco de reter é grande.

Então Miyamoto mas acontece que agora não estão colhendo o café somente da montanha e sim num raio de até 100km ao redor se não me falha a memória, mas não tenho pressa experimentando esses 2 que falta minha jornada de degustação dos mais exóticos e famosos cafés do mundo estará completa, até pq aqui no Brasil tem cafés excelentes e com muita diversividade de aromas e sabores, então se um dia não conseguir comprar mais esses de fora nem fará muita falta ao menos para mim.

Experimentei também esse da áfrica da Nespresso, realmente é ótimo, fraco, mas com uma complexidade de sabores que gostei bastante, aquele dia que fui à Curitiba aproveitei para ir na loja da Nespresso para comprar mas estava fechado, mas vale a pena comprar esse africano sim, junto com o ristretto são os que eu mais gosto, o que não vale a pena mesmo são as marcas genéricas de capsulas da nespresso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

 

Há mais de um tópico no Clube sobre essa polêmica restrição. Não chegamos a consenso algum porque o assunto é mesmo nebuloso. Fato é que a proibição é mesmo de verdade, caso contrário teríamos vários torrefadores brasileiros importando cafés crus o que não me parece que vem ocorrendo.

 

Sobre isso algo engraçado: O MAPA abriu e inspecionou meu pacote da Has Bean. No laudo de inspeção consta escrito como conteúdo da remessa: "chá". Dá pra acreditar nisso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade mandaram de volta para os EUA e minha amiga deu de presente para um amigo dela que torrava café (ela morava perto de Seattle).

Trazer não pode mesmo, mas é a Anvisa e não a Receita que regulamenta isso. Estavam querendo liberar a importação apenas para a indústria desde que fosse usado para blends com cafés brasileiros.

Café é uma infusão assim como um "chá" de jasmim ou erva cidreira, não está tão errado assim, se for por aí, 80% do que vende por aí como chá perderia a nome.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tinha comentado e ninguém opinou.. Sobre empacotar estes cafés principalmente importados com nitrogênio. Não resolveria parte de nosso problema? Não teríamos o problema do tempo gasto com alfândega e ainda sim chegaria um café "novo" torrado em sua origem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que se usa nitrogênio (inerte) por uma questão de embalagem. Se após torrar, embalar a vácuo, não entra oxigênio, e o pacote com o tempo vai inflar, mas só terá CO2. A opção de colocar N2 seria quando é mais fácil ou barato embalar colocando um gás ao invés de tirar um gás.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas pressão negativa não faria com que o CO2 se "desprendesse" mais rapidamente? Ao contrário do pacote pressurizado, o qual o N2 manteria o CO2 "preso" ao grão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O negócio é que imagino que junto com gás carbônico saiam outros aromas que influenciam no gosto e isso em parte influenciaria na perda de qualidade do café. Não sei até que ponto vácuo ou nitrogênio conseguem evitar esse problema para tempos maiores (no meu caso, já estou com 3 meses e contando no vst. Imagina se fosse um café torrado).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o processo de "envelhecimento" não tem jeito de parar. Agora a oxidação dá para evitar, tirando o O2 com vácuo ou substituindo com N2 (ou mesmo com CO2). A pressão do pacote não deve ser significante ao envelhecimento.

 

Só palpite... teria que procurar estudos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é interessante sobre o Illy, o que fez eu mudar de idéia na compra dele, mesmo pela lata:

 

"Beyond that, the total absence of oxygen does not stop the chemical changes, the "aging" process, and as soon as oxygen is introduced the coffee readily accepts it. Cans of Illy do that- day one after opening, quite drinkable. Day 2, or at worst, 3, the beans taste a month or two old."

 

Li aqui

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E esses cafés da Martins que são fermentados como o Acid Lover e Velvet Touch? Tá certo que deve ser mais caro que os africanos, mas em termos de sabores são comparáveis?

Eu pelo contrário tomei destes e não tomei os africanos.

Mas são fantásticos, não havia tomado nada igual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sergio.. A idéia do N2 pressurizado seria para retardar o processo de liberação de CO2 até que ele chegue ao destino.

 

Por exemplo, caso a afirmação sobre o illy estiver correta, poderíamos por exemplo, congelar o grão antes mesmo de abrir o pacote. Assim, abriríamos somente quando da utilização e manteríamos congelado. Imagino que desta forma perderia-se muito pouco das propriedades do café.

 

Resumindo, N2 até chegar no destino e congelamento depois.

 

Não poderia ser uma solução para importar cafés torrados?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Miyamoto, vamos tomar puxão de orelha já já, vc que começou o OT =) Rodrigo, melhor mudar essas msgs para o "Como armazenar o grão torrado".

 

A idéia do N2 não deve ser para retardar a liberação do CO2 e sim para evitar contato com O2, o que vácuo ou adicionar CO2 deve ser equivalente.

 

Ou seja, como vc disse, se o café está bem embalado, sem contato com O2, congelar antes de abrir parece ser o mais adequado. Então caso eu compre um Illy, farei isso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso já foi discutido aqui e ali. Oxidação certamente faz parte do processo de envelhecimento, mas não deve ser o único fator.

 

Leo, ganhou um like apenas por voltar a postar. Percebeu que apareceu um tal de Miyamoto, que depois da sua última postagem já passou das duas mil participações? O tempo passa...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso já foi discutido aqui e ali. Oxidação certamente faz parte do processo de envelhecimento, mas não deve ser o único fator.

 

Leo, ganhou um like apenas por voltar a postar. Percebeu que apareceu um tal de Miyamoto, que depois da sua última postagem já passou das duas mil participações? O tempo passa...

O Miyamoto de hoje é o Rodrigo de ontem... :P

 

Acho que a idéia do congelamento antes de abrir o pacote pode ser interessante. De qualquer forma é indiscutível que o café nessas condições deteriora rapidamente, como se estivesse "acumulando" seu envelhecimento para soltá-lo todo de vez quando o pacote é aberto...

 

Se for para comprar torrado lá fora eu indicaria a Square Mile. Os meus sempre chegaram na faixa dos 15 a 25 dias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kkkkkk Bem feito Rô... Tá sentido o que o Rus sentiu na sua época de postador frenético :lol:

 

Rus... Esses Miyamotos não! Miyamoto só o original. O único que faz piadinhas quase no contexto do tópico ao invés de ficar parafraseando. :lol:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, pelo correio não compro cafés internacionais, nem cru e nem torrado, é outro método de compra, entregue em mãos mesmo 

Até hoje nunca tive problema, mas sei que algum dia pode dar o azar. O dia que fui no Barista Coffee Bar o Moço disse que perdeu 3kg de cru que ficou retido na ANVISA se não me engano.

Acho que não vale a pena comprar café cru internacionais pela internet não, vc compra uma micharia e ainda corre risco de perder fora o frete que fica bem caro pela pequena quantidade, se fosse comprar compraria só torrado para não correr o risco da perda.

Putz perder um Gesha Victor é de doer no coração :/

Roger, que outro método é esse?

Você conhece caras que conhecem caras?

Esse tópico está outro samba do crioulo doido!  :(

Não queria estar na pele dos moderadores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só para esclarecer, o uso de N2 para retardar liberação de CO2 não funciona. Só funcionaria se você usasse o próprio CO2 ao invés do N2. Para evitar oxidação tudo bem, faz sentido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu confesso que às vezes começo a ler os posts acima e até me perco. 

Ah sim, tô tomando agora o Yirgacheffe lavado e aeroprensado. Já se passaram acho que uns 6 dias da torra. O café até que é bom. Não é tão intenso quanto o natural, mas enfim.

Acho que não tomei brasileiros parecidos. O de Burundi é mais parecido, mas estes etíopes não. Ele ainda um aroma de mirtilo. Bem mais sutil que o natural, mas tá lá, espreitando.

Alguém já tomei algum de Ruanda? Imagino que seja parecido com o de Burundi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Duas cápsulas de Nespresso Bukeela Ka + 150ml na Hario e terá um interessante e caríssimo coado. Vale a pena para conhecer, especialmente aqueles que não tem máquina Nespresso.

 

Voltando ao tópico, considero que os cafés da Chapada Diamantina (Piatã e Terroá) tem características bem distintas da média de cafés do sudeste. Não são como africanos, mas tendem a uma aproximação: floral e boa acidez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A gente tinha é que fazer uma excursão estilo vovó estela barros (não sei se era só no Rio. Talvez).

CdC vai à África: Burundi, Quênia, Ruanda, Tanzânia e Etiópia. A Anita podia até desenhar a camiseta do grupo. O Miyamoto iria de animador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora tive uma visão satanástica.  :o

Um japonês vestido de animadora de torcida de futebol americano fazendo aquelas coreografias doidas e umas piadas sem graça.

ZC, é melhor ele não ir de animador!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...