Ir para conteúdo

Cafés exóticos que já tomei


Postagens recomendadas

Pessoal, abri este tópico para listarmos nossas experiências com cafés exóticos..

 

O Rogerio comentou da sua lista de café exóticos do mundo..

 

Poderia compartilhar conosco o que já teve a oportunidade de provar?

 

^_^  ^_^

 

Obs.: Este tópico é o número 2014! O tópico da sorte deste ano!!  :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha só o Mario Zardo tem o café mais exótico do mundo cujo o nome que é dado para este café é: "Exótico" rsss

Mas falando sério agora, o nacional mais exótico que tomei foi o frutado ao quadrado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hahaha eu mal lembro meu nome direito Miyamoto quanto mais os nomes dos cafés já provados, devo ter anotado algo em casa dos que mais gostei, tenho que dar uma fuçada na tralha da torra, mas é difícil qualificar exótico, mas se for ver o Jacu Bird que já comprei também neste caso seria o mais exótico mesmo hehehehe

Ai tem os raros, os famosos, os de regiões distantes... eu gosto mesmo é de experimentar, não tenho aquela necessidade de ter que ficar tomando somente aquele café porque é bom, eu acho bacana pesquisar e ver fotos onde o café é cultivado, os trabalhadores, o triste é que a maioria é um trabalho braçal, sofrido, tem pessoas que sofrem muito fisicamente para termos esse café bom em casa, por isso que valorizo bastante a bebida e o trabalho todo envolvido.

Acho que o Bernardo, o Márcio e o Victor devem ter uma lista legal para compartilhar dos exóticos, internacionais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tomei esse Jacú que vende na Sorelle. Achei bom, mas não vale 5 vezes o Orfeu, que é o preço do quilo do grão. O curioso é que se for

o expresso de lá, é "só" o dobro do Orfeu.

Da HasBean, tomei

 

1   Burundi Ruhora Washed Bourbon - Green Unroasted 250g £4.40 £4.40 1   Ethiopia Kebel Aricha Washed - Green Unroasted 250g £5.60 £5.60 1   Ethiopia Yirgacheffe Kochere Debo Natural - Green Unroasted 250g £4.50

£4.50

 

Engraçado é que o etíope lavado é mais caro e bem mais sem graça do que o Yirgacheffe.

Esse burundiano é bem gostoso, recomendo pra quem quiser provar. Ainda tem lá na loja (os outros não tem agora). 

 

Acho que da próxima vez eu só vou comprar do Yirgacheffe, talvez um quilo (ao todo foram 750g, como acima). 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual dos significados de exótico?

 

Do Michaelis: "1 Diz-se do animal ou da planta que não é natural do país onde vive. Procedente de país estranho. 3 De mau gosto. 4 Desajeitado. 5 Esquisito, extravagante."

 

O café é exótico...  :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um outro interessante que tomei chamado de Los Tumulos é um blend com cafés da Etiópia, Kênia e Colômbia que ficou bem gostoso como capuccino apesar de não beber com muita frequência café com leite, 

Tenho um blend aqui para torrar chamado Taller del Taller que é uma mistura de 4 cafés que são da Etiópia, Burundi  e os outros dois da região de Java, ainda não experimentei mas deve ser interessante também um blend com 4 cafés distintos.

Os africanos geralmente são mais exóticos mesmo, o da sumatra que torrei esses dias tentei com 3 torras diferentes não chega a ser exótico como os da Etiópia.

Aí fora esses tenho guardado cru um blend da Sweet Maria´s chamado Espresso Monkey Blend que recomendam ser torrado de full city a Vienna, imagina se esse café não será encorpado, amargo, forte,  tem um outro da Ethiopia Organic Suke que também ainda não experimentei e importei um brasileiro que são grãos bourbon amarelo e o nome da fazenda é Kaquend (de início pensava que "inglesaram" o nome Caconde para pronunciarem melhor, mas na verdade essa fazenda é da região de Carmos de Minas) esse vai ficar por último já que é brasileiro e conhecemos melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu nunca tomei os da oceania, mas quando eu leio comentários, no sweet maris, por exemplo, fico com a impressão que não é considerado um bom café, mas é quase subliminar. Até porque quem vende o café não vai dizer que é ruim. O fato é que acho que talvez esteja no mesmo pé que o nosso, que não é ruim, mas dificlmente bomba acima de 90 nas notas desse povo lá do mundo rico.

Os da Colômbia que eu tomei coados sempre achei excelentes. Talvez eu devesse tentar comprar um. Nunca importei deles, só tomei fora do Brasil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então José Cal, acho que estamos muito bem servidos aqui no BR a respeito de cafés, pois a variedade de terroirs é enorme e tem cafés muito diferentes de uma região para outra, penso que no Brasil  somos um blend por sí só que será muito difícil enjoar dos cafés daqui já que há muitas, mas muitas opções mesmo :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que fui mal interpretado. Não quis dizer que os cafés daqui são umas carroças, parafraseando o ainda não finado Collor.

Até li outro dia que no Mèxico, produtor de café também, é praticamente impossível comprar café pra torrar em casa, como fazemos aqui. 

Pelo que li aqui, até mesmo há poucos meses, não tinha essa variedade pra comprar café crú ou até torrado (nada de loja virtual, só via email e com atendimento que lembra o de uns membros vendedores daqui).

Mas o tópico é sobre cafés exóticos. Acho que o Miyamoto só não colocou importado porque tem os jacús e cuicas da vida.

Eu queria era experimentar vários desses ditos exóticos até pra ter ideia do que se está falando e se estamos ou não perdendo. Sem falar que acho que alguns até dá pra replicar. O burundiano, por exemplo, se misturar um unique orgânico com algum outro mais ácido, acho que chega bem perto.

Eu atualmente quero ver se provo o máximo de crú que achar por aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tentei agora achar uma loja como a unique na Colômbia, que vendesse café crú pra cá.

Não achei nada.

Quer dizer, até achei uma lista enorme de exportadores de café crú, mas quase nenhum com site. A impressão é que é para grande quantidade.

Impressiona quão pouco mudou a coisa toda desde que deixamos de ser colônia.

Nos EUA e europa você acha café de todo canto, verde, torrado etc. Ao ponto de termos que comprar café de um país vizinho da Inglaterra ou Alemanha.

Alguém alguma vez já conseguiu achar alguma loja que venda um quilo que seja de café crú pro Brasil direto de outro país produtor?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tomei esse Jacú que vende na Sorelle. Achei bom, mas não vale 5 vezes o Orfeu, que é o preço do quilo do grão. O curioso é que se for

o expresso de lá, é "só" o dobro do Orfeu.

Da HasBean, tomei

 

1   Burundi Ruhora Washed Bourbon - Green Unroasted 250g £4.40 £4.40 1   Ethiopia Kebel Aricha Washed - Green Unroasted 250g £5.60 £5.60 1   Ethiopia Yirgacheffe Kochere Debo Natural - Green Unroasted 250g £4.50

£4.50

 

Engraçado é que o etíope lavado é mais caro e bem mais sem graça do que o Yirgacheffe.

Esse burundiano é bem gostoso, recomendo pra quem quiser provar. Ainda tem lá na loja (os outros não tem agora). 

 

Acho que da próxima vez eu só vou comprar do Yirgacheffe, talvez um quilo (ao todo foram 750g, como acima). 

Quanto tempo é que vc esperou para receber os cafes da Hasbean?

 

A minha experienca com  a Square Mile foi péssima, encomendei uns cafés em Dezembro de 2013 que nunca chegaram, pedi que reenviassem registrado com numero de rastreamento, enviaram-me um numero de rastreamento que deu sempre invalido e claro que o "segundo" enviu tambem nao chegou. Acabo de pedir o reembolso ao cartao do valor debitado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, aí tá estranho mesmo.

Chegaram em menos de um mês. Pedi pouco na esperança de passar direto: 750g ao todo.

O número de rastreamento não mandaram automaticamente, mas quando eu escrevi gentilmente pedindo, foram solícitos, dizendo que já tiveram problemas com o Brasil e enviaram, válido, diga-se de passagem.

Foi em torno de 100 reais, mas comprei crú.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para mim qualquer café é exótico (sou do interior da Alemanha, rsrs), mas gostei desses:

 

Skybury Australia

Ecuador Galapagos San Cristobal

Hawaii Kona

Blue Mountain Clydesdale (um dos melhores coados que já tomei)

Cuba Serrano

Panama Bambito

 

E o mais exótico: Café Soberano São João del-Rei

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu atualmente quero ver se provo o máximo de crú que achar por aí.

 

Cê besta sô.. Prova eles torrados.. O gosto é muito melhor..

 

:lol:  :lol:  :lol:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Burny!

 

 

E o mais exótico: Café Soberano São João del-Rei

 

Sério? Comprou aí em São João Del Rei mesmo? É bom assim? Comprou onde? Por quanto?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, foi uma piada. É uma pequena empresa que vende café bem no estilo da região (grão de torra: carvão, pó muito fino). Mas é muito comum em SJdR e me lembrou do coado que um colega da Nigeria sempre fez em casa.

 

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E fui mesmo.. Ainda mais sendo perto de BH... Ia lá pessoalmente..

 

Acabei de provar o Bukeela.. Muito bom... Realmente muito acima dos demais Nespresso..

 

Agora posso dizer também.. Provei um etíope!  :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

show de bola esse Bukeela ai viu... se essas capsulas da nespresso tivessem umas 14g seria ótimo pois falta corpo no café, mas ele é super frutado, floral, faça ele em ristreto que fica joia :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é.. Fui na Boutique e isto me chamou a atenção mesmo..

 

O Bukeela é lungo!  :blink:

 

Acabei pedindo para tirar um normal.. Não satisfeito pedi para tirar um ristretto também...  :lol:

 

Já fez o esquema de tirar o pó e fazer no V60?!

 

Acho que vou tentar hoje na AP com outra capsula para ver o que dá..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...