Ir para conteúdo

Unique Cafés Especiais - Carmo de Minas


Rafa Rocks

Postagens recomendadas

Rafa,

Gostei muito do Orgânico, o gosto me lembrou caramelo e achei o sabor bem equilibrado, entretanto ele é vendido somente torrado e eu prefiro fazer a torra pois gosto de torras mais escuras e a torra do Orgânico veio em City +, mas valeu o investimento, não me arrependi.

 

Comprei também mais 1 kg de Frutado Cru, em minha humilde opinião um dos melhores cafés, comprei também 250gr Café Moído - Centenário Faz. Sertão - 250 gr. Edição Limitada mas esse é para dar de presente. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Rafa,

Gostei muito do Orgânico, o gosto me lembrou caramelo e achei o sabor bem equilibrado, entretanto ele é vendido somente torrado e eu prefiro fazer a torra pois gosto de torras mais escuras e a torra do Orgânico veio em City +, mas valeu o investimento, não me arrependi.

 

Comprei também mais 1 kg de Frutado Cru, em minha humilde opinião um dos melhores cafés, comprei também 250gr Café Moído - Centenário Faz. Sertão - 250 gr. Edição Limitada mas esse é para dar de presente. :)

 

Comprei esse sábado passado o Orgâncio crú. Bom ler uma referência boa. Pipoqueira está no aguardo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pipoquei o orgânico ontem:

 

2014-01-20+21.14.22.jpg

 

Hoje não resisti e coei no Hario e prensei na Bodum. Excelente o café. Confesso que não tinha achado o Frutado grandes coisas (comprei torrado), mas esse aqui me impressionou. Não sei como vai ficar no expresso, mas nesses dois métodos foi show. Quando chegar minha aeropress dou outra prensada no grão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Comprei o Unique Decaf crú para minha segunda mãe. É um café que exige um perfill bem diferenciado, uma vez que não perde massa na mesma velocidade do que a maioria dos cafés brasileiros. Já fiz umas três torras dele. As duas primeiras, segui um perfil mais conservador, com o fornecimento paulatino de calor até ele estar pronto para o primeiro crack em torno de 12 minutos.

 

12812956115_2b9be23d79_o.png

 

Esse perfil resultou 14% de perda de massa

 

A última, segui um perfil mais agressivo, que ficou muito bom no caconde, permitindo que esse café desidratasse menos durante a fase da seca, uma boa evolução do café no primeiro crack. Mas, no unique, resultou um café com acidez mais presente (coisa incomum em cafés descafeinados), embora tenha, também, desenvovido bem a fase da reação de Maillard. Preferi, na xícara, para esse café, o primeiro perfil. Para os que gostam de acidez mais brilhante, o segundo dá muito certo. Resultou 12,5% de perda de massa.

 

12813040093_83548d0b40_o.png

UNIQUE DECAF 12,5%

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais uma tentativa. Espero vencer pelo cansaço.

Alguém aqui já torrou o frutado, o blend e o orgânico pra comparar? Só torrei o orgânico que achei ótimo. O frutado torrado deles achei ok. Meio ácido pra expresso, mas coado acho que gostei (tem tempo já). O blend nunca comprei, mas tem um preço bem mais em conta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

já torrei tanto o frutado, como também o blend. Se não tiver um bom equipamento, sugiro que não arrisque o blend. é chato de acertar. os tempos ótimos são diferentes. Tem que regular muito bem a temperatura para acertar. Eu, à época, não consegui.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Hoje tive uma surpresa IMENSA , uma das minhas primeiras torra com o Behmor foi com Unique frutado e mais precisamente na terceira deixei o café passar do ponto com 16.8 % de perda achei que seria um desastre ( pelo menos para mim que gosto de torras claras , especialmente para coados que é como pretendia usá-lo ) .

 

E agora pouco na falta de café fui usar ele mesmo , mas tive a brilhante idéia de fazer espresso ao invés do meu típico v60 . Com 13 dias pós torra fiz minha primeira extração sem ajustar o moinho e bang !!! GODSHOT :D :D :D !!!

 

Eu que estava tendo um dia ruim ... Em um segundo se transformou em alegria :)

 

Para o pessoal do Behmor deixo aqui o perfil :

 

P3 / A

1C 9:12

2C ??? Sei lá ainda como era uma das primeiras torras não estava sabendo diferenciar 1 do 2

Final : 11:57

 

Espero que consigam ter um resultado tão bom quanto consegui hoje !!!

 

Extrai em Vst 15g padrão ristretto

 

Abraço :-)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Detalhe não sei se o Unique continua o mesmo !? este tinha desde o começo de 2012 fechado iria utilizar na pipoqueira mas acabei usando só este mês

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Engraçado um "godshot" que tirei inclusive com a Breville foi no café da Unique comentei em algum tópico esses dias isso, ou por ter menor experiência e naquela época ficou muito memorável para mim, não voltei a comprar os grãos da Unique depois, mas enfim, esse café é excepcional mesmo e pelo jeito sempre surpreende a todos, é que preciso experimentar os do Victor e ainda estou com um estoque bom de crus, mas quero voltar a comprar, na época foi um dos melhores nacionais que tomei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade a única vez que comprei unique foi a dois anos atrás pedi 500 de cítrico ( torrado ) 500 de frutado ( torrado ) e 500 frutado crú , mas sendo bem sincero na época achei uma porcaria a unique :P também lembro que me mandaram com torra velha ... Mas também não sei se voltarei a comprar Unique (pelo menos em 2014 )pois em 2012 a safra poderia ter sido até um 2011 e do jeito que a colheita vai este ano acho muito difícil se igualar a possivelmente 3 anos atrás

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este ano temos até para escolher, mas ano que vem, com a seca no sudeste e a "roya" (Hemileia vastatrix - ferrugem do café) na América Central, a situação vai ser pior que 2012-2013 ...

 

Na A. Central a situação é bem pior desde que a cultura do café é realizada basicamente por pequenos produtores, e além da perda de produção terão uma despesa muito grande para combater o fungo.

 

No Brasil também há muitos prejudicados, especialmente os pequenos produtores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, trata-se da temperatura ambience (do forno), mas, mesmo assim foi uma curva mais quente do que costumo torrar.

A perda, de toda forma, foi pequena -13%. Outros cafés ficariam verdadeiros vienas nesse perfil, adentrando o segundo crack e ainda desenvolvendo uns bons dois minutos. E olha que não moderei no fluxo de ar quente - meia potência em todo o curso da torra. Estou impressionado como de que forma o processo de descafeneização altera as características do grão.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pensando melhor, além de o café ser mais resistente a calor, o perfil bem mais quente sem queimar os grãos pode ser resultado de uma modificação que fiz no torrador, retirando as resistências comuns e substituindo-as por resistências cerâmicas infravermelho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até agora só torrei o caconde, o Decaf e o frutado. O caconde, estava me adaptando, então não saiu tão legal. O Decaf ficou o melhor até agora dele e o frutado também ficou excepcional. Fiz uma prova precoce do frutado (o Decaf foi para minha segunda mãe e vou tomá-lo em uma superauto amanhã) e, a despeito do excesso de gás carbônico, já apareceu bem as frutas vermelhas. Promete. Daqui a 4 dias retorno o tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tomei agora a última aeropress do orgânico. Acho que vou comprar mais um quilo e talvez um do frutado também, que é bem mais barato. Minha esperança é que o frutado seja parecido com o orgânico, O orgânico a meu ver é um dos melhores que já tomei. Só tem pouca acidez, mas fora isso acho perfeito. O frutado eu ainda não torrei, só tomei com uma torra de 20 dias deles. Acho que na época no expresso não achei grandes coisas, mas no coado ou na prensa francesa sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião o Frutado não tem nada de muito espetacular, mas, se bem torrado, é um café muito agradável e equilibrado.

Acho ele bom pra usar como base em blends experimentais. Eu costumava sempre ter uns 4 ou 5 cafés diferentes torrados no armário (batches de 120g da pipoqueira) e, a cada extração, gostava de experimentar um blend diferente, brincando com cafés e proporções diferentes (no apartamento ainda não consegui encontrar uma rotina de torras pra manter um estoque torrado assim, mas chego lá). Os melhores eu anotava para eventualmente repetir e, curiosamente, na maioria das vezes o Unique Frutado estava presente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dei uma olhada no tópico antes de torrar e não achei dados do cítrico.

Apesar de ter ficado uniforme, não sei se a torra vai fazer jus às características do café.

Vou provar hoje hora que chegar em casa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...