Ir para conteúdo

Unique Cafés Especiais - Carmo de Minas


Rafa Rocks

Postagens recomendadas

Na minha opinião o Frutado não tem nada de muito espetacular, mas, se bem torrado, é um café muito agradável e equilibrado.

Acho ele bom pra usar como base em blends experimentais. Eu costumava sempre ter uns 4 ou 5 cafés diferentes torrados no armário (batches de 120g da pipoqueira) e, a cada extração, gostava de experimentar um blend diferente, brincando com cafés e proporções diferentes (no apartamento ainda não consegui encontrar uma rotina de torras pra manter um estoque torrado assim, mas chego lá). Os melhores eu anotava para eventualmente repetir e, curiosamente, na maioria das vezes o Unique Frutado estava presente.

Acho que a última torra que fiz do Unique Frutado está bem próximo a algo certo.

Um aroma muito bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

minha opinião até agora é que o frutado só fica bom como expresso. Nos outros métodos eu acho muito sem graça. No expresso, com o gosto mais concentrado, acho que fica melhor. Tanto na minha torra como na torra deles, que foi a que tomei da primeira vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já eu, essa semana, fiz uma torra top do frutado. A melhor até agora. Ficou excepcional. Me deu mais do que eu esperava do café. Pena que já acabou. Tenho que torrar em maior quantidade e guardar um pouco separado para tomar depois, uma vez que desconfio que esse café só chegará ao auge em 15 a 30 dias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, mas ainda não experimentei ainda na french nem no coado.

Fiz com um perfil parecido com o do frutado, média clara.

O aroma ficou bom, mas tenho impressão que falta algo.

Como você torrou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí vai a útlima torra, do dia 29:

 

Data: 29/04/2014
Café: Unique orgânico
 
Tempo   ºC   Delta
---------   ----   -------
00:00     61
01:00     72     11
02:00   105     33
03:00   130     25
04:00   149     19
05:00   160     11
06:00   173     13
07:00   184     11
08:00   200     16
09:00   210     10
10:00   224     14
11:00   222     -2
 
1C 09:10
Total 10:55
 
M0 117
Mf 100,7
% 13,9%
 
 
Tomei há pouco no Hario e ficou bom. Acho que torrando por volta de 14% de perda ficou bom todas as vezes. Eu tenho tentado repetir essa torra. Ah, Pop Fun com dimmer e 
termômetro infra-vermelho desses de pistola. Torro com a tampa de acrícilo, mas sem tapar com a pretinha. Fico mexendo com a colher de pau até os grãos sambarem sozinhos.
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha só a que eu fiz.

Foi na panificadora com soprador, 300 gr.

A perda ficou semelhante.

Vou tentar avançar um poquito.

U O

09/04 25/04

min cº

1:   96

2:   125

3:   148

4:   165

5:   179

6:   192

7:   203

8:   209

9:   214  1º C

10: 214

11: 212

 

perda: 13.93%

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tomei o Orgânico e o Frutado na prensa, em torra da Unique. Gostei de ambos, embora sejam bem diferentes. No espresso, só tomei o Frutado e gostei. Fazia tempo que não tomava o Frutado. Foi um dos primeiros especiais que comprei e acabei esquecendo de revistar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tomei agora um orgânico na prensa. No expresso é bom também. Acho ele bom e parecido em todos os métodos. Me pergunto se isso é ser bem balanceado. Talvez tenha a ver com ter acidez baixa. Os cafés mais ácidos eu acho que variam mais de um método para o outro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje torrei de novo os cafés da Unique.

Acho que errei no orgânico de novo.

UO/ 06/05

300 gr

min cº

1    111

2    150

3    165

4    186

5    198

6    213c

7    215

8    208

9    201

9:30

13.66% perda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não foi meio rápida essa subida de temperatura no início? Eu tenho seguido a regra básica lá de levar pelo menos uns 4 minutos para chegar a 150.

 

 

E parece que pela temperatura não tenha chegado nem ao 1C..  :mellow:

Também achei meio estranho.

Das outras vezes não subiu tão rápido com a mesma temperatura.

E quando usei uma temperatura menor no início depois demorou a subir e o crack acabou vindo com 13 minutos.

Nessa o crack veio na casa dos seis minutos, onde está o cezinho Miyamoto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E está medindo a temperatura como? No meio da massa de grãos?

 

Ainda acho que a temperatura está meio baixa.. Mas o que importa é o sabor..

 

Vale lembrar que cada grão torra de um jeito também. Grãos mais ou menos densos atingem a mesma temperatura em tempos diferentes...

 

Você está comparando estes valores com o mesmo grão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema de se fazer a torra em panificadora com soprador é que você tem que deixar ao menos parcialmente destampado, o que enseja variações na temperatura em face da temperatura ambiente, existência de circulação de ar (vento) etc. Fica muito difícil controlar, de fato, a torra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No GTTC1, além das resistências infravermelho, há um soprador, ligado a um controlador de voltagem, a um rele SSR e, tudo isso, sendo controlado por arduino com base na temperatura medida. Se não deixar bem reguladinho, com parâmetros P I D apropriados, há variação de uns 10 graus para cima e para baixo em questão de poucos segundos (um a três segundos para ser preciso). Imagine sem controle nenhum, com base apenas no regulador de voltagem do soprador (naqueles que possuem um), que não exerce qualquer controle no fluxo de ar (que certamente enseja alteração na temperatura que sai dele).

 

Se eu fosse você (e ressalto é apenas uma opinião, sem intuito de criticar ou qualquer pensamento de natureza negativa), eu adicionaria um controlador(um PID, por exemplo) que faça o controle com base em mensuração da temperatura (sensor termopar). Isso tornaria seu torrador muito mais eficiente.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema de se fazer a torra em panificadora com soprador é que você tem que deixar ao menos parcialmente destampado, o que enseja variações na temperatura em face da temperatura ambiente, existência de circulação de ar (vento) etc. Fica muito difícil controlar, de fato, a torra.

Nessas torras eu percebi bem essa influência da temperatura ambiente que menciona.

O tempo estava bem abafado e a temperatura dos grãos subiu mais rápido que de costume.

Outro exemplo é essa torra do Unique Frutado que fiz no mesmo dia.

Noutra ocasião a mesma quantidade de grãos 300 gr e com a mesma potencia no dimmer do soprador o crack aconteceu com 9 min.

Dessa vez foi com seis, mas está com um aroma escandaloso.

 

UF

min   cº

1      110

2      147

3      168

4      185

5      201

6      208 Crack

7      214

8      207

9      200

9: 30

 

14.1% perda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje fiz uma torra de 300g do frutado. Resultou 259,5g torrados. Perda de 13,5%.

Achei curioso que os grãos ficaram um pouco mais escuros do que na torra anterior, que foi um pouco mais avançada 14,5% de perda. Talvez resultado da maior quantidade do bach de café.

Na prova, ficou muito bom.

Daqui a uns 15 dias alcançará o máximo potencial. Provavelmente não durará até lá kkkkk.

Brincadeira, vou guardar um pouco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

engraçado, não acho tanto assim, não. O orgânico, que acho muito melhor tem um aroma bom, mas é um aroma discreto. Não sou bom nessas coisas, mas o Rodrigo achou que o gosto do orgânico lembrava ervas. Gostei. Vou usar.

Lembrei da mãe de um amigo meu que foi minha professora de Física I. Anos depois ela foi professora do Moreno, filho do Caetano. Ela disse alguma coisa sobre Física em sala e no final da aula, o Moreno se aprochegou e disse: "achei bonito o que você falou. Posso lhe (sic) citar?"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou fazendo um Cítrico que ganhei no espresso. Não tem muito corpo, mas tem uma acidez bem pronunciada, como o nome sugere. É bom. Tenho que fazer mais vezes pra ter uma opinião definitiva.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu imaginei que fosse cidreira, mas no bom sentido. Não chego a desgostar da erva, mas lembra um pouco anis, que decididamente não gosto. Mas esse aroma herbal é bem agradável.

Estou curioso quanto ao Ravello O aroma do grão que torrei agora lembra o do U.O. Vou ver em breve.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dependendo da erva até gosto.

Será que algum café tem notas de cannabis?

Ia ser meio estranho!

Torrei na terça, orgânico, cítrico e frutado.

Até agora só senti os aromas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...