Ir para conteúdo

Dicas e técnicas uso naked - qualquer coisa sobre naked


Postagens recomendadas

Pessoal

 

Amanhã chega meu naked. Minha cunhada está trazendo dos EUA. Mas não tenho muito conhecimento de técnicas para tirar o melhor proveito do meu novo brinquedinho.

 

Sei que tem videos da extração no youtube,, mas não encontrei sobre técnicas de assentamento do pó, e os erros mais comuns no uso do naked.

 

Acredito que não tenha nenhum tópico tratando diretamente sobre o assunto.

 

Seria ótimo se os membros do fórum fizessem vídeos explicando suas técnicas, erros que evitam entre outros.

 

O Rodrigo colocou umas fotos da extração da nova máquina num naked,, e ficou o máximo,, lindo,, sem contar que conseguiu tirar fotos como um profissional.

 

Abraços

 

Alexandre

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o naked não deve ter tanto segredo.

 

Se acertou, vai sair bonitinho. Se errou, vai sujar a cozinha inteira.

 

A técnica usada é a mesma do pf normal. Só que os erros ficam evidentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado, Ruben e Alexandre.

 

Minha técnica de distribuição melhorou bastante e hoje só uso WDT em cafés mais teimosos ou quando quero extração de revista.

Acho que uma das melhores explicações sobre extrações naked está neste tutorial clássico do HB:

 

http://www.home-barista.com/naked-extraction.html

 

Não é bem assim, Miyamoto. Geralmente ninguém esquece as primeiras extrações naked.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu conheço este tópico do HB. Eu mesmo já postei ele aqui em outro tópico.

 

Não disse que é fácil. E nem tenho o naked pra dizer o que fazer.

 

Mas pelo que li e vídeos que vi, a técnica usada é a mesma. Só que bem aplicada. :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A diferença básica é que com o portafiltro fechado você nunca sabe quando fez a distribuição e o calçamento de forma correta e não tem como corrigir o que está errado. E pra quem gosta de preservar crema, é melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o Ruben , desde que eu segui os conselhos de WDT do Rodrigo minhas extraçoes no naked pararam de fazer melequeira e melhoraram muito , vc tem aqui 2 exemplos :

 

Uma das minhas primeiras extraçoes com naked sem WDT, perceba só a melequeira

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/60-clube-das-maquinas-gaggia/page-40#entry40950

 

Agora 2 dias depois usando WDT , olha a diferença .

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/60-clube-das-maquinas-gaggia/page-41#entry41146

 

Eu faço WDT usando um mini fue e uma seção de um copo de iogurte ou requeijão.

 

http://www.flickr.com/photos/115413403@N07/13415452424/

 

Abs

C. 
Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece balela, mas com o naked é necessário reciclar as técnicas de distribuição e compactação. Eu achava que fazia tudo perfeitamente correto até ter o meu primeiro. Foi um choque de realidade, rsrs.  :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece balela, mas com o naked é necessário reciclar as técnicas de distribuição e compactação. Eu achava que fazia tudo perfeitamente correto até ter o meu primeiro. Foi um choque de realidade, rsrs.  :)

Ok Rodrigo,, mas não tem como fazer a técnica do WDT em todos os espressos, ou seja tirando o WDT no naked o resto provavelmente serão deficientes...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera

 

Minha primeira extração com o naked.. sem nenhuma técnica de compactação, somente pó no filtro compactado... também primeira extração com o grão que comprei.. só achei a torra um pouco escura.... o que influenciou na cor do café.

 

Extração rápida,,, as próximas vou regular o moinho.

 

 

Abraços

 

Alexandre

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Escândalo de crema, Alê.

 

Pessoal que está começando vai achar que esta é a crema padrão a ser atingida toda vez... afe...  :wacko:

 

Parabéns! Nem melecou a cozinha ou a máquina.

 

E segue a dica do Márcio.

 

beijo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não sabia o que era WDT, então procurei, achei tudo isso aí embaixo:

 
Walt Disney Treasures - Disney classic cartoon liminated DVD series
Wellington drive technologies - A company listed on the New Zealand Stock Exchange
Watchdog timer - A computer hardware timing device
World Darts Trophy - A major darts tournament
Weather Decision Technologies, a company that provides weather data to services, websites, consumers, and etc.
 
Finalmente encontrei: 
WDT - Weiss Distribution Technique for espresso levelling

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fazia um tempo que não extraia um naked e hoje fiz um duplo, ficou uma bosta e ainda para ajudar não fechei totalmente a alavanca do grupo e continuou extraindo no fim rsss, café da Faz. Santa Inês.

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...