Ir para conteúdo

Emprego de Barista


Postagens recomendadas

O Baden Cafés, aqui de POA, está oferecendo uma vaga de barista. Nem precisa de experiência, pois eles vão bancar a formação. Quem quiser largar tudo, fica a dica.  :)

 

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=728072703889653&set=a.396486633714930.95005.396479043715689&type=1&stream_ref=10

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende , se vc é bem jovem e não tem formação ainda é um caminho interessante , no ramo de restaurantes a pessoa quando é esperta , inteligente e honesta , ascende rapido , meus irmãos tem restaurante e pizzaria  e a coisa mais dificil de conseguir é um gerente capaz.

Nesse ramo o rapaz começa como barista , rapidamente se for safo acaba gerente , muitas  dessas cafeterias que fecham é porque o dono não quer ficar direto lá e não arranja alguem de confiança.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para quem não tem outra preparação já é uma profissão, que se bem executada pode-se chegar a condições melhores. Outro dia eu estava no supermercado perto de casa e um dos empacotadores tinha sido escalado para ficar na máquina de expresso que o supermercado têm em um cantinho de café, e o mesmo estava reclamando ao invez de enchergar ali uma oportunidade de aprendizado, prefere ficar empacotando sem eficiência alguma pois mais fala que empacota, mas ali não tem que pensar, ....

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para quem não tem outra preparação já é uma profissão, que se bem executada pode-se chegar a condições melhores. Outro dia eu estava no supermercado perto de casa e um dos empacotadores tinha sido escalado para ficar na máquina de expresso que o supermercado têm em um cantinho de café, e o mesmo estava reclamando ao invez de enchergar ali uma oportunidade de aprendizado, prefere ficar empacotando sem eficiência alguma pois mais fala que empacota, mas ali não tem que pensar, ....

Gil

 

Isso mostra o quanto nosso café ainda é desvalorizado pela falta de informação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dei uma fuçada nas internets (como diria George W. Bush) e nos EUA o salário também é bem baixo. Um site falava em 22 mil dólares anuais, que dá uns 1.833 USD por mês. Outro site dava valores diferentes, mas também nesse patamar. Dado todo o mis en scène da coisa, imaginei que pelo menos por lá a coisa fosse melhor. Talvez seja para os famosos, que a gente vê nos vídeos do youtube. Pra nossa cara Isabela Raposeiras, certamente é, mas nem sei se é correto chamá-la de barista.

Por falar nisso, fui olhar a etimologia e em italiano, é simplesmente alguém que trabalha em um bar. A rigor, olhando em http://www.priberam.pt/dlpo/barista, em português também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que 2 mínimos é muito, talvez em poucos lugares. O piso deve ser o mesmo de garçom. Os 10% também pode ajudar bem, dependendo do faturamento e se o empregador repassa tudo (o que deveria).

 

Lá fora normalmente são jovens, estudantes ou trocando de emprego. Difícil fazer carreira. Talvez em alguns países da Europa seja mais viável.

 

Apesar de na Itália o barista ser um termo mais genérico e realmente o cara do balcão fazer muita coisa, dependendo do bar (raro achar só *cafeteria* lá), fora da Itália o termo barista ficou mais restrito à função de fazer café.

 

Márcio.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A função de barista parece-me mais uma profissional temporária. Como o Márcio disse, "são jovens, estudantes ou trocando de emprego". A impressão que temos é que por aqui chega a ser quase isto. Por aqui, não se faz carreira como barista. Salvo algumas exceções em que o barista aprofunda-se no ramo e além da função, agrega outras como administrador de uma cafeteria, por exemplo.

 

A grande verdade é que é mais comum chegar à uma cafeteria e deparar com um barista despreparado do que encontrar uma boa cafeteria com mão de obra especializada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for um barista bom e ter todo esse conhecimento específico desde beneficiamento, torra, extração, etc acho um absurdo esse salário de comércio aí, pois como eu disse se o barista estudar todo o processo relacionado ao café pode ser mais complexo que muitos cursos universitários, no caso como eu disse entender de tudo relacionado ao café, creio que são poucos baristas aqui no BR que tenham esse conhecimento, teria que saber salário dos baristas das cafeterias mais bem conceituadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Roger, sem contar que nem todo barista aprofunda o assunto. Seu conhecimento limita-se a chegar ao trabalho, preparar o café, ir para casa. Como eu disse, parece ser uma "profissão de passagem"...

 

Acho que entusiastas como nós, estamos muito a frente da grande maioria dos baristas, pois estamos sempre buscando a excelência na xícara para satisfação pessoal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verdade Miyamoto, sem falar que também estamos na realidade "Brasil" ou seja, muitos impostos sendo bem complicado para o empresário dono da cafeteria pagar salários melhores, enfim, o Brasil como ele é :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Treinar um "barista" para o que o cliente exige em nossas cafeterias é algumas horas, se for. Não tem por que o salário ser alto.

 

dá pra explicar e treinar em 20 minutos:

- 1 café, 1 puxada no dosador

- 2 cafés, 2 puxadas no dosador

- arruma o pó mais ou menos

- compacta

- faz o expurgo de x segundos

- enche a xícara até a praticamente a borda

 

Se o café sair muito diferente, ou muito rápido, ou muito devagar, chama o gerente para ele regular o moinho. Ou entra no treinamento "avançado"

- muito rápido, afina um tico a moagem

- muito devagar engrossa um tico a moagem

 

Depois tem o treinamento de vaporizar que deve durar 1 hora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ilustrando o que o sergio falou.. Certa vez em uma cafeteria, pedi para tirar curto e o rapaz não sabia nem do que se tratava. Outra vez, pedi um curto e veio dois pingos a menos que a borda..  :wacko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não acho que o treinamento seja tão tranquilo, mas com pouco tempo o funcionário pode estar bem versado inclusive em regular o moinho.

 

Mas se a pessoa estuda todo ciclo, sabe mais sobre extração, sobre variedades e torra etc, ela vai querer ganhar mais, claro. E pro dono de cafeteria não vale a pena pagar mais. Por isso há uma grande confusão considerando que estão tentando tornar o termo barista em uma função semelhante a um chefe de cozinha ou sommelier. Uma cafeteria ter uma pessoa dessa responsável por treinamento, parte da gerência operacional etc, é viável. Todos os baristas serem qualificados assim e ganharem o dobro ou mais... Difícil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por aqui na maioria dos casos o pessoal recebe salário do comércio.

Opções de profissionalização e maior remuneração é algo bem restrito e não parece ser peculiaridade brasileira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Terra Brasilis é fogo.

O negócio aqui é que não somente o funcionário não tem o menor interesse, mas várias vezes o dono também não está nem aí. Ainda temos um ranço escravocrata horroroso. Trabalho é visto com asco. O dono quer o dinheiro e pronto. Já trabalhei em fábrica de compensado em que a fábrica erra um horror, os empregados (literalmente) esfarrapados, mas o dono tinha uma mansão, dois bmw's, filho menor de idade dirigindo pick-up importada.

Com o tempo, um negócio desse rui. Mas aí ele já sugou o suficiente e começa outra arapuca dessas.

São raras as nobres exceções como nosso Gilberto, que pelo que tenho lido aqui não é desses.

Impressiona como falta visão até mesmo de um ponto de vista egoísta. Qual o problema de você pagar mais pra um barista se sua cafeteria for considerada ótima e conseguir não só um público cativo, mas ainda roubar cliente da concorrência? Será que na ponta do lápis não vale a pena? Eu chutaria que sim. Gilberto que me corrija se minha matemática anda capenga.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso, na ponta do lápis não vale a pena. Claro que ainda existem os exploradores, mas pensando num dono de cafeteria que quer pagar bem, há limites. Há alternativas como contratar menos gente (mas claramente o processo e as pessoas tem que ser eficientes), aumentar o tíquete médio (mais produtos de valor maior, ou aumentar o preço) ou ainda diminuir custos de outras formas, e por aí vai.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não acho que seja o objetivo em questão seja dominar todo o ciclo do café, mas tampouco deve ser tão rudimentar quanto o Sérgio sugere. Lembro do Guert (um dos proprietários) ter falado que há pouco havia pagado um curso de barista sênior (seja o que for isso) para um atendente passar a assumir a máquina de café, e o cara vazou antes mesmo de começar. Lá no Baden, até o momento, os proprietários são os baristas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Cal, mas não posso me considerar o melhor administrador, sempre priorizei a satisfação dos clientes e dos funcionários, bem como garantir um bom volume de venda mas nem sempre com a melhor margem, poderia ter sido melhor do que foi, mas poderia ter sido desastroso se não fosse como foi, mas posso dizer que em 25 anos de empresa somando 40/50 funcionários nunca tive uma única ação trabalhista, não condeno quem tem mas sei como é dificel não ter.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns, Gilberto! Não só pela sua conduta de patrão, mas pelo talento de se vincular com bons empregados. Sabemos que a conjugação de bons empregados e empregadores não é tão comum quanto deveria.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 anos sem nenhuma ação é realmente impressionante. Depende não só de você fazer tudo corretamente, mas também de evitar que algum funcionário faça alguma besteira (pra não usar outras palavras) e coloque a culpa em você.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Xiiiiiiii, descobriram, rsrsrsrs, na realidade era até meio simples, eu aprendia a administrar e tolerar os defeitos dos funcionários e eles os meus, mas todos exploravamos as coisas boas que todos nós tinhamos, e tinha que trabalhar também pois é meio dificel convencer alguém só com o discurso se o seu comportamento não acompanhar o discurso.

Eu vou as vezes na loja de fabrica da Ofner no bairro do Socorro, não me lembro de ter ido alguma vez e não ter visto o proprietário por lá atendendo, as minhas últimas compras ele fez questão de levar ele mesmo até meu carro, outro dia serviu uns cafézinhos para um pessoal da TV que estava lá e ele mesmo recolheu as xícaras, com este comportamento e simpatía no atendimento acho quase impossível ouvir de qualquer funcionário " isto eu não faço" .

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...