Ir para conteúdo

Experiencia com Nespresso , Vario e a Gaggia


carlos eduardo

Postagens recomendadas

Hoje , eu fui comprar na loja Nespresso café para meu sogro , eu dei para ele uma Nespresso no natal , ele é muito velho para fazer café (88 anos) , mas , adora um espresso, então todo mes eu compro café para ele usar .

Na loja tinha anuncio do Bukeela ,  e lembrei do Miyamoto e do Ruston e falando desse café etíope ,  fui provar , pareceu agua , mas, eu não gosto de nespresso e é obvio que eu acharia fraco , mas , mesmo assim comprei ele e outros.

 

Em casa resolvi tentar extrair ele na gaggia , abri dois bukeela para passar no Vario , no momento que rompe o aluminio o cheiro de café fresco é intenso (muito bom) , a torra é escura , mais escura que as torras do Alexandre e do que a media do Jonathan , não vem 5g vem 6,2g .

 

http://www.flickr.com/photos/115413403@N07/13440428403/

 

http://www.flickr.com/photos/115413403@N07/13440298905/

 

Moí no Vario e coloquei no single LaMarzocco 9g , moí 3 micro cliks mais grosso que no café do Alexandre , a maquina chocou.

Abri mais 2 bukeela e tentei 6 micro clicks mais grosso deu uma extração de 25/30 ml em 45seg , café muuuito doce , ácido , intenso ,muito bom , crema bonito e na cor certa , realmente é um café muito bom. :D

http://www.flickr.com/photos/115413403@N07/13440296005/

 

http://www.flickr.com/photos/115413403@N07/13440672904/in/photostream/

 

Gostei , fui fazer a mesma coisa com o Ristretto , usei 8 g , ficou muito bom tambem , 25/30 ml em 35seg , café menos doce , menos ácido ,mais suave e com retrogosto forte , muito bom tambem :D

 

http://www.flickr.com/photos/115413403@N07/13440668384/in/photostream/

 

Para se ter uma ideia da torra do nespresso (Ristretto) essa borra do single é o nespresso e a borra double é o café espresso brasil do Alexandre.

 

http://www.flickr.com/photos/115413403@N07/13440660204/

 

Guardei uma caixa do bukeela e outra do Ristretto agora se acabar meu café eu tenho além dos saches o Nespresso que será preparado do jeito "CERTO"  :lol:  :lol:  :lol:

 

Abs

C. Eduardo

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos Eduardo,

 

Parabéns pela sua iniciativa e criatividade. Só dói o coração tirar um single que custou r$ 3,80... ;)

 

O Bukeela é mesmo um excelente café, é um dos poucos que tomo atualmente na Nespresso do trabalho.

 

Abraços.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fiz este procedimento também e de fato os Nespresso ficam muito bons quando extraídos na Gaggia...

 

Eu havia feito para a AP e tinha ficado muito bons também.

 

O Bukeela ainda não fiz.. Medo de desperdiçar uma cápsulas destas..  :lol:

 

De qualquer forma, fica aí a dica.

 

Carlos, experimente os colombianos agora..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Em casa resolvi tentar extrair ele na gaggia , abri dois bukeela para passar no Vario , .

 

 

C. Eduardo

 

 

Bom Dia Carlos,

 

Tinha lido, não me recordo onde que você não podia moer o pó de café novamente porque danificava as Mós. Só podia moer os grãos. Então isso é apenas um mito ? Pode-se moer e remoer sem problemas ? Em qualquer moinho ou isso é mérito apenas do Vario?

 

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também não entendi a necessidade de moer outra vez, na primeira tentativa eu tentaria com as duas capsulas na granulometria que deu e se ficasse muito sub ou sobre extraído aí sim eu tentaria alguma coisa no moedor... tbm gostei deste café, pena que realmente é pouco encorpado, mas super aromático.

Alguém já experimentou os colombianos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Tinha lido, não me recordo onde que você não podia moer o pó de café novamente porque danificava as Mós. Só podia moer os grãos. Então isso é apenas um mito ? Pode-se moer e remoer sem problemas ? Em qualquer moinho ou isso é mérito apenas do Vario?

 

Abraço,

 

 

 

Pedro e Miyamoto , com relação a avaria não , mas , eu antes perguntei isso para o Alexandre e a resposta dele foi essa:

 

Salve Carlos.

Não é recomendável, mas poderá ser feito. Apenas tenha em mente que uma boa limpeza deverá ser executada após tal moagem e que haverá retenção maior que a normal.

 

Acredito que uma segunda moagem aumente o numero de fines , mas , fora isso não vejo outros problemas , eu limpei o moedor depois das extraçoes e estava tudo como sempre  :)

 

Roger , no passado eu já havia feito isso com umas capsulas L'or do cafe do ponto (generico do nespresso) de cara quando vc abre a capsula percebe que o pó é bem grosso , na epoca eu tentei extrair com filtro pressuriozado , mas , a extração ficou uma cachoeira , sem "remoer" o pó fica impossivel é muito grosso , como eu já sabia do problema , moí o pó logo.

 

Abs

C. Eduardo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sempre achei que, como a produção das cápsulas é de larga escala, que eles acertassem uma moagem e dose "perfeitos" para a máquina nespresso, e que seria bem difícil bater essa qualidade. Mas pelo visto a expertise + os equipamentos dos baristas do fórum superam facilmente a qualidade dos shots padronizados das cápsulas. Lógico que o Carlos Eduardo tem uma máquina muito superior à da nespresso Agora, pra fechar, o que seria demais, seria tirar o café das cápsulas, remoer, acertar a dose, e a compactação, e montar novamente cápsulas melhores com o mesmo café.Aí poder-se-ia até oferecer serviços de assessoria para a Nestlé. Já pensaram nisso? Melhoradores de cápsulas !?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não não João.

 

A cápsula vem com determinada moagem e dose. Daí o café sairá perfeitamente equilibrado (de acordo com a preferência de cada um) quando a extração for parada. E isso quem está tirando o café pode escolher.

 

Mudar moagem e dose, não deixa o café melhor ou pior. Sim com intensidade diferente e/ou quantidade na xícara diferente. E isso também varia com a preferência de cada um.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso aí João , tudo que eu fiz foi pegar o excelente café da capsula e moer para fazer um single clássico com a dosagem de single (8 a 9g) , de pó , isso só é possível porque o pó como em outras monodose se mantém fresco por causa da atmosfera de nitrogênio.

 

Eu sempre achei que, como a produção das cápsulas é de larga escala, que eles acertassem uma moagem e dose "perfeitos" para a máquina nespresso, e que seria bem difícil bater essa qualidade.

Nespresso é uma bebida bem diferente do espresso , com razao de preparo bem menor e extração pressurizada , voltado para o grande público que prefere bebidas menos fortes e com menos corpo , para a Nestlé "melhorar" como vc falou seria estragar pois transformaria o Nespresso em espresso , que tem um público bem menor de interessados.

 

 

Abs.

C. Eduardo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que tem a questão econômica aí também, né, Carlos? Até acho que Nespresso conseguiria impor um padrão de cafés mais concentrados sem grande dificuldade,mas teriam que aumentar a dose de café na cápsula, cobrando mais. Considerando que o produto já não é barato, elitizaria o produto e reduziria o lucro global pela restrição da base consumidora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar que, extraindo ristretto o brew ratio aumenta bastante. Não lembro quantos g na xícara. Vou pesar hoje e ver quanto dá..

 

Mas digamos que fique nos 25ml (talvez uns 20 a 23g?).. Ficaria quase num espresso fraquinho.. Numa razão de 25 a 30%..

 

Caso tire mais do que ristretto, a figura já muda bastante...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E o caminho contrario, alguem ja tentou?

pegar um bom cafe usar uma dessas capsulas reutilizaveis para nespresso e acertar a moagem e compactaçao para tirar espressos  em maquinas de nespresso.

confesso que andei tentando na casa de um cunhado meu com umas capsulas que tinha trazido para ele o hario-mini e um café da raposeiras muito bom mas nao tive muitas chances de testar pois era uma jantar e também no hariozinho nao é facil fazer muitas tentativas seguidas, especialmente fora de casa onde nao estava com a super furadeira para ajudar.

Mas na terceira tentativa com o pó bem fino, acho que estava com 3 ou 4 clicks e bem apertado, com os dedos mesmo, começou a querer chegar a algo mais parecido com espresso/nespresso.

Alguém mais já arriscou? pode ser uma boa alternativa para levar pro trabalho ou na casa dos parentes ou amigos e se tomar cafés mais proximos da nossa preferencia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar que, extraindo ristretto o brew ratio aumenta bastante. Não lembro quantos g na xícara. Vou pesar hoje e ver quanto dá..

 

Mas digamos que fique nos 25ml (talvez uns 20 a 23g?).. Ficaria quase num espresso fraquinho.. Numa razão de 25 a 30%..

 

Caso tire mais do que ristretto, a figura já muda bastante...

 

Miyamoto ,vc mediu a razão de preparo ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos.. Medi aqui.. Considerando a cápsula de 6,2g.. E uma extração de 16,7g com aproximadamente 18ml.. Eu diria que não está nada mal para um espresso.

 

Razão de 37%..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu provei essa cápsula ontem na PUC. Gostei. Lembrou mesmo os dois etíopes que torrei aqui em casa. Só confesso que não tenho esse ânimo pra pegaro abridor de latas e fazer como vocês.

Acho que vou comprar mais nespresso em breve. Devo incluir uns dois tubos desse bukulelê (nunca lembro o nome).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca dá para saber o que você quer né Cal?  ;)

 

Você sempre dá muita volta para conseguir dizer o que quer... E quando não o faz, acaba ficando na dúvida se está dando volta ou não..  :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Miyamoto , realmente 37% dá um espresso razoavel , vc cortou antes ou deixou a menor extração ocorrer toda ? Na loja a moça me deu o bukeela , e era agua quente , ela me disse que era para beber ele como lungo , 110ml , muuuuito ralo, da proxima vez que eu for na casa do meu sogro vou tentar extrair curto , 37/40 % já dá um bom espresso .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ficar fica sim Rodrigo. Não sei que mágica é esta que a Nespresso faz mas os cafés não ficam azedo/amargo em função do tempo.

A moagem deles ajuda bastante nesse equilíbrio. Quando estava testando as cápsulas caseiras ficava encucado porque eu moía mais grosso que o pó da Nespresso e mesmo assim chocava a maquina. Só depois com bastante atenção percebi que a moagem deles praticamente não tem finos. Aliás essa diferença ficou ainda mais clara quando comparei o resto do café no fundo da xícara: zero sedimento no Nespresso original e uma verdadeira lama no Nespresso caseiro.

 

Das duas uma: ou peneiram o pó (acho improvável frente ao trabalho que adicionaria ao processo) ou utilizam um moinho que gera poucos finos. Com isso a extração dos lungos não superextrai as partículas finas e não gera amargor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...