Ir para conteúdo

AeroPress Invertido + Filtro de Metal


Postagens recomendadas

Ainda não tentei pq não tenho disco de metal mas pela descrição

parece ser uma coisa interessante a tentar. Vai pro todo list :)

 

http://blog.perfectcoffee.com/2014/03/30/aeropress-style-aeropresso/

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os filtros metálicos podem ser importados facilmente. Teve algum colega, não recordo quem, que comprou e chegou bem rápido. E acabou saindo bem mais em conta que comprar por aqui... (novidade...  :rolleyes: )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não consigo sentir muita diferença não Bruno, mas há quem sinta. No tópico da Aeropress o pessoal comenta qual é o motivo que pode causar alguma diferença no sabor. De qualquer maneira comprando o filtro no exterior não sai caro e é uma solução permanente, isto é, nunca precisará comprar filtros de papel. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provei os dois e preferí o filtro de papel escaldado. Houve quem dissesse que a extração com o filtro de metal foi mal feita. Quem vaí saber ? Mas se eu tiver a chance, compro o de metal e testo de novo. 

 

Abçs !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Igor, solução permanente até que o filtro amasse né? O que não é tão difícil considerando o Fine.. rsrs

 

Fernando, coloquei no tópico do tutorial a diferença dos filtros. Nunca usei o de papel para dizer se percebi diferença. Mas mesmo que tivesse usado não sei se teria percebido também.

 

O fabricante garante que há diferença. :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E amassa, é? O meu parece ser resistente, claro que é necessário tomar alguns cuidados.  

 

Eu uso mais o de papel também, pois é mais prático:  terminou joga fora!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei qual o seu filtro. O meu é o fine. É muito fininho. Um descuido e amassaria fácil, sem dúvida.

 

O filtro standard é bem mais espesso e resistente.

 

Pergunta: você não reutiliza os filtros de papel?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei um filtro permanente destes e, just in case, 700 de papel. Como foi no ebay, sabe-se lá quando (e se) vou receber.

Pensando positivamente, quando receber eu posto minha opinião. O de papel eu gosto muito. Principalmente com o Unique Orgânico torra Femme Fatale da pipoqueira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho ambos, mas prefiro o metálico, pois sinto que deixa passar mais os óleos do café que tendem a ficar retidos no filtro de papel (mas não é uma retenção grande também)

 

Vendendo eu uso o de papel. Acho que agrada mais o cliente e é um pouco mais prático por ser usou/descartou e por ele ter uma vazão maior que o de metal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim.. O filtro permanente fino tem os furos menor que o standard... Desconsiderando qualquer outra variável.. A vazão do fine é menor.. Mas considerando o filtro de papel, que inclusive nem pinga quando feito pelo método normal.. Por que a vazão seria maior então?!  :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Digo com relação a pressão que precisa aplicar para extrair, a pressão que preciso aplicar com o filtro de papel pra extrair na aero é melhor que no metálico. Vazão não foi o melhor termo, mas acho que deu pra entender

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca notei diferença quanto a óleos na superfície entre o filtro de papel e o able.

 

Minha percepção é que no coado os óleos ficam retidos porque eles flotam durante a infusão, então eles são os últimos a tentarem passar pelo bolo, e ficam retidos junto com a última água. E não tanto pelo filtro ser de papel ...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca notei diferença quanto a óleos na superfície entre o filtro de papel e o able.

 

Minha percepção é que no coado os óleos ficam retidos porque eles flotam durante a infusão, então eles são os últimos a tentarem passar pelo bolo, e ficam retidos junto com a última água. E não tanto pelo filtro ser de papel ...

 

Então, acredito que seja absorvido mesmo. As vezes que tomei cafés preparados no chemex achei a bebida muito mais limpa, com nenhuma presença de óleos na superfície. Duvido que isso se deva muito mais a parede tripla que se forma de um dos lados do filtro chemex do que o fato dos óleos flotarem

 

Extraindo a aero no disco metálico e levando a extração pra luz, dá pra notar umas manchinhas oleosas na superfície do café. Essas mesmas manchas são bem mais sutis e as vezes nulas extraindo com o filtro de papel.

 

Um experimento interessante é usar dois filtros de papel na extração da aero e ver o resultado final, heheheh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...