Ir para conteúdo

Minha Extração Fracassada - A moka explosiva


Igor

Postagens recomendadas

Olá pessoal, sempre vejo belas extrações aqui no clube, mas quase ninguém posta suas extrações fracassadas. Acredito que podemos compartilhar nossos fracassos também, primeiro porque é divertido e podemos rir uns dos outros, segundo para aprendermos com os erros (nem que seja o do próximo).

 

Vou começar com a minha extração mais fracassa e não importa o quanto você tenha falhado na sua, ninguém nunca fez uma extração tão fracassada quanto a minha!! Sou orgulhoso até no fracasso! 

 

Vou contextualizar primeiro, era um sábado, por voltas das 15 horas do dia 09 de abril de 2011, lembro desse dia como se fosse hoje. Nessa época ainda morava na casa dos meus pais e minha namorada estava comigo nesse dia. Como de costume estudávamos juntos, eu fazia graduação em matemática e ela em física, um cafezinho sempre cai bem nessas horas de estudo. Então fizemos uma pausa para o tal pretinho, peguei minha moka chinesa, enchi de água (não lembro o quanto coloquei), em seguida botei o café moído sem compactar e coloquei no fogo baixo. Enquanto o café estava no fogo peguei o leite e fui esquentar no microondas para o tal pingado da patroa e fiquei olhando para o vidro do microondas pra não deixar o leite derramar. Foi aí que escutei um barulho estranho, parecendo um tidiguerra. Quando olhei pra trás vi minha namorada sentada na cadeira da cozinha, branca que nem lidileite, virei o olhar novamente, agora para o fogão e me deparei com isso:

 

 post-3669-0-10610900-1396462473_thumb.jpgpost-3669-0-17102400-1396462479_thumb.jpgpost-3669-0-62555000-1396462485_thumb.jpgpost-3669-0-89614500-1396462491_thumb.jpg

 

Foram duas horas pra limpar bem mais ou menos a cozinha e ainda assim 3 meses depois era possível achar pó de café em lugares inimagináveis. A mancha do teto nunca saiu, ficou de recordação para os meus pais depois que sai de casa. 

 

 

Bem, é isso! Compartilhei um pouco da minha extração fracassada com vocês, espero poder ver as bagunças que vocês já fizeram também!

 

Abs e buon caffè

 

Igor

  • Curtir 7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Gente, que belezura de relato - e de explosão!

 

O que houve, Igor? Muita pressão e a válvula cedeu?

 

Você guardou as imagens pois sabia que no futuro viria parar no Clube e compartilhar conosco, é isto?

 

Mas agradecemos o didático post! Seus pais devem agradecer a recordação do filho.

 

Quando clicamos em cada imagem, elas já abrem grandes, ok?

 

um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Moka chinesa , válvula entupida , café moído demasiadamente fino = igual desastre :D

 

Sério isto que aconteceu é muito perigoso , alguém poderia ter saído machucado ! Não uma extração fracassada foi um acidente hahahaha

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Então fizemos uma pausa para o tal pretinho, peguei minha moka chinesa, enchi de água (não lembro o quanto coloquei), em seguida botei o café moído sem compactar e coloquei no fogo baixo.

Igor

Nunca compacte o café em um Moka !!!! Se bem que nem precisou compactar para acontecer uma explosão :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caraaaaaaaaaai véi.. Que bagunça!

 

Essa moka tá mais para árabe..  :lol:

 

E já existe um tópico sobre as extrações fracassadas também..  :lol:  :lol:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acontece que a moka tinha origem duvidosa (achava que era chinesa, mas tá mais pra árabe mesmo) e a válvula de segurança não funcionou como deveria (na realidade ela não cedeu Ana). A explosão foi tão grande que fez um buraco no teto. De fato está mais para um acidente mesmo.

 

Eu guardei as fotos porque ficaram assustadoras. Na época coloquei no facebook e até hoje é a minha foto mais comentada. E sabe de uma coisa, ao vivo era bem, bem pior!

 

 

Pensei nesse tópico para compartilharmos fotos ou vídeos das bagunças que fazemos e não discutir o processo das extrações ou as razões dos fracassos como nos outros tópicos, por isso está na seção de fotos.

 

Os pais piram na Moka Maluca!!! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk fiquei imaginando alguém de cabeça pra baixo em posição de cócoras, indo contra todas as leis da gravidade, tentando acertar o teto com o que você pensou. Se é que foi isso que você pensou... vai saber, né

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é só Moka chinesa não, eu tenho uma alemã toda chique e aconteceu a mesma coisa, depois disso simplesmente nunca mais a usei, moka pra mim é o pior método para extrair o café, hora que começa a ferver a parte superior está tão quente que quando o café começa a  escorrer nessa parte ele simplesmente queima devido ao contato com o material metálico hiper quente e fora que tem essa válvula de proteção que pode entupir e explodir, assim como panela de pressão. Eu realmente não uso mais e como disseram pode ser bem perigoso se alguém estiver perto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Igor, por esta e pelas peripécias relatadas com a Twin estou a pensar se não seria mais seguro que pedisses a tua senhora para preparar o cafezinho ? Acho que, em teu caso, ela até iria ficar feliz com teu pedido :-)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hahahaha por esse lado vc tem razão Rodrigo, deu uma bela história, pena que não tirei foto quando aconteceu isso, mas foi um terror, a cozinha ficou toda suja, o teto também, mas fiquei com receio da tal da moka depois disso, e olha que sempre limpava a válvula e utilizava o café com uma granulometria adequada, realmente não sei o que aconteceu, a sorte que quando preparamos a moka dificilmente ficamos o tempo todo em frente ao fogão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk fiquei imaginando alguém de cabeça pra baixo em posição de cócoras, indo contra todas as leis da gravidade, tentando acertar o teto com o que você pensou. Se é que foi isso que você pensou... vai saber, né

Sim, você pensou no que pensei. :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é só Moka chinesa não, eu tenho uma alemã toda chique e aconteceu a mesma coisa, depois disso simplesmente nunca mais a usei, moka pra mim é o pior método para extrair o café, hora que começa a ferver a parte superior está tão quente que quando o café começa a  escorrer nessa parte ele simplesmente queima devido ao contato com o material metálico hiper quente e fora que tem essa válvula de proteção que pode entupir e explodir, assim como panela de pressão. Eu realmente não uso mais e como disseram pode ser bem perigoso se alguém estiver perto

Roger, tem uma recomendação do Ensei Neto de deixar umas gostas de água na parte de cima.

Assim o café não queima ao entrar em contato com o alumínio quente.

Às vezes eu faço, gosto do café das mokas.  :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

casar com um rapaz?? me erra Miyamoto... isso é desejo secreto seu, eu to fora... hoahoahoahoahoahoa

José então mas não é somente no fundo da moka ali naquele cano onde passa o café na primeira escorrida já da uma queimadinha hehehehe, mas enfim, prefiro outros meios, o coado em sí acho superior a Moka 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele tá querendo alguém que goste dos apetrechos de café tanto quanto ele. E como no CdC o público feminino é escasso, se ele arrumar um rapazinho para ele, poderá se casar e ainda ter os mesmos hobbies.. :D :d

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ana, acredito que é que nem panela de pressão, as vezes, mesmo utilizando corretamente, alguns acidentes acontecem.

 

Não lembro se fiz algo errado, talvez tenha colocado água de mais cobrindo a válvula, ou quem sabe o fogo estivesse alto ou até mesmo a combinação disso e outros fatores. A verdade é que não peguei trauma, joguei essa daí fora e comprei uma Bialetti e até agora não tive problema nenhum. Não deixe a bichinha de lado, mas quando for preparar, só por precaução, não levante a tampa e fique olhando o café sair (todo mundo já fez isso alguma vez com a moka).

 

 

Esse Miyamoto tem 86 posts só hoje, quase um terço de tudo que foi postado. Isso significa que a cada três comentários um é do japa. Tá de mais ein cara!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...