Ir para conteúdo

Abuso em assistência técnica


Grelton

Postagens recomendadas

Pessoal

Não sei se esse é o local correto para postar esse assunto ou se já existe algo similar, se não for me desculpem.

Utilizei durante três anos uma super automática da Gaggia modelo Syncrony Compact na qual paguei R$ 1900,00.

Essa máquina apresentou um vazamento  em Dezembro de 2012 quando foi enviada para a assistência técnica onde teve trocada a caldeira, com custo de quase R$ 700,00.

Em Dezembro de 2013, um ano depois, a máquina novamente apresentou problema de vazamento. No final de Janeiro, levei a máquina para a assistência técnica a qual constatou que a caldeira estava novamente com problemas.

Fiz uma reclamação para a Philips Walita que me orientou levar a máquina para outra assistência a qual me enviou um orçamento de R$ 846,00 para troca da caldeira, sendo que desse preço R$ 669,00 eram da caldeira em si, o restante era mão de obra mais um “ladrão da bomba”.  

Após um mês em contato com a Philips fui informado que eles me dariam um desconto de apenas 30% no serviço total, quando então decidi retirar a máquina, pois acho ridículo ter que pagar pela troca da mesma peça em um prazo tão pequeno, sem contar o fato de que somente essas duas caldeiras me custariam 85% do valor total de uma máquina nova.

Nota, eu usava essa máquina em minha residência, tirando no máximo meia dúzia de cafés por dia.

Hoje eu entrei em contato com a Imeltron que já me cotou a mesma caldeira por R$ 188,00 mais R$ 18,00 para envio por sedex, além de me enviar o manual com o diagrama das peças:

http://www.mrbean2cup.co.uk/download-document/gaggia-syncrony-compact-part-diagram

Eu já havia retirado a caldeira da máquina e assim que a nova caldeira chegar verei se consigo eu mesmo consertar a máquina. Falo isso, pois como a máquina saiu de linha e a Imeltron não tem mais alguns o´rings que eu com certeza vou precisar na montagem da caldeira.

A ideia desse post é alertar a todos que as assistências técnicas muitas vezes estão cobrando preços totalmente absurdos para o conserto de coisas relativamente simples.

Aliás essa prática extorsiva vem sendo praticada em tudo quanto é lugar no Brasil.
Quando a caldeira chegar conto se consegui ou não arrumar a máquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grelton.. É a velha história de empurrar um valor absurdo para um leigo. Se colar colou. São poucos os que sabem o valor de peças e acabam pagando este preço absurdo que você comentou. Você mesmo pagou isto da primeira vez.

 

É sempre bom ficar de olho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Imeltron tem dessas coisas ela vendeu para vc a caldeira (uma das duas ) ,por um preço menor que nos EUA.

 

http://shop.partsguru.com/searchquick-submit.sc?keywords=282058855+

http://www.shop.partsguru.com/product.sc?categoryId=108&productId=278

 

Bem menor 

 

Boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso aí, vamos disseminar a cultura do Do It Yourself  ou Faça Você Mesmo. Hoje se tem tutorial para praticamente tudo na rede e com um pouco de experiência e conhecimentos básicos é sempre possível fazer você mesmo.

 

Fora do Brasil essa prática é mais comum, aqui infelizmente temos muita dificuldade de acesso a peças e informações em português. O bom de estar aqui no clube é que temos várias pessoas com experiência e principalmente vontade de ajudar.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Imeltron tem dessas coisas ela vendeu para vc a caldeira (uma das duas ) ,por um preço menor que nos EUA.

 

http://shop.partsguru.com/searchquick-submit.sc?keywords=282058855+

http://www.shop.partsguru.com/product.sc?categoryId=108&productId=278

 

Bem menor

 

Boa sorte

Carlos

 

Eu ja tinha percebido que o preço da caldeira ta mais barato aqui que la fora.

Vai entender,,,

 

Do ponto de vista tecnico essa caldeira é uma incognita, pois os caras dizem que a caldeira estava vazando (não testei antes de desmontar tudo) e ela "aparentemente" permite reparo, pois é dividida ao meio.

Quando chegar a nova vou abrir a velha ao meio e ver como é por dentro.

Como a caldeira é toda de aluminio, pode ser que tenha empenado, sei lá, tipo cabeçote de carro e seja dificil reparar. Mas é quase certeza que ela tem uma gaxeta ou anel bem no meio.

A sacanagem é que eles dizem que existe uma caldeira blindada que duraria muito mais, porém a Imeltron não tinha esse modelo.

Outra coisa que mata é ver uma caldeira com resistências "externas" dando problema. Isso sinceramente não deveria acontecer,pelo menos não tão cedo,

 

Gilberto

Assim que for montar te pergunto sobre os anéis.

 

Miyamoto

 

Eu normalmente não cometo o mesmo erro duas vezes.

Na primeira deixei passar pois pensei que resolveria definitivamente, até porque na minha máquina anterior, uma Gaggia Evolution a caldeira munca apresentou problema, mesmo depois de quase 5 anos de uso.

 

Além do que essa máquina, Syncrony, é bem mais "chata" de mexer que uma automátiva simples, e eu não tava muito a fim de mexer com isso pra ser sincero.

 

O que me dá sangue nos olhos é ver não só o preço das coisas fora do Brasil, mas especialmente a disponibilidade que os caras têm lá fora. É o fim da picada, pagar um absurdo em uma máquina e não poder importar nem peças sem ser esfolado pelo governo.

 

O inferno viver no terceiro mundo (se for)!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui esta mais barato pelo fato de o modelo ter saido de linha, normalmente pega-se o estoque de peças dos modelos antigos e da-se uma queimada geral antes que as máquinas sejam sucateadas e ai nem de graça ninguém vai querer comprar a peça, talvez lá fora não se faça isto por 2 razões, por ser um mercado bem maior, e como dito por existir a cultura do faça você mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gilberto,

 

Sinceramente eu não tenho certeza de nada, até porque eu "acho" que esse elemento deve ser compartilhado por diversas outras máquinas que ainda não sairam de linha.

 

Pode ser até alguma mancada de estoque, o que acho menos provável.

 

A única certeza absoluta que eu tenho é que eu não vou reclamar do preço!

 

Vou torcer pra eles enviarem sem nenhuma surpresa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grelton , é isso mesmo essa é uma caldeira padrão para muitas automaticas , na verdade ela não é uma caldeira é um termobloco , ela se parece com as primeira e segundas fotos dessa pagina.

 

https://www.coffeeco.com.au/articles/july2002.html

 

Na primeira foto é ela fechada na segunda aberta , a resistencia esquenta essa massa de aluminio , por onde a agua percorre essas canaletas , esse tipo de termobloco costuma dar problema de calcificaçao , por isso para essas maquinas a descalcificação é importante e o uso de agua bem filtrada.

O outro problema seria a queima da resistencia nesse caso é troca mesmo.

Eu não entendo nada de automaticas , portanto , se o termobloco esta vazando vc verá as marcas da agua no aluminio.

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for a de alumínio sem tubulação de inox, também existe a chance de corrosão.

 

Detalhe sobre o preço das peças: os preços nos EUA, em geral, são bem mais caros que na Europa, apesar de muitas vezes as máquinas serem mais baratas. Mas ao mesmo tempo na Europa em geral a garantia é de 2 anos, nos EUA é de 1 ano. No caso desses termoblocos antigos da Saeco/Gaggia, deve sair no máximo 50 dólares na Europa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...