Ir para conteúdo

Torra completa Fazenda Limoeiro no Roaster SR-500


Postagens recomendadas

roast coffee

 

name;franca

country;brazil

year;2013

shop;

processing;Dry

additional_information;limoeiro

 

roast

roast_date;2014-abr-06 18:48

roaster;SR-500, convex air

external_cooling;yes

batch_size;127.5g

weight_loss;19.94%

degree_of_roast;City (+)

ambient_temperature;29

additional_roast_information;

 

temperature_curve

;time_in_seconds;temperature;target temperature

start_roast;;31

start_1st_crack;05:48@158º

end_1st_crack;08:16@186º

end_roast;08:51@173º

additonal_measuring_points

roast start;00:00@31º

02:13@101º

02:56@127º

04:12@146º

04:51@158º

05:48 crack start @158º

06:05@168º

06:38@176º

07:45@186º

08:16 crack end @ 186º

08:39@173º

roast end;08:51 @ 173º

 

taste score;1 (Good)

additional_information;

post-1714-0-33711300-1396828605_thumb.jpg

post-1714-0-50526700-1396828606_thumb.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este log você fez onde? Coffee Roaster?

 

A temperatura parece muito baixa para 1C.

 

Não deve ser a temperatura real do grão né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

158º ? no 1º Crack ? não sei se é baixa, só sei que me esqueci de verificar quando finalizou, porisso no gráfico tá tão longo, kkkkk.

Medi a temperatura com termômetro laser tipo pistola. não tem muita precisão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Termômetro a laser é preciso. Mas você estava mirando onde?

 

1C vem normalmente bem acima dos 200°C.

 

Com certeza essa medição sua está errada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este log você fez onde? Coffee Roaster?

 

A temperatura parece muito baixa para 1C.

 

Não deve ser a temperatura real do grão né?

Enquanto os grãos vão girando, fica difícil saber qual é a temperatura correta, então me baseava pela maior que eu consegui medir naquele momento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parte dos problemas está aí. Sua medição está errada com certeza. Mas se te serve de parâmetro para as próximas torras continue fazendo assim. Mas sabendo que não está medindo a temperatura correta.

Inclusive terá problemas se quiser reproduzir um perfil existente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parte dos problemas está aí. Sua medição está errada com certeza. Mas se te serve de parâmetro para as próximas terras continue fazendo assim. Mas sabendo que não está medindo a temperatura correta.

 

Inclusive terá problemas se quiser reproduzir um perfil existente.

Acho que vou partir para a compra de um termopar, acredita que posso deixar os sensores dentro do tambor o tempo todo da torra ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu tenho o mesmo termômetro e o Miyamoto dessa vez está certo.

150C é o fim da primeira fase de aquecimento dos grãos. 1C ocorre lá pelos 200 e algo.

A parede de vidro é isolante e você mediu a temperatura externa dela. Na hora de comprar um termopar, cuidado pra que seja um que aguente o calor.

Vários dizem que vão até 300 e pouco, mas derretem logo. Acho que o que derrete é o cabo. Talvez a ponta sensora é que seja até 300.

Vamos ver se alguém te diz aqui qual termopar comprar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cal.. Só desta vez eu estou certo?  <_<

 

Ricardo, não sei como é o esquema do seu torrador.. Mas talvez um furinho no corpo dele, com tamanho suficiente para enfiar um termômetro de espeto já resolva o problema..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É esse, a tampa é o coletor, mas eles se separam, pensei em passar o cabo entre eles, mas o problema é o cabo do termopar que acredito não suportar a temperatura e derreter sua "capa".

 

http://www.roastmasters.com/fresh_roast.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ricardo, teu método funciona bem para medir a temperatura dos grãos, simplesmente tem um offset de uns 50°C.

E isso mesmo, deves medir pelo menos 10 segundos e utilizar a maior medida.

Evidentemente que um bom sensor te dará uma medição mais acurada e mais fácil de medir.

Eu tenho usado esse método, complementando o sensor (ET) do Gene e tenho tido uma boa correlação, permitindo especialmente verificar a variação das temperaturas na fase de desenvolvimento, o que para mim é crítico.

 

Obs: no meu caso o offset é mínimo ...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ricardo, teu método funciona bem para medir a temperatura dos grãos, simplesmente tem um offset de uns 50°C.

E isso mesmo, deves medir pelo menos 10 segundos e utilizar a maior medida.

Evidentemente que um bom sensor te dará uma medição mais acurada e mais fácil de medir.

Eu tenho usado esse método, complementando o sensor (ET) do Gene e tenho tido uma boa correlação, permitindo especialmente verificar a variação das temperaturas na fase de desenvolvimento, o que para mim é crítico.

 

Obs: no meu caso o offset é mínimo ...

Aconselhas não abandonar o termometro ou mantê-lo juntamente com o termopar ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um bom termopar, bem situado é uma solução bem superior.

No entanto, lembra que tem duas temperaturas que são importantes para o controle da torra: a ambiente (ET) que seria o do ar da "saída" que indicaria o quanto de calor esta sendo produzido, e a do grão (BT) que é mais baixa e tem uma curva de elevação mais lenta.

Tem gente que trabalha somente com ET outros exclusivamente com BT, mas eu prefiro monitorar as duas, desde que a correlação não é linear e depende das propriedades do grão, bem como (em menor medida) das quedas de energia da rede elétrica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dois multímetros com termopar um pegando o BT e o outro pegando o ET ?

Aí seria necessário uma conexão com PC para poder fazer a leitura das medições de (BT e ET) em relação ao Tempo.

Estou certo ? seria isso ? pois monitorar no olhometro dois multímetros......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O roastlogger tem, na teoria, opção de filmar (webcam) as telas dos multímetros, fazer o reconhecimento dos números e fazer o log. Não me lembro se pode fazer isso em 2 displays.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode comprar qualquer um desses termopares que suporte até 300ºC. A ponta não derrete. O isolante costuma ser de silicone de alta temperatura e os fios são ou de malha de aço ou de malha de fio cerâmico.

Sugiro colocar a ponta no interior do torrador. Pode introduzir pela tampa mesmo, se houver espaço entre ela e o corpo de vidro do torrador.

Posicione de forma que fique imerso na massa de grãos, mas sem tocar em partes metálicas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se quiser mandar para mim, faço uma caixa controladora e você, além de medir, controla pelo computador (mas, teria que ver se a resistência está ligada em série com a ventoinha. Se estiver, não mexo nisso porque pode dar complicação).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Guilherme, viu na foto que postei da bancada o Nemox Lux ? Fez um belo conjunto a  minha Studii e com o torrador.

Bom, vou tentar com um multímetro + termopar e ver o que consigo de melhora.

Obrigado pelas dicas.

Já estou pensando em algo maior para 2015 ou 16, um Behmor, um Gene, ou até um CDC, quem sabe, acredito que precisarei de uma capacidade maior do que 127.5 gramas.

Mas acho que por enquanto não necessito de um mod radical, preciso é aprimorar meus conhecimentos e práticas na torra ainda na raça, depois eu vou subir um nível.

Agradeço imensamente.

 

PS. Para saber se a resistência está ligada em série com a ventoinha é só abrindo ?

O que posso lhe dizer que são independentes, há um botão que alterna entre (OFF/LOW/MEDIUM/HIGH), e o potenciômetro da ventoinha.

Espero ter sido útil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pela descrição, há forte probabilidade, para não correr o risco de errar, mas quase chegando a um juízo de certeza, de serem isoladas as resistências da ventoinha.

Tem que ver se o conjunto multimetro+termopar vale a pena. Se o investimento passar de R$ 200,00, não acho que compense (estimo que a confecção de uma caixa controladora fique em torno disso ou um pouco menos (tenho que cotar as peças)).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...