Ir para conteúdo

Polti expresso 3000


Persan

Postagens recomendadas

Olá pessoal,

Sou novo no forum coloquei com auxilio tecnico uma cafeteira Polti expresso 3000 que herdei em condição de nova.

Na verdade estava nova mas sem uso.

Fiz buscas no site e não encontrei informações sobre ela.

Se alguém conhecer esta maquina, por gentileza, gostaria de informações e dicas sobre ela.

Consegui o manual e um tecnico da antiga vaporetto do Brasil que a deixou novinha, mas não consegui informações sobre ela na internet sobre a qualidade, dicas, cuidados, etc.

 

Abs a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Persan , essa foi uma das primeiras maquinas de espresso que eu tive é do inicio dos anos  90 (93/94) , nunca fiz um espresso decente nela , mas , nem tudo é má noticia o moedor dela é excelente , sabe-se lá porque a Polti colocou nela um moedor bom.

 

Motivos para ela ter sido uma decepção :

 

Naquele tempo eu não sabia nada de expresso e não existiam fontes de informação (não existia nem internet  :) )

O café que havia no Brasil era muito ruim e era dificil encontrar grãos para comprar , quando eu conseguia achar era um café de torra velha ou torra muuuito escura ou ambos.

A vaporização era muito ruim , bem fraca.

 

Após dois anos eu comprei um Krups e parei de usar ela , mas , continuei a usar o moedor dela ate comprar um moedor bom , que na verdade tinha um desempenho quase igual ao dela.

Ela usa filtros despressurizados (os pressurizados eu acho que não tinham sido inventados)

A minha não usava saches ESE (O Consorcio ESE ainda não existia)

Ela usa tamper de 51mm.

 

Eu no seu lugar tentaria usar um café bom de torra recente como o do Café Expresso Brasil , provavelmente todo o problema dela seja o café vagabundo que eu tinha disponivel na epoca .

 

Se no futuro vc comprar uma maquina melhor , lembre-se que o moedor que é um problema aqui no Brasil vc não precisa comprar , esse dela esta no mesmo nivel que um Baratza Encore.

 

Abs

C. Eduardo 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado ao Morato pelo Manual e ao Carlos Eduardo pelas dicas.

 

A máquina tem 19 anos e consegui fazer um expresso razoável com ela hoje (após passar por uma extensa manutenção.)

 

Não conheço muito sobre grãos, hoje comprei para moer café Astro e Prima Qualitá no Pão de açúcar, tem muitas marcas e não quis comprar mais que 250g para não ficar velho. 

 

Bom, estou começando em café expresso feito em casa, (aceito dicas e críticas).

 

Tenho outra máquina no escritório, mas esta vai ficar em casa até que eu aprenda a fazer um café razoável e estude um pouco mais sobre este universo!!!

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Café de supermercado , costuma ter torra muito velha , veja a data de validade (costuma ser um 1ano) se ele foi torrado a mais de 30 no maximo 40 dias , não serve mais para espresso.

 

Aqui vc tem uma  lista de vendedores online aprovados pela maioria dos membros  e que vendem café de torra sempre recente .

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/2026-onde-comprar-caf%C3%A9-especial-online-no-brasil/

 

Sugiro começar pelo :

 

http://cafeexpressobrasil.loja2.com.br/category/615433-Cafes-torrados-em-graos-ou-moidos

 

São blends de facil extração , otimo para um iniciante , sabor excelente e sempre bem equilibrados.

 

Quando possivel poste um video de uma extração (com café bom), estou curioso para ver essa maquina funcionando com café de torra recente . :)

 

Abs

C. Eduardo 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

E nossa linda promoção de Páscoa nem terminou ainda ou teve os vencedores e o excelente material produzido já começa a ser útil...

 

Parabéns àqueles que aderiram à causa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sergio.M - Obrigado pelo tutorial, é de grande valia para quem está iniciando. Já li 2 vezes.

 

Carlos Eduardo, tens razão. O café é de 2 meses atrás. Estou cadastrando-me no café expresso.

 

Posteriormente vou fazer a filmagem com o café bom e posto para todos.

 

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

:D

 

Mas isto foi no século passado... tudo bem que a trilogia acima também é antiguinha... data da época da revolução francesa...

 

Mas vamos voltar à Polti. Porque mais tarde vem bronca por fugirmos do tema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 years later...

Olá pessoal. Arrumei uma polti 3000 e ela estava parada há um tempo. Então, para limpar, fiz um ciclo apenas de água, e a água que sai está vindo branca... No manual fala sobre sedimentos brancos terem relação com acúmulos que cem da própria água (calcário?), mas não sei se é isso mesmo. Fiz a limpeza sem café até a agua sair transparente mas no outro dia, quando quis usar, a água veio branca de novo. Agora passei café pra tomar e ver se assim ela limpa. Alguma sugestão do que pode estar acontecendo? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tive uma Polti dessa lá por 1993  :)  essa máquina é  muito boa e robusta , o moedor acoplado é  um equivalente ao nemox  , com mos idênticas ao do Bravo mini.

Caldeira de inox e filtros despressurizados , usa temper 51mm , os pressurizados não tinham sido inventados e nem o padrão ESE ainda. :D

Use um descalcificante como esse :

https://www.americanas.com.br/produto/25795464/descalcificante-liquido-250ml-ca6700-saeco?opn=YSMESP&WT.srch=1&epar=bp_pl_00_go_pla_rlsa_novos_gmv&loja=19248565000110&gclid=CjwKCAjw3_HOBRBaEiwAvLBbohnlR6ymdn4tjt9Z8-mIOSYTiVlDJhAUb7GerQwcxk80UnVDE98R6hoChqwQAvD_BwE

Nada de vinagre ou outras gambiarras .

Se você não tiver o manual na internet deve ter uma cópia,  siga as instruções de descalcíficacao do manual.

Como sua máquina deve ter uns 25 anos , se começar a pingar e vazar (normal com borrachas tão velhas) vc vai ter que procurar borrachas equivalentes .

Eu acho que a OPV dela é  de latão,  coisa boa assim não fábrica mais .

Quando a minha envelheceu , comprei uma de longui e dei essa Polti de presente , me arrependo , se tiver tudo ok , vc tem uma máquina do mesmo nível de uma breville de 3500 reais , o único problema é a vaporização ruim por causa da caldeira pequena.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...
  • 3 years later...
  • 1 year later...

Adquiri uma maquina dessa para reformar , então vou deixar aqui algumas coisas que sei sobre ela.

Ela não possui opv, a resistência é interna do tipo termo coil igual ao da rancilio silvia.

A caldeira é de antimônio ou alumínio.

O moedor realmente é um nemox lux que é muito mais ultil se você retirar ele da maquina e fazer uma base para ele, vai evitar sujeira dentro da maquina .

Bomba ulka comum de 15 bar 

Porta filtro de 52mm bem robusto .

Polti 3000 express.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...