Ir para conteúdo

Qual é o "pecado" em mexer o pó no coado?


Postagens recomendadas

Maioria dos vídeos brasileiros que vejo sobre como fazer um bom coado enfatizam para não mexer o pó durante o preparo. O engraçado é que em alguns vídeos "de fora" é o contrário: até indicam! Para mostrar só 2:

 

 

 

E aê? Qual é o "pecado" em mexer o pó no coado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, existem várias maneiras de se preparar um café coado. Só para citar algumas: colocar especiarias como cardamomo, canela, noz moscada, cravo moído e por ai vai. Acredito que mexer o coado não é nenhum pecado, você apenas está imprimindo algo "diferente a bebida". Vai do gosto do tomador, neh. Já li um artigo outra vez que colocar um pouco de água no pó, aguardar algun segundos e somente depois ir derramando a água para fazer o coado, você tira mais da essência do café. Então, acredito que é de cada um a forma de bebericar.

 

:D

Anderson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Xará.. Na verdade isto é pré-infusão..  :P

 

Ele perguntou infusão... Basicamente infusão é deixar o café em contato com água quente..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Xará,

É que você não percebeu as entrelinhas KKKKK.

Ele perguntou o que é infusão, mas o que ele realmente queria saber era no que consistia a pré-infusão :P .

É que eu leio mentes kkkkkkk.

Para de pensar bobagem Myamoto kkkkkkk.

Brincadeira.

Cê tem razão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que essa indicação de não mexer o pós é mais para o coado no filtro padrão Melita, mais conhecido no Brasil. Considerando que geralmente se usa um café de qualidade baixa, o gosto do "piche" resultante não vai fazer diferença se mexer ou não. Então, não sei pra que inveteram esse mito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No Coffee Lab eles mexem no início, eu particularmente acho que no Hario que escoa café por toda lateral é errado mexer, você vai permitir que café que teve pouco contacto com a água já passe pelas laterais, eu faço de maneira que sempre fique uma parede de café nas laterais, despejando água aos poucos sem que se transborde desta parede pois correria água direto para a xícara sem nem ter tocado no café, quando der vou fazer um totorial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tinha ouvido essa de furar, mas não me parece tão fácil. Acho que o que o Gilberto falou talvez tenha mais a ver. Ao mexer num Hario ou Melitta, você corre o risco de canalizar. No clever não, já que a mexida que falei é na fase de infusão (segredo: eu nem tenho um clever!). O que eu acho meio exagero é não mexer com gosto na prensa, como dizem alguns tutoriais. Aquela série de vídeos que alguém postou fala pra só dar uma molhada na colher, sem agitar muito. Namprensa, depois de um minuto, eu exo mesmo com:-)a colher. Na aeropress então, nem te conto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tinha lido não me lembro onde, ou visto um vídeo, que o rapaz mexia para acelerar a extração.

Pois o café havia sido passado por uma peneira que reteve o particulado mais grosso.

Nos demais casos, acredito que a colocação do Gilberto seja válida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tinha ouvido essa de furar, mas não me parece tão fácil. Acho que o que o Gilberto falou talvez tenha mais a ver. Ao mexer num Hario ou Melitta, você corre o risco de canalizar. No clever não, já que a mexida que falei é na fase de infusão (segredo: eu nem tenho um clever!). O que eu acho meio exagero é não mexer com gosto na prensa, como dizem alguns tutoriais. Aquela série de vídeos que alguém postou fala pra só dar uma molhada na colher, sem agitar muito. Namprensa, depois de um minuto, eu exo mesmo com:-)a colher. Na aeropress então, nem te conto.

 

Eu furei uma vez.  :wacko:

Na verdade, feita a pré-infusão, não vejo grande finalidade em mexer. O sistema é dinâmico, com água em movimento. Diferente da prensa e da aero, com certeza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 years later...

A propósito de agitação em percolação, vi agora há pouco no Facebook:

https://www.facebook.com/GardelliCoffee/videos/1398412580202029/

 

Só não usaria uma pá de madeira para evitar cruzamento (contaminação) de sabores. Nisto tudo, caso se agite, não vejo nem necessidade destas chaleiras pescoço de ganso, é um frufrufru consumista que inventaram porque fica mais chique, estiloso e performático. O dia em que minha Bonavita pescoço de cisne (como dizem os franceses, o que me parece mais apropriado) se for, vou comprar uma destas brazookas normais mesmo, eletrônica ou elétrica: dá na mesma e são muito mais baratas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se - e somente se - agitar o suficiente: "Gooseneck Kettle" ou "Bouiloire à bec col de cygne" não fazem diferença nenhuma!

 

Vários dos melhores cafés brasileiros que tomei no ano passado foram torrados num Bolinha, moídos num Mimoso, passados num Melitta 103 de papel, e água (fervendo) despejada duma chaleira daquelas de bico curto e redondo de 3 cm de diâmetro (com tampinha basculante pra apitar, sabe qual é?), adequadamente agitados com uma colher de sobremesa (ou de sopa) de alumínio barato.  :P

 

Quando o café e a torra são excelentes, e se extrai com capricho, o resto é resto.... :ph34r:

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu faço pouco café no V60, e no meu caso eu normalmente não faço qualquer agitação no pó. Deixo a água agir em conjunto com a gravidade. ;P

 

Em síntese, uso as indicações do manual de preparo lançado pelo Sebrae no ano passado como parâmetro pro V60.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...

Fala aí galera!

 

Já "viram" cego preparando um Coado!?

Muito prazer:

Sou eu!!! Hahaha!!

Brinks

Bom: depois de muitas experiências, na minha prática cotidiana de extrair coados, mexer, não sei porque, Trava a extração.

E acabou não rolando o tutorial do @Gilberto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...