Ir para conteúdo

Philco 15 Bar com filtro pressurizado


pazustep

Postagens recomendadas

Caros,

 

Iniciei há pouco tempo na arte do café espresso, quando comprei uma máquina Philco 15 Bar.

 

Ela prepara um café decente (considerando a minha inexperiência), mas a produção de crema dela não tem me deixado satisfeito. O crema produzido é muito denso, parecendo mais espuma de sabão. Pesquisando um pouco sobre o assunto, parece que a culpa disso é o filtro pressurizado que essa máquina usa.

 

A minha pergunta então é: Há solução? Posso encontrar um outro filtro, não pressurizado, que sirva no mesmo cachimbo? Ou talvez um conjunto de cachimbo + filtro que sirva na máquina? Em anexo algumas fotos da máquina, filtros e café preparado por ela.

post-3725-0-16859600-1397229169_thumb.jpg

post-3725-0-03348100-1397229176_thumb.jpg

post-3725-0-91809300-1397229181_thumb.jpg

post-3725-0-00005400-1397229189_thumb.jpg

post-3725-0-04029900-1397229196_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pazustep, bem-vindo ao Clube!

 

Você mediu internamente o filtro, não? Pois às vezes medimos sem querer o PF (porta-filtro).

 

Oi Anita, obrigado pelas boas vindas.

 

Medi o porta-filtro, imaginando justamente que qualquer filtro substituto deveria caber nas medidas dele. O diâmetro interno do filtro propriamente dito é de 52mm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Oi, o que acontece é que nem todo filtro, mesmo de diâmetro igual, serve em qualquer PF. Há algumas pequenas variações que podem fazer com que sirvam ou não: mola no PF, linha ou não no filtro (ridge ou ridgeless), altura da borda do filtro x altura do PF que fará com que o porta-filtro encaixe ou não na máquina, coisas assim. Por isto o pessoal te perguntou o diâmetro do filtro.

 

Um filtro de mesmo diâmetro não necessariamente servirá neste PF.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, o que acontece é que nem todo filtro, mesmo de diâmetro igual, serve em qualquer PF. Há algumas pequenas variações que podem fazer com que sirvam ou não: mola no PF, linha ou não no filtro (ridge ou ridgeless), altura da borda do filtro x altura do PF que fará com que o porta-filtro encaixe ou não na máquina, coisas assim. Por isto o pessoal te perguntou o diâmetro do filtro.

 

Um filtro de mesmo diâmetro não necessariamente servirá neste PF.

 

Ah, entendi. Uma informação que talvez ajude é que quando comprei essa Philco, do lado dela estava uma Mondial C08, que parece ser mais comum aqui pelo forum. Até onde pude observar, as duas são idênticas exceto por detalhes estéticos — o reservatório de água, o dial do vapor, o vaporizador, o coletor de resíduos… tudo exatamente igual à C08, só muda mesmo o painel frontal. Acho que as duas são as mesma máquina. 

 

Acabei levando a Philco exatamente porque achei ela mais bonitinha que a Mondial, mas talvez um filtro que sirva na C08 sirva também nessa Philco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Pazustep (não sei seu nome):

 

sugiro duas coisas:

 

1. olhar o tópico da PHC19 que temos no Clube para determinar se é a mesma máquina que a sua. Se for, ela já foi bem explorada ali, creio que a moderação talvez feche este tópico (se for a mesma, claro).

2. olhar o tópico da C08, para ver o que diz ali do filtro/pf dela e você poder concluir se serve ou não.

 

No mais, não esqueça de um bom café (fresco e de preferência moído na hora), o que já vai ajudar um pouco, mas não resolver em definitivo o problema da falsa crema (se é que é um problema) dado pelo filtro com pressurizador.

 

um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anita, a minha é Philco PHC19 (esse já tem tópico sim) a dele é diferente (a minha é 19Bar, como o modelo sugere a dele é 15Bar, mais bonitinha e com braço de vapor aparentemente melhor)

 

Se o comentário foi com ar de esporro, ok... admito :/ É que como ele levantou a bola do filtro, peguei o bonde... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas sugestões, Anita. Procurando pela C08 no forum, achei um tópico sobre despressurização do filtro dela. Em nome da ciência, resolvi sacrificar o meu filtro 1-cup e tentar despressurizá-lo.

 

O resultado está na foto em anexo, acho que foi um sucesso. O crema falso não acontece mais, agora só preciso melhorar minha extração para obter um crema verdadeiro :)

post-3725-0-34716300-1397237392_thumb.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Espero que você esteja ciente da importância do moedor , pois agora com os filtros despressurizados não irá conseguir nada de bom sem um moinho competente :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ficou muito bom.. Agora é acertar a mão para começar a brincar direito.

 

Mas a pergunta principal: e o moinho? Já tem?!

 

Sim, um Porlex Mini. Chegou ontem, ainda estou me acostumando com essa coisa de moer grão :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimo.. É um excelente moinho..

 

Vai se dar bem..

 

E balança? Tem?!  :D

 

Ahã, tenho uma balança de cozinha digital com precisão de 1g. Eu já tinha ela para outros usos, mas deve me servir bem para café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Anita, a minha é Philco PHC19 (esse já tem tópico sim) a dele é diferente (a minha é 19Bar, como o modelo sugere a dele é 15Bar, mais bonitinha e com braço de vapor aparentemente melhor)

 

Se o comentário foi com ar de esporro, ok... admito :/ É que como ele levantou a bola do filtro, peguei o bonde... 

 

Não foi bronca nada, nem moderadora sou. Foi apenas para verificar se era a mesma máquina, pois daí já teríamos material sobre ela. Mas é outra, então precisa mesmo de novo tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Obrigado pelas sugestões, Anita. Procurando pela C08 no forum, achei um tópico sobre despressurização do filtro dela. Em nome da ciência, resolvi sacrificar o meu filtro 1-cup e tentar despressurizá-lo.

 

O resultado está na foto em anexo, acho que foi um sucesso. O crema falso não acontece mais, agora só preciso melhorar minha extração para obter um crema verdadeiro :)

 

Excelente! Corajoso, rapidinho tomou a iniciativa e conseguiu melhorar a extração. Muito bom!

 

Como a sua máquina é nova no Clube (tínhamos apenas da PHC19), conte mais dela, para ir alimentando este novo tópico...

 

Agora é caprichar no café de qualidade (gourmet ou superior). Torrado até uns 30 dias no máximo. E moído na hora.

 

Seu kit está ótimo para começar. Parabéns! Agora espia nossos novos tutoriais, temos DOIS de expresso que podem te ajudar bastante.

 

um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Valeu pazustep. Vou fazer o mesmo com o filtro da PHC19... mas um conhecido me disse que eu não conseguiria com dremel, que gastaria vários discos e não obteria exito. Acho que o cara é parente do torneiro ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pazustep. Vou fazer o mesmo com o filtro da PHC19... mas um conhecido me disse que eu não conseguiria com dremel, que gastaria vários discos e não obteria exito. Acho que o cara é parente do torneiro ^^

 

Tive que gastar dois discos, mas acabou dando certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Novamente revendo o tópico e agora conte pra nós como foi a experiência depois de despressurizada a máquina...

Tenho uma dúvida em relação a essa máquina ela tem o termobloco ?? Quando coloca para vaporizar o leite escuta pulsos de mais ou menos 1 em 1 segundo da bomba interna ??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Novamente revendo o tópico e agora conte pra nós como foi a experiência depois de despressurizada a máquina...

Tenho uma dúvida em relação a essa máquina ela tem o termobloco ?? Quando coloca para vaporizar o leite escuta pulsos de mais ou menos 1 em 1 segundo da bomba interna ??

 

Como ninguem te respondeu, sim, ela faz alguns barulhos de 1 em 1 minuto mais ou menos.

 

Ate agora não consegui pegar a mão desta maquina, comprei a minha faz um mes, e meu café esta saindo completamente sem crema, agora não sei se é defeito na cafeteira ou no operador.

 

Não tenho um moedor bom, comprei o cadence, fui ludibriado por uma vendedora de um empório de café da minha cidade. Pior que queria comprar o manual que custava o dobro do preço.

 

Ate gostaria de ajuda de outros proprietarios deste modelo para indicar com posso fazer para melhorar minha extração eu agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Bluiz,

Eu tenho a mesma maquina que você. Tem alguns macetinhos pra conseguir fazer elas extrair um crema digno.

1 - café com torra fresca. Pelo que ví você também é de Curitiba - teste comprar grãos no Lucca, eles torram com frequencia.

2 - se não esta fazendo crema, pode ser que a sua moagem esteja muito grossa. Tente afiná-la ao máximo, desde que contininue passando agua. Se chegar a um ponto onde esta só gotejanto cafe, exagerou na moagem.

3 - primeiro ligue a maquina e espere aparecer a luz verde. Encha uma xicara de cafe somente com agua quente (deixe o porta filtro na maquina para aquece-lo). Você vai ver que a luz verde vai apagar logo em seguida, a temperatura ainda nao estava estavel. Feito isso, coloque eu cafe moido no filtro e faça deu espresso.

 

Eu normalmente uso o filtro duplo para fazer um espresso de 60ml. A quantidade de cafe que cabe no simples deixa ele muito fraco.(minha opniao).

 

Espero que tenha ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...