Ir para conteúdo

Qual o grão no seu moinho HOJE (ou café na sua máquina, coador, aeropress etc.)?


Guest Anita

Postagens recomendadas

Vista Alegre, Chapada Diamantina, no espresso curto. Caramelo licoroso, a doçura do café é bem equilibrada com a sua acidez. Muito gostoso, um desses cafés que vc sente uma meia hora depois ainda na boca.

 

hLoCCKx.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vista Alegre, Chapada Diamantina, no espresso curto. Caramelo licoroso, a doçura do café é bem equilibrada com a sua acidez. Muito gostoso, um desses cafés que vc sente uma meia hora depois ainda na boca.

 

hLoCCKx.jpg

 

 

 

Esse café é maravilhoso mesmo, bem caramelado e equilibrado. O meu acabou em menos de 1 semana hehehhe

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de provar o Wegida da Square Mile. 10g pra 140g no v60 01 em 3:40s

antes passados pelo Kruve :) (agora já faz parte da rotina peneirar)

 

Achei sensacional. Por enquanto top 2017. Apesar da descrição do site dizer

muita fruta eu achei muito floral. O aroma é incrivel.

 

Se os outros dois forem desse nivel valeu a espera ;)

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Meu irmão trouxe ontem de SP , o Blend para espresso da Isso é café.

 

Espresso 22 , na embalagem vem escrito : Cremoso , Amanteigado e Melaço , torra 21/3.

 

Nao conhecia , gostei muito , crema abundante , bem doce .

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Shirakawa Go, Café Hida, recomendado! Café sem pressa, como o senhorzinho diz: se não tem tempo para nosso café volte pra hora.

 

Primeiro café decente em sete dias ...

 

Hoje vai um da Etiópia.

 

Abraços!

 

6517594b35a0542fe70b803873ae67b2.jpg

 

Enviado de meu MI 5 usando Tapatalk

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Costa Rica Sumava Monte Llano Bonito Yellow Honey Villa Sarchi (has bean)

Provavelmente o café com o nome mais longo que já tomei haha

 

Tomando um v60 (1:14) agora. Apesar de doce achei a acidez bem forte ou menos

balanceada. Mas pode ter sido a extração tb. Melhora bastante quando esfria.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tinha torrado um Ninho da Águia que achei que ficou sem gosto coado e um outro que passou do ponto (ficou com 17,2% de perda). O jeito foi misturar os dois pra tomar no expresso, que ficou passável (tomei agora pela segunda vez).

Na sequência, fiz um duplo com o Forquilha do Rio que torrei há dois dias. Esse ficou ótimo. Tinha até esquecido que eu tinha esse grão. Nem acho que é velho, mas que eu andei um tempo com preguiça de torrar e só recentemente voltei à carga.

A vida como ela é. Acho que agora vou fazer um com o Brejetuba.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai finalizando esses por aí que semana que vem já tem mais café saindo na Compra Coletiva Cal!!!

 

Desta vez tá cheio de cafezões!!! 

 

Agora mesmo estou tomando o Obatã Amarelo do Elder Moscardini! Torrei num Probatino de uma cafeteria parceira! É um café maluco, notas de abacaxi, maracujá e acidez tartárica e málica... o que é estranho já que as frutas presentes são frutas cítricas! 

  • Curtir 7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

EStou tomando o Florin do Mário Zardo, um café com um floral muito bacana, notas de flores brancas, frutas amarelas também é bem presente...Café muito bom pelo preço do KG, vale muito a pena,.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vargem Grande, torra média clara. Aeropress. Cafezasso! Uma delicadeza na xícara que só tomei uma vez, num Panamarra da região de bloquete estate, no Panamá

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tomei agora um expresso com o Forquilha do Rio. Tava bom, mas ainda faltam alguns dias (tem dois de torrado).

Eu ia tomar um coado com o Ouro Verde premiado (aquele 4º lugar). Cheguei a fazer a xícara com 150g, mas esqueci de jogar a água com que lavei o filtro fora.

Tive que jogar tudo fora e aí fiz o expreso mesmo, pra não correr rirsco.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

depois de anos, descobri que dá pra abrir a prensa francesa e limpar entre o filtro e as outras peças metálicas. Limpei e fiz 150g do Ninho da Águia que torrei há dois dias.

Eu achava que a prensa era ruim, mas acho que parte do problema era que havia restos de café entre o filtro e o disco de metal que faziam com que passasse muita borra, deixando o resultado ruim mesmo. Agora com a limpeza ficou bem melhor.

Eu até ia pedir pra trazerem uma Bodum Chambord da França pra mim, mas fiquei na dúvida se vale a pena.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

depois de anos, descobri que dá pra abrir a prensa francesa e limpar entre o filtro e as outras peças metálicas. Limpei e fiz 150g do Ninho da Águia que torrei há dois dias.

Eu achava que a prensa era ruim, mas acho que parte do problema era que havia restos de café entre o filtro e o disco de metal que faziam com que passasse muita borra, deixando o resultado ruim mesmo. Agora com a limpeza ficou bem melhor.

Eu até ia pedir pra trazerem uma Bodum Chambord da França pra mim, mas fiquei na dúvida se vale a pena.

 

Cal, o problema da prensa é exatamente esse: Limpeza

 

O ideal é a cada uso (ou pelo menos toda semana se o uso for intenso), desmontar e lavar com uma escovinha. As minhas da 1268, sempre que lembro (a cada duas semanas pelo menos) ficama de molho no cafiza só pra garantir, heeheheh.

 

Quanto a bodum, todas as minhas são prensas chinesas. Não são lá essas coisas, mas como uso prensa a mais de 3 anos, acumulei filtros metálicos, e acho que todas as minhas possuem filtro duplo, o que diminui aquela lama no fundo da xícara bem. Talvez ao invés de pedir uma prensa, peça só a tela (ou compra uma fuleira aqui no Brasil e bota na sua em uso)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui tá rolando um Obatã Amarelo fermentado do Hélder Moscardini, Compra Coletiva.

Provei ano passado e fiquei muito feliz de poder comprar bastante dele esse ano. A torra está ótima.

 

Um café muito diferente mesmo.

 

Tem cheiro e gosto de bolo! :-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ganhei de presente um pacote do Catuaí Vermelho - Sítio Alto Ouro da Coffee Lab.

Fiz já na prensa francesa, aeropress e agora no expresso.

Medíocre em todos os métodos. Na verdade, acho que foi é mal torrado.

A última vez que tinha tomado um café de lá era também do ES e na mesma faixa de preço (outro presente, da mesma pessoa até). Piorou muito. O anterior era bom, com o gosto típico da região e boa qualidade.

Esse agora é um café mundano, bem pior do que os que eu tenho tomado no dia a dia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De maneira geral o custo-benefício do Coffee Lab acaba saindo muito caro.

Ainda que vc ganhou de presente, né :-)

 

Hoje no copo térmico, indo pro trabalho, Mokinha no melita 102 feito na correria.

Cerrado mineiro muito bom, chocolate e acidez equilibrada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é um presente que eu escolhi. Eu volta e meio faço umas traduções para uma colega e ela me oferece um café de 'pagamento'.

Estou tomando ele agora coado. Também ruim.

A torra foi muito mal feita. Eu não acredito que o café em si seja assim tão ruim, para eles terem a coragem de vender por 40 reais (250g).

Não era o café mais caro, mas também está longe de ser o mais barato da Coffee Lab.

Enfim, se alguém também comprou este café, cuidado!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é um presente que eu escolhi. Eu volta e meio faço umas traduções para uma colega e ela me oferece um café de 'pagamento'.

Estou tomando ele agora coado. Também ruim.

A torra foi muito mal feita. Eu não acredito que o café em si seja assim tão ruim, para eles terem a coragem de vender por 40 reais (250g).

Não era o café mais caro, mas também está longe de ser o mais barato da Coffee Lab.

Enfim, se alguém também comprou este café, cuidado!

Dá próxima indica ela pra ir comprar café na 1268, hehehe. Pros foristas é 33 reais o pacote com 250g, e povo tem curtido (ou tem me elogiado gratuitamente, hehehehe)

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Espresso Mundo Novo do Campo Mistico , torra de 01/05  , o aroma desse café do walmor e muito bom , quando esse café  é moído o aroma se espalha pela casa toda.

 

Espresso doce e equilibrado.

 

 

34471215571_bb53f12329_z.jpg

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tô sem internet, devido à mudança. Um caos.

Tomei ontem e anteontem o peaberry da Indonesia (HasBean), torrado por mim.

Ficou bom. Não é tão bom quanto o Sumatra da vez passada, mas eu ainda gostei do café, que tem um gosto diferente do nosso.

Torrei ontem o da Costa Rica. Esse até tinha um aroma mais agradável, mas quando tomei hoje no café da manhã, achei meio sem graça. Pode ser que melhore nos próximos dias. O curioso é que eu acho que ele tinha acidez supostamente alta (comprei até por isso). Vamos ver...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha condolências, @VictorSantosDF...  :(

 

:D  :lol:  :D

 

Mas, a sério (ou quase), lá em casa rolou Brejetuba da CC do final de 2016 no espresso, Recanto Maravilha do Nelson nos cappuccinos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala galera, boa noite.

Primeiro, parabéns pelo espaço, o qual conheci por intermédio do confrade Flávio, lá no HTFórum.

 

Não sei se estou postando no lugar certo, é meu primeiro post...

 

 

Começando agora a apreciar os cafés especiais preparados em casa.

Adquiri o moedor da Hario Slim 24g, que chegou esta semana.
Final de semana, estava na cidade de meus país, pra comemorar o dia das mães, e estive numa cafeteria, onde comprei o suporte V60 e filtros de papel também da Hario.

E pra estrear, adquiri ali mesmo o Café da Sombra, da Isso é Café, orgânico, o qual experimentei na loja, maravilhoso, já aproveitando dicas do barista pra fazer uma boa coagem.
Acho que fiz a estréia com o pé direito:

Isso-e-Cafe-Cafe-da-Sombra-Graos-250g_10

 

Hoje, agora a pouco, repeti em casa

Até hoje, o melhor que já coei por aqui.
Precisei de 3 vezes pra acertar a granulometria. Na quarta-feira foram duas tentativas. Como nunca havia moído em casa, apanhei da Hario.
A primeira a moagem ficou grossa demais, saiu ''chafé'', passou rápido demais, tomei como se chá fosse, rsrsrs.
Na segunda, fechei demais a rosca de regulagem, ficou hiper fino, na hora de tomar parecia mais um expresso sem a espuma, e demorou demais pra coar, praticamente esfriou, ao final, no filtro parecia argila.
Nessa terceira vez, agora mesmo, o meio termo enfim.
Esse Café da Sombra é muito bom, ele começa com acidez típica de cafés especiais, o aroma lembra baunilha e até um pouco de tabaco achocolatado, o retrogosto é ótimo e persistente. Aprovadíssimo.

 

Ah, vou tentar fazer com água mineral, pra ver se muda algo.
Aqui na região, mais da metade da água encanada é do aquífero Guarani, então o tratamento químico nem é pesado.
Mas quero tentar com alguma água mineral de qualidade, só pra conferir.

 

Também fiz um pedido de Seleção do Mário, indicação do confrade Flávio.

Deve chegar meados da semana que vem... 4 tipos diferentes, sendo 3 na torra frutado, e 1 na torra amendoado e chocolate.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...