Ir para conteúdo

Qual o grão no seu moinho HOJE (ou café na sua máquina, coador, aeropress etc.)?


Guest Anita

Postagens recomendadas

se você quiser, pode ser meu ajudante no desafio de torra do Jamboree. Aí vê se toma gosto. Só não pode ficar dando muito palpite.


tomei agora 150g do Gesha boliviano. Confesso que me senti leasdo com esse café. Foi o mais caro dos que comprei (mais que o dobro dos da Indonesia ou Costa Rica).

O café praticamente não sabe (uhu!) a nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou a três dias bebendo Forquilha do Rio na AP. Caraca, que café bom!!!

Moagem bem fina, muita agitação e extração total em 2 minutos.

Zero amargor, muito doce e frutado e com acidez deliciosa!

Não consigo parar de beber...

 

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi da última compra coletiva. Comprei verde e torrado. Ainda tenho congelado, que não sou bobo. kkkk

Vê com o Igor ou o Luiz Paulo se eles ainda têm. De repente no link da CC desse ano....

 

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tomei bastante desse Forquilha da última compra coletiva. Muito bom mesmo.

Conheci o café dessa fazenda no ano anterior na verdade, um grão fermentado que provei no Lucca, que também era excepcional.

Sempre vale a pena provar cafés da fazenda Forquilha do Rio.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite.

 

Hoje, ou melhor, agora ha pouco, eu resolvi fazer um segundo teste com o panarello da Mondial e tentar fazer um capuccino com um dos cafés da Nespresso que não aprecio muito ao natural, o Envivo. Coloquei ele no filtro e fiz a extração, achei o pó bem mais fino em relação ao que passo no meu Hario, por isso nem compactei muito, e a extração acabou saindo um pouco rápida, mas com muita crema e uma fragância expetacular que nem acreditei que era o mesmo café que já tomei muitas outras vezes.

 

Mas infelizmente pela segunda vez, o leite vaporizado não obteve a textura desejada. Resultado, não saiu nem capuccino, nem latte arte, só um mediocre café com leite <_< 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sou de ficar postando sobre cafés que ando bebendo, porque é um questão de gosto pessoal, mas peguei dois espetaculares lá no Caparaó que ficaram soberbos na AP (torra para coados): Microlote Ninho da Águia, Catuaí Vermelho, Safra 16/17, Torra de 27/05, 1.300-1400m, Floral, Jasmim, Bergamota (tomei uns 600ml, sem parar, na Fazenda Ninho da Águia no V60 preparado pelo Clayton, no domingo), e um Heimen Coffee Natural, Torra Branda (sem outras informações, mas divino).

 

Já tinha ouvido falar muito bem, mas provando foi de salivar:

https://www.fjordland.com.br/apresentacao/cafe-organico-heimen/

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ei @Lisboa, vc conseguiu comprar um pacotinho de café deles? Eu moro aqui no ES e nunca tomei, mas é um desejo pessoal de tomar pois sempre falam *muito* bem!

 

Edit: Me refiro ao café da Heimen :-)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até onde eu sei eles não vendem, ou vendem só na cafeteria da fazenda.

 

Uma vez fiz uma entrevista com o Vagner para um trabalho científico e consegui uns 50 gramas para usar na minha banca prática de conclusão de curso, os professores avaliadores piraram no café. Com certeza um dos melhores que já tomei.

 

Almir, recomendo muito tirar um dia do fim de semana, passar o dia em pedra azul e provar o café direto da fonte kk

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu e o Leandro também piramos com o Heimen.  B)  Eu ganhei de presente de um amigo competidor, que trabalha lá. Não sei se vendem pela internet, mas não vou ficar sem esse café, até poder ir pra Pedra Azul (possivelmente em Set).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ei @João, eu sou fã da região de Pedra Azul, vou lá sempre que posso. Mas a única coisa que ainda não consegui foi visitar a Heimen, no dia que reservei de ir lá estava tão lotado que já imaginei que a experiência não seria boa e fui embora para retornar em uma época menos corrida :).

 

Sobre vender, eles não vendem, o café vai "todo" pra Noruega, por isso estranhei o @Lisboa ter conseguido e já perguntei no vácuo :)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

das 3 vezes que eu fui lá estava vazio e no dia da pesquisa fechado, pois eu não sabia o horário de funcionamento, dei sorte de encontrar o Vagner por la e ele topou ajudar no trabalho, eu e meu pai tivemos uma grande aula de cultivo e manejo do café, quase 3 horas andando e conhecendo a fazenda, só não deu para vistar os pés de café.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consequência do jamboree :)

 

Espresso agora com o microlote maragogipe da Kento Café, um café excelente , bem complexo ,aroma de chocolate , acidez média , muito doce , um grão enorme , peneira 19.

 

Quem se deu bem foi o Igor que ganhou um bocado desse café e torrou lá no jamboree no STC2 .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

esse eu só provei coado lá pelo cara do stand deles.

Deviam ter posto uma maquina de expresso no evento. Nem sou fanático por expresso, mas senti falta de não tomar nenhum em todos os dias. 

Enfim, hoje eu tomei um expresso com o Brejetuba e depois um com o resto do etíope que eu ainda tinha (torrei antes do Jamboree).

Já usei o Bravo Tamper, que foi uma mão na roda. Agora não me preocupo mais com minha compactação sair toda torta.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

só comprei um café no Jamboree, o catuaí amarelo da Virgina Roasters. Não queria levar muita coisa, pra não ter que despachar bagagem e achei esse café mais diferente dos demais. Fiz agora ele com o Hario Jr, a 7%, mas acho que ele pede uma concentração mais alta. Alguém me disse que tava fazendo a 10% e acho que foram eles.

A torra é até razoavelmente heterogênea, mas bem fragrante.

Enfim, de repente amanhã eu faço ele na prensa francesa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

só comprei um café no Jamboree, o catuaí amarelo da Virgina Roasters. Não queria levar muita coisa, pra não ter que despachar bagagem e achei esse café mais diferente dos demais. Fiz agora ele com o Hario Jr, a 7%, mas acho que ele pede uma concentração mais alta. Alguém me disse que tava fazendo a 10% e acho que foram eles.

A torra é até razoavelmente heterogênea, mas bem fragrante.

Enfim, de repente amanhã eu faço ele na prensa francesa.

 

Não lembro se foi esse que peguei (peguei o do rótulo azul) pelo simples fato de ter cheiro e gosto de curau, hehehe. Achei mega exótico, o que justificou o investimento, heheh

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Coado no kit Melitta , Catuaí amarelo da Virgínia coffee,  comprado no jamboree , 10 % , aroma de caramelo , doce e muito , muito ácido .   :)

 

Achei meio fraco vou fazer o próximo com 8% .

O grão parece moka , torra boa para espresso. 

 

34778885180_e9859baa77_c.jpg

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu tomei ele agora coado. No expresso eu achei muito ácido.

Só que no evento ele tava bem melhor. Não sei se é porque tava menos quente quando tomei lá. O fato é que tomei umas 3 xícaras e todas estavam ótimas.

De qualquer forma, um café bem legal.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu com o Igor acabamos de tomar desse Catuaí numa rodada de cupping, e tava claramente subdesenvolvido, com notas menos marcantes do que quando tomamos no evento. Provavelmente havia diferentes torras nos pacotes que estavam vendendo, Cal.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A torra é bem heterogênea, isso deu pra notar. O café está bem aromático. Não está ruim. Vou continuar fazendo ele, na esperança de acertar uma extração na veia.

Tem também várias conchas. Não é um grão perfeito, mas enfim, mesmo subpar ainda é um bom café. Não me arrependo da compra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quis dizer que eles devem ter dividido diferentes batches entre os pacotes, de forma que o café que eles serviram, o que vc comprou e o q o Igor tinha não necessariamente são iguais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora de manhã espresso do Fazenda da Ponte do Fernando , um pouco mais ácido (mas não muito) que o vinhas , cremoso , aroma de intenso como o vinhas , extração bem tigrada , ótima crema e bem doce.

 

Parabéns Fernando seus 2 cafés surpreenderam no espresso , usei o mesmo ponto do Sette nos 2 cafés , 30 seg , um ficou com 40% e o outro 46%.

 

Não sei se foi vc mas quem torrou eles está de parabens.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora de manhã espresso do Fazenda da Ponte do Fernando , um pouco mais ácido (mas não muito) que o vinhas , cremoso , aroma de intenso como o vinhas , extração bem tigrada , ótima crema e bem doce.

 

Parabéns Fernando seus 2 cafés surpreenderam no espresso , usei o mesmo ponto do Sette nos 2 cafés , 30 seg , um ficou com 40% e o outro 46%.

 

Não sei se foi vc mas quem torrou eles está de parabens.

Fico muito feliz com esse feedback !

 

Infelizmente não fui eu (estou a anos luz disso). Os grãos da 1268 são torrados pelo Ruggero da antiga Origem Cafés (torrava com o Victor) e ele manja muito de torra.

 

Agora aguardar o que vem de bom no segundo semestre de Piatã :)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Coincidentemente, ontem estive com o Santiago que está trabalhando num projeto aqui no Rio. Almoçamos, tomamos um espresso na Astucia Coffee e batemos um longo papo e estava exatamente elogiando tanto o Victor quanto o Ruggero em relação à qualidade da torra deles.

 

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...