Ir para conteúdo

Modo de preparo - Cafeteira Italiana


Ruston Louback

Postagens recomendadas

ricardoesteves #173

 
Modo de preparo - Cafeteira Italiana
 
Fácil como encontrar um clássico filtro Melitta de plástico, a cafeteira italiana pode ser encontrada de lojas especializadas até mesmo em pequenos mercados de bairro. Um equipamento de baixo custo, baixa complexidade de preparo, e como resultado, uma bebida saborosa e diferenciada. Foram esses fatores que tornaram esse método o mais utilizado na Europa até hoje, estando presente em quase todas as cozinhas italianas, por ser simples como um coado e saboroso como um espresso.

 

393992_416359045085999_815269754_a.jpgCriada em 1933 por Alfonso Bialetti, a Moka - nome como foi batizada, possui sua estrutura dividida em apenas três partes: a caldeira que armazena a água e fica em contato com o fogo, filtro com pó de café,  e o coletor, parte superior que irá receber o café pronto. Seu design permaneceu quase intacto até os dias de hoje, sendo apreciada pelo seu visual vintage. As principais variações se referem a quantidade de xicaras que ela é capaz de fazer.

 

Ponto crucial como em qualquer outro preparo é a moagem: Fina, média ou grossa?

A Moka na verdade possui dois filtros para o pó, um que permite que a água em ebulição da caldeira suba para encontrar o pó de café, e outro que permite que o café suba para o coletor. Este primeiro filtro possui menos furos, e é ele quem determina a granulometria da moagem, mas na convenção, esta deve ser média-grossa, podendo ser alterada de acordo não só com o filtro, mas de acordo com as características do café escolhido, e claro, do gosto de quem irá degustar o café. Lembrando que uma moagem mais fina tende a ressaltar um maior amargor, enquanto uma moagem mais grossa procura exaltar uma maior acidez.

 

Esse método de preparo é chamado de percolação, onde a água da caldeira entra em ebulição e através da pressão gerada é impulsionada pelo filtro, extraindo o pó de café e sendo depositado no coletor.

 

O passo a passo:

- Adicione água na caldeira de acordo com sua capacidade, respeitando a marcação da válvula de segurança;

- Preencha o filtro em formato de funil, com o café moído e nivele pela borda sem compactar;

- Posicione esse filtro na caldeira e encaixe o coletor;

- Leve a Moka diretamente ao fogo baixo;

- É importante acompanhar de perto esse processo, pois após alguns minutos o café começará a subir e preencher o coletor, neste momento você já deve fechar a tampa e retirar do fogo, a água do reservatório continuará subindo mesmo sem a fonte de calor, que poderia aquecer demais e prejudicar o sabor final.

- Aguarde todo o café fluir para o coletor e sirva em seguida.

 

602430_416359055085998_1119946090_a.jpgAlguns baristas adicionam ao coletor algumas gotas de água fria, para que as primeiras gotas de café não queimem entrando em contato direto com o coletor muito aquecido.

 

A Bialetti possui uma variação interessante, o modelo Brikka, que possui uma válvula exclusiva capaz de gerar 3 bar de pressão, tornando o resultado mais parecido com um espresso.

 

Outra peça interessante é a Bialetti Nuova Moka Mini Express. Essa Moka tem capacidade para uma xícara apenas, e no lugar do coletor possui um suporte para a xícara! Uma boa opção para presente!!

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Artigo publicado em 11 de dezembro de 2012 na página do Dripper no Facebook: www.facebook.com/drippercafe
  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...