Ir para conteúdo

Como armazenar o grão torrado?


Brunohf

Postagens recomendadas

Os tubos ocupam bastante espaço. Eu estou colocando os tubos do mesmo tipo de café em um mesmo saco de freezer, amarrando e colocando um post-it com um durex com informações daquele "lote": nome do café, data de torra e data que congelei. Antes dos tubos eu colocava em saquinhos zip e colocava em uma vasilha de plástico. Economizava espaço, mas era bem mais trabalhoso, especialmente na hora de tirar, pois eu colocava cerca de 50g em cada saquinho (aprox. 3 doses de 16). Tinha que tirar a vasilha, tirar o saquinho, pesar a quantidade, fechar o saquinho sem deixar entrar ar...
Agora com os tubos é só virar direto no moedor.
Boa. Vou comprar uns cafés com o Mario e queria aumentar a vida útil deles. Vai ser uma boa solução. Vi que na rua ao lado da minha tem uma fornecedora de suprimentos pra laboratório. Vou ver se ainda funciona e se vendem pra PF. Você tem quantos aí?

Enviado de meu MI 6 usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutes ago, Rafael Ribeiro Simões said:

Boa. Vou comprar uns cafés com o Mario e queria aumentar a vida útil deles. Vai ser uma boa solução. Vi que na rua ao lado da minha tem uma fornecedora de suprimentos pra laboratório. Vou ver se ainda funciona e se vendem pra PF. Você tem quantos aí?

Massa! Eu comprei 50, mas foi pouco, só dá 750g de café (colocando 15g em cada). Tenho uns 3kg congelados, seriam necessários uns 200 tubos, mas não tenho tanto espaço no congelador. rsrsrs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafael, fiz o teste aqui pra você ver. Coloquei 14 e 15g em um tubo e fiz duas fotos. Observe que não é tanto espaço vazio que sobra. Eu costumo colocar 16g.
14g:
14jN2QB.png
 
15g:
nJcaf1m.png
Galera, vocês acham que congelar o café nos tubos com esses espaços vazios compromete a longevidade do café?

Enviado de meu MI 6 usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faz nenhuma diferença. O volume de ar entre os grãos é muito maior. Creio que para armazenamento de alguns meses tá ok assim. Se vc quer armazenar o grão por 1 ano ou mais talvez já faz sentido usar vácuo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Eu vi em algum lugar do forum, (ja procurei e não acho mais) um link de uns frascos de vidro (parecidos com tubos de ensaio), com fechamento a vácuo para doses individuais. Coisa bem ostensiva. Alguém lembra?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Ram_Alen disse:

Eu vi em algum lugar do forum, (ja procurei e não acho mais) um link de uns frascos de vidro (parecidos com tubos de ensaio), com fechamento a vácuo para doses individuais. Coisa bem ostensiva. Alguém lembra?

Deve ser o LWW bean cellar, mas não é a vácuo, só com válvula.

 

https://lynweber.com/accessories/bean-cellars-glass/

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Uma pergunta para quem congela a fração exata para o expresso: uma vez que foi encontrada a calibragem do moedor que você considera ideal para aquele grão, ela vai ser sempre a mesma se for moído direto do freezer, independentemente dos dias passados?

Tenho minhas dúvidas quanto ao congelamento fracionado exatamente pelo fato do "dial in" diário ser um dos meus prazeres e desafios na arte do espresso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

 Pena ter me deparado com esse tópico só agora, não sabia nada sobre armazenamento, achei que os grãos não moídos duravam bastante. Comprei faz uns três meses quatro pacotes de um café bom da cafeteria Supernova aqui em Curitiba (o melhor que já bebi), e estava guardando para o momento em que comprasse um moedor para testá-los. Provavelmente perderam bastante coisa nesse período, será que tem algum jeito de "salvar"? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@luvasgloves ruim não deve estar, mas certeza que perdeu um bom tanto do sabor. Tempos atrás comprei 500g do café do Mario, em dois pacotes de 250g. Assim que recebi, um congelei no freezer (frost-free, direto no pacote, daqueles com válvula) e o outro abri e fui tomando, guardando em um pote hermético bom. Quando recebi, eram do mesmo lote de torra, coisa de uns 7 dias antes. No finalzinho do primeiro pacote, umas 3 semanas depois (ou seja, estavam com 30 dias de torra), descongelei e abri o pacote do freezer. Fiz um coado lado a lado com os dois e a diferença de sabor entre o "fresco" e o velho foi gritante. Mesma torra, mas o que estava em uso estava com o sabor sensivelmente menos intenso. Não ruim, apenas com o sabor mais fraco.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@luvasgloves, não tem como desfazer o que já aconteceu, com 3 meses não fica mais bom no espresso e deve ficar meio "plano" nos métodos de infusão mais longa.

Dito isso, se congelar agora vai estabilizar como está e não perde muita coisa depois disso. Por ser mais velho, sugiro fortemente usar aqueles saquinhos valvulados que permitem remover o ar (eu uso os da MOR, vem numa caixinha com 10 saquinhos e uma bomba de vácuo manual, vende em supermercados e tem no ML) antes de congelar, para evitar mais deterioração durante o processo de congelamento. Depois, como sugeriu o Carneiro é só ir tirando as doses quando for usar e devolver rapidamente o pacote ao congelador (se tirar o ar antes de guardar, melhor).

Boa sorte.

PS: a resposta acima foi escrita dias atrás, postei, apareceu no tópico para mim. Agora que o @LUW postou e o tópico voltou à lista de "não-lidos", abri aqui e minha resposta tinha sumido. Muito estranhamente, quando cliquei no campo de edição, minha mensagem apareceu como rascunho, todo esse tempo depois... Só pra constar, e pro caso de ter acontecido com alguém mais, pra ajudar na estatística.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/09/2018 at 20:38, Burny disse:

Neto, o que eu faço é acompanhar o desenvolvimento das minhas torras e no momento em que o café fica no auge (normalmente em 4-8 dias pós torra), eu coloco ele em tubos falcon (porções de 20g) no freezer. Assim posso conservar o café nesse estado por meses. Aqui uma foto do meu freezer:

LTtHDyu.jpg

Burny, sempre tive a impressão de que esses tubinhos cabiam pouca coisa, então dá até umas 20 g? Valeu!

Em 13/02/2019 at 16:20, mrcoffeafox disse:

Uma pergunta para quem congela a fração exata para o expresso: uma vez que foi encontrada a calibragem do moedor que você considera ideal para aquele grão, ela vai ser sempre a mesma se for moído direto do freezer, independentemente dos dias passados?

Tenho minhas dúvidas quanto ao congelamento fracionado exatamente pelo fato do "dial in" diário ser um dos meus prazeres e desafios na arte do espresso...

A grande vantagem de congelar é poder preservar um pouquinho "daquele" café. E de ter o bom café bom por muito mais dias. Nesse caso vc vai ter que lembrar a regulagem mais ou menos para fazer seu cafezinho, provavelmente fará igual a mim, vai variar os cafés, então deve continuar tendo sua diversão de regular moinho.

Eu mesmo deixo uns 120 - 150 g de cada pacotinho de fora e vácuo e congelador no restante.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 weeks later...

Oi gente! Comecei a experimentar congelar café em doses individuais (usando esses tubos falcon de 50ml) seguindo o que foi discutido aqui no tópico. Estou congelando doses de 18g, que é o que costumo usar no portafiltro duplo pra fazer cappuccinos. Queria tirar algumas dúvidas com vocês:

  • sempre que tiro uma dose direto do congelador para o moedor, eu noto uma presença maior de (o que acredito ser) estática depois que ele é moído. Na prática, ele "espalha" mais o pó para os lados e faz um pouco mais de sujeira quando comparo com a moagem de um café não congelado. É normal isso?
  • se eu compro um café que acabou de ser torrado, tipo ontem, é melhor eu esperar uns 4-7 dias e congelar ele no "auge" ou eu posso congelar ele a qualquer momento? Ainda não ficou claro pra mim se ao congelar o café permanece no estado que ele estava no momento ou se um café que ainda está soltando uma quantidade significativa de CO2 vai continuar mudando mesmo congelado.
  • independente de congelar, eu achei bem prática essa coisa de separar em doses individuais, assim eu peso tudo de uma vez só e na hora que eu vou fazer meu cappuccino é só colocar a dose direto no moedor. Então fica a pergunta: para pequenas quantidades de café (o suficiente para consumo em uma semana, por exemplo) eu posso separar nesses frascos individuais e manter fora do congelador mesmo, ou fora do congelador o ideal é sempre manter na embalagem original (com válvula) mesmo que seja por um período curto?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto à estática, melhora muito se vc fizer um borrifo com água sobre o cafe num potinho e chacoalhar bem antes de ir pro moedor, se não for embalado à vácuo, a depender do freezer é muito comum o congelamento ressecar os alimentos com o tempo, que é o que imagino que acontece com o café e consequente aumento de estática.

Se der tempo, os cafés que vão pro coador prefiro congelar no 5o dia depois da torra, os que vão pro espresso, 10 dias de torra. Mas nem sempre dá, os cafés importados costumam chegar entre 20 e 30 dias de torra, então só me resta congelar assim que chega mesmo...

Fiz alguns experimentos, até ano passado eu congelava metade do saquinho, quando precisava descongelava essa segunda metade e ia embora em uns 4 dias mais ou menos, notei que a parte descongelada envelhecia mais rápido que a que não foi pro freezer e a cada dia precisava um ajuste considerável no moedor para conseguir a extração de espresso satisfatória (até entender esse rápido envelhecimento do café descongelado perdi algumas doses muito azedas). Após ler esse tópico cheguei a considerar os potes individuais, mas acabei congelando tudo num pote e tirava o necessário muito rapidamente do pote e voltava pro freezer, pois não vi tanta vantagem em congelar individualmente. O que notei é que o ajuste do moedor permanece quase o mesmo pro pote inteiro, no entanto, quando tenho uns 4, 5 tipos diferentes de café no freezer, notei que com o passar do tempo a extração vai perdendo a doçura, por mais que tente ajustar o moedor, permanece apenas a memória do café excepcional que já foi um dia (só congelo cafés que considero excepcionais e caros, normalmente numa compra grande pra economizar no frete). Agora o que estou tentando fazer é fracionar em doses individuais em saquinhos que selo à vácuo, não tenho experiência suficiente (tempo) pra dizer que vai ser uma conservação superior, estou guardando alguns saquinhos com intuito de experimentar daqui pelo menos 6 meses pra ver, mas tudo indica que sim, pois a grande maioria dos alimentos que são congelados à vácuo duram muitos meses a mais dos que são congelados sem vácuo... a ver, se utilizar o saquinho com cuidado, dá pra utilizar o mesmo por várias vezes até que não tenha tamanho suficiente pra selar mais uma dose à vácuo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 years later...

Chegou minha seladora a vacuo, optei por congelar em porções de uma semana de duração, descongela a temperatura ambiente e depois é só usar, alguém sabe se esse método preserva bem o sabor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chegou minha seladora a vacuo, optei por congelar em porções de uma semana de duração, descongela a temperatura ambiente e depois é só usar, alguém sabe se esse método preserva bem o sabor?
Qual marca e modelo comprou?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, Lauro Schmith disse:

alguém sabe se esse método preserva bem o sabor?

Eu congelo sem vácuo e preserva sim. Mas eu já congelo porções individuais em zip lock. Descongelar a porção da semana pode significar condensação nos grãos durante uma semana, dependendo de como descongelar, e isso sim seria altamente indesejável. Se mora em um lugar quente e descongelar em temperatura ambiente, pode até mofar ao final de 7 dias. Talvez possa congelar o suficiente para 1 ou 2 dias.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, guilhermezat disse:
9 horas atrás, Lauro Schmith disse:
Chegou minha seladora a vacuo, optei por congelar em porções de uma semana de duração, descongela a temperatura ambiente e depois é só usar, alguém sabe se esse método preserva bem o sabor?

Qual marca e modelo comprou?

https://a.aliexpress.com/_mNZ6M30

Esse modelo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/06/2022 at 22:34, Lauro Schmith disse:

alguém sabe se esse método preserva bem o sabor?

Acho a melhor opção se não quiser fracionar doses únicas! Costumo fazer assim também. Não cheguei a testar objetivamente, mas tenho a impressão que depois de descongelado o café perde o sensorial mais rápido do que se estivesse armazenado normalmente após a torra. Mas isso é ao longo de algumas semanas... uma semana só não vai fazer muita diferença.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/06/2022 at 22:34, Lauro Schmith disse:

Chegou minha seladora a vacuo, optei por congelar em porções de uma semana de duração, descongela a temperatura ambiente e depois é só usar, alguém sabe se esse método preserva bem o sabor?

Faço exatamente desta forma. Preserva muito bem o sensorial do café. Tanto no espresso como na V60, que são os métodos que mais uso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Congelo em potes de vidro desses de geleia ou outros produtos de mercado mesmo. Cabe de 80 a 110g, dependendo do pote. Tiro e deixo descongelar 100% antes de abrir, para não ter condensação. Funciona perfeitamente. Agora gostaria de uns potes um pouco maiores, que coubessem o suficiente para uma semana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 months later...

Video interessante sobre congelamento de café, bem nerd, um pouco longo, mas interessante e com base científica. Um ponto que me chamou atenção é que congelar e moer ao tirar do freezer gera mais fines e eu pensava o contrário. No entanto, em termos de preservação de sabor, a conclusão não muda: é melhor congelar.

 

  • Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...