Ir para conteúdo

Como armazenar o grão torrado?


Brunohf

Postagens recomendadas

E aí pessoal!

 

Tenho uma dúvida em relação á melhor maneira de armazenar o grão que compro já torrado. Como compro em pequena quantidade (250g), vou moendo aos poucos e o grão eu deixo num pote de plástico preto com tampa de rosca - tipo embalagem de toddy por exemplo - e coloco bem fechado na geladeira. Ou seria melhor no congelador? Ou não precisa refrigeração?

 

Abraço,

 

Bruno

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu só fecho o que consumo na semana. Se tiver um pote que veda a troca de ar, melhor. Geladeira não faz muito sentido e só vai mudar umidade etc.

 

Congelar funciona bem para longos períodos. Hoje mesmo abri um Quênia da Square Mile que congelei dia 21 de novembro de 2011. Foram 3 meses e está bem legal. Mas congelo embalando a vácuo (fraco, da Fun Kitchen) duas vezes.

 

Márcio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Acho que não. Comprei no site Orphan Espresso, ao preço de U$ 2.50 embalagem com 5 unidades, se não me falha a memória. Pesquisando agora vi que acabaram, uma pena, eu ia comprar mais.

 

Abs

Julio

 

Tem no ebay, mas infelizmente não encontrei um vendedor que envie para o Brasil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eternamente... :)

 

Os cafés que torrei e que estavam armazenados apenas em sacos plásticos ou na saca, lá pra outubro e novembro, ou seja, mais ou menos 1 ano de colheita, estavam bem ruins. Aparece muito o sabor de madeira, o corpo fica menor, as características do grão somem.

 

Torrei há 15 dias o Umami da Fazenda Califórnia que o Renato ainda tinha, guardado no GrainPro, e até que ficou legal, menos vivo, mas muito melhor que os mal armazenados.

 

Outro dia tomei um café de 2 safras passadas, armazenado em vácuo (plástico metalizado grosso, tal qual a Daterra faz) e tava até que legal, difícil notar que era tão velho.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Eu li um artigo sobre um teste cego em que testavam um mesmo café congelado, e outro fresco. Não lembro quanto tempo o café ficou congelado, mas creio que eram o mesmo café, e o fresco deveria estar ainda em boa data, e não velho. A idéia era perceber se o congelamento em si alterava a qualidade do produto. Eles concluiram que não dava pra adivinhar se o café foi congelado ou não. Mas acho que precisa de muito mais ciência por trás disso pra comprovar qualquer coisa, como realizar o teste com diferentes torras, diferentes variedades de café, e com tempos diferentes de congelamento.

 

Pelo que eu entendi, o ideal é congelar somente o que não for ser usado em breve, num pote que vede bem a entrada de ar, ou à vácuo, e após descongelar, não recongelar, consumir e guardar como qualquer outro café. Ou seja, creio que tenha que ir pra geladeira depois de tirar do congelador. Congelar seria útil para quem adquiriu muitos cafés e não quer arriscar deixá-los por meses na temperatura ambiente.

 

Pra quem mora em locais com clima agradável, pode ser bem tranquilo guardar os grãos fora da geladeira, mas pra quem é do litoral, quanto mais subir o mapa, mais deveria se preocupar em não deixar nada no calor. Até que alguém me mostre que geladeira é mais prejudicial que um verão de 35 graus, eu acho que geladeira e congelador podem ajudar.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o importante ao congelar é não deixar só o pacote (que tem selo aerador) direto no freezer pois ai o aroma vai ser contaminado, o que faço por aqui é colocar o pacote em outro saco plástico e congelar (sem ser a vácuo), faço isso com o café do mês. Retiro do freezer e coloco em um pote de alumínio (que vem o Illy no mercado) e deixo na geladeira o café "da semana". Não noto diferença nas propriedades.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Aproveitando o tópico.

 

Entrei no clube da torra caseira: comprei a pipoqueira Mondial, o termômetro e o café verde, essa semana começo a brincadeira.

Então, queria saber como armazenar o grão recém torrado. Porque sabemos que ele libera um bocado de gás carbônico nos primeiros dias... Devo deixar em embalagem bem fechada e liberar o ar à noite, por exemplo, para aliviar a pressão? Ou deixar em embalagem com alguma abertura? Pensei até numa solução caseira, adaptando aquela válvula que vem nas embalagens de café torrado em algum pote. O que vocês sugerem? Como têm armazenado o grão de torra recente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho uma seladora da Fun Kitchen, que a Shop Time vende. É legal. Uso também os potes que dá para vedar.

 

Mas, se puder ao menos colocar num pote bem vedado, sem problemas. Não sei se precisar liberar o CO2, mas se quiser fazer ao menos depois dos primeiros 2-3 dias, de repente é uma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Simone,

 

Alguns profissionais de torra recomendam aguardar 12 horas após a torra para tampar o pote, justamente por causa desse CO2 que pode fazer pressão excessiva. Eu nunca fiz isso, sempre tampei o pote poucos minutos após torrar, apenas dando tempo dos grãos esfriarem um pouco. Nunca tive problemas. Se for um vaso tipo Tupperware e a depender da quantidade torrada pode estufar ou mesmo soltar a tampa, mas é raro.

 

Não vejo muito problema em usar um pote hermético e tampar logo após. Acho até que a alta concentração de CO2 dentro do frasco retarda a oxidação causada pelo oxigênio.

 

Você certamente terá uma surpresa magnífica no dia em que torrar seu primeiro lote e abrir o frasco dois ou três dias depois. É um dos melhores cheiros do mundos...

 

Abraços,

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora sim :)

 

 

Márcio, muitos parentes e amigos me pedem para torrar e moer o café para que eles façam coados, então te pergunto:

 

Fica legal usar uma seladora igual a sua para fechar a vácuo uma certa quantidade de café moído para presentear?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:D Sacanagem só responder sim... A seladora não tem pressão fantástica, então tem que usar o plástico que eles vendem, chamado "gofrado". É o plástico que tem as ranhuras para permitir que a bomba fraca puxe o máximo de ar.

 

Uma desvantagem para embalar pó moído é que o pacote fica duro e é difícil definir um formato decente. Mas é uma opção legal para manter os grãos ou pó por mais tempo. Após poucos dias o CO2 liberado vai estufando o pacote. Café moído é muito mais rápido que em grãos, claro.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Ricardo.

 

Com grana, quase tudo é possível!

A válvula poderá ser aplicada a qualquer embalagem no ato do pedido. Mas não é barato. São vendidas por milheiro ao custo de 76 euros pela cotação do dia + 15% de IPI. Hoje seria aproximadamente R$ 0,23 por válvula aplicada, acrescido do custo do saco com seus respectivos impostos e custos acessórios. Aproximadamente R$ 0,62 por saco de 500 g valvulado. Soma um custo inicial de uns R$ 615,00.

Sem etiqueta ou rótulo.

 

Valeu,

Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Como esse tópico é genérico sobre armazenamento, vou colocar mais uma experiência aqui.

 

Hoje abri um café que torrei no dia 31/05 e congelei (logo depois de embalar a vácuo, fraco, mas vácuo). Ou seja, pouco mais de 30 dias congelado. O pacote estava estufado por causa do CO2, mas ao usar o café parecia que tinha 2-3 dias de torra. Ou seja, ainda devo esperar uns 5 dias para usar (percebi de outras congelagens :) que o café decai mais rapidamente que o normal).

 

Abraços,

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...