Ir para conteúdo

Como armazenar o grão torrado?


Brunohf

Postagens recomendadas

@Mortari, visitei a loja online e física algumas vezes não encontrei, suspeito que não vão mais comercializar. Mas gostaria de saber, primeiramente, se funcionaram bem os potes, tinha um mas não usava para esse propósito e ele está rachado, portanto, inútil. Tenho a bombinha ainda mas não encontro mais os potes ....

 

Desde logo grato!

 

M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, seguinte: eu congelo meu café torrado em saquinhos tipo ziplock (com o mínimo de ar possível dentro de cada saquinho), cada saquinho com uns 50g mais ou menos. Porém, há algumas semanas tive um problema elétrico no meu prédio e fiquei sem energia por +- 2 dias. Quando aconteceu, já imaginei que ia comprometer tudo o café, porém, não tinha certeza e fiquei com dó de jogar tudo fora. To usando pra tirar uns espressos mas como sou amador, não sei se estou tirando errado ou se realmente o café não tem mais jeito.

E aí, o que vocês acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...
  • 3 weeks later...

Nesse tópico sobre pote a vácuo eu dou minha opinião  :

http://forum.clubedocafe.net/topic/3731-pote-à-vácuo/?tab=comments#comment-137996

Eu tenho tightvac e airtight , não vou dizer que foi dinheiro  jogado fora , pois eles são excelentes para conservar coisas como açúcar demerara , farinha de trigo e etc. 

Mas para café não,  eu tenho uma regra bem simples , o café que eu vou consumir em 30 dias fica na embalagem original sendo consumido .

O que extrapolar eu congelo no freezer , um freezer comum trabalha -22°C e um desses de geladeira entre -16/18°C , congelo no saco original ou em ziplock ou em qualquer outra coisa , na minha opinião não acho relevante como congelar.

http://forum.clubedocafe.net/topic/5919-aberta-verde-e-torrado-2ª-compra-coletiva-de-2017-do-clube-do-café/?page=7&tab=comments#comment-198236

Mas essa é  a minha opinião,  aqui no CDC como a gente discute coisas subjetivas como sabor de café,  no fundo cada um acredita no que quer.

Para um café que vou consumir em no máximo em 30 dias , conservar ele em uma airtight de 30 dólares ou numa titghtvac de 18 dólares ou numa lata de leite ninho , para meu paladar não faz diferença nenhuma.

Como isso é  um hobby , esses badulaques sofisticados são bens legais de ter e usar , apesar de inúteis. :D

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, e num é que eu caí na besteira de congelar uns grãos no mesmo dia da torra? E qual o problema agora?

A questão é: se eu tirar ele do congelador pra temperatura ambiente (like a hell, no Rio) corre o risco de ele ser afetado pela condensação. Entretanto, se eu não descongelá-lo e for retirando apenas porções unitárias, na hora do preparo, terei sempre um café "com 1 dia de torra", talvez antes do que seria adequado para as extrações.

Maaaas, considerando que o uso será sempre pra filtrados, o que vocês acham que seria melhor?

Vou replicar a solução que for encontrada aqui, pois fiz isso com 3 pacotinhos de 250g. Estão todos congelados desde o dia da torra. :blink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, e num é que eu caí na besteira de congelar uns grãos no mesmo dia da torra? E qual o problema agora?
A questão é: se eu tirar ele do congelador pra temperatura ambiente (like a hell, no Rio) corre o risco de ele ser afetado pela condensação. Entretanto, se eu não descongelá-lo e for retirando apenas porções unitárias, na hora do preparo, terei sempre um café "com 1 dia de torra", talvez antes do que seria adequado para as extrações.
Maaaas, considerando que o uso será sempre pra filtrados, o que vocês acham que seria melhor?
Vou replicar a solução que for encontrada aqui, pois fiz isso com 3 pacotinhos de 250g. Estão todos congelados desde o dia da torra. :blink:



Nesse caso, talvez seja mais adequado retirar tudo e deixar descongelar na geladeira. Uma porção de 250gr, a depender do consumo, dura uma semana ou menos.
A abordagem menos apropriada é ficar abrindo e fechando o saco e voltando com ele para o congelador. Assim, os grão que ainda estão lá acumulam cada vez mais água.
  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sou muito afeto à geladeira, acho que pode acabar pegando gosto. É, deve durar uma semana mesmo. Mas nesse esquema de descer pra gela, provavelmente também não vai desenvolver "dias pós-torra", imaginando que parei o café no primeiro dia da torra.

Tem uma galera aqui que retira direto do congelador pro moinho, mas nesse caso também terei sempre um café com 1 dia de torra.

Será que descer pra gela, depois ambiente pode dar certo?

Minha ideia era que o café ainda pudesse se desenvolver uns dias, mas como a m já foi feita ao congelar no primeiro dia...

Se o risco de condensar e estragar o sabor e o aroma for maior que a possibilidade de desenvolver o café ele vai ficar congelado mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se, num primeiro momento, passar para a geladeira e puser dentro de sacos plásticos (tirando bem todo ar possível, apertando bem os pacotes originais e os sacos plásticos) não vai pegar aromas de outros alimentos, e tem uma grande chance de ficar pouco ar para condensação; depois é só passar para temperatura ambiente (ou ir direto do freezer para ela).

Se tiver aquela bombinha de tirar ar de embalagens a vácuo, use-a na válvula do pacote (ainda originalmente fechado, lacrado) para tirar todo o ar de dentro deles ao deixar para descongelar. Aspirador de pó tb server para isto. Tire todo ar dos pacotinhos e ponha-os imediatamente em sacos plásticos com o mínimo de ar possível. Se a válvula do pacote for excelente, o que é difícil no Brasil, não vai entrar mais ar, e assim não tem perigo de condensação; o saco plástico sem ar, ou com pouco ar, vai minimizar possível efeito de condensação se a válvula não for uma Brastemp.

Aliás, pra quem não embala a vácuo para congelar, estes tb são truques para congelar (e descongelar).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, mas as embalagens não têm válvula. São do Café Expresso Brasil, que não estoca café torrado.

 

Os pacotes estão um pouco inchados no freezer, mas não muito. Se eu descongelar sem abrir não vai entrar mais oxigênio nos pacotes, mas de qualquer forma tem CO2 lá. Esse CO2 também pode condensar? Seria melhor abrir e retirar o máximo de ar possível?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu li todo o tópico, @EduardoAlemao.

O grande lance aqui é que congelei com menos de 24h da torra.

Assim, a dúvida é: é possível que o grão desenvolva seu sabor e aroma por mais uns dias (nesse caso como, sem condensar os grãos) ou é melhor usá-los congelados mesmo com torra "congelada" em 24h (dessa forma não desenvolveria, mas evitaria o risco de perder qualidade).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, cankblunt disse:

Pois é, mas as embalagens não têm válvula.

 Seria melhor abrir e retirar o máximo de ar possível?

Lembrei agora (faz tempo que não fazia isto)... quando eu congelava os pacotes originais (selados ou lacrados, e não apenas fechados pelo zip-lock, pois neste caso sempre entra um pouco de ar) eu tirava todo o ar de dentro (bombinha, ou no seu caso a mão mesmo, apertando bem) e punha um durex grosso (fita crepe, esparadrapo ou fita isolante, que é melhor ainda) na válvula: isso mantinha o "vácuo" perfeitamente!

Então eu sugiro que vc não abra o pacote: faça apenas um furo (agulha grossa, preguinho), aperte bem para tirar todo o ar, e vede o furo como falei acima. Daí pode deixar em temperatura ambiente até os grãos esquentarem gradualmente; acredito que com o calor carioca umas 8 a 10h seria o suficiente. ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, EduardoAlemao disse:

Lendo os relatos acima entao aquela garrafa que coloquei foto nao serve para congelar

Enviado de meu SM-G800H usando Tapatalk
 

Na época que vc postou eu achei (tive certeza) que não era a melhor opção, pois elas apenas não permitem a renovação de ar (não tiram o ar que tem dentro), mas quando vi os posts vc disse que já as tinha à disposição....

O @Jonas Felipe perguntou recentemente sobre aqueles potes TightVac, mas também não parecem ser uma solução ideal, já que eles tiram o ar correspondente ao volume da tampa, e não exatamente todo o ar de dentro do pote.

Eu tenho aquele conjunto de 3  potes da Consul (cilíndricos, de acrílico duro) há mais de 2 anos, e ainda funcionam perfeitamente bem; recentemente fechei um deles por mais de 3 semanas e quando fui abrir ainda estava totalmente vedado (eles têm uma válvula de silicone que indica a despressurização interna).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/01/2018 at 03:52, carlos eduardo disse:

O que extrapolar eu congelo no freezer , um freezer comum trabalha -22°C e um desses de geladeira entre -16/18°C , congelo no saco original ou em ziplock ou em qualquer outra coisa , na minha opinião não acho relevante como congelar.

Só agora vi este seu post... concordo que para congelar tanto faz (vi a história das sementes suecas, tem toda lógica preservativa a -20ºC); o problema sempre é na hora de descongelar, por causa do efeito condensação (que segundo já li inicia o processo, embora super lento, de extração do grão, o que contribui para a deterioração sensorial dele). O mesmo raciocínio se aplica a quem mora em locais com elevada umidade relativa do ar: mesmo que em temperatura ambiente, é sempre interessante evitar a renovação de ar (muito úmido) dentro dos pacotes.

Quando comecei no Fórum vi a sugestão do Alexandre Velloso das latas de Leite Ninho, para vedar eram imbatíveis. Digo "eram" porque estou falando daquelas com tampa de alumínio. Estas atuais de "prástico" mole, podem ser (e são) mais fáceis de manipular, ou unhar (não estraga o esmalte das unhas das donas de casa), mas é uma m3rd@: depois de um mês de abre-e-fecha já era, não veda mais nada, só tampa, e aí meu indispensável Leite Ninho vai pras cucuias. Até mandei uma sugestão pra Nestlè, para voltarem às tampas de alumínio (dava pra comprar refil e reusar a lata indefinidamente, fora a insuperável eficiência vedatória)... agradeceram a sugestão mas gentilmente disseram que a mudança veio depois de longa pesquisa pelo fato de que reclamavam da dificuldade de manuseio da tampa metálica. A estética da preservação da unhas esmaltadas venceu a eficiência da conservação de alimentos, fazer o quê?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lisboa, me pareceu que o volume da tampa seria igual ao volume do pote. se não for isso, não faz sentido nem a existência do produto, na minha opinião...

hoje guardo em 4 pequenos potes de vidro com tampa metálica (torra escura, torra clara e dois torra média), os sacos com o restante dos grãos eu enrolo bem e guardo em latas de metal.

vou comprar dois desses tightvac, um de volume pequeno pra abertura diária e um de volume médio pra abertura semanal (onde estariam o restante dos grãos) e comparar:

1- abertura diária vidro X vácuo
2- abertura semanal vidro X vácuo

daqui +- 1 mês (ou quando eu tiver dados suficientes com alguma validade estatística/científica mínima) eu volto aqui pra contar.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que tampaço! ou tampão! :P ou deve ter algum sistema embutido de pistão, ou a própria tampa, que vai descendo (à medida que se rosqueia) e eliminando o ar, mas não o que fica entre os grãos, que não é pouco, especialmente com grãos 17+.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lisboa só havia visto imagens do modelo pequeno, realmente a tampa é equivalente ao corpo nesses modelos. fui comprar agora e vi que nos modelos grandes você está correto, o ar sai parcialmente. que decepção =/


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

após muito estudo, comprei este dispositivo sofisticadíssimo: 6 Clip Para Fechar Sacos, Embalagens Com Data Pronta Entregahttps://produto.mercadolivre.com.br/MLB-807685707-6-clip-para-fechar-sacos-embalagens-com-data-pronta-entrega-_JM


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os supermercados Pão de Açúcar e o Extra têm uns potes de vácuo bem bons dessa marca Finlandek. Tem vários tamanhos, e a bombinha de vácuo funciona mesmo. Veda bem. Tem que refazer o vácuo de tempos em tempos, mas acho que desse mal todos sofrem. O único porém com eles é que o corpo do pote é transparente, podia ser opaco. Mas eu não acho que a transparência vai afetar a armazenagem de forma sensível não.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema das garrafas seria que elas sao de 500ml, ai coloco bastante cafe e vou tirando do freezer só o que vou utilizar. Ou seja, abre e fecha. E quanto a congelar o pacote original? No momento que abrisse ele seja para distribuir em outras embalagens ou para ir só pegando o que vai utilizar, nao estraga o cafe também?

Enviado de meu SM-G800H usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fui procurar uma foto e simplesmente não existe esse produto nos sites deles na internet. Nem muito no google. Tem que ir ao supermercado mesmo pra achar.

Pra deixar mais claro. Não é nenhum desses:

500169.jpg  509850.jpg   496340x200x200.jpg

É esse aqui escrito Finlandek e com a bombinha acoplada verde:

Cuisinart-FreshEdge-Vacuum-Seal-8-Piece-

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, riozebratubo disse:

Tem que refazer o vácuo de tempos em tempos, mas acho que desse mal todos sofrem. O único porém com eles é que o corpo do pote é transparente, podia ser opaco.

Os meus da Consul estão com dois anos, e ainda vedam por 3 semanas (pelo menos, descobri por acaso outro dia), mas ontem pesquisando não achei no catálogo da Consul, nem no ML.

Três coisas fazem mal à conservação dos graõs: ar e umidade (ambos se resolvem com o vácuo); e luz (é só guardar num armário fresco). Os da Consul e as embalagens plásticas para vácuo com válvula são transparentes tb, não vejo como problema.

19 minutos atrás, EduardoAlemao disse:

O problema das garrafas seria que elas sao de 500ml, ai coloco bastante cafe e vou tirando do freezer só o que vou utilizar. Ou seja, abre e fecha. E quanto a congelar o pacote original? No momento que abrisse ele seja para distribuir em outras embalagens ou para ir só pegando o que vai utilizar, nao estraga o cafe também?

Cada vez que vc abre e fecha, mesmo dentro da gaveta do freezer, vai condensar. Se tiver dúvidas, ponha um copo de vidro dentro do freezer, abra a gaveta por uns 15 seg e veja: fica tudo embaçado (paredes da gaveta, copo etc.); é que o grão do café é escuro e vc não vê a micro condensação.

Ano passado eu ainda fazia isto de tirar aos poucos pra uso (moía direto, do freezer pro moinho), daí comecei a perceber que depois de umas 5 ou 6 vezes o café tinha deteriorado bastante. A partir de então passei a congelar doses individuais (seladora a vácuo, dá um trabalho do cão), ou dose maiores que eu esperava descongelar em temperatura ambiente e usava tudo nos dias seguintes.

Se for congelar o pacote original (ainda selado ou lacrado), sugiro tirar todo o ar de dentro (aperte bem até sair o máximo possível), e vede a válvula com durex, fita adesiva ou fita isolante, pra garantir que não vai entrar ar.

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se condensar estraga (muito) rápido; se descongelar com saco bem vedado em que não haja condensação interna, não há tanto problema (as dose maiores normalmente eu mantenho em temperatura ambiente, em potes a vácuo, e consumo em 3 ou 4 dias), mas de qualquer forma o café descongelado (mesmo a vácuo) parece ter uma degradação sensorial mais rápida. 

Vai-e-volta pra geladeira não tem muito sentido, só em circunstâncias excepcionais e justificadas; imagino que se re-embalado a vácuo não haja tantos problemas em recongelar. Melhor planejar, e usar tudo que for descongelado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa dica. Muda uns conceitos que estava lendo por ai. Mais uma duvida. Por exemplo, cafe torrado 10 dias. Abri pacote para consumo. Quantos dias "dura" cafe? Mantem propriedades? Tipo, separo consumo de 10 dias e resto congelo? 5 dias? 15 dias?

Enviado de meu SM-G800H usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre este tema compartilho esta postagem de um blog IL CAFFÈ ESPRESSO ITALIANO, mantido por vários profissionais do café da Itália e pelo pessoal da Espresso Academy de Firenze, a fim de contribuir com o tópico. 

http://www.ilcaffeespressoitaliano.com/2016/il-nostro-test-come-conservare-il-caffe-frigo-freezer-o-dispensa/

O teste consistiu em três amostras de 100g conservados por 10 dias em três ambientes distintos: congelador a -22°C, geladeira a 4°C e dispensa a temperatura ambiente, protegido da luz.

Com uma Dalla Corte DC Pro se extraiu com as amostras três espressos padrão, a 93°C e EBF de 50% (15 in/30 out). Traduzindo para o português, estes foram os resultados que obtiveram:

"O primeiro a ser avaliado foi o espresso da dispensa: o espresso tinha uma crema cor de avelã elástica e com tigratura, ao nariz tinha aroma de caramelo e biscoito. Dose balanceada com ligeira e prazerosa acidez, amargor agradável. Corpo bom e nenhuma sensação adstringente, retrogusto de chocolate com bastante persistência. 

O espresso feito com o café da geladeira se apresentou com uma crema avelã sem nenhuma tigratura e menos persistente que a primeira. A intensidade aromática, em comparação com a primeira dose, resultava mais leve e na degustação estava seguramente menos balanceada. O corpo ficou leve e o retrogosto mais amaro e persistente. 

O terceiro espresso se fez com a amostra do congelador. Seguramente este espresso teve uma crema menos consistente e elástica em comparação aos outros, a intensidade aromática estava parecida com a do espresso feito com o café da geladeira,  com uma xícara aparentemente mais balanceada. A corposidade era média e o retrogosto agradável de fruta seca ficou "curto".  

As três amostras foram então avaliadas em cupping "alla brasiliana" (obviamente a torra para espresso e os 15 dias da data de torra não ajudaram para este teste) e os resultados foram 100% comprovados. A amostra da dispensa foi a menos amarga, com o maior corpo e o melhor voto final.

Ao final da prova, os profissionais, baristas e coffeelovers foram unanimes em preferir a xícara preparada com o café armazenado na dispensa à temperatura ambiente."

  • Curtir 6
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...