Ir para conteúdo

Como armazenar o grão torrado?


Brunohf

Postagens recomendadas

pra coado também? Pra expresso eu concordo, mas pra coado não necessariamente. Já tomei café bom cujo pico do gosto era logo no dia seguinte e outros em que era lá pra 7 dias pós torra. Só não cheguei a notar a máxima de que torras mais claras têm pico mais tarde do que médias. Pra mim foi mais segundo o grão mesmo.

 

Quando eu li o tópico deu uma forte vontade de dizer "fala com a OAS que ela armazena". Mas pra isso já tem outro tópico...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

pra coado também? Pra expresso eu concordo, mas pra coado não necessariamente. Já tomei café bom cujo pico do gosto era logo no dia seguinte e outros em que era lá pra 7 dias pós torra. Só não cheguei a notar a máxima de que torras mais claras têm pico mais tarde do que médias. Pra mim foi mais segundo o grão mesmo.

 

Jose Cal pode ser tudo isso que vc falou.Eu normalmente faço torras claras,então o meu caso poderia se encaixar na máxima que você mencionou. Depende de alguns fatores.Ja li em fóruns gringos que o Behmor pede o dobro do tempo de descanso que outros torradores. Como não tenho outro torrador não saberia comparar...mas de grão a grão varia mesmo,esses dias lendo no sweetmarias que os Kenyas nunca devem ser provados com menos de dois dias....olhando por esse lado e levando em consideração o comentário de que o behmor pede o dobro de tempo, chegamos em 4 dias pros Kenianos.Ano passado comprei os Mantissa na Bellini em Brasília. Ganhei um pacotinho do mantissa Bourbon Amarelo recem torrado num Atilla, bebi ele nos dias seguintes e ele só ficou bom com mais de uma semana.Tirando o caso a caso, como regra geral acho que 5 dias é quando começa a ficar bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Imagino que esse tempo valha para armazenamento em temperatura ambiente,

certo? Se for colocar em freezer, talvez o café leve muito mais tempo para ficar

"bebível"? Em outras palavras, o café só deveria ir para refrigeração a partir

do momento em que estivesse no ponto ideal para extração?

 

Quantas dúvidas... :huh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu costumo esperar 5 dias para congelar, assim o grão já perdeu boa parte do CO2. Tenho usado potes de vidro comuns (de molho de tomate, etc) e dá muito certo. Até cheguei a comprar tampas novas, assim fica sem odor nenhum do produto anterior. Barato e funcional bem pra mim.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem torra em casa não costuma congelar, eu por exemplo não congelo cafés,torro e deixo todos em temperatura ambiente,em potes de vidro.Espero pelo menos 5 dias pra beber, as vezes experimento antes,mas o ideal é pelo menos uns 5 a 7 dias. Já teve café que comprei na has bean, que com mais de um mês ainda estavam bem legais com todos os descritores perceptíveis e ja teve café da raposeiras que com uns dias de aberto não tinha mais nada...cada caso é um caso,mas eu costumo tentar esperar uns dias pra provar e como não compro/torro acima do meu consumo, Não dá tempo de ficar velho aqui.em casa...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Burny e Mortari, lembro que em uma edição do Planeta Terra Festival que rolou em um parque em Sampa eles deram para guardar bitucas de cigarros aqueles tubos de refrigerante pet sem ser aquecido e inflado, que ficou bem parecido com tubo de ensaios, ele é bem grosso e resistente, se couber umas 16 a 18g de café ficaria ótimo também para fazer como dosagem, sem ter o risco de quebrar como os tubos de ensaio de vidro e é hermético devido a rosca dos refris.

No ML encontrei a um preço bem legal, resta saber o quanto caberia de grão dentro de cada tubo

Na descrição diz que o volume total é de 40ml.

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-683973972-50-tubos-ensaio-tubetes-preforma-c-tampa-lembrancinha-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal, só não tem a válvula para a saida do ar com a liberação de CO2 ao longo do tempo. Seria interessante ver se faz diferença.

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como eu já disse antes, uso os potes a vácuo (em termos) da Consul, são super práticos e têm conservado muito bem o café em grãos para consumo em até 2 semanas, depois que abro o pacote dificilmente passa disso. Se, por acaso, eu fico mais que 3 dias sem abrir um determinado pote, eu o abro e fecho novamente para liberar eventual CO2 que esteja se acumulando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lisboa, tenho esses da Consul o jogo e também os saquinhos da Consul, acabei dando para minha mãe guardar biscoitos etc, quebra um galho sim, pena que são transparentes e a bomba é bem fraca, tenho os da vacu vin e são bem superiores em relação a esses da Consul e tenho também o airscape, esse é o mais prático de todos e é o que mais venho utilizando.

Os tubos achei legal se couberem  em média 16g e já deixasse a dose correta para mim, seria prático em vez de ter que ficar pesando a dosagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim Roger, a bomba da Consul não é nenhuma Brastemp :P mas tira muito bem o ar, o que já deve dar conta de minimizar a oxidação. O fato de serem transparentes é irrelevante porque os deixo dentro de um armário, num canto mais fresco da cozinha. O Airscape, pelo que vi e entendi uma vez, tira o excesso de ar acima dos grãos, mas não entre os grãos, é isso mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tomo Leite Ninho pra caramba, cansei de jogar lata fora... uso algumas, elas fecham super hermeticamente e sem dúvida funcionam bem para conservar, mas tem a questão do ar lá dentro que não sai, inclusive o CO2 (este é fácil de resolver).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso mesmo Lisboa, ele tira o ar até chegar nos grãos, geralmente os cafés que já compro torrado deixo nos pacotes mesmo e os que torro uso esses da airscape e vacu vin, ontem mesmo torrei o Mantissa e o NDA duas torras de cada com perfis diferentes e deixei dentro deles. Esse do Lipe guardar em um vidro de suco de vinho de 300ml tbm é uma boa.

Mas me interessei mesmo pelo sistema monodosagem, se der certo esses dos pets seria interessante tipo na noite anterior já pesar e deixar por ex. 4 frascos desse pra vc tomar durante o dia, não precisaria ficar abrindo o pacote ou pote e seria mais rápido e pratico, pois também evitaria a pesagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Estou fechando hoje um teste que eu comecei faz quase 8 meses , na época eu comprei 3 pacotes do blend para espresso feito a grão , um cafe doce , cremoso , que produz boa crema , aroma forte e extrações quase sempre tigradas , u cafe com características bem marcantes.

Peguei um pacote abri preparei 2 espressos defini o ponto no moedor (Forte 2M) e congelei ele , era dia 18/09/2015 .

 

Quarta passada dia 27/5 , 222 dias depois , peguei uma porcao e voltei o pacote para o freezer , moi congelado em 2M e pareceu que o tempo estivesse parado , o cafe saiu como se o blend tivesse os mesmos 10 dias de torrado de 222 dias atras , ate tigrado ficou.

 

Bastou congelar no pacote e só retirar a dose voltando o pacote ao freezer , e moer a dose congelada. Nos ultimos dias eu venho preparando um espresso por dia com ele e o cafe sai sempre igual como se ainda tivesse 10 dias de torrado. 

 

26648846732_2784d81642_z.jpg

 

26469418800_77ef8b0e84_z.jpg

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal CaÊ! :ph34r: Nada como a teoria testada (e no caso confirmada) na prática. Vou passar a congelar cafés também pois ando perdendo café para a oxidação mais do que pra minhas peneiras. Normalmente consumo um tipo de grão ao longo da semana, deixo um pouco sempre naqueles potes a vácuo da Consul, para isso eles servem perfeitamente, para testar e provar para novamente dali 2 a 4 semanas mas muitas vezes acaba sobrando mais do que pude tomar durante um mês. Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kkkkkk, quando comecei a ler que o experimento começou em 18/09/2015 já procurei pelo link de todo o estudo, tabelas, .........

 

Mas o experimento se resumiu a mais uma única xícara de expresso, e o melhor, com um resultado conclusivo e importante, rsrsrsr

 

Certa vez vi um médico/cientista falar que eles tinham um monte de resultados sobre uma pesquisa feita mas não sabia exatamente como utilizar o resultado de forma útil. O Carlos soube, rsrsrsrsr 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma xícara não ! Foram 4 :) todas ótimas.

 

Hoje a noite faço outra . Dá até pena de consumir o café , ele está excelente, do tempo que o norueguês torrava o café, agora no site eles estão vendendo esse café com 30 dias de torrado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre fiz dessa maneira. Quando falo isso para o pessoal das cafeteiras me olham torto. Pra quem torra café, ainda mais comercialmente, não faz sentido congelar porque costumam ter disponível café fresco. Porém basta testar pra ver como é eficiente. Problema é que existe muita matéria de Internet dizendo que não se deve congelar com base em afirmações pouco científicas e pouco testadas, o que acaba gerando algum preconceito. Como disse e reafirmo, não conheço melhor método de conservar café.

 

Pretendo fazer uma TE sobre isso. Pegar 4 pacotes de café e deixar passar três meses. Um moído em temperatura ambiente, um em grão em temperatura ambiente, grãos na geladeira e grãos no freezer. E colocar a galera pra provar coletivamente, às cegas.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas chega a ser perceptível a condensação após retirar do congelador? Acho que tem que ser bem rápido entre tirar e passar pelo moinho para não ficar levando umidade para dentro dele.

Sent from Lumia 1020

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não acho que cause problema essa eventual condensação na hora de moer. Inclusive há quem pulverize os grãos com água pra diminuir a estática (RDT).

 

Quanto ao moinho em si, os restos de café moído que ficam retidos acabam absorvendo umidade do ar também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E que tal isso?

 

​Last year I was at my mom's house, and in her freezer I found some Kenya AA bens I'd roasted six years prior. Very curious about the condition of the bens after six of being frozen, I eagerly brewed a por. It was really good. That's not to say the beans wouldn't taste better if they had been used six years earlier, but it does suggest that freezing is a viable storage method. Since then I've become an avid freezer of beans.

 

RAO, Scott. The Professional Barista's Handbook. Canada: Twenty-Six Letters, 2011. p. 78

 

SEIS ANOS  :blink:.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sou meio desleixado quanto a observações em geral, os meus cafés sempre ficam congelados, mas tenho a impressão que depois de congelado por um tempo se tira-lo e deixa-lo fora ele ficara deteriorado rapidamente, o negócio e tirar a dose e voltar no mesmo instante para o freezer.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que um ponto interessante a ser testado é qual a melhor

temperatura para manter esses cafés "hibernando" eu uso congelador

normal mesmo. Mas acredito que um freezer que possui temperaturas

menores e possivelmente mais constantes pode segurar o café por mais tempo.

 

Mas tenho usado essa tecnica de congelar já faz uns 6-8 meses. Sempre com

ótimos resultados na xícara. Tiro somente a dose que vou usar e volto o resto

o mais rapido possivel para o congelador.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não acho que cause problema essa eventual condensação na hora de moer. Inclusive há quem pulverize os grãos com água pra diminuir a estática (RDT).

 

Quanto ao moinho em si, os restos de café moído que ficam retidos acabam absorvendo umidade do ar também.

Pois é, Rodrigo. Já vi várias extrações em que é pulverizada uma pequena quantidade de água nos grãos antes da moagem.

Acho que vou experimentar congelar o café. Já perdi a oportunidade de comprar bons cafés por estar com grãos recém torrados e ficar inseguro em congelar. Vamos ver.

Valeu Caê!

 

 

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...