Ir para conteúdo

Como armazenar o grão torrado?


Brunohf

Postagens recomendadas

  • 3 weeks later...

Fala pessoal beleza?

 

Conhecem aqueles embaladores a Vácuo? 

Adquiri um dessa marca Tintonlife do video abaixo, muito bom.

 

Abro um café novo, separo em pequenos saquinhos e vedo a vacuo cada um deles. Rápido e pratico.

 

 

Vende no aliexpress

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Armazeno  colocando dentro do saco a vácuo o cafe em sua embalagem original, e faço este processo diariamente. Porém toda vez que estou extraindo o ar(uso uma bomba manual), sinto  um considerável cheiro do café no ar. Daí fiquei pensando, o fato de estar submetendo a uma pressão negativa todos os dias pode estar tirando alguma propriedade do café, ajudando a volatilizar algum óleo...etc?

O melhor seria armazenar em doses semanais (diárias é inviável pela quantidade de saquinhos para tal uso)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não acho que com bomba manual ou elétrica, dessas máquinas de embalar a vácuo, vá remover ar de dentro do café. A pressão interna dos grãos é alta e o CO2 e voláteis vão saindo de qualquer maneira. Você sente cheiro do que já saiu...

A embalagem a vácuo talvez garanta mais a selagem do pacote mas não sei se o vácuo vai diminuir a evolução do café. Pra aumentar bem o tempo de uso do café: congelador nele.

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria de ver um estudo sobre "congelar 10-14 dias após a torra". No link postado umas páginas atrás (https://www.home-barista.com/store-coffee-in-freezer-conclusions.html) ele fala sobre congelar imediatamente após a torra e conclui que  "O congelamento é um método viável de preservar a frescura do café. Quanto tempo exatamente podemos prolongar com o congelamento, desconhecemos, embora saibamos que, se congelarmos imediatamente, essa duração se estende por pelo menos 8 semanas. Neste experimento, uma metodologia muito específica foi empregada, e exatamente até onde uma pessoa pode se desviar e esperar obter bons resultados não é clara. O café previamente congelado que usamos foi congelado imediatamente após a torrefação, em cerca de uma hora, em embalagem semi-hermética em um freezer muito frio (cerca de -15 ° F / -26 ° C). Foi então descongelado, apenas uma vez, dentro da mesma embalagem antes de ser exposto ao ar externo, reduzindo ou eliminando a possibilidade de condensação". 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tenho um estudo, infelizmente. Como, pela minha experiência, o café continua a mudar mais lentamente, eu congelo com uns 7-10 dias. Congelo a embalagem mesmo, retiro, uso e boto de volta no congelador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Neto, o que eu faço é acompanhar o desenvolvimento das minhas torras e no momento em que o café fica no auge (normalmente em 4-8 dias pós torra), eu coloco ele em tubos falcon (porções de 20g) no freezer. Assim posso conservar o café nesse estado por meses. Aqui uma foto do meu freezer:

LTtHDyu.jpg

  • Curtir 8
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

São tubos falcon de 50mL. Cabem 21g de grão (mais ou menos) e são usados em laboratórios para congelar amostras.

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ainda estou com dúvidas de quando congelar.. Geralmente consumo 250mg de café em aproximadamente 10 dias. Então não haveria necessidade de congelar parte do café, correto?

No mais, quantos dias após a torra seria interessante congelar o café?

Quais métodos para descongelar, estando o café selado em sacos plásticos a vácuo? 

Alguém por favor poderia falar mais daquele método de descongelar em água a 45 graus?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal o teu método Burny! Eu também congelo. Abro um pacote de 250g e divido em três partes, 1 deixo no saco original (para consumo) e 2 duas em embalagem à vácuo (tudo no freezer). O que eu uso para consumo, abro e tiro dentro do freezer e mando direto para o moedor. Para meu gosto fica bom!

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Marcos Sampaio disse:

Valeu a dica, @Burny. Já comprei os meus :-)

cfS0YiU.jpg

Vc vai ver, é super pratico assim. Incl. tenho a impressão que a moagem do grão congelado gera menos fines.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vc vai ver, é super pratico assim. Incl. tenho a impressão que a moagem do grão congelado gera menos fines.
@burny vc tira do congelado e ja moe ou espera descongelar...

Enviado de meu SM-G950F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Neto, o que eu faço é acompanhar o desenvolvimento das minhas torras e no momento em que o café fica no auge (normalmente em 4-8 dias pós torra), eu coloco ele em tubos falcon (porções de 20g) no freezer. Assim posso conservar o café nesse estado por meses. Aqui uma foto do meu freezer:
LTtHDyu.jpg
Ainda não comprei os grãos pois estou esperando meu moedor chegar mas já vou comprar esses tubos tbm. São baratos e bem práticos pelo que vi... Valeu mesmo pela ideia...

Enviado de meu Redmi 4X usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
6 minutes ago, Rafael Ribeiro Simões said:

Eu estava pensando em usar os tubos pra congelar a fração de um uso na aeropress (14-15g). Colocar essa quantidade num tubo de 50ml ficaria ruim por ficar mais espaço "vazio"?

Rafael, fiz o teste aqui pra você ver. Coloquei 14 e 15g em um tubo e fiz duas fotos. Observe que não é tanto espaço vazio que sobra. Eu costumo colocar 16g.

14g:

14jN2QB.png

 

15g:

nJcaf1m.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Just now, Rafael Ribeiro Simões said:

Show! Vou aumentar meu BR entao, hehehe! Vc comprou os seus onde?

Comprei em uma loja que vende suprimentos para laboratório em minha cidade (moro em Salvador). No Mercado Livre acha também. Por exemplo: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-826943308-tubo-de-falcon-50-ml-esteril-embalado-individual-50-unid-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei em uma loja que vende suprimentos para laboratório em minha cidade (moro em Salvador). No Mercado Livre acha também. Por exemplo: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-826943308-tubo-de-falcon-50-ml-esteril-embalado-individual-50-unid-_JM
Melhor comprar in loco mesmo, economiza no frete. Vou procurar aqui em Novo Hamburgo!

Em tempo, você põe os tubos dentro de alguma caixa? Usa suporte para os tubos?

Enviado de meu MI 6 usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutes ago, Rafael Ribeiro Simões said:

Em tempo, você põe os tubos dentro de alguma caixa? Usa suporte para os tubos?

Os tubos ocupam bastante espaço. Eu estou colocando os tubos do mesmo tipo de café em um mesmo saco de freezer, amarrando e colocando um post-it com um durex com informações daquele "lote": nome do café, data de torra e data que congelei. Antes dos tubos eu colocava em saquinhos zip e colocava em uma vasilha de plástico. Economizava espaço, mas era bem mais trabalhoso, especialmente na hora de tirar, pois eu colocava cerca de 50g em cada saquinho (aprox. 3 doses de 16). Tinha que tirar a vasilha, tirar o saquinho, pesar a quantidade, fechar o saquinho sem deixar entrar ar...

Agora com os tubos é só virar direto no moedor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...