Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Brunohf

Como armazenar o grão torrado?

Recommended Posts

Os tubos ocupam bastante espaço. Eu estou colocando os tubos do mesmo tipo de café em um mesmo saco de freezer, amarrando e colocando um post-it com um durex com informações daquele "lote": nome do café, data de torra e data que congelei. Antes dos tubos eu colocava em saquinhos zip e colocava em uma vasilha de plástico. Economizava espaço, mas era bem mais trabalhoso, especialmente na hora de tirar, pois eu colocava cerca de 50g em cada saquinho (aprox. 3 doses de 16). Tinha que tirar a vasilha, tirar o saquinho, pesar a quantidade, fechar o saquinho sem deixar entrar ar...
Agora com os tubos é só virar direto no moedor.
Boa. Vou comprar uns cafés com o Mario e queria aumentar a vida útil deles. Vai ser uma boa solução. Vi que na rua ao lado da minha tem uma fornecedora de suprimentos pra laboratório. Vou ver se ainda funciona e se vendem pra PF. Você tem quantos aí?

Enviado de meu MI 6 usando o Tapatalk

Marcos Sampaio    142
22 minutes ago, Rafael Ribeiro Simões said:

Boa. Vou comprar uns cafés com o Mario e queria aumentar a vida útil deles. Vai ser uma boa solução. Vi que na rua ao lado da minha tem uma fornecedora de suprimentos pra laboratório. Vou ver se ainda funciona e se vendem pra PF. Você tem quantos aí?

Massa! Eu comprei 50, mas foi pouco, só dá 750g de café (colocando 15g em cada). Tenho uns 3kg congelados, seriam necessários uns 200 tubos, mas não tenho tanto espaço no congelador. rsrsrs.

Rafael, fiz o teste aqui pra você ver. Coloquei 14 e 15g em um tubo e fiz duas fotos. Observe que não é tanto espaço vazio que sobra. Eu costumo colocar 16g.
14g:
14jN2QB.png

15g:
nJcaf1m.png
Galera, vocês acham que congelar o café nos tubos com esses espaços vazios compromete a longevidade do café?

Enviado de meu MI 6 usando o Tapatalk

Burny    3,085

Faz nenhuma diferença. O volume de ar entre os grãos é muito maior. Creio que para armazenamento de alguns meses tá ok assim. Se vc quer armazenar o grão por 1 ano ou mais talvez já faz sentido usar vácuo.

• Like 2

RogerioD    1,842

A brincadeira ficou séria rss
8917dc9a488a604931ff17e32604577a.jpg

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

• Haha 2

Ram_Alen    5

Eu vi em algum lugar do forum, (ja procurei e não acho mais) um link de uns frascos de vidro (parecidos com tubos de ensaio), com fechamento a vácuo para doses individuais. Coisa bem ostensiva. Alguém lembra?

Burny    3,085
9 horas atrás, Ram_Alen disse:

Eu vi em algum lugar do forum, (ja procurei e não acho mais) um link de uns frascos de vidro (parecidos com tubos de ensaio), com fechamento a vácuo para doses individuais. Coisa bem ostensiva. Alguém lembra?

Deve ser o LWW bean cellar, mas não é a vácuo, só com válvula.

https://lynweber.com/accessories/bean-cellars-glass/

• Thanks 1