Ir para conteúdo

Como armazenar o grão torrado?


Brunohf

Postagens recomendadas

Se você passar pelo west village, tem um café legal lá, o Caffè Reggio (http://www.cafereggio.com/). Não é um lugar badalado, mas é bem bonito. Só não peça sobremesa, que são horríveis. Eles têm (tinham ao menos) uns refrigerantes italianos legais. O café até apareceu no filme Shaft original, dos anos 70.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

 

Esta discussão sobre potes específicos para a guarda de cafés é interessante, mas penso estar sendo tratada de maneira incompleta.

Como meus bons professores ensinaram-me durante minha fase acadêmica, para encontrar a solução apropriada é mister conhecer a causa do problema. Sabendo o que necessita ser corrigido, poderemos saber como corrigir.

 

Então, como citei no início, creio ser esta a questão que não foi tratada.

 

O que compromete a qualidade dos grãos?

 

1 - Tempo

Quanto ao tempo decorrido desde a torrefação, nada podemos fazer, senão evitar que seja longo. Para cafés adquiridos já torrados por terceiros, tome-se o momento da abertura da embalagem original como início da contagem do tempo, planejando que o estoque de café pronto para o uso imediato não seja superior ao prazo de 1 semana ou 10 dias. Não devemos ignorar que muitos componentes do café, em especial seus principais, são voláteis e com o tempo se perderão.

 

2 - Grau de umidade

Ela é a maior inimiga. Causadora de fermentação dos grãos que, mais rapidamente, compromete a qualidade.

 

3 - Contaminação

A segunda maior ameaça está na possibilidade de contaminar os grãos com gostos, olores e micro organismos. Portanto é importante que o recipiente a ser usado para a guarda dos grãos esteja perfeitamente higienizado, limpo, seco e livre de agentes contaminadores.

 

4 - Circulação de ar

Confunde-se com a oxidação. Na verdade a circulação de ar causa o ressecamento a superfície do grão, alterando sua fragrância e o sabor da bebida por exaurir óleos superficiais.

 

5 - Temperatura

Deve-se atentar para que a temperatura seja fresca e estável. O calor no ambiente de guarda deverá ser evitado por acelerar os processos de degradação das qualidades originais dos grãos. Congelar ou refrigerar os grãos retarda tais processos sem, contudo, cessá-los.

 

6 - Luz

Como luz é energia, evitar a incidência direta é adequado. Faz-se com o uso de recipiente que não seja transparente, ou ao menos cujas paredes sejam foscas e escuras.

 

Se o que acima indiquei é verdade, será fácil escolher um recipiente para guardar os grãos.

Uma lata ou pote que atenda as necessidades físicas acima e mantida/o em armário seco, fresco e escuro, será suficiente para a guarda de grãos por períodos não superiores à dez dias e que estarão prontos para o uso imediato.

Os itens 2, 3 e 4 demandam que haja boa vedação. Fechamento hermético não é obrigatório, ainda que seja desejável.

 

Minha sugestão é que se tente o uso de algo simples como uma lata de leite em pó após a devida e necessária higienização. Quando nova conta com excelente vedação por encaixe justo da tampa, além de não ser transparente.

Faça o teste antes de gastar com potes caros.

  • Curtir 8
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Myamoto,

 

É verdade ! Acho melhor doar tudo ....

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Alexandre,

 

Obrigado pela ajuda !

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

 

Abçs !

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cal,

 

Desculpe ! esquecí de te responder. É claro que vou passar pelo west village. Vou ficar 11 dias e gosto de bater perna. Pra ficar parado, eu fico em casa que é mais barato ... Vou procurar. E se os colegas quiserem dar umas dicas BBB (bom, bonito e barato) sempre é benvinda !

 

Abçs !

 

 

P.S. muito legal o lugar !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como não achei isso muito lógico, dei uma olhada na wikipedia.

 

Resumindo, nos USA, normalmente a onça é 28.35 gramas e a onça liquida é 29.6 ml ou 30 ml.

 

Onça

Onça líquida

 

A diferença nos potes acima deve estar no que se põe dentro para medir e não na unidade em si.

 

No tópico, acho mais legal o Airscape já que com um restinho de grão ainda dá para tirar quase todo o ar.

 

Sergio eu não entendi sua duvida , 1 onça é 28,35 g e 29,6 ml se for agua , como o Gilberto , Eu e o Fernando falavamos de Grãos de café torrado ,não, de novo ,não é mais isso , nesse caso ,1 onça de café é 28,35 g e 65,62 ml.

 

Pois é, o Sérgio está certo. Pelo visto ninguém gostou da minha dica do conversor automático do google. Se o material em questão for água, uma onça flúida é quase o mesmo que uma onça.

 

Sua dica foi util ,mas , ninguem estava falando de agua , portanto , quando se fala de café em grãos 1 oz é muito diferente 1US fl oz.

 

Usando medidas conhecidas , 1litro de agua pesa 1 quilo mas , ser for café em grãos 1 litro de café pesa 0,43 quilos.

 

O fabricante de uma embalagem , usou oz massa devido ao volume dela não variar.

 

http://www.friiscoff...orage-canister/

 

Mas o outro trabalha com volume variavel , o volume do container varia , então usou Us fl oz

 

http://www.planetary...action=airscape

 

Quando o Gilberto falou 16oz ele falou sem saber , onças fluidas , porque esses potes medidores são graduados em ml/oz , porque estao se referindo a agua e nesse caso (e só nesse caso) a comparação é correta , as medidas estão muito proximas .

 

Espero que tenha ficado claro agora

 

Alexandre para variar sua logica foi irrepreensível , mas , se alguem , gasta uma nota preta em cafeteira e outra em moedor , é claro que vai querer uma linda lata para o seu café , uso aqui é hobby , não é para ser eficiente , alem do mais , eu consideraria um crime colocar o organico severino ou o sul de minas em uma lata de leite ninho :P

 

 

 

Abs

 

C. Eduardo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu avó dizia que os ingleses tinham inventado essas medidas pra engabelar todo mundo. Parece que funciona ! O véio tinha razão ....

 

Agora falando sério, fuí tentar comprar a dita cuja na Amazon.com. Putz ! 17 U$ o pote + 10,50 de handling and shipping + 28.34 de imposto !!!! = R$ 56. Caramba, que facada ! Bem, tentei ver na Amazon inglesa, francesa e alemã. Nem consta do site.

 

Vou perguntar de novo: alguém tem alguma sugestão para comprar isto em outro lugar ?

 

Abçs !

 

Fernando , na sua situação , so resta NY , ou comprar na Etna a embalagem a vacuo e ficar de saco cheio de bombar cada vez que abrir a embalagem.

 

abs

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos, é que na sua 1a msg deu a entender, e provavelmente o Gilberto entendeu, que onça e onça liquida são unidades muito diferentes. Essa unidades não tem nada a ver com café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu nunca reparei na existência das duas medidas de oz, até porque nunca tive necessidade, achei que tinha entendido os esclarecimentos que o Carlos fez mas mediante o questionamento do Sergio fui conferir nas tabelas de conversão e :

 

O Sergio tem razão, a conversão para oz massa onde 12 oz equivale a 340 grs ou 370 ml se for o oz liq, não se refere a café, logo não caberá 340 grs de café, teríamos:

 

12 oz Ou 340 grs ou 370 ml x 0,43 = 160 grs de café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos, é que na sua 1a msg deu a entender, e provavelmente o Gilberto entendeu, que onça e onça liquida são unidades muito diferentes. Essa unidades não tem nada a ver com café.

 

Sergio , o problema do fórum é que a possibilidade má interpretação é grande,eu vou tentar ser mais claro.

 

No nosso dia a dia ,onça e onça liquida são iguas porque se referem a agua , os potes medidores , copinhos de barista etc. são referenciados a agua , da mesma forma acontece com os medidores de litro e quilo , quando referenciados a agua , são viltualmente iguais 1L =1K , mas se sairmos do liquido para os solidos , as medidas tornam-se diferentes como eu falei , antes , vc passa a ter 1K de café = 2,3L.

O problema é que o ingles deu nomes iguais para coisas diferentes , imagina se no Sistema Internacional (SI) a gente cria-se o o Quilo fluido (K fl) e acabasse com o litro, quando fossemos falar de agua ,seria , 1K = 1K fl.

Quando fosse café , seria , 1K = 2,3 K(fl) , como vc pode ver , daria espaço para muita confusão , como esta acontecendo agora.

 

É por essas e outras que o mundo todo prefere o SI , só Mianmar , Libéria e EUA , usam o siatema ingles , o prorio Reino Unido adota oficialmente o SI , mas , continua usando o outro.

 

Abs

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu nunca reparei na existência das duas medidas de oz, até porque nunca tive necessidade, achei que tinha entendido os esclarecimentos que o Carlos fez mas mediante o questionamento do Sergio fui conferir nas tabelas de conversão e :

 

O Sergio tem razão, a conversão para oz massa onde 12 oz equivale a 340 grs ou 370 ml se for o oz liq, não se refere a café, logo não caberá 340 grs de café, teríamos:

 

12 oz Ou 340 grs ou 370 ml x 0,43 = 160 grs de café.

 

Gilberto , eu não consegui se claro , vc esta confundindo oz com oz fl , para simplificar entre nesse site e digite no campo substancia , water e depois coffee e veja as diferenças em volume.

 

http://www.convert-m.../weight2volume/

 

Gilberto , 12 oz (massa) serão sempre 340 g não importa que seja agua ou chumbo , afinal é massa.

Agora , 12oz (fluidas) ocupam um espaço que varia com a substancia , 12oz fl de agua são 340ml se for de café será 787 ml se for chumbo será 30ml.

 

Portanto 12oz fl de café são 340 g ou 787 ml

Nossa isso é tão chato que ate eu erro tambem :)

Portanto 12 oz fl de café são 153 g ou 355 ml

 

Acredite , vc esta cometendo um erro comum , pelo fato de as unidades terem nomes similares .

 

Abs

C. Eduardo

Editado por carlos eduardo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Devíamos mudar o nome do tópico para unidades de medida (ou parar com essa discussão). Uma oz de água não é uma fl oz de água. É próximo, mas não é igual.

A ideia é que 16 onças são uma libra (454 g) e 16 onças fluidas são um pint (473 ml). Na Inglaterra a coisa é um pouco mais complexa, porque ambos sistema coexistem (acho que temperatura externa é dada em C, enquanto temperatura do corpo em F. O peso então é dito em stone para o corpo e acho que em g no supermercado e por aí vai).

 

Eu reli agora um post anterior e notei um erro conceitual.

 

Onça fluída é unidade de volume. Não varia. O que pode variar é a massa contida em um dado volume (uma onça flúida, digamos). Isso depende é claro, da densidade).

 

Potes devem ter medidas em onça flúida. Como no sistema internacional: não falamos de um vasilhame de 1 quilo, mas 1 l e por aí vai.

 

No contexto costuma estar claro (um bife de 12 onças ou um copo de onças). Nunca ouvi ninguém falar fluid ounce. Só vi escrito.

Editado por José Cal Neto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que agora não resta duvida , se tiver alguma entra no site e faz uma simulação .

 

Eu morei na inglaterra nos anos 80 , logo após a Tatcher assumir e salvar o pais , da minha experiencia naquele terra eu cheguei a seguinte conclusão:

 

" O Ingles é um Portugues que deu certo" :P

 

Eu ouvi essa frase de um brasileiro que já estava lá 20 anos , levei um tempo para entender , mas , hoje eu concordo.

 

Abs

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[

Devíamos mudar o nome do tópico para unidades de medida (ou parar com essa discussão).

 

Se alguem tem duvida não custa nada explicar , e como o Gilberto disse " amazenar grãos torrados" é isso , se fosse armazenar agua aí sim seria desnecessario.

 

Abs

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente,

 

Que confusão que eu fui arrumar ... Tá tudo certo ! Mas eu não vou gastar dinheiro comprando pote com bomba na Etna pra depois comprar outro. Se pintar um portador, ok. Caso contrário, vaí esperar até junho mesmo.

 

Abçs !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não há dúvida que uma lata opaca protege mais contra a luz. Por outro lado, se um vidro for guardado dentro de um armário opaco, a coisa fica bem mitigada. Principalmente se você torrar o próprio café, quando a torra não vai durar tanto tempo assim.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente,

 

Que confusão que eu fui arrumar ... Tá tudo certo ! Mas eu não vou gastar dinheiro comprando pote com bomba na Etna pra depois comprar outro. Se pintar um portado, ok. Caso contrário, vaí esperar até junho mesmo.

 

Abçs !

 

Fernando , se não fosse vc , teria sido outra coisa , como o Gilberto falou , ia faltar assunto , "armazenar café" não ia render nada , o Alexandre iria falar na lata e o assunto morreria , eu diria que a sua confusão foi "salvadora". :P

 

Eu já ia esquecendo de falar sobre o topico , já faz algum tempo que eu li a entrevista de um sujeito que falou a seguinte frase :"A melhor embalagem do café é o proprio grão" eu achei essa frase interessante.

No fundo o Alexandre tem razão , latinha , container ou pote , no final não deve fazer grande diferença, como eu disse antes eu tenho esse container por causa da estetica, durabilidade e praticidade.

 

Abs

C. Eduardo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos Eduardo,

 

Tudo Certo ! Senso de humor não dá azia e não estraga o café ...

 

Deixa eu te falar. Eu estou até mais preocupado com o café que eu deixo na geladeira para ir consumindo. O do congelador, ou bem ou mal, fica lá, dentro do pacote, todo durinho e preservado. Mas alguns fornecedores de café o fazem somente em embalagens de 500 Gr (Unique Café, por exemplo). Eu preferia se viesse em pcts de 250 Gr. Mas nada é perfeito. Então, se eu conseguisse esse pote da Friis, eu ficaria bem contente. Mas não morro sem ele não. Tanto que até já tirei do armário e limpei aquela lata de leite NINHO que o Alexandre recomendou ! Kkkk .... :D

 

Sobre torra Cal, seí lá. Nem aprendí a andar, não vou me meter a correr, não. Mas estou precisando trocar meu fogão e andei pensando umas coisas (pra variar ...). Estou querendo comprar um Smeg Italiano com umas características bem legais. O forno é elétrico (não resseca o alimento), tem timer, tem um ventilador interno para circular o ar quente por igual e, last but not least, tem um espeto giratório para assar coisas. Aí eu pensei: e se eu mandasse adaptar um cesto fechado tipo máquina de lavar antiga ? Será que dava uma torra bacana ?

 

Aí, aí, aí ..... Isso ainda vaí dar separação ! :unsure:

 

Abçs !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fernando, não conheço este forno, parece legal, compra-se aqui no Brasil ? Agora para não ressecar acho que o importante é ter vapor, ele tem ?

 

Agora uma coisa posso te sugerir, não torre café neste forno, ai sim você vai arranjar confusão com a esposa, me corrijam os torradores de plantão, mas me forno que uso para torrar ficou todo amarelado, manchado, por dentro e por fora com a fumaça do café.

 

Resumindo: forno é forno, torrador é torrador, você até pode usar um torrador como o do Guilherme para usar como forno, mas o contrário ....

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem,

 

Mais um desistindo da torra caseira ... Que os profissionais assumam !

 

Grande Abraço !

 

 

P.S. Gilberto, os SMEG são vendidos sim no Brasil. Só pra vc saber, tem tb um BRASTEMP com forno à gás que tem um recepiente para adição de água que vaí sendo vaporizada durante o uso. Deve sair mais em conta do que o SMEG. Abçs !

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Torra é uma decisão dificil para quem mora em apartamento , eu já estive com o dedo no gatilho para comprar , i-roast , nesco e o Gene , mas , na hora "H" aparece alguem com uma opinião sensata (minha mulher :P ) e eu desisto.

Atualmente , quando a vontade de torrar volta eu dou uma olhada nessas fotos e desisto de novo ;)

 

http://www.ineedcoff...ing-the-iroast/

http://www.home-bari...80_roastery.jpg

http://www.home-bari...pix/5721_r1.jpg

http://www.home-bari...pix/5721_r2.jpg

http://www.home-bari...pix/5721_r3.jpg

http://www.sweetmari...ll/P1010069.JPG

http://www.homeroast...20310-00115.jpg

http://www.home-bari...5_pidiroast.jpg

http://www.invalsa.c...pping-beans.jpg

 

Eu tenho essas fotos em um diretorio no computador , quando a vontade volta é tiro e queda , sorte dos profissionais. :lol:

 

Abs

C. Eduardo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não tava dizendo pra todo mundo torrar em casa. Só esclarecendo que nesse caso, um vidro em um armário não é tão ruim assim.

 

Pras respectivas senhôras pararem de implicar:

 

Antes:

 

antes.jpg

 

Depois (uns 3 minutos de aspirador):

 

depois.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é tão ruim assim...

 

https://www.dropbox....1106_104501.jpg

 

Morando em casa não vale , se eu morasse em casa , teria um Gene com extrator bem forte apontado para a casa do vizinho que eu menos gostasse.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não tava dizendo pra todo mundo torrar em casa. Só esclarecendo que nesse caso, um vidro em um armário não é tão ruim assim.

 

Pras respectivas senhôras pararem de implicar:

 

Antes:

 

 

 

Depois (uns 3 minutos de aspirador):

 

 

 

Cal , vc é minha esperança. :) estou acompanhando as suas aventuras........., mas , voltemos ao topico , que diga-se de passagem eu não lembro mais qual é :huh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voltando do tópico. Abaixo o bom e o mau (o feio eu não mostro):

 

2014-01-20+23.45.08.jpg

 

O pacote do curto é perfeito para torras caseiras. Pena que esse eu consegui rasgar internamente entre o zip e o plástico e o outro que tinha comprado joguei fora (não pensei na hora em usar para isso). O do lado é para congelar leite materno, mas acho que talvez seja de algum produto industrializado. Tenho um de geléia sem açúcar alemã e nescafé também.

 

Bruno, muito bonita sua oficina torrefadora. A mesa em especial achei o máximo. Se a Anita vir, certamente vai elogiar.

 

Ah, escondido no curto é a torra do Unique orgânico que chegou hoje e o pote nú é o House Blend da Expresso Brasil, que com menos de uma hora de torra já está com um aroma incrível.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...