Ir para conteúdo

Como armazenar o grão torrado?


Brunohf

Postagens recomendadas

Sei que alimentos úmidos tem sua textura bastante alterada por congelamento. Se você congelar uma batata doce ou um tofu e depois descongelar, vai notar que eles se transformam em uma esponja. Creio que parte deste fenomeno seja pelo aumento do volume da água ao congelar.

 

Os grãos são muito mais secos, então se sofrem este efeito de mudança de textura, ainda que pouco, e se isto faz diferença após moer e que ainda tenha impacto no sabor são outros quinhentos...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito achismo pessoal. Na minha experiência, o melhor jeito é congelar e descongelar na embalagem original com mais um saco de plástico e usar em menos que uma semana. Uma vez descongelado envelhece muito rápido, e abrir e fechar o pacote no freezer tem um efeito parecido, IMHO, né?

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como tomo sozinho os cafés em casa, tenho "perdido" muito café (realmente) bom por falta de congelamento ou mesmo simples resfriamento. Semana que vem, com MD40, começo uma nova fase neste hobby e vou começar também a fazer experimentos comparativos com descongelamento e des-resfriamento (hã!?), pra ver no que vai dar. Apesar de ser mais trabalhoso, já vinha considerando a hipótese daquelas seladoras domésticas (simples, ou a vácuo) para embalar pequenas quantidades de grãos, parece ser a solução ideal inclusive se sopesados gosto na xícara e custo-benefício.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma vez descongelado envelhece muito rápido, e abrir e fechar o pacote no freezer tem um efeito parecido, IMHO, né?

O que você quis dizer com "efeito parecido"? que abrindo e fechando dentro do freezer, ou fora do freezer, dá na mesma? Salvo engano, o que o entrevistado diz, em sua breve e simples resposta, é que a "condensação" é a causa da anulação dos benefícios dos congelamento, dando a entender que se a condensação puder ser evitada (ou minimizada) essa perda de qualidades sensoriais do grão seria menor. Talvez ele esteja se referindo a uma condensação que não seja necessariamente vista a olhos nus (do tipo gotas de água, ou suor, nos grãos), o que também explica a rápida perda de qualidade do grão, em poucos dias, que você e a Anita (e muitos outros) estão reportando.

 

O dilema seria, então, entre perder o café porque não foi congelado ou refrigerado (meu caso atual), ou perdê-lo rapidamente depois de tirá-lo da geladeira. A segunda opção (que vou começar a experimentar) ainda me daria uma chance de tentar extrair de bons cafés, o que eles têm de bom a oferecer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha experiência é parecida com a da Anita , se vc descongelar o café e for usar ao longo de alguns dias ele degrada rápido , em 3 dias altera muito.

 

O que eu faço é congelar em um freezer ( não em uma geladeira duplex) na embalagem original , apenas mantenho ela fechada com um clip.

Quando vou usar , abro o freezer e ainda dentro da gaveta abro a embalagem e retiro com uma colher medida o que eu vou usar , umas 25g de cada vez , fecho o freezer e jogo as 25 g congeladas no hopper , môo umas 4/5g para limpar o resto do café diferente da última moagem e depois môo 18g para um duplo, fica parecendo máquina do tempo a diferença é para mim é imperceptível .

 

Agora se eu tirar digamos 50 , para fazer um expresso hoje é outro amanhã , ai ferrou , o de hoje fica ok , mas o de amanhã será outro café com um ponto de moagem bem diferente e perda de sabor.

 

Semana passada " apareceu " no fundo do gavetão do freezer dois pacotes com uns cento poucas gramas em cada de guaranoia e Acid lover , congelados em dez/14 , experimentei o guaranoia excelente .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo jeito, o problema não é o congelamento, mas o descongelamento. Deve-se evitar a condensação, mantendo os grãos lacrados enquanto descongelam, ou moer e extrair logo para não dar tempo da umidade adicional degradar os grãos. O mais acertado é mesmo fazer um cupping comparativo, como o Lisboa sugeriu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Carlos (Caê, pra Anita) faz então o que eu havia idealizado (e sugerido antes), de manipular os grãos ainda dentro do freezer, que bate com o que o articulista indiretamente disse. Outra idéia é ir levando os grãos gradativamente do freezer para a geladeira normal e daí para fora dela, mesmo assim ter que ser rápido pra consumir. Se for direto pro moedor deve evitar a condensação, como o Luis sugere, e isto não parece ser problema (direto do freezer pro moedor) pois muitos aqui fazem assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:D quanto exagero Sérgio , não precisa tudo isso basta congelar o pacote é ir usando conforme a necessidade sem tirar do freezer e moendo direto.

 

200 ziplocks , vc vai precisar criar um arquivo de pastas suspensas dentro freezer. :)

 

Pode fazer um teste meia dúzia de ziplocks e o pacote normal , congela junto , e quando for usar compara , vc vai perceber que não faz diferença.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Carlos, sempre tem que pesar a dose, não tem como escapar. A diferença é trabalhar em série e fazer tudo de uma vez. No fim da contas além de menor tempo gasto deve ficar com qualidade ligeiramente melhor.

 

Vou fazer um teste, veremos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que você quis dizer com "efeito parecido"? que abrindo e fechando dentro do freezer, ou fora do freezer, dá na mesma?

Não, que abrindo e fechando dentro do freezer mata o café em duas semanas, e depois de descongelar fora - uma vez em saco fechado sem condensação - talvez tem um prazo de uma semana antes de perder tudo. Testei isso na época com o Santo Grão orgânico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre tive receio do café puxar os aromas de dentro da geladeira/freezer.

não sei pq quando congelei na embalagem original uma vez depois q tirei do freezer

tinha cheiro de geladeira haha.. hoje em dia ou congelo com seladora ou pacote

dentro de pacote.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se aqui "no Goiás" eu já congelei café num freezer com Pequi e não passou cheiro, pode mandar bala de qualquer jeito que não pega cheiro com mais nada....hehehe.

 

Entendedores entenderão.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que vou criar coragem e comprar uns 100-200 saquinhos ziplock e congelar em doses de 15 g.

 

Usa saco de geladinho (chup-chup, sacolé), é bem barato e comporta a dose necessária.

Acho que dando um nó bem firme e próximo aos grãos, sem deixar muito ar dentro, deve ficar hermético e funcionar a contento. Ainda dá pra cortar o excesso do saco pra não fazer muito volume no congelador e depois de usar joga o saquinho fora, nem precisa ficar reaproveitando.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Pessoal.

 

De volta de férias depois da minha aparição repentina no forum, perfil atualizado, passei nesse final de semana lá no "O Barista Coffe Bar" no bairo do Juvevê em Curitiba, onde o Leo Moço estava demonstrando os cafés com os quais ele e a esposa foram premiados..

 

Na conversa perguntei sobre armazenamento e a sugestão que veio me pareceu muito interessante.... porque não utilizar garrafas de vinho e as rolhas/bomba vacuvin? Daria um excelente recipiente lacrado com a possibilidade de remover o oxigenio de dentro...

 

Alguém usando? o que acham? algum contra não detectado ainda?

 

Abraços.

 

Renato

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

parece boa ideia.

o vidro as garrafas é bastante escuro.

não tinha ouvido falar dessas rolhas.

da até pra fazer um teste

deixar duas porções de um mesmo café

uma em recipiente fechado comum

outra em uma garrafa com um rolha dessas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é mais ou menos o preço que eu tinha visto em outro lugar.

não sei se o custo benefício é bom 

e o melhor é usar o porte próprio pra coisa 

parece que da mesma empresa

agora aquelas garrafas pequenas pra pouca quantidade pode ser uma boa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu, particularmente, optaria pelo sistema de "vácuo" em saquinhos.

Pq esse sistema da "vácuo" em garrafas e potes nada mais é que a retirada de 

ar do recipiente até que a bomba não aguente mais, ou seja, se existe espaço ainda existe ar mesmo que em baixa pressão.

No caso dos saquinhos vc tem um recipiente moldável que vai te dar um quantidade de ar muitooooo menor.

Mas isso é um mero achismo da minha parte. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso mesmo ela não faz vácuo , produz uma baixa pressão na embalagem.

O ideal é sempre fazer um teste , congelar o café na embalagem e no saquinho com vácuo que sempre terá um vácuo melhor que o OnanVin , e comparar , a minha experiência mostra que é imperceptível , mas de repente vc tem uma sensibilidade maior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como moro em Rep. eu vou partir pra torra semanal pra não congelar 1,5kg de café na geladeira que 3 pessoas utilizam... 

Assim, creiooooo, eu não congelarei mais cafés, salve quando ganhado ou lotes especiais... 

;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...