Ir para conteúdo

Chaleira Bonavita - soltou o bico


Bruno Lindolfo

Postagens recomendadas

Pessoal, preciso de uma ajuda. Sempre ao final das extrações seco a minha Bonavita deixando em fogo baixo por alguns segundos, pois ao secar apenas com pano úmido percebi o aparecimento de alguns pontinhos de algo que parece ferrugem. Aliás, pelo preço, a qualidade do material do inox e da cafeteira em geral é péssima.

Hoje, fiz a secagem mas não acompanhei, fui fazer outra coisa e ela ficou no fogo por algo mais que alguns segundos, mas não tanto...

Resultado: o bico soltou (e o fundo deu uma escurecida). O bico não soltou na verdade, é como se a cola que fixava ele tivesse derretido de alguma forma. Recoloquei e alinhei o dito cujo, porém, sai um pouco de água por fora. Bem pouco, mas sai. E ele não está fixo de verdade, mas encaixado, qualquer esbarrão e desalinha.

Creio que uma cola de silicone de alta temperatura possa vedar o local por onde vaza o filete d'água e fixar o bico de verdade.

Alguém tem alguma sugestão? Esse tipo de silicone resolveria? Alguém tem uma dica de marca ou outro tipo de material? Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bruno, eu tenho a elétrica e acho ela excelente! Mas já li sobre o problema de ferrugem nessa junção, então tenho sempre tentado secar. Dá bastante receio de esbarrar no bico e entorta-lo ou quebra-lo. Acho que o bico poderia ser removível. Ou então a junção com o corpo mais reforçada.

 

Enfim, não sei como resolver o problema, mas estou interessado na solução, pois pode acontecer o mesmo com a minha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A chaleira Bonavita é muito bonita e eficiente, mas também passa a impressão de que é muito frágil. É preciso ser muito cuidadoso ao manuseá-la. Espero que você encontre uma solução rápido, afinal a bichinha é cara mesmo.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma solução definitiva seria refazer essa solda , vc pode ir em uma serralheria e refixar o pescoço usando solda eletrica (tig) um soldador hábil faria isso em poucos minutos. Depois com uma Dremel vc faria o desbaste da solda e faria o acabamento.

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estranho ...

 

Tenho a minha ( elétrica mas sem controle de temperatura ) a uns dois anos ou um pouco mais , uso com muita freqüência e quase sempre deixo cheia de água e nunca tive problema de ferrugem ... Tem certeza que não é calcificação ? ( uns pontinhos brancos no fundo da chaleira ) . Nunca usei nenhum produto para descalcificar , geralmente quando começa criar passo uma bucha de lavar e resolve ... Sendo de aço inox poderia usar uma solução de dezcal ou mesmo vinagre com água .

 

Não tenho a impressão do pescoço dela ser tão frágil assim , contudo sempre manuseio com cautela .

 

Como seu fogão é a gás , para preservar o acabamento ferva a água em outro recipiente e depois transfira para a bonavita . E isto ainda permite que a água esfrie um pouco ficando na temperatura ideal para coados .

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bruno e Colegas,

 

Quando comprei a minha com o Alexandre, ele me fez as maiores recomendações à respeito da fragilidade do pescoço e sobretudo que eu nunca levasse ao fogo devido às características da solda. Talvez ele possa te dar alguma boa idéia de como resolver...

 

Boa Sorte !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nunca levasse ao fogo?

Imagino que seja elétrica, então.

A minha eu nem lavo. Vai ficando suja mesmo. Até notei que o bico parecia meio torto pra um lado, mas nunca me preocupei em ela dormir vestida. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca tive problemas com a minha, mas dá pra perceber que ela é frágil na junção, precisando de algum cuidado.

 

Também não levo a minha ao fogo. Prefiro ferver a água em outra chaleira e passar depois pra bonavita, que a água fica quase no ponto pra usar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pipoqueira é feita pra torrar café e chaleira pra ir ao fogo.

Sem falar que comprei a bonavita justamente porque não tinha nada que prestasse para usar. Não teria onde ferver a água.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pipoqueira é pra fazer pipoca.

 

Você tem uma só chaleira, eis o motivo. Quase todo gaúcho tem sempre uma chaleira em cima do fogão, então pra mim é corriqueiro trocar a água de chaleira. A de café fica guardada em separado. Se bem que minha mulher às vezes rouba pra chimarrão, que o bico da Bonavita  favorece ir derrubando o montinho de erva aos poucos.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já fiz pipoca na pipoqueira, aprovei.

Minha mulher também, por isso ela gosta da pipoqueira.

Também fiz pão na panificadora, aprovadíssima.

Já o torrador bolinha não da pra fazer nada além de torrar café.

Curiosamente foi nele que menos acertei torrar.

Não que tenha me dado bem com os outros equipamentos, para torrar café.

Também tenho uma bonavita e não gostei da qualidade dela.

A solução é mesmo levar a um torneiro.

Aposto dois reais que a hario é bem melhor acabada. B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não tenho trocado, mas em minha santa ignorância, eu arriscaria que esse bico afrescalhado é difícil de fazer de modo robusto.

Só acho a Hario bem mais bonita. Só que não valia a diferença de preço. Sem falar que ninguém fica vendo minha chaleira. Sé me myself and I mesmo (promocionando o tópico, claro).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bonavita aqui é cara por custo Brasil, lá fora é 35 dólares.

 

A minha minha mãe me trouxe quando foi aos EUA. Pedimos na Amazon, mas foi entregue com o cabo solto, e não daria para trocar a tempo do voo de volta. Tive que levar aqui mesmo dar 4 pontos de solda TIG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lucas, comprei a minha elétrica na Amazon quando estive nos EUA em janeiro. Veio outra chaleira na caixa, de outra marca e modelo. Mandei e-mail, eles reembolsaram e mandei de volta por correio, daqui do Brasil. Reembolsaram também esse frete. Ainda deram a possibilidade de efetuar a compra novamente, com frete de um dia gratuito! Voltei para os EUA no começo desse mês e fiz a compra! Dessa vez deu tudo certo. Fiquei bem satisfeito com a conduta da Amazon! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

A solda do bico do bule (e não chaleira que é, como diz o nome, para chá) não suporta temperaturas muito acima da necessária para levar água à ebulição.

E, pela descrição, parece ter sido o que aconteceu com o bule do Bruno Lindolfo. Um ponto de solda TIG por dentro deverá resolver o problema.

 

Instruo não permitir que se eleve a temperatura além do ponto de ebulição quando levado o bule à chama aberta.

Vazio, não haverá a massa d'água para absorver a energia e rapidamente a temperatura se eleva. Sugiro não secar ao fogo.

 

Eu utilizava o bule manual como descreveu o Rodrigo K. Água aquecida em outro recipiente e então passada ao bule. Entre outras vantagens, evitava escurecer o bule com manchas provocadas pela chama.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A diferença de bule e chaleira é que o primeiro se usa pra servir a bebida, e a segunda utiliza-se para ferver a água. Parece-me então que a denominação mais adequada para esse instrumento é chaleira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, valeu pelo feedback.

Devia ter passado por aqui antes de botar a bichinha na chama direto. Realmente, ferver a água em alguma chaleira velha de guerra e passar para ela no momento de servir conservaria melhor. Eu sempre me preocupei em ferver a água na menor chama possível, mas o escurecimento ocorreu. Tem algum jeito de clarear?

Sobre os pontos que apareceram, não parecem calcificação, pois são pequenos pontos marrons.

Vou procurar um soldador. O silicone de alta temperatura com um acabamento externo não seria mesmo recomendável? Queria tentar fazer eu mesmo, tenho medo da pessoa não fazer um bom trabalho...

Chaleira de bico quente, X9 e os peixes da máfia foi muito boa hahaha

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com uma Buono da Hario a caminho do Japão e depois de ler esse tópico estou preocupado :unsure:. Se a Buono tiver a mesma qualidade da Bonavitta e ambas não podem ser levadas ao fago é o fim da rosca. A única panela que na minha opinião  não tem a obrigação de poder ser levada ao fogo e não estragar é pinico de plástico. Qualquer panela, mesmo uma Le Creuset de 800 pilas, vai abrir o bico se vc deixar sobre a chama direta e sem nada dentro. Mas chaleira que não aguenta fervura de água banging.gif?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o fundo da bonavita é claramente feito para ir ao fogo. Tem uns bules mais chiques (acho que da Kalitta) que até imagino que não são para ir, mas não parece ser o caso nem da bonavita, nem da da Hario.

De qualquer forma, o bico da desse tópico caiu porque a chaleira foi deixada ao fogo vazia por muito tempo. A minha não está dando sinais de que vai ficar banguela tão cedo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entāo como o Alexandre Velloso disse , não é recomendável secar a bonavita no fogão. Acredito que ela tenha "soltado o bico" não por ferver água e sim por ter sido exposta à chama aberta sem nada dentro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...