Ir para conteúdo

Faça você mesmo - Batedor de borra caseiro


Fernando Lopes

Postagens recomendadas

Usei um recipiente de plástico (saleiro da marca COZA) e fiz duas furações laterais. Encaixei um tubo de inox revestido com mangueira cristal.

 

OBS: Para fazer o furo, usei uma micro retífica com pedra de desbaste

 

13993878122_3bf827de75_o.jpg

 

Foto do fundo do saleiro

 

14017073763_d814d893e8_o.jpg

 

Veja o detalhe da furação e o tubo encaixado  (foi feito um furo em cada lateral)

 

13997081725_c1267cda35_o.jpg

 

Mangueira cristal encamisando o tubo na parte interna do batedor de borra

 

14017073883_5648921bc4_o.jpg

 

Logo após o uso

 

13997081465_20242d2da9_o.jpg

Detalhe do fechamento da tampa

  • Curtir 11
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito legal.

Obrigado por compartilhar. A um bom tempo estou precisando de um desses.

É complicado sair com o pf no meio da cozinha, pingando e melecando todo o chão, até alcançar o lixo e ficar batendo na mão o pf...

Seria bem interessante ter algum para vender por um preço bem bacana na lojinha do clube (né Anita) :P

Abraços,

Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito legal.

Obrigado por compartilhar. A um bom tempo estou precisando de um desses.

É complicado sair com o pf no meio da cozinha, pingando e melecando todo o chão, até alcançar o lixo e ficar batendo na mão o pf...

Seria bem interessante ter algum para vender por um preço bem bacana na lojinha do clube (né Anita) :P

Abraços,

Eduardo

 

Eduardo,

 

A ideia do forum é justamente esta ! Compartilhar conhecimento... 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito legal!

 

Temos pelo menos uns 2 parecidos pelo Clube, o famoso bate-borra tabajara. Já viu estes, Fê?

 

Ter tampa é ótimo!

 

beijo

Ana,

 

A tampa da uma ajudinha na hora da correria, de forma que posso descartar a borra tranquilamente após o término do café, mantendo assim a pia mais organizada durante as extrações.   

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fernando.

 

Não quer fazer um pra vender? Eu compro!

 

Atualmente estou usando um pote de plástico. Levo o portafiltro até a pia com o pote embaixo e bato o PF no fundo do pote.

Fala Leandro !

 

Ando meio sem tempo, mas vou ver se consigo fazer um pra você

 

Abraço

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ficou muito bom Fernando!

Eu usava uma lixeira da Coza como bate borra, mas nem cheguei a passar a barra no meio, a tampa da lixeira tem um suporte com a borda arredondada que encaixa no recipiente e, quando eu precisava bater, dava certinho pra bater com o cabo metálico do PF ali (a parte entre o "copo" do PF e o cabo plástico). Apesar que era raro eu precisar bater, na minha cafeteira/filtro o bolo nunca fica muito preso, é só virar o PF e dar uma balançada que ele cai, às vezes uma batidinha bem de leve.

 

Só que a tampa é algo com que não me adaptei bem. No começo achei que ajudaria realmente a manter o aspecto limpo na bancada, mas percebi que ela retém muita umidade dentro do recipiente e acelera demais o aparecimento de mofo na borra. Praticamente tinha que esvaziar o bate-borra todo dia ou, no máximo, dia sim dia não, senão a borra começava a embolorar e, por isso, eu costumava deixar a tampa sempre aberta.

 

Hoje, no apartamento, uso o ex-bate borra como lixeira de cozinha mesmo e, como o lar agora é bem "compacto", bato a borra nela própria. Minha esposa já me pediu pra deixar a tampa da lixeira aberta após bater a borra de manhã e ela fecha quando levanta, depois que o bolo já esfriou. Disse que, quando eu fecho a tampa, condensa muita água dentro da lixeira e "fica muito nojento" (palavras dela).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou para passar uma barra roscada encamisada no meu pote a tempos e até hoje nada...  :(

Miyamoto,

 

Pode fazer que fica bacana... Compre a barra e passe em qualquer oficina que o pessoal corta pra você

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ficou muito bom Fernando!

 

Eu usava uma lixeira da Coza como bate borra, mas nem cheguei a passar a barra no meio, a tampa da lixeira tem um suporte com a borda arredondada que encaixa no recipiente e, quando eu precisava bater, dava certinho pra bater com o cabo metálico do PF ali (a parte entre o "copo" do PF e o cabo plástico). Apesar que era raro eu precisar bater, na minha cafeteira/filtro o bolo nunca fica muito preso, é só virar o PF e dar uma balançada que ele cai, às vezes uma batidinha bem de leve.

 

Só que a tampa é algo com que não me adaptei bem. No começo achei que ajudaria realmente a manter o aspecto limpo na bancada, mas percebi que ela retém muita umidade dentro do recipiente e acelera demais o aparecimento de mofo na borra. Praticamente tinha que esvaziar o bate-borra todo dia ou, no máximo, dia sim dia não, senão a borra começava a embolorar e, por isso, eu costumava deixar a tampa sempre aberta.

 

Hoje, no apartamento, uso o ex-bate borra como lixeira de cozinha mesmo e, como o lar agora é bem "compacto", bato a borra nela própria. Minha esposa já me pediu pra deixar a tampa da lixeira aberta após bater a borra de manhã e ela fecha quando levanta, depois que o bolo já esfriou. Disse que, quando eu fecho a tampa, condensa muita água dentro da lixeira e "fica muito nojento" (palavras dela).

Fala Mortari ! Tudo bem ?

 

Você esta coberto de razão, mas aqui em casa costumo manter a borra dentro do pote por no máximo 1h que é o tempo de apreciar o café, pães etc e tal. Sempre lavo o recipiente e deixo no escorredor.  Quando recebo visitas, acaba sendo bastante útil no quesito organização.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...
  • 3 years later...

Desenterrando o tópico. Fiz o meu tabajara hoje também. Pote usado de Tupperware, pedaço de cano de PVC, borracha, parafuso de rosca infinita, duas arruelas e duas borboletas. Quando não estiver usando, tem uma tampa para fechar o recipiente. Só estou na dúvida se faço furos na tampa ou não. Não sei se deixar fechado vai dar moto.767751e2860f8037b2c55c497c25e044.jpg14b84034c5790be172c78b9496b66ee8.jpgbc074c16b1aa897220797fcffcf3a001.jpg

Enviado de meu Lenovo K53b36 usando Tapatalk

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se vc mora no Rio no verão,  vai dar é cogumelo :lol: , em 24 horas , o fungo cresce que é  uma beleza , isso sem tampa , com tampa então. 

Esse ano o verão esta apenas africano , mas ano passado e retrasado que foram infernais , de um dia para o outro , crescia mofo , olha a foto .

16334534939_ca341e206d.jpg2015-02-08 00.14.08 by Carlos Eduardo, no Flickr

Já  ia esquecendo , se colocar tampa  , todo mundo vai usar como lixeira  :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se vc mora no Rio no verão,  vai dar é cogumelo [emoji38] , em 24 horas , o fungo cresce que é  uma beleza , isso sem tampa , com tampa então. 
Esse ano o verão esta apenas africano , mas ano passado e retrasado que foram infernais , de um dia para o outro , crescia mofo , olha a foto .
16334534939_ca341e206d.jpg2015-02-08 00.14.08 by Carlos Eduardo, no Flickr
Já  ia esquecendo , se colocar tampa  , todo mundo vai usar como lixeira  [emoji38]
Uahahahahahahahaha, que bizarro. Então vou ter que limpar essa parada todo dia mesmo. Minha esposa não se dá muito bom com as tampas de Tupperware, vai ser de boa.

Enviado de meu Lenovo K53b36 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

melhor limpar todo dia, fui inventar de cultivar cogumelo (comestível :lol:) , os bichos soltaram tanto esporo que ficaram no meu bate borra por uns meses, gostam mais de café que o povo do cdc 

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pote de acrílico... com mangueira de teflon para absorver o impacto, uso a mais de 2 anos, bato com a parte de metal proximo ao filtro na borda do pote.. perfeito

 

.6061761884f09612e9a1fc179cfecabe.jpg

 

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...