Ir para conteúdo

Estação para coado - Encomendas


Marcos Domingues

Postagens recomendadas

Pessoal,

 

Eu e um amigo marceneiro que faz móveis para iates nos reunimos e fizemos dois modelos de estação para coado. Se alguém estiver interessado, podem fazer as encomendas por mensagem. Preço: R$ 99,90.

Se tiverem ideias de modelos diferentes, podemos tentar fazer, só mandar um esboço que tentamos montar.

 

Segue as fotos:

 

IMG_20140422_205441.jpgIMG_20140422_205430.jpgIMG_20140422_205756.jpgIMG_20140422_205736.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Imagino que sim. Não se esqueçam de espaço pra balança. Na foto parece meio apertado para uma jarra ligeiramente maior e uma balança.

Cabo para portafiltro imagino que seria um projeto com mais clientes, mas aí não dá pra ser pinho. Tem que arrumar uma madeira mais vistosa. Por outro lado, como é um pedaço pequeno, não deve ser tão difícil. Pra Gaggia teria uma fila de clientes, imagino.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também não gostei da cor nem da madeira.

Alguma coisa mais escura?

A observação de espaço para balança é boa.

O bule da foto parece mais ou menos do tamanho dos hario.

Em todo caso um dos centímetros a mais não faz mal.

Achei a redonda mais interessante.

Uma haste de sustentação meio que imitando aquelas favas, também do hario, ficariam legais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse ai foi teste. Pode ser usado outras madeiras. Quanto ao espaço, ele tem 18cm de altura. Da de fazer laqueado ou pintado também, só aumenta o custo dai. Mandem mais ideias ai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sou de fazer coado regularmente então perdoem se a pergunta for besta. Não é só colocar o porta-filtro em cima do bule ou da caneca e fazer a extração? A estação serve para que?

 

Imagino que é para poder pesar só que foi extraído até o momento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é isso mesmo. A não ser que você tenha um bule de formato não ortodoxo e o portafiltro não fique direito nele.

Eu não tenho. Em geral faço direto na caneca ou no pote da prensa francesa, que cabe direitinho. Só tenho que me conformar em pesar a água que entra, mas não necessariamente a que sai (mateus 15). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que a balança tem que ficar embaixo do suporte, para medir a massa de todo o conjunto e não apenas do bule onde o café vai cair, não é?

 

Se colocar a balança sobre o suporte, medindo apenas a massa do bule que recebe o café, só dá pra saber o quanto de água passou pelo passou pelo coador, mas fica sem nenhuma referência de quanta água se está adicionando ao processo, o que, até onde eu sei, é o importante na extração coada. Estou errado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mortari deve ser que nem espresso. Precisamos saber a massa do café extraído, não o quanto de água ainda resta no bolo e filtro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu nem tenho V60 então perguntei na dúvida mesmo, mas todos os vídeos que me lembro de ter visto vi de coados no V60 utilizavam a balança embaixo de todo o conjunto. Concordo que o importante é saber o quanto foi extraído, mas imagino que fazem dessa forma para saber o quanto de água está sendo adicionado e, assim, consegui controlar o fluxo do despejo, o que me parece que é importante na técnica do coado. No final, imagino que, exceto uma pequena quantidade que ficará retida no pó, praticamente toda a água que entrar vai sair né, então dá pra saber a razão final da extração de qualquer forma.

 

Mas acho que você está certo, a maior utilidade prática da estação, atém de permitir utilizar bules que não aceitem o V60 diretamente em cima, é consegui pesar só o volume extraído, apesar de aparentemente não ser uma prática muito comum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fui procurar um vídeo da própria Hario e na verdade, a balança deles que fica embaixo da estação de coado pesa o conjunto todo. Dá pra ver claramente:

 

https://www.youtube.com/watch?v=z5znCVFwPPo#t=60

 

É meio estranho  a Hario vender essa estação, já que os bules dela todos encaixam bem no coador. Enfim, a vida como ela é.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, pelo jeito tem gente que prefere pesar tudo e tem gente que prefere pesar só o café. Ambos funcionam, só se adaptar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em coados, se pesa toda a massa. Dá pra fazer diferente, mas não tem porquê. Toda a bibliografia decente que encontrar utilizará esse método, então não tem porque remar contra a maré. Há alguns motivos de ordem prática também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fui procurar um vídeo da própria Hario e na verdade, a balança deles que fica embaixo da estação de coado pesa o conjunto todo. Dá pra ver claramente:

 

https://www.youtube.com/watch?v=z5znCVFwPPo#t=60

 

É meio estranho  a Hario vender essa estação, já que os bules dela todos encaixam bem no coador. Enfim, a vida como ela é.

Consumismo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vendo o vídeo da Hario percebo que a infusão é "por volta" dos 10% ...

Colocam 60gr de café, zeram o conjunto, colocam 80gr de água para PI, zeram o conjunto novamente, e colocam mais 600gr de água, total 60gr de café e 680gr de água.

 

Geralmente coloco o pó, zero e coloco a água calculada mais 10% (e mais um pouquinho) que ficará no bolo.

 

Com o V60 pequeno, da para brincar :-)

É que o filtro mais 12 a 18gr de pó vai pesar por volta de 99 a 105gr, e aí é só levantar o filtro e já sei quanto coloquei de água e quanto rendeu de café (o cálculo fica super fácil).

 

Com os filtros maiores, 10 ou 20gr a mais ou menos não faz praticamente diferença, dai prefiro esquentar a água na chaleira elétrica e colocar a quantidade (mais 10%) na buonavita, onde fica bem fácil para medir temperatura e passar o café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, se alguém fizer uma (bonitinha, é claro, pois não quero encrenca com a minha CES) e com lugar para balança eu compro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...