Ir para conteúdo

Ajuda - Cafeteria Shopping


rgbessa

Postagens recomendadas

Bom dia Pessoal,

 

Depois de passar horas e horas lendo relendo o fórum criei coragem para criar meu primeiro tópico....

 

Primeiramente, Parabéns a todos.......Esse fórum é muito bom !!! Ainda tenho muito para ler e aprender !

 

Estou com um projeto de abrir uma cafeteria num shopping na Região de Guararema/Pindamonhangaba 

 

E estou com algumas dúvidas, como :

 

Qual melhor maquina para alugar ? 

 

Como vocês fazem o Capuccino  ?  Alguns utilizam o pó pronto, outros fazem uma base, gostaria de saber como trabalham......

 

Obrigado,

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.. Seja bem vindo...

 

Sobre a máquina, não poderei ajudar. Não conheço muitas máquinas comerciais.

 

Quanto ao cappucino, toda cafeteria que se preze, deve faz o cappo com leite vaporizado na hora pela máquina. Este negócio de usar pó não condiz com as boas práticas de uma boa cafeteria.

 

Abraço!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Miyamoto,

 

Obrigado pelas respostas, o cappuccino feito na máquina, concordo que é muito melhor para mim.... O que gostaria de saber é se bem aceito pelos consumidores de shopping acostumados com o cappuccino em pó, geralmente doce e com mais gosto de chocolate....

 

Sobre as cafeteiras profissionais, vejo que tem muitas opções e a maioria decide pela Italian Coffee, porém tenho lá minhas dúvidas se realmente essa marca é um bom custo x beneficio....

 

Obrigado,

 

 

Olá.. Seja bem vindo...

 

Sobre a máquina, não poderei ajudar. Não conheço muitas máquinas comerciais.

 

Quanto ao cappucino, toda cafeteria que se preze, deve faz o cappo com leite vaporizado na hora pela máquina. Este negócio de usar pó não condiz com as boas práticas de uma boa cafeteria.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:)

 

Boa sorte na sua busca pela cafeteira.

 

Vale lembrar que oferecer um cappo de pó seria o mesmo que servir um espresso de filtro pressurizado..  :rolleyes:

 

Ou então, café solúvel como espresso..  :huh:

 

De qualquer forma, não seria o ideal. Eu pelo menos nunca vi uma cafeteria boa que o fizesse.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo plenamente contigo ,

 

Só queria saber dos experts como o expresso "manual" é aceito, visando que num shopping  você atende todo o tipo de público....

 

Ainda só me preocupo com o fluxo de pessoas no shopping, pois o shopping ainda é novo e não se conseguiria manter a cafeteria até o shopping virar.....

 

Qualquer ajuda , será muito bem vinda !

 

 

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rgbessa, não entendo de negócios como gostaria, mas acredito que você precisa mesmo é estudar o possível público do shopping e decidir qual parcela desse público sua cafeteria irá atender. Só assim você saberá que tipo de cafeteria será a sua, o que irá servir, qual equipamento será necessário, etc...

 

Boa sorte no seu negócio! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá rgbessa!

 

Muito bom ver que existe um futuro dono de cafeteria preocupado com a qualidade!

 

Já ouvi falar bem da Nuova Simonelli em estabelecimentos comerciais, mesmo a de um grupo.

 

Mesmo sendo mais difícil ter uma máquina boa e ter baristas treinados (o que é importantíssimo), acho que o retorno a longo prazo será melhor.

 

:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem uma conhecida que trabalha com pó para Cappucino, é horrivel, como a xícara cabe 180 ml , então ela mistura lá uns 135 mls com o pó e vaporiza, só que nesta quantidade de leite não se consegue vaporizar pois o leite ferve rápido e fica aguado, espumado, enfim horrível, sugeri vaporizar com mais leite , mas não é possivel pois teria que colocar mais pó, enfim o correto é tirar um bom expresso, vaporizar uns 170 mls de leite e desprezar o que sobrar e acrescentar ou pó de chocolate ou calda.

 

O sucesso da cafeteria vai depender do Shopping, se o shopping for fraco, pequeno, sem grandes perspectivas de crescimento, ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto a máquina a Italian Coffee atenderia bem mas seria interessante um moedor on demand principalmente se o volume inicial de vendas for pequeno, agora o mais importante mesmo é você, sim você fazer cursos de barista em escolas como a Coffee Lab, desta maneira você fica o responsável pelo treinamento de seus funcionários.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Uma sugestão: temos no Clube um tópico sobre o Curto Café, que não fica exatamente em um shopping, mas o Gabriel escancarou a forma como trabalham, pode ser legal ver o ponto de vista de outro empresário na área.

 

E parece que você vai abrir em carreira solo, não ligado a uma marca ou franquia. Isto tem seus lados positivos e negativos.

 

Uma amiga abriu uma do Café do Ponto, é uma outra marca mais gourmet da franquia, ela recebeu treinamento, os pacotes vem todos prontos, facilita horrores para quem está começando, mas ela fica absolutamente presa a tudo o que vem da franquia, inclusive os custos todos. Não consegue criar em nada. E o shopping dela é uma ala nova mais nobre de um shopping em Piracicaba, creio, custos fixos muito altos e concorrência brava de outras cafeterias de nome. Achei muita coragem dela. Se você tiver menos concorrência, poderá entrar com força com produtos de qualidade para garantir seu espaço.

 

Você terá mais liberdade de criar, inventar promoções, encontrar maneiras de fidelizar os clientes: cartão fidelidade, combo café + bolo caseiro para sobremesa pós almoço etc.

 

Você está preocupado com a máquina, corretíssimo. Já te explicaram que o moinho é importante. Mas um café de qualidade será fundamental. Por isto vai lá ver as dicas do Gabriel, principalmente do café bacana a um preço justo para todos.

 

Boa sorte!

 

um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

 

Obrigado por todas as respostas, e podem continuar ajudando, por favor...

 

Sobre a concorrência tem o Café Donuts e Rei do Mate e caso eu decida abrir a cafeteria, o shopping não iria abrir uma outra cafeteria até a ampliação do mesmo...

 

Anita, sua amiga esta gostando ? Creio que a franquia chama um determinado publico, pois "garante" uma certa qualidade e passa confiança....

 

Já uma marca própria, você tem que conquistar clientes, pois ninguem te conhece.....  por outro lado você consegue fazer essas promoções e diversificar os produtos....

 

Teria que trabalhar com produtos e atendimentos melhores......  

 

Gilberto, sim tenho a preocupação com moedores também, com certeza, mas creio que o aluguel da máquina nesse momento é um pouco mais complicado, devido ao alto custo...

 

Andreia e Santiago, a ideia é essa mesmo, oferecer algo bom a todos os clientes....

 

O grão consegui uma parceria com a Unique Café ( fornecedor do Scada Café ) , 

 

Cursos irei fazer alguns na Unique e outros em SP, ainda não defini ao certo.... 

 

Mas falta é coragem para poder pagar todos os custos ( Aluguel , Condominio, Funcionarios, Matéria Prima ) etc.... num shopping que ainda esta começando....

 

Obg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Oie, qual seu nome? Completa seu perfil e coloca uma foto, facilita para conversarmos contigo.

 

Faz tempo que não falo com ela. Fui perto da abertura, muita confusão ainda. Agora devem estar mais engrenados. Como eu falei, as delícias e facilidades do pacote pronto e as agruras de não poder inventar sequer um drinque fora do cardápio. A única coisa que ela conseguia mexer era no preço das bebidas, tinha liberdade para baixar o quanto quisesse. Mas em um local com muita concorrência e custos altos, baixou até o limite no início, mas não iria se sustentar muito tempo com valores muito baixos.

 

Na real? Ela estava LOUCA para conseguir fugir da franquia algum dia. Poder inventar as próprias bebidas, oferecer o que quiser no cardápio de comidinhas negociadas com quem ela quisesse etc. e não ficar restrita aos fornecedores que eram convenientes para a franquia.

 

MAS como ela era novata na área, achou que estaria melhor amparada pela franquia. Não vi os custos, mas sei que o investimento foi bem alto.

 

Imagino seus receios. Mas você terá que inventar bastante para conseguir atrair e manter os clientes. Pelo menos está se ancorando em um bom café e procurando máquinas à altura.

 

E procure trabalhar bem proximamente do público. Viu como Gabriel trabalha? Lá eles explicam a proposta, o que é um bom café, quais as diferenças dos cafés de mercado etc. Demonstre ao público que seu café é diferente, que sua proposta é única. Não existe NADA pior do que entrar em uma cafeteria em que te oferecem um café ruim, com má vontade, sem qualquer cuidado, como pura obrigação.

 

Para te motivar, leia o livrinho Café Espresso (esse AQUI).

 

Você vai ver que o componente principal, na verdade verdadeira, é o tesão pela coisa toda.

 

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anita,

 

Vou colocar essas informações hoje a noite.....

 

De qualquer forma meu nome é Rafael , sou de São José dos Campos, e sou mais um movido a cafeina e a culinária....

 

Mas sou analista de sistemas, a veia comercial vem da família....

 

Não consegui achar o post do Gabriel, mas li na internet algumas coisas, e achei bem interessante, vou procurar novamente aqui.....

 

Sim, a ideia é exatamente essa, a começar pelo café e pães de queijo artesanais, diga-se de passagem deliciosos.... 

Uma das curiosidades, é que o pão de queijo vendido geralmente nos cafés, não tem cerca de 5% de queijo, já o que consegui tem cerca de 30% queijo meia cura! 

Extremamente Saboroso....

 

Realmente, a Franquia tem o lado de querer cada vez mais puxar para o lado dela, são poucas as que conseguem achar um ponto de equilibrio...

Um conhecido tem algumas lojas do Rei do Mate, ele acha muito boa a franquia, mas agora estão apertando o cerco... 

E dar 8% do seu faturamento é complicado.... 

 

Já li esse livro, depois que você acaba de ler, sua vontade é realmente de abrir uma cafeteria, mas depois que você calcula todos os custos e riscos que desanima um pouco..... mas em breve teremos novidades !!! E novamente obrigado pela ajuda de todos.....

 

Por favor, não parem de postar para me ajudar :-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo,

 

Já sim, são bem prestativos, porém como é um shopping novo eles não conseguiram opinar muito, porém todos acharam a ideia muito boa, mas também tem o receio do fluxo de gente que ainda é pouco...

 

Porém, a "facilidade" só conseguiria agora, justamente como tem muitas lojas fechadas, estão fazendo facilitando algumas coisas...

 

Estou conversando com os lojistas do shopping e outros donos de cafeterias....

 

Em relação ao aluguel de máquina estou vendo que por enquanto a mais viável é a Italian Coffee.... 

 

A ideia é abrir colocar bolos caseiros, brownies, pães diferentes....e alguns salgados feitos num buffets diferenciados, ao contrário dos concorrentes

 

Intenção é vender algo com qualidade, algo mais caseiro e com preço justo, inclusive o famoso café :-)

 

Abraços

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rg bessa,

 

Em São Paulo, tirando alguns Shoppings top tipo Morumbi, Iguatemi, Center Norte que quase não mudam as lojas, os outros todos tem espaços vazios e dificuldade em preenche-los em virtude deste momento estagnados que estamos, logo é possível que este Shopping tenha dificuldade em locar todos os pontos ou boa parte deles, avalie quem frequenta a praça de alimentação, são clientes do shopping ou pessoas de empresas próximas que vem se alimentar no Shopping ?

 

O ponto ideal deveria atender trabalhadores em horário comercial, visitantes do Shopping durante o dia e fins de semana, ou seja você tem que fazer barba e cabelo. O custo para se montar em um ponto bom e um ruim é o mesmo com excessão do valor do ponto, logo o ponto é o mais importante.

Deve ter corretor de negócios em sua região, destes que vendem padaria, lanchonete, cafeterias, dúvido que encontre alguma coisa boa mas talvez valha uma visita para se ter noção de faturamento e outros números importantes.

 

Você pode ter um excelente negócio, mas vale ser prudente.

 

Sucesso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Xiiiiiiii, eu tenho um amigo que faliu a empresa dele, depois disto virou um excelente consultor financeiro de empresas, muito requisitado, enfim meter o bico no negócio dos outros é sempre mais fácil, quando é o seu acaba entrando outros fatores além dos lógicos e ai é que a coisa não vai direito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gil, 

 

Muito obrigado, realmente como o shopping esta no começo o movimento ainda é bem fraco, teria que atender a todos, por isso não posso escolher um tipo de publico e focar nele, não agora..... realmente barba, cabelo e bigode ! 

 

Mas sempre tentando focar na qualidade.....

 

Estou conversando com vários lojistas, e analisando...... 

 

O café escolhido foi um da cidade Carmo de Minas, Unique Café ( Ganhou Prêmio Internacional ) , também o café Fortaleza ( Organico )

 

Consultei algumas marcas de  máquinas para o aluguel, a que mais se enquadra ( custo beneficio ) é a Italian Coffee mesmo! 

 

Obg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Excelentes cafés. Começou bem.

 

Povo de escritório pode ser um público bem fiel. Comerão com frequência no shopping e mesmo que consumam só o café contigo, será um todo dia após o almoço. Cartão de fidelidade neles já desde o primeiro dia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tenho nenhuma experiência comercial, mas acredito que ponto é tudo. Vc tem de planejar e dimensionar seu negócio já com o ponto de instalação em vista. Por exemplo, aqui em Campo Largo das Cavernas temos uma cafeteria MUITO boa, com maquinário top localizada em local central mas agradável, e o público alvo deles é o que se chama de classes A e B. Estão indo bem, mas o "feijão com arroz" deles tem de ser cafés premium, é claro, mas cafés mais básicos. Não podem querer oferecer grãos mais exóticos porque muito pouca gente aqui sabe apreciar. Em comparação, em Curitiba a mesma cafeteria em local equivalente poderia oferecer até Kopi Luwak que teria saída.

 

O que quero dizer é que o local do estabelecimento influencia o produto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em relação à sua dúvida com a máquina a escolher, meu pitaco: acredito que qualquer máquina comercial, se funcionando corretamente e com a manutenção em dia, poderá prover bons cafés para os seus clientes. Na minha opinião, o que mais detona os cafés das cafeterias por aí é: (1) grãos ruins com torra velha, (2) barista mal-treinado e/ou de má-vontade e (3) grãos não moídos na hora e/ou moedor mal regulado (que resolvendo o item 2 resolveria esse). Acho que usando bons cafés e extraindo corretamente, não precisa ter uma La Marzocco para oferecer uma xícara (bem) acima da média das cafeterias por aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

LUW o ponto é até bom,

 

Esquina de frente com a Riachuelo e C&A, são 2 ancoras do shopping.... Isso ajuda muito, o que falta mesmo é público diario, a cidade é relativamente pequena, cerca de 150mil habitantes e o movimento ainda é bem instável....

 

Mortari, também acredito nisso, só queria saber se tinha alguma outra máquina com um custo x beneficio melhor, pois sempre vemos essas Italian Coffes nas cafeterias.... mas agora vejo é pela estrutura do pós venda, que é melhor.....

Grãos exóticos ainda não estão na lista, mas se tiver uma boa aceitação, pode ser uma boa !

 

Realmente nessa área é complicado, achar profissionais motivados e dispostos a trabalhar bem num fds, aí entra numa outra esfera ( administração ) , que ai também estou estudando formas de tentar manter o pessoal motivado e melhorar remuneração, vi casos que a cada livro que um funcionário ler apresentar um resumo ele ganha X reais, isso de uma certa forma ajuda ..... há diferentes formas de tentar isso, tem que ver qual melhor se adapta !

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rgbessa,

 

Tem C&a , Riachuelo, imaginava um Shopping menor, e tem empresas próximas que se alimentam no Shopping ?

Um amigo meu fez contacto com a Cacau show pois queria abrir uma franquia e eles deram uma lista de itens a serem avaliados na escolha do ponto, mesmo que não tenha interesse em franquias talvez fosse conveniente alguns contactos para se ter uma idéia melhor de como eles definem o ponto escolhido, só sugestão, embora este trabalho só seja sério em algumas poucas franquias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o Shpping é esse  

 

www.patiopinda.com.br

 

 

o Shopping é grandinho, muita loja fechada e recem inaugurado ( Dez/13 ) 

 

Ja tem CacauShow, Renner, Marisa, Riachuelo, Americanas, Rei do Mate , Boticario  , Donuts .....Cineflix... Pb Kids ( 3 ou 4 salas ) , Hering

 

Só que não tem quase nada de outras lojas, nenhuma livraria, e outras lojas de nome Arezzo, World Tennis...

 

No meu quarteirão tem muita loja fechada, pra não falar quase todas... que ainda não foram vendidas, talvez estejam esperando o shopping ficar um pouco mais maduro....

 

Ali, na região existem poucas empresas perto, mas até que tem um movimento ( pequeno ) na hroa do almoço por eqto.....

 

é o primeiro Shopping da cidade, da impressão que o pessoal ainda esta acostumando com o shopping etc....

 

O problema seria me manter até o shopping ficar maduro , pois sei que se "bombar" ficaria de fora do mesmo.... pois luva/aluguel já seriam bem maiores....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafael, Pô Largo das Cavernas tem 140K habitantes. A parte central da cidade, que é a área de abrangência do Santidade, deve ter apenas uns 60K habitantes, e apesar de estarmos a 20 km de CWB, a cafeteria tem 10 meses e está indo bem. Porém é a única num raio de 30 km, e a parte debaixo dela (tem 2 andares, com um mesanino) é uma sorveteria. O sorvete é razoável (sem comparação com os de CWB), mas vai bem para quem não quer ter de rodar 20 km. Começou mesmo como uma SORVETERIA com cafeteria, mas agora em junho vão fazer umas reformas para virar CAFETERIA que tem sorvete também, pois o café está saindo melhor do que o sorvete, tanto no frio como no calor.

 

A localização é tudo: estão em loja ampla e bonita em uma rua larga e movimentada, a 100 m da Igreja Matriz da cidade, em um local com (relativa) facilidade para estacionar. Se estivessem no "shopping" da cidade acho que já teriam fechado. Outra coisa que também chama a atenção é que o casal que é dono está todo dia ali, simpáticos e com a idéia de promover café. Inclusive as vezes está ficando ruim de ir lá, pois dependendo do dia no fim da tarde não tem mesa vaga no mesanino.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...