Ir para conteúdo

La Fenice - A primeira cafeteira de indução eletromagnética - Kickstarter


Postagens recomendadas

Mais um projeto de cafeteira no Kickstarter, dessa vez, uma híbrida para espresso e "café americano filtrado". Com controle preciso de temperatura e pressão, e principalmente, segundo os designers, não precisa de pré-aquecimento, economizando tempo e energia elétrica.

 

https://www.kickstarter.com/projects/2106260358/la-fenice-worlds-first-induction-coffee-machine

 

http://www.lafenicemilano.com/

 

Pelo que li, utiliza bomba vibratória com um PCB para controlar a pressão e PID para a temperatura.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como diria meu falecido nono, "Não têm mais o que inventar" rollingeyes.gif.

 

Nada contra tentarem fazer café usando uma câmara para cristais de dilitium, vai que realmente conseguem reinventar a roda, mas máquina de espresso onde não dá para fazer cappu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Basta ter duas Luciano. Eu uso a Pavoni para vaporizar e a Mini pro espresso =)

 

O importante é ter uma máquina que faça espresso bem feito. Se ela vaporiza e não afeta a qualidade do espresso, ótimo, mas é um extra. O duro é ter máquina que faz espresso meia-boca e leite meia-boca...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ou ao invés de comprar duas máquinas de espresso, compre uma daquelas mokinhas elétricas com saída de vapor.

 

Deve vaporizar legal..  :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Márcio.. Na verdade você não gostou da máquina. Mas seu subconsciente está te dizendo que o passarinho encima te lembra a Elektra... Aí você passou a gostar  :lol:  :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De modo geral não sou adepto de uma única ferramenta para resolver 100% das situações, mas a não ser que essa seja uma máquina barata (hmm-1.gif), eu preferiria gastar o mesmo em uma máquina que faça as duas coisas bem feitas.

 

De novo, nada contra tecnologias alternativas, mas pagar a mais para tomar café de uma máquina que não atrapalha o habitat natural dos suricatos é meio bizarrice ao meu ver.

Interessante, sem sombra de dúvida, mas caímos na mesma situação da Steampunk que postei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Simplicidade e eficiencia no funcionamento, e um design lindo.

 

Cheguei pensar em encontrar inspiração nesta máquinas antigas, mas nada de idéia apareceu, por enquanto o meu projeto de máquina esta mais parecido com um cidade espacial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião, a máquina é (vai ser) muito bonita. Eu não teria uma porque jamais utilizaria capsulas Keruing, se fossem 2 grupos de espresso iria gostar mais, mas acredito ser difícil colocar 2 grupos numa máquina com caldeira desse tamanho.

 

Achei interessante o sistema de aquecimento por indução, e fiquei curioso pra saber a eficiência dele comparado aos sistemas de resistências tradicionais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo ZA! Esse porta filtro é estranho. E a grelha em alturas diferentes também dá uma certa aflição.

 

Mas pra mim, o que importa mesmo é uma máquina eficiente para espresso, principalmente no uso doméstico. Acho que é o sonho da maioria uma máquina de espresso com controle de temperatura e perfil de pressão controlável, e de quebra, uma máquina que não precise deixar esquentando meia hora antes para você tirar UM espresso. E o preço dela é bom. Se realmente entregar tudo que promete, parece ser bastante promissora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo ZA! Esse porta filtro é estranho. E a grelha em alturas diferentes também dá uma certa aflição.

 

Mas pra mim, o que importa mesmo é uma máquina eficiente para espresso, principalmente no uso doméstico. Acho que é o sonho da maioria uma máquina de espresso com controle de temperatura e perfil de pressão controlável, e de quebra, uma máquina que não precise deixar esquentando meia hora antes para você tirar UM espresso. E o preço dela é bom. Se realmente entregar tudo que promete, parece ser bastante promissora.

Opa! aí você está falando da máquina dos sonhos.  :)

Não lembro de ter visto nenhum outra iniciativa com indução.

Vamos aguardar os próximos capítulos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me parece um pouco marketing.

 

Aquecer por indução é passar corrente em um indutor e este cria um campo magnético. Outro metal próximo recebe o campo magnético e uma corrente é gerada nesse material. Essa corrente acaba aquecendo o tal material (quando muda de sentido). Exemplo é fogão por indução onde a própria panela é que esquenta.

 

No caso deles, parece um indutor enrolado num tubo que seria a caldeira. Não acredito que seja mais eficiênte que uma resistência dentro da água ou fazendo parte da caldeira. Na verdade a resistência deve ter quase 100% de eficiência para aquecer a água.

 

Eles não economizam energia por esse método e sim por aquecer a água somente para um café.

 

Também falam que junta menos calcificação. Isso é uma vantagem interessante se verdade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei muito.

 

Achei a ideia do aquecimento por inducao fantastica. Como o Sergio falou, nao deve ser mais eficiente. Mas ao tornar o próprio tubo o elemento de aquecimento, a inercia termica do sistema cai drasticamente. O tempo de resposta deve ser baixíssimo.

 

Mas se a máquina fica sempre desligada, o grupo também deve permanecer frio. Talvez um flush resolva o problema, mas milagres non eczistem.

 

Só achei esquisito o porta-filtro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lucas, isso do tempo de resposta, não sei não. Em ambos os métodos, se está sendo usada a mesma potência de entrada, e ambos tem massa de metal e água iguais, não vejo pq um seria mais rápido que outro.

 

Tira da água uma resistência de gaggia, segura na mão, e liga na tomada. Acha que vai demorar para vc soltá-la?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que a diferença está na área de contato aliada ao formato da caldeira. No caso da resistência submersa, ela está aquecendo a água em volta dela e, dependendo do formato e volume da caldeira, até toda a água entrar em equilíbrio há um delta de tempo. O que eu achei interessante nessa Fenice foi exatamente o que o Lucas citou, o sistema de indução torna a própria caldeira o elemento de aquecimento, aumentando a área de contato (?) e, justamente por ela ter esse formato de "tubo", comprida, imagino que esse delta deva ser menor e que a água chegue à temperatura pretendida mais rápido.

 

De forma grosseira, creio que esse sistema funcione como um "termoblocão", com um comportamento intermediário entre uma caldeira e um termobloco. Será que estou viajando?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem que comparar maçãs com maçãs, não maçãs com bananas...

 

Se colocar a resistência enrolada por todo o tubo, talvez até internamente, a área de distribuição de calor será grande também. E acredito que seja mais eficiente que por indução.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda tem a opção de 300 e 400 , a maquina vai custar 500 , mas , no fundo , tirando o design , ela é uma maquina de espresso comum com uma Senseo que trabalha com 1,2 bar .

 

Abs 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...