Ir para conteúdo

Curso Educação Sensorial para Apreciação de Bebidas e Alimentos com Ensei Neto


Postagens recomendadas

Não se levando em consideração o preço, um curso desses vai MUITO bem.  No nosso caso o ideal obviamente seria um direcionado para café, mas mesmo não sendo, esse curso ajudaria bastante. Quando me perguntam por que recomendo cursos sensorias, sempre respondo da mesma maneira: "Imagina vc ter de explicar a um cego a diferença entre azul e vermelho". O curso não vai lhe deixar com faro fino, mas vc vai aprender a distinguir aromas, e é isso que nos falta. Para se ter faro fino é treino e sobretudo, genética, mas distinguir aroma/sabor é só uma questão de aprender.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Victor eu não sei informar o preço não, duro que tudo que rola de legal  no Br sempre acontece em Sampa hehehehe, dá uma ligada lá e pergunta, você que aprecia bastante o café e está envolvido com torrefação acho uma boa pedida esse curso :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E vem com uma máquina de espresso e moinho de brinde?!  :o

 

LUW.. Eu penso o contrário. Acho que esta educação sensorial vai te deixar tinindo para o café. Pelo que entendi, você vai perceber aromas e sabores de diversos alimentos. Aí quando for degustar um café poderá perceber estes aromas que você conheceu no curso.

 

Eu acho complicado, você degustar um café à procura de notas, sem nem ao menos saber com o que comparar...

 

Acho que o intuito é este. Inclusive, a idéia é bastante clara, já que tem a participação do Sindicafé. Se fossem apenas percepção olfativa sem nenhum fundamento, talvez não teria a participação do ramo do café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Indiscutivel que um curso "geral" assim vai ajudar na degustação de café, mas não esqueça que café tem um aroma/sabor bem complexo. Um treinamento mais específico seria mais "no ponto" para nós bebedores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

LUW.. Só mais um detalhe no meu comentário... Quem estará ministrando o curso é o Ensei Neto..  ;)

 

Ou seja, o propósito É para café.

 

Como eu disse, não acho que adiantaria você degustar café se nem ao menos sabe o gosto dos alimentos. Depois que passar a conhecê-los e conseguir guardar os aromas na memória, quando beber um café poderá lembrar de alguns destes aromas. Sacou?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Li outro dia um artigo na New Yorker de 26 de maio sobre um livro de Barbara Cassin (Dictionary of Untranslatables, acho que ainda sem tradução) e em um dado momento da resenha, o autor diz, numa tradução livre (o contexto é degustação de vinhos):

"quando adiquirimos novos termos - alcatrão, tabaco, água de rosas - é mais provável dizermos, 'Ah, sim, senti esse aroma' do que 'Ah, agora sinto aroma de algo novo '. "

 

Apesar de ser meio cético em relação aos aromas de toranja, gostei dessa passagem. Até agora só tenho a descrição de erva cidreira no Unique Orgânico. Gostaria de ter outra. Algum de vocês tem uma sugestão? 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Li outro dia um artigo na New Yorker de 26 de maio sobre um livro de Barbara Cassin (Dictionary of Untranslatables, acho que ainda sem tradução) e em um dado momento da resenha, o autor diz, numa tradução livre (o contexto é degustação de vinhos):

"quando adiquirimos novos termos - alcatrão, tabaco, água de rosas - é mais provável dizermos, 'Ah, sim, senti esse aroma' do que 'Ah, agora sinto aroma de algo novo '. "

 

Apesar de ser meio cético em relação aos aromas de toranja, gostei dessa passagem. Até agora só tenho a descrição de erva cidreira no Unique Orgânico. Gostaria de ter outra. Algum de vocês tem uma sugestão? 

Exatamente, também percebi um aroma escandaloso de cidreira nesse café.

Estou pensando em comprar mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse livro não será traduzido para o português.

 

O curioso é que esse livro, escrito originalmente em francês, tem um viés grande anti-inglês e agora foi traduzido... para o inglês, para que "todo mundo possa ler".

 

Anita, não entendi.

 

ZA: UO é o máximo. Se você morasse aqui no Rio eu pedir pra gente rachar os 8kg.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O curioso é que esse livro, escrito originalmente em francês, tem um viés grande anti-inglês e agora foi traduzido... para o inglês, para que "todo mundo possa ler"..

hmm-1.gif

Então não vou ler. O título é uma falácia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O curioso é que esse livro, escrito originalmente em francês, tem um viés grande anti-inglês e agora foi traduzido... para o inglês, para que "todo mundo possa ler".

 

Anita, não entendi.

 

ZA: UO é o máximo. Se você morasse aqui no Rio eu pedir pra gente rachar os 8kg.

Espero que você não acabe com o lote.  :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Acredito que os cursos da Academia são mais voltados para o comércio: baristas de profissão, donos de cafeterias e cafeicultores. O preço acaba sendo elevado e isso dificulta para o consumidor comum fazer os cursos por um simples hobbie.

 

Por fim, acho que os cursos são bem conceituados, até mesmo pelos profissionais que oferecem as aulas. Além disso eles vivem trazendo pessoas renomadas para auxiliá-los nos cursos e workshops.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...