Ir para conteúdo

Cafeteira Yama Silverton


Postagens recomendadas

Salve Ana.

Se é chique fazer coados, não sei. Sei que é muito bom quando acertamos.

Veja o que virá para nossa loja virtual.

Belezura que perfaz 2 funções. Cafeteira Yama Silverton para coados e para cafés com extração à frio.

 

YAMCD8S_full.jpg

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Luciano.

Não. O Clever abre a válvula quando pressionada, certo?

Esta cafeteira possui uma válvula, como se fora um registro, que permite controlar a vazão do líquido para a garrafa.

Então pode-se fazer um coado à mesa, com a válvula fechada para a pre infusão e depois abri-la para o líquido fluir, preferencialmente com vazão equivalente à da água quente suprida. Já para extração à frio, basta manter a válvula quase fechada, apenas pingando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Salve Ana.

Se é chique fazer coados, não sei. Sei que é muito bom quando acertamos.

Veja o que virá para nossa loja virtual...]

#eupreciso

 

:(

 

Quando? Quanto? Por que? Por quem? :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Como eu também não coleciono, mas não tenho espaço, dou um jeito de arrumar espaço.

 

Quando vem, Alex? Previsão de preço? Porque hoje vocês estão terríveis...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ué mas funciona como Clever também. Deixa fechada durante a infusão e depois abre 100%. (se esse 100% for grande o suficiente)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Posso estar enganado, mas tenho quase certeza que cabe um V60 nº1 ali dentro.

Compre um para guardar pelo menos um V60.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Clever é a marca.

 

Acho que Sérgio tem razão, pois para a extração a frio é necessário controlar a vazão para gotejar e deve ser possível fechar tudo.

 

Serve para chá também.

 

E não serve para garagem do Jr.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas é esperto também.

 

Engraçado, agora que reparei. Sempre leio como Clíver e não Cléver apesar de sempre ler corretamente clever em contexto normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve.

Sérgio, você está correto, mas nesse caso, limitar-se-á à quantidade de água que caiba em digamos 3/4 da altura do porta-filtros que é comparável, porém ligeiramente maior que o tamanho 102 da Melitta ou 2 da Hario.

 

Aqui há um vídeo interessante sobre essa cafeteira. Lastimo pela trilha sonora...

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente, parece que ultimamente há uma certa tendência de música escrota combinar com vídeo de café throwup.gif.

 

Mas vamos às perguntas. Para que que serve a torneirinha para extração pour over normal :huh:? No vídeo o cara fez PI e depois foi jogando a água direto. Certo que ele pode restringir ou liberar o fluxo de café para o bule "on the fly", mas no vídeo o vivente não mexeu na torneirinha. Isso vc consegue até com um Melitta 102, não de forma regulável é claro, mas do jeito que ele fez no Melitta daria certo. Eu estava convicto que veria a torneira fechada e só seria aberta após a PI ou talvez até só depois de acrescentada toda a água.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É para ficar a gosto do freguês. Pode usar como Clever, como V60 (fluxo maior), Melitta (fluxo menor), extrair a frio (pingando).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em outras palavras, é literalmente mais do mesmo :huh:?

Pensei que talvez tivesse me escapado alguma vantagem, mas pelo jeito é isso mesmo. Independente, achei uma traquitana legal para fazer showzinho para visitas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiquei com uma dúvida sobre extração a frio com essa cafeteira: o usual na extração a frio não é ter-se a água fria pingando sobre o pó de café?

Qual a vantagem de se deixar a infusão fria pingando na jarra, não seria praticamente a mesma coisa que deixar a infusão parada e, após determinado tempo, filtrá-la na jarra?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É Mortari, não tem muito sentido. Podia deixar fechada a valvula durante 24 h, depois abrir e deixar o café passar em 1 minuto...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Sérgio e Mortari.

 

Não exatamente. Se deixar, digamos durante 6 horas todo o pó em contato com toda a água, terás um resultado X. Porém, ao deixar durante as mesmas 6 horas pingando lentamente, terás um resultado mais suave que X, pois, na média, apenas metade da água ficou em contato com o pó durante todo o tempo.

 

Para, por exemplo, uma vazão com razão de 1 gota por segundo, em t0 teria 100% da água em contato com o pó. Já no segundo seguinte, a partir de t1 (t1=t0+1 segundo), terias 100% - 1 gota. Em t2 terias 100% - 2 gotas e assim por diante até o final.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Sérgio.

Em teoria, sim, mas na prática o sabor deverá ser sempre diferente. Outrossim, por mais diminuto que seja, há um efeito de atrito constante durante a pingação. Já no caso do "abre e cai tudo" a água ficará em repouso todo o tempo e quando aberta a válvula criará um atrito teoricamente idêntico, porém numa fração do tempo e quando já não haverá mais componentes para serem extraídos do pó, tornando inócua a ação do atrito.

Tudo em teoria. Carece de experimentação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...