Ir para conteúdo

Instalação de controlador de temperatura PID na Rancilio Silvia


Postagens recomendadas

Edu,

 

ARRASOU!!! Sua Silvia deixou agora a minha com problemas de auto-estima.

 

E parece que minha Silvia será pidless forever... Dificuldade de instalar este trem, vou te falar...

 

A Época do Eduardo era do Ruston. Pelo que o Ruston me falava na época (!!), comparando com a minha Silvia, a Época, além de robusta, era muito mais estável e fácil de operar, a Silvia exige minúcias e cuidados na temperatura, ainda mais se for uma pidless... :(

 

Parabéns! Mandou bem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também estava preocupado com a instalação. Entendo tanto de eletrônica quanto de plantação de aipim: nada!

E olhar aquele monte de fios não anima muito...

Mas o kit da Auber deixa o procedimento muito simples. Tudo é descrito passo-a-passo, com fotos de boa qualidade.

Os fios são do tamanho certo, com as conexões prontas. Até as braçadeiras para organizar a fiação eles mandam.

Em alguns pontos eles dizem: preste atenção nisso, é importante!

Foi só ter um pouco de paciência e organização que funcionou na primeira.

Eu achei até que ficou um certo ar "high tech".

No final toda minha preocupação se mostrou até um pouco descabida... e valeu a pena ter tomado a iniciativa e feito a instalação, o PID controla até os 25s da extração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Só atualizando o tópico, pois acabo de receber minha Silvia de volta com o pid instalado exatamente conforme o esquema deste tópico. Assim, se alguém ler o tópico no futuro (mensagem cápsula do tempo) o esquema é muito viável e fica ótimo!

 

A única coisa que fizemos de diferente foi usar uma termoresistência PT-100 no lugar do termopar. E programamos o offset em -9. Explico porque.

 

Ainda antes de baixar o offset para -9, nos nossos testes iniciais, programando uma temperatura de 92 graus, por exemplo, ela ficava em torno de 101. Com a máquina parada muito tempo a temperatura do grupo cai cerca de uns 10 graus, chegando a 82 graus C. Os testes então apontaram de 90 subindo a 92.

 

Ainda em testes, aguardando estabilizar um tempo (cerca de 3 minutos, pelo menos), o grupo já reaqueceu e começa em cerca de 91, subindo um grau depois.

 

Por isto optamos por deixar o offset em -9 graus C, pois o máximo a que ela chegará será a medida que programamos no PID. Só ficará quente demais se extrair outro logo na sequência. O ideal é aguardar pelo menos os 3 minutos, por isto comentei no outro tópico de fazer o ritual com calma, bater papo com a visita, para dar tempo de estabilizar.

 

E se ficar muito tempo com ela ligada, mas sem extrair, novamente: a temperatura cai. Então dê um flush para reativar o grupo e subir o calor.

 

Ainda, outra coisa que eu quero fazer, estou estudando como, é uma caixa para proteger o pid. Ele está bem instalado próximo ao braço, preso com fita dupla face. Não cairá, mas se não mover o braço com cuidado esbarra na caixinha do pid e ela se move, com o tempo ou algum movimento mais brusco pode mesmo descolar. Ainda estou vendo como fazer isto, não sei como prender a caixinha ali.

 

Mas o esquema é ÓTIMO!!

 

post-82-0-22569200-1354299160_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É mesmo? Me incomoda esta dupla face, ela segura, mas não fixa de modo totalmente firme. Esbarrões do braço e tudo treme. Logicamente com a caixinha o sistema está protegido.

 

Eu queria ver se há como rebitar ou fixar com parafusos a caixinha ali. Preciso descobrir o que tem ali internamente, mas pelo menos em parte não deve ser ocupado, pois o pessoal costuma furar ali para inserir o manômetro. Resta saber se na chapa embaixo, exatamente entre o grupo e o braço, também é livre.

 

Não sei se daria para rebitar, nem sei se entra a máquina de rebite. E parafusos talvez fiquem salientes demais, comprometendo a estética. Estou estudando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ali no kit eles dizem que o adesivo dupla face é industrial. Eu fixei como eles dizem e ficou muito firme, como se fosse parafusado.

Além disso a caixa é bem mais comprida que o PID, o que da uma sustentação melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nas pesquisas que fiz vi uma pessoa que colocou o PID internamente, então é possível.

Procurei de novo para te passar mas não encontrei...

Parece que o maior problema é proteger o PID da temperatura que a máquina alcança.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A caixinha é aberta atrás? Pelo menos parcialmente, já que os fios estão encaixados em cima no pid? O grupo ali ao lado também esquenta pacas, o meu pid está afastado o máximo possível dele. A caixinha de metal seria uma barreira, apesar dela também conduzir calor.

 

Vou estudar algumas soluções para prender a bichinha. Ainda preciso mandar fazê-la.

 

Obrigada pelas dicas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não vejo problemas com os adesivos dupla face, balança mas não cai. Você já viu aqueles fixadores que vende em depósitos de materiais, que não usa pregos , é o adesivo na parede, e suportam tipo 5 kg. Rebitar, sem chance, se precisar tirar tem que enfiar a furadeira, eu ficaria com o desivo mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gil, tenho esta fita também, boa para pendurar quadros.

 

Achei que ficaria muito próxima à máquina com ela, então usamos aquela outra fofinha da 3M, que parece um foam. Fixa está, mas se o braço esbarrar sempre vai descolar em algum momento, ainda mais se o movimento for bem brusco.

 

Edu, obrigada. Vou esboçar alguma coisa e estudar. De repente a caixa protege mais, mesmo adesivada e não fico com esta impressão ruim. Se rolar a caixa, colocar está fácil, pois é só puxar o pid para desconectar os fios atrás.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anita, já olhou se não dá pra usar o suporte(gancho) de metal do Erez(PIDsilvia)?

 

http://www.bonanza.com/listings/Stainless-Steel-Bracket-for-Rancilio-Silvia-and-PID/29250632

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, Rafa, havia olhado. Ele tem o formato de L, só serve para prender o pid na lateral da máquina. Meu pid fica entre o grupo e o braço, ele tem que ser preso em cima. A caixinha em si não vejo como problema em mandar fazer. A grande questão é como prendê-la na máquina de maneira que fique firme (com algo mais definitivo que dupla face).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Ana.

Procure a fita dupla face da 3M, cujo apelido é "fita banana" (se´lá eu porque!). É forte prá caramba. Melhor que parafuso pequeno sem porca. Difícil é retirá-la depois. Só com estilete e solvente.

É oferecida em vários tamanhos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alex, segundo o site da 3M, é esta mesma que estamos usando: base de espuma de poliuretano e adesivo de resina acrílica ou borracha e protegida por um liner xadrez verde. Mesmo com ela o pid cede se você empurra com o dedo. Ali usamos a mais larga.

 

As letras de cerâmica que colei na porta de fórmica do armário foi com uma banana mais estreita, também da 3M. Precisei deslocar uma letra e consegui remover sem dificuldade. Saiu inteira, nem precisei trocar para colar de novo.

 

Se rolar a caixinha, tentarei a verde que não tem base fofinha e também é indicada para quadros.

 

Obrigada pelo apoio mesmo assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, Ana!

 

Acho que a fita que o Alex falou não é essa não. A fita "banana" não é de espuma, é uma "massa polimérica flexível, não cristalizada com adesivo baseado em cinoacrilato", segundo descritivo achado na "web". Usa um adesivo muito mais forte que reage em segundos após exposta ao ar. Se não colar em 15 ou 20 segundos, a cola fica fraquinha, quase como um post-it. E a fita "parafinada" que sela o adesivo é VERDE liso e brilhante, feita de um plástico grosso, parece vinil. É desse verde que vem o nome "banana".

 

No Kalunga eles anunciam e vendem a fita "espumada" como se fosse "banana". Aliás, "qualquer" fita dupla face espaçada é chamada de "banana" pela maioria das pessoas... Hoje me dia pouca gente "saca" essa diferença.

 

A fita espumada, quando utilizada sob forte calor, tende a ressecar e a espuma "esfarela", enquanto a fita "banana" verdadeira fica mais parecida com borracha vulcanizada e o conjunto fica mais "rígido", mas não perde aderência nem resistência ao ganhar resiliência.

 

Procurei aqui em casa e, no momento, não achei a "banana" verdadeira para copiar o código de referência. Mas se tiver de utilizar alguma fita dupla face para unir a caixa plástica à superfície metálica da Sílvia (seja pintada, escovada ou cromada) ou optaria pela fita "automotiva" da 3M, que foi pensada para suportar sol forte, ventos aplicados aos acessórios que ela fixa na parte externa e lavagens com fortes detergentes. A fita parafinada dessa é AMARELA de um tipo de vinil fino. Código 3M Dupla-Face 5369. (tem uma mais estreita que a fita é vermelha, mas não sei o código)

 

Carpe Coffea! grande abraço e boas compras!

 

Cabral

 

EDIT: links para o site da 3M, para ver as fitas: fita "espumada" e fita "polimérica"

Editado por Cabral
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi, Cabral. É que a própria 3M chama no site deles esta espumada de banana. Estranho eles não saberem a diferença. Esta é, como eu disse, bem fácil de soltar.

Vou resolver da caixinha e aí procuro a forma de prendê-la.

 

Grata a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, hehehe...

 

Está acontecendo o de sempre, Ana. O uso corriqueiro torna norma uma inadequação, por pura falta de disponibilidade de alternativas.

 

Anos atrás, no Brasil só vendia oficialmente a "espumada". Quem precisava da fita "banana" era obrigado a importar ou comprar no "paralelo", pois a espumada não serve para um monte de aplicações específicas, como em aplicação de peças automotivas, por exemplo.

 

Para o vendedor "de papelaria", em geral um "não usuário", não faz diferença o nome, desde que saia uma venda: pediu "fita banana", recebeu um "tenho essa aqui, da 3M". Assim a espumada virou popularmente "banana" no Brasil. Mas hoje é fácil achar tanto a "banana" quanto essa fita que listei como "automotiva", tanto em lojas de acessórios para carros como nas lojas do tipo "Multicoisas", em qualquer Shopping Center. Garanto que terá um ótimo resultado.

 

Abraço e boa sorte na finalização do projeto!

 

Carpe Coffea!

 

Cabral

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, disponha, Ana! Nem precisa agradecer, por favor... ;)

 

E sim, o nome tá mesmo associado ao produto no site deles... :rolleyes: mas à guisa de precisão, eles só postam isso no FAQ, com uma resposta bastante "adequada":

 

9 - A 3M fabrica fita banana?

R:
O mercado geralmente denomina a Fita Dupla-Face Scotch MountTM de “fita banana”. Esta fita é constituída de uma espuma de poliuretano, com adesivo à base de resina acrílica ou borracha, protegida por um liner impresso em xadrez verde. Está disponível em quatro espessuras diferentes, que se adequam às mais diversas superfícies.

 

Ou seja, quem determinou o nome foi o "mercado", então foi "mais ou menos" o tal do dono da papelaria... :lol:

 

Abraço e Carpe Coffea!

 

Cabral

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, Cabral, mas eles aproveitaram a generalização e encaixaram seu produto ali. Não fizeram distinções entre os produtos. Consumidores desavisados (como eu) consultam o site deles, encontram esta informação, veem o xadrez verde e pronto: tudo banana do mesmo saco!

 

Antes no CdC banana para nós era o ótimo café do Marcelo. Agora é também uma fita adesiva dupla face com suas variações que cabem ou não na definição.

 

Abracinhos e

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vendo do ponto de vista literário-semiológico, esse assunto embananado poderia ser representado + ou - assim...

 

Banana.jpgou NoBanana.jpg, eis a questão!

 

Abraços e Carpe Coffea!,

 

Cabral

 

PS: se achar essa dança muito hipnótica, ou alegre demais, avise que eu a tiro do ar...

 

dancing_banana.gif

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pronto, chegou a banana da moderação.... Digo, a bronca....

 

O título atual está bem adequado. Afinal, trata-se da forma de melhor prender o pid na Silvia. O resto é salada de frutas. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pronto, chegou a banana da moderação.... Digo, a bronca....

 

O título atual está bem adequado. Afinal, trata-se da forma de melhor prender o pid na Silvia. O resto é salada de frutas. :)

 

Kkkkkkkkkk, falei de brincadeira, Anita!!

 

:D :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...