Ir para conteúdo

Academia do Café


Igor

Postagens recomendadas

Já discutimos bastante no tópico de Cafeterias em BH sobre a Academia do Café, mas acredito que por tudo que ela representa aqui em Belo Horizonte ela merece um destaque especial com um tópico próprio para discutirmos a respeito dos cafés exclusivos e cursos que eles oferecem. Além disso é uma oportunidade para convidá-los a participar do Clube alimentando esse post com novidades e informações importantes do mundo do Café!!! Hoje tive na Academia e fiz o convite pessoalmente para Julia, que é a filha do proprietário.. vamos aguardar.

 

Enquanto isso, vou falando um pouco do lugar. Como sabem eu sou um fã boy dessa cafeteria, pois como já discutimos são poucos os lugares onde podemos tomar um café bem extraído, aquele tal pretinho que agrada tanto aos membros do clube. E é impressionante o profissionalismo do pessoal de lá.

 

Eles possuem uma Maquina LaMarzocco de 2010 e dois moinhos, que estão sempre cheios de cafés frescos, um K30 e um Mazzer Major. Além disso possuem outros métodos de extração que tanto gostamos e discutimos aqui. Vejam as fotos:

 

 

 

 

14106965589_aee2e1a555.jpg

 

Cardápio com preços e as Baristas Julia e Gabi! No canto da foto de baixo o senhor de cinza que mal aparece é o Bruno, o proprietário.

 

14293912325_2b94e086ca.jpg

 

Um pouco mais da cafeteria!

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show de rock! notworthy.gif

 

É minha impressão mas além de café e máquina de espresso uma cafeteria para ser cafeteria tem de ter o cardápio escrito a giz em quadro negro :huh:?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bacana Igor.. De fato eles merecem destaque como tantas outras cafeterias já a possuem...

 

As fotos ficaram bacanas também. A foto da extração foi a que mais gostei. Aparece direitinho o filete descendo...

 

Excelente!  :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Puts, aquela extração deu uma canalizada... o filete tá até deslocado... xD ... troquei a foto com medo de alguém reparar! Bem, já que comentou, veja aí agora ela sozinha:

 

14107064437_818b316f03_n.jpg

 

É bom ressaltar que a Gabi barista nunca tinha feito uma extração no PF naked, essa aí foi a primeira! Já na segunda ela me tirou um lindo duplo!!! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi gente! Adorei a ideia do clube, precisamos de comunidades assim para pessoas amantes do café. Parabéns pela iniciativa!! Igor, obrigada pelo convite. Bom, primeiro quero agradecer a todos pelos elogios, fico feliz de conseguirmos cumprir nossa missão de servir um café de qualidade e passar conhecimento pros clientes! Vi também uma crítica (cobramos todos os espressos, até os mal tirados), eu oriento bastante os baristas a não cobrarem, mas foi bom ler isso porque vou reforçar!! Sempre bom receber críticas para podermos melhorar. Depois queria indicar algumas boas cafeterias aqui em Belo Horizonte, que cuidam bem da extração do café.

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Julia.. Seja bem vinda...

 

Eu sou o Guilherme, último inscrito no TNT.. :)

 

Se hoje elogiamos a Academia, é porque ela faz por merecer...

 

E agradeceríamos muito suas indicações de boas cafeterias de BH!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Igor, o filete deslocado não é necessariamente canalização. Apenas a água passando com fluxo ligeiramente maior por ali devido a distribuição não tão homogênea do pó.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No Suplicy café de um Shopping aqui de Ribeirão também tem uma LM dessa. Mas a cafeteira do shopping não tem o mesmo charme da Academia. Que lugares assim proliferem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, ontem eu e o Miyamoto fomos a Academia do Café para o segundo TNT organizado por eles. Como o Miyamoto não é de escrever muito, tentarei, resumidamente, registrar aqui um pouco do que aconteceu por lá. Quanto a técnica referente ao Latte Art, vou deixar para discutirmos no tópico específico (aqui), eu até editei um videozinho pra vocês rirem um pouco: Igor vs Miyamoto!

 

TNT significa Thursday Night Throwdown e é uma quinta feira do mês que algumas pessoas se encontram para brinca de fazer latte art e quem sabe até ganhar uns prêmios. Dessa vez tiveram 12 participantes que se misturavam entre baristas e pessoas que nunca tinham vaporizado leite na vida, bem diversificado. Antes da competição começar teve um pequeno workshop ensinando um pouco sobre técnicas de vaporização e técnicas para deitar o leite. Tudo muito rápido e muito prático, sem muita teoria e sem bla bla bla. 

 

A competição é por eliminação e o desenho é livre. Acontece assim, você vaporiza o leita na Marzocco deles e deita em um único café. Os desenhos são comparados por um grupo de três jurados e o melhor passa para a próxima etapa. 

 

Os três finalistas foram os barista da Academia do Café, um pouco previsível, mas tudo bem o aprendizado e a experiência valeram de mais! Agora é treinar para o próximo.

 

Por fim, eu tive uma conversa rápida com o Ivan e ele perguntou se não teríamos interesse em expor um pouco do Clube na próxima competição com uns prêmios e tudo mais. Poderíamos doar umas xícaras ou quem sabe camisas (aquelas que nunca saíram do papel) a fim de divulgar o clube para os presentes no evento. Bem, isso é algo a ser discutido pelos chefões, só estou repassando a mensagem. 

 

Segue algumas fotos, para o álbum completo clique aqui.

 

14284510666_12bfa044c0.jpg

 

14327845173_cd884baf35.jpg

  • Curtir 9
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei um africano da academia.

No pacote também deve vir um tabletezinho de ouro.

importados nesse país sabem como é.

Outro dia recebi um e-mail do departamento comercial deles.

 

Bom dia senhor José Silva,

 
Tivemos um contra tempo em relação ao Website no qual se refere ao pedido que o senhor solicitou. O café Kenya já estava esgotado e de alguma forma ele se encontrou disponível no Website, tanto que o senhor conseguiu efectuar a compra do mesmo. Não temos o café Kenya mais a nossa disposição, porém, podemos oferecer o Ethiopia Sidamo, também importado e vindo da mesma região.
 
East African - Ethiopia - Sidamo
 
Como não conheço nenhum dos dois, não vi problemas.
Que venha o Sidamo!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vc vai gostar do Sidamo. Na torra clara o sidamo tem um sabor citrico forte e agradável. Vale a pena conhecer!

 

Mas a mesma região não é.

 

Abçs

Burny

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei, mas não posso imaginar que a Academia compra café torrado. Até hoje todos os cafés que comprei na Academia foram ótimos e de torra ultrarecente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ei gente! Os cafés importados compramos torrados, pois o Brasil não pode importar cafés verdes, infelizmente. Por isso sai bem mais caro que o nacional, pois pra importar pro Brasil é complicado! Mas vale a pena, os cafés são excelentes!! Dessa vez fIzemos uma parceria com o Dogwood, que enviou pra gente os africanos!

 

Não é a mesma região, a pessoa responsável provavelmente queria dizer continente. São regiões completamente diferentes!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, Julia. Você podia se identificar melhor no seu avatar, até fazer uma apresentação. Esteja convidada a participar sempre que for possível, haverá muitos interessados em lhe ouvir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...
Guest Anita

Esqueci de avisar: a Julia nos deu a dica no IG, não repassei na hora e agora a mensagem ficou pra trás.

 

Acho que ONTEM (segunda-feira) ia entrar na Academia outro lote destes especiais, importados. Não lembro de onde e pouca quantia.

 

Aproveitem que vão lá hoje e vejam do que se trata.

 

beijo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Completo agora Anita!  :)

 

Valeu pelo convite Miyamoto! Morei em BH até o ano passado, agora fico indo e vindo para Divinópolis, infelizmente hoje eu tô em Divi. Mas final de semana estou aí e animo muito conhecer a Academia!

 

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...