Ir para conteúdo

Academia do Café


Igor

Postagens recomendadas

Ah! Informando sobre os cafés... A Academia está com um blend de Cerrado Mineiro e Yirgacheff.. Experimentei e achei bem diferente.

 

Aproveitei e comprei o último pacote de Caturra Boliviano... :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Burny.. Não sei dizer se é um boliviano típico pois é a primeira vez que provo um boliviano... Mas sim, tem uma acidez muito boa e bem frutado.. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Olá Clube, hoje estive na Academia e experimentei uma extração em um equipamento novo, o Gino! Muito parecido com o Kalitta que discutimos a um tempo atrás por aqui no fórum, com a diferença para o PF que tem parede de vidro dupla como os copos Bodum. O café que a Júlia me serviu foi um Etiópia Yirgacheffe que não se encontra no cardápio deles, foi um mimo ao cliente!  :P  :P Vamos a algumas características que pude notar da extração:

 

A granulometria foi a mesma da French Press pois, segunda a barita, o Gino tem um fluxo mais restritivo como característica; 

O tempo de extração foi próximo ao V60;

E a técnica de verter a água é parecida, porém é necessário um maior cuidado com o filtro de papel (que tem formato de papel de empada :lol:). 

 

Bem, segue fotos e vejam vocês mesmos: 

 

14470100260_e5265f4dc7.jpg

 

14470102250_6fdff3309c.jpg

 

Por fim, o café é espetacular! Foi a primeira experiência que tive com um Etíope no coado e fiquei assustado com a diferença em relação aos nossos cafés. Não sou um expert, mas pude notar que o café é frutado, com uma acidez cítrica balanceada que remete a limão. Uma experiência sensorial rica e complexa.  :wub:  :wub:  Apaixonante!

  • Curtir 7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sabia que você ia gostar Ana, pois lembra aquela coisa que você usa pra coar...  :lol:

 

Digo coisa, pois não sei definir direito aquela jarra de vidro com um protuberância exterior de formato fálico... acho que você chama de decanter, não é? kkkkkkkk

 

E veja que não tenho intenções de diminuir seu decanter... eu acho que ele é bem elegante!  :D  :D  :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É um Kalitta de vidro de parede dupla. Mantém o café mais quente enquanto está coando, mas em termos de sabor vai ser a mesma coisa que o Kalitta (e V60).

Tenho a suspeita que o Kalitta (e  esse Gino) seja até melhor que o V60 por causa desse filtro "empada" think.gif.

 

Fico aqui na inveja, pois todo mundo fala um monte dos etíopes e eu ainda não experimentei :(.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

LUW, ouvi uns boatos de cafés novos na Origem. Só que parece que aumentou o preço. Mas abre a fila lá, não sei.

 

Será que a forma de empada favorece o escorrer da água? Versão ampliada dos veios do V60?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No vídeo que vi, as ondulações fazem com que o filtro fique justo no PF, sem vc precisar apertar o filtro contra a parede, e concentra a água no centro, evitando que escorra água entre o filtro e o pó.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é Rodrigo, a moagem é para FP e o tempo foi o mesmo do V60. Imagina se utilizasse a moagem para V60, ia ser uma cara pra coar.

 

Acho que o fluxo tem mais a ver com o filtro do que com o PF, sei lá... 

 

Sei que tava uma delícia!  :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ei gente. O Gino é bem diferente do V60. A extração dele é mais demorada, por isso a moagem é mais grossa. Ele usa o mesmo filtro que Kalita, a diferença é que ele mantém a temperatura na hora da extração por ter uma parede dupla. Ele é perfeito para cafés com a torra clara e cafés frutados, como o do Etiopia que servi para o Igor! Gostamos muito do Bahia e Carmo de Minas nele também. :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém já comprou café verde na Academia? Eles vendem? Os preços são razoáveis? A minha esposa quer comprar o Tarcisio/Matas de Minas da Academia de novo.

Vou lá na 2a ou 3a e ver se eles já tem a nova safra.

 

Abraços

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só cheguei agora na cidade do Mineranaço e já vou voltar na 4a sedo, então tem que ser amanha ou 3a. Infelizmente muito pouco tempo.

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitarmos a Academia hoje. Tudo muito bom: espresso, cappuccino (com linda latte art), bolo. Como sempre. Melhor cafeteria da cidade.

 

Compramos café verde, o querido Tarcisio/Matas de Minas da minha esposa, e saiu muito barrato. 15 R$ o kg para um café que eles vendem para 80 R$ torrado. Não sei se é o preço regular ou foi de compaixão ... a minha filha de dois anos resolveu fazer a birra do século na frente do bar.

 

Abçs

Burny

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...