Ir para conteúdo

Como fazer a limpeza de máquina doméstica


Postagens recomendadas

Estou em dúvida em como devo proceder para fazer a limpeza (descalcificação) da minha Oster OMP50.

Os produtos usados em máquina profissional também são indicados para as domésticas?

Ouvi falar que ácido cítrico também pode ser utilizado para esse fim, isso procede?

Além desse procedimento, devo fazer o flush apenas antes de cada extração ou após usar a máquina todas as vezes?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem indício de calcificação braba? Senão não faça...

 

Mas, se tem que fazer, ácido cítrico resolve. Tem várias orientações pela Internet de qual concentração (normalmente fraca, uns 10g por litro de água) e de quanto tempo deixar na caldeira. Depois é passar água para limpar e pronto.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Márcio,

Não notei nenhum indício de calcificação, mas li que deveria fazer isso a cada 2 meses.

Possuo a máquina ha 6 meses e nunca fiz qualquer limpeza desse tipo, por isso a dúvida.

Obrigada pela ajuda.

Paula

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vixe, 2 meses? Não...

 

Idealmente é não fazer, só se precisar. Nossa água não costuma ser dura, então calcificação acontece mais com a água parada muito tempo, e em pouca quantidade.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema é a água parada na caldeira. Mas o que mais traz calcificação são as caldeiras de vapor (máquinas comerciais ou domésticas com trocador de calor, ou caldeira separada de vapor), pois a água fica a 120°C e propicia a deposição dos minerais.

 

Essas domésticas baratas em sua maioria deve ter caldeira de alumínio. Mas são pequenas, e só a extração de água que se faz para limpar o porta-filtro e o grupo já renova a água da caldeira, antes de desligar. Isso já é bom. Deixar o dia todo ligado com a água parada e quente, é ruim.

 

Abraços,

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Márcio,

aproveitando o tópico,

Máquina com trocador de calor para uso doméstico,

utilizando todo dia,

dadas as condições da nossa água,

acha que deveria fazer descalcificação anualmente ou só se der sinal de calcificação?

Bruno Goulart.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei... A Elektra já tem 9 meses de uso, vi um sinal de calcificação nas conexões que ficam na parte de baixo.

 

A maior preocupação com a caldeira de vapor é a calcificação dar problema em alguma conexão ou no pressostato. Talvez uma vez por ano seja bom fazer uma descalcificação...

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Bruno, não precisa fazer a descalcificação tão regularmente.

 

Trabalhamos com máquinas super-automáticas há mais de 10 anos e não vejo problema de formação de cálcio nos trilhas. As Primeiras Magic de Luxe da Saeco tinham a caldeira que podia ser aberta e nunca vi cálciuo considerável em máquinas com uso diário. Já encontramos bombas trancados por cálcio, mas isto ocorre em máquinas que ficaram um ano ou mais paradas.

 

Eu acredito que a orientação da descalcificação de 2 em 2 meses se dá pois o manual foi simplesmente traduzido como veio da Europa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Car@s,

Meus genitores moravam em Berlin, onde a água e muito calcarea, como em grande parte da Europa e USA. Tudo estraga por causa da água dura. As panelas fazem uma crosta de calcário, os talheres devem ser enxugados imediatamente após lavar, do contrario ficam com manchas brancas e parecem sujos. Boilers, chaleiras elétricas, vasos de plantas, aquecimento central, radiador do automóvel, etc., tudo é agedido e o Durgol e utilizado constantemente para recuperar dos estragos.

Eu trouxe algumas panelas e chaleiras, bem atacadas pelo calcareo e, por causa da nossa água predominantemente ácida, em pouco tempo o calcareo disolveu e ficaram como novas. Desta forma, na minha experiência, a água do Brasil já é um ótimo descalcificador.

Por outro lado, o cafe velho vai impregnando um cheiro indesejável na máquina, e o ácido cítrico, eqüivaleria a um suco de limão com a vantagem de não conter impurezas que possam entupir algum elemento da máquina. Corretamente diluído, atúa como um ácido leve de sabor e aroma cítrico que eu utilizo, junto com Cafiza para limpar e desodorizar a maquina. Alias: as pastilhas limpadoras (pelo menos as originais da minha maquina) mostram na "bula" esta composição.

Atenção 1: na internet vi varias referencias a NÃO usar ácidos em maquinas com caldeiras ou tubulação de ALUMÍNIO, aparentemente nesse caso o acido pode prejudicar o Alumínio.

Atenção 2: os termoblocos de Alumínio, com tubulação de inox, cobre ou latão, não tem problemas, desde que o ácido não entra em contato com o Alumínio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

No manual da Gaggia tem a indicação de utilizar água mineral para evitar a formação. Estranhei a informação e fui consultar um professor de química da universidade onde trabalho. Ele me disse que no caso do Brasil a água mineral pode ter uma concentração maior de cálcio do que a do filtro e, portanto, eu deveria utilizar a água do filtro sem problemas.

Inclusive, mesmo caso haja cloro não seria problema, pois na caldeira a cerca de 160 graus o cloro evapora. (Confesso que não entendi se ele poderia condensar e voltar novamente).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo que nossa água filtrada é tranquila (e algumas minerais podem ser pior).

 

Discordo do cloro pois a água não chega a 160°C! Só quando vai vaporizar leite, deve chegar a 140°C. Mas fazendo café, são 100°C. Duvido que o cloro vá embora assim, ainda mais com a caldeira sob pressão. É simples fazer o teste, se puder. Veja se acha diferença na água da torneira e na mesma água filtrada por um bom filtro.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de receber a minha Baby Class e estou na dúvida com relação a limpeza daquele chuveirinho onde encaixa o filtro, ele deve ser limpo? Quando devo limpar? Como qual o procedimento de limpeza? Desde já agradeço a atenção de todos.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Oi JR, os gaggianos não devem ter visto tua mensagem, então tento ajudar, supondo que todas as máquinas de expresso sejam limpas da mesma forma.

 

O grupo (que é onde se encaixa o porta-filtro) deve ser limpo diariamente, quando terminar as extrações do dia.

 

Para isto você usa uma escovinha especial, ela parece um L torto e tem as cerdas bem duras. Tem para comprar no Ateliê do grão, na Central do Sabor etc.

 

Na hora de limpar, tire o porta-filtro, ligue a máquina para extrair e enquanto escorre água pelo grupo vá passando a escovinha na tela, no encaixe do PF Etc.

 

Não sei de sua máquina, os gaggianos serão capazes de te dizer se ela necessita de backflush ou não. Para isto você vai precisar do detergente (temos um tópico sobre isto, do Joe Glo - serve o Cafiza também).

 

Eu limpo a minha todo dia quando uso com a escovinha e limpo a bandeja de água, a grelha que vai sobre ela e o PF e o filtro diariamente com detergente neutro (me disseram para só usar o amarelo, mas particularmente não sei se há fundamento nisto).

 

Faço uma limpeza profunda uma vez por mês, com o backflush com Cafiza. Dos diversos reviews que vi e ainda considerando que tiro poucos cafés, deve bastar. Na mesma ocasião deixo o PF e o filtro de molho em água com Cafiza, mas cuidando para que as partes plásticas do PF não fiquem em contato com a água com sabão.

 

Ana Maria

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Variaçöes sobre o mesmo tema:

Minha rotina é parecida. Apos escorrer, em vez da escova uso um paninho fino, tipo feltro, dobrado para encaixar justo na "trilha" do portafiltro, usando diferentes cantos do pano até sairem todos os restos de borra. Seguidamente faço três backflushes de 5 - 10 segundos, só com água. Filtros e portafiltro lavados (lado suave da esponja) com detergente após cada uso e bem enxaguados, desta forma dispensa a imersão em Cafiza.

Limpeza de chuveiros e backflush com mistura de Cafisa e acido cítrico (meia colherinha pequena de cada) uma vez por semana. Atenção: parece que o acido cítrico é contra-indicado para caldeiras e circuitos de Alumínio. Eu uso o ácido cítrico mais como desinfetante do que descalador.

Não esquecer da limpeza do moinho: escova e retirada de restos de café diariamente, e semanalmente abrir, escova de dentes, palito e aspirador.

Monitorar sinais de fermentação (cheirar e olhar) ajustando a rotina de limpeza segundo necessidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas dicas, mas como é o processo de backflush para a baby class? Dei uma pesquisada na internet mas não consegui muita informação? Alguem tem algum vídeo do processo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

JR,

 

Três backflushes de 5 a 10 segundos com água como o Bernardo sugeriu sao mais que suficientes para uma limpeza diária do grupo. Eu sigo exatamente esta rotina na minha Gaggia.

 

Para o backflush você precisará de um filtro cego, que é idêntico ao filtro comum, só que sem furos. Coloca-se o filtro cego, encaixa o portafiltro no grupo e liga-se a máquina, deixando a bomba funcionar por 5 a 10 segundos. Desliga-se a bomba e repete-se o processo.

 

Eu costumo tirar o portafiltro entre um acionamento e outro para escorrer a água que fica no filtro, pois quando se faz o backflush uma parte da sujeira do grupo vai parar dentro do filtro. O restante da água suja você verá escorrer para dentro da bandeja, graças à chamada válvula solenóide.

 

Abraços,

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muriel,

 

Não é necessário fazer back todo dia!!!

 

Apenas liberar água pelo grupo como o Léo falou e uma vez por mês fazer os backs

 

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho minha Gaggia a quase 1 ano e dou flushs e flushs todo dia e faço o Back uma vez por mês.

 

Ela está limpíssima e não tem nenhum resíduo encrustado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A limpeza com o backflush de água quente no final da sessão é bem útil para tirar qualquer grosso do caminho entre solenóide e tela.

 

Com escovinha ou até papel dá para limpar bem em volta do disco, onde o porta-filtro encaixa.

 

Pior grude mesmo que poderia até alterar o sabor é no caminho entre solenóide e grupo bem como na tela e disco. Ali a água passa quente antes de passar pelo café.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com relação ao backflush, devo fazer só com agua mesmo ou é melhor utilizar os produtos (cafiza, JOEGLO,etc...) específicos para esse fim?

Confesso que ainda estou em dúvida com relação a quantidade de vezes que se deve fazer o backflush, temos opiniões variadas aqui no forum, existe alguma recomendação do frabicante?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Normalmente o fabricante não recomenda fazer. No mercado americano doméstico é risco do usuário se queimar com a água que pode espirrar da bandeja etc. Aliás, sempre tome cuidado.

 

Eu, normalmente, faço logo que termino a sessão, com água quente. E vez ou outra (1 ou 2 no mês) com detergente, tiro a tela e disco para limpar etc.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Murielgodoi,

 

Mantendo a bomba acionada por 5 a 10 segundos não trará qualquer problema à mesma. Apenas um período maior nessa situação (30 segundos ou mais) poderia trazer algum dano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leonardo esta certíssimo. Nas maquinas com manómetro podes verificar que, nesse tempo, a pressão vai aumentando paulatinamente chegando por volta de 6 a 7 bar (não haveria problema nem se chegase a 10 - 11 ou mais) a suficiente para limpar bem mais no limite inferior da pressão de trabalho.

No momento em que para o backflush, toda a pressão sai pela válvula e alivia o circuito.

Demanda menos "esforço" que uma extração normal, para a qual a maquina foi certamente dimensionada.

 

Murielgodoi,

 

Mantendo a bomba acionada por 5 a 10 segundos não trará qualquer problema à mesma. Apenas um período maior nessa situação (30 segundos ou mais) poderia trazer algum dano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que esse processo de backflush parece ser muito importante para o bom funcionamento da máquina, porem tambem parece seu muito delicado, caso algo seja feito errado pode comprometer a mesma, correto? Entendi que a bomba acionada por até 10 segundo não haverá problema, mas apenas um backflush ao final de cada sessão é o suficiente? Caso seja necessário mais de um, quantos devo fazer? E qual o tempo de intervalo entre um e outro. To querendo fazer em minha maquina mas confesso que estou com medo.

Estive lendo o antigo forum(HT FORUM) e verifiquei que alguem colocou fita isolante na tela do filtro para sache e assim fez um filtro cego, alguem já fez isso? Funciona? É recomendável?

 

Desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...