Ir para conteúdo

Como fazer a limpeza de máquina doméstica


Postagens recomendadas

Seção Ciências - é fácil saber se há resíduos de detergente:

 

A água é um líquido de alta tensão superficial. Então qualquer bolha que ser forme, seja pela turbulência ou pelo uso de aerador japonês, desaparece muito rapidamente.

 

Mas o detergente abaixa muito esta tensão superficial. Por isso, se houver resíduos de detergente, as bolhas demoram a desaparecer.

 

Salve Ana.

 

Detergente NEUTRO. Preferencialmente sem fragrância e corante. E muita água no enxágue.

Detergentes são adstringentes. Tiram gorduras. Mas se ficar resíduo no filtro, o café vai pro saco.

 

Certa vez tive uma funcionária displicente que deixava as louças com resíduos de detergentes. Levei uns 2 dias ouvindo reclamações sobre os gostos dos diversos tipos de cafés. E realmente estavam esquisitos. Olha daqui, procura dali, mexi nos moinhos, verifiquei os containers de guardar cafés e nada. Até cair a ficha sobre a louceira novata. Dito e feito. Enxágue insuficiente. Café com detergente líquido. Combinação terrível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Achei muito interessante as explicações do pessoal mas não entendi muito bem o procedimento de limpeza nas máquinas comuns, como proceder para fazer a limpeza interna do componentes no caso da minha Chef Crema o cachimbo os filtros essas coisas todos os dias com detergente Neutro certo ??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Básico da limpeza diária em máquina sem solenóide de 3 vias: Filtros e porta-filtros com detergente neutro todo dia após terminar de usar,

água quente pelo grupo e passa uma escova, pode até ser de dentes (cuidado pra não queimar a mão), na tela difusora (chuveirinho) também todos os dias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Edson, grupo é o conjunto por onde você extrai o café na máquina, por onde sairá a água, que contém a tela, o 'chuveirinho' etc. Ao grupo você prende o porta-filtro junto com o filtro (e o pó de café obviamente) para extrair seus shots.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Pessoal, após 1 ano de uso de máquina (Mondial C08), meu café começou a não ficar mais o mesmo. Mesmo com filtro pressurizado, cria pouca espuma e o sabor não estava mais agradando. Ontem resolvi desmontar o chuveirinho do grupo - deus do céu, tinha uma crosta preta de café velho dentro dele.

 

Enfim, limpei tudo que pude (chuveirinho, parafuso e uma mola com uma borrachinha redonda na ponta) com água e um pouquinho de detergente neutro, montei novamente e achei que ia melhorar, mas não, continua a mesma coisa (nem estou compactando o café... filtro pressurizado). Resolvi tirar o portafiltro do grupo para ver como a água fluia, coisa que nunca havia feito na vida. Acionei a bomba e vi que a água só sai pelo meio do chuveirinho, como se fosse um fio continuo de uma torneira semi aberta. Achei estranho, então resolvi apertar bem o parafuso do chuveirinho, mas ainda assim não sai como um chuveirinho, agora parece um chuveiro quase totalmente fechado, sai agua pelos furos (estão 100% desobstruídos), mas fica pingando, nada de jato pressurizado. Isso é normal? O que posso fazer para tentar melhorar essa vazão/pressão?

 

Outras dúvidas sobre limpeza que peço que me auxiliem:

 

1) Pra limpeza do sistema interno da máquina, só presta esse Cafiza, tem alguma alternativa? Só achei um pote com 200 unidades na Libermac e é caro, eu não vou comprar isso se não tiver 'varejo'.

 

2) Minha cafeteira fica próxima da janela, pegando sol durante o dia, e o reservatório de água começa a gerar lodo verde (sim, lodo!). Eu uso água filtrada, mas mesmo assim o lodo aparece em poucos dias, e o reservatório da C08 é horrível para se limpar, logo alguma coisa pode passar para a parte interna da máquina. Desmontando a base da cafeteira ontem percebi que a mangueira interna está limpa, mas como não desmontei a parte de cima, não sei como está a situação por lá. Posso fazer alguma coisa para evitar esse lodo? Não tenho outro lugar para por a cafeteira, e de 2 em 2 dias eu troco a água do reservatório.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

" Semanalmente, deve lavar a máquina de café expresso por inteiro e colocar todas as peças em água e bicarbonato de sódio. Mensalmente, deve limpar o interior da máquina de café expresso com vinagre e água. Para o fazer corretamente, terá de despejar ¼ de uma chávena de vinagre no reservatório da água e ligar a máquina de café expresso como se estivesse a tirar um café ou cappuccino. Depois, deverá acrescentar água para retirar o cheiro do vinagre. "

 

Isso é maluquice ou faz sentido, produção?

 

EDIT: vi que pode substituir o vinagre por ácido cítrico de farmácia de manipulação. 30g de ácido pra 500ml de água no reservatório. Extrai metade, descansa 20 min, extrai o restante. Vou tentar fazer isso em casa hoje de noite.

 

 

Rodrigo, sim é removível. Taí uma ideia legal, guarda-lo em outro canto enquanto não uso a cafeteira! Boa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo, sim é removível. Taí uma ideia legal, guarda-lo em outro canto enquanto não uso a cafeteira! Boa!

 

Exato, captou a idéia. Depois de usar, retire o recipiente e guarde de ponta-cabeça em algum lugar. Só tem que observar se esse procedimento não vai deixar nenhuma borracha de vedação exposta ao sol, o que poderia causar ressecamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

" Semanalmente, deve lavar a máquina de café expresso por inteiro e colocar todas as peças em água e bicarbonato de sódio. Mensalmente, deve limpar o interior da máquina de café expresso com vinagre e água. Para o fazer corretamente, terá de despejar ¼ de uma chávena de vinagre no reservatório da água e ligar a máquina de café expresso como se estivesse a tirar um café ou cappuccino. Depois, deverá acrescentar água para retirar o cheiro do vinagre. "

 

Isso é maluquice ou faz sentido, produção?

 

EDIT: vi que pode substituir o vinagre por ácido cítrico de farmácia de manipulação. 30g de ácido pra 500ml de água no reservatório. Extrai metade, descansa 20 min, extrai o restante. Vou tentar fazer isso em casa hoje de noite.

 

Posso estar enganado... mas acredito que o Carneiro disse em algum tópico para não usar Vinagre/Acido em maquinas com caldeira de Aluminio, não sei se este é o teu caso.

 

Exato, captou a idéia. Depois de usar, retire o recipiente e guarde de ponta-cabeça em algum lugar. Só tem que observar se esse procedimento não vai deixar nenhuma borracha de vedação exposta ao sol, o que poderia causar ressecamento.

 

Pode colocar uma capa nela tb.

(mas ai tem que amarrá-la a mesa, ou ela pode sair voando. piadinha mto idiota... kkk)

 

abraços,

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Zerrauzen Fab.

 

Poderás fazer um litro de solução composta de 1/4 de vinagre branco de álcool e 3/4 de água.

Antes de usar​ a solução, esgote a máquina retirando o compartimento d'água e acionando a bomba. Desligue a bomba tão logo cessar o fluxo d'água pelo grupo. Limpe bem com detergente neutro o reservatório d'água e proceda com o enxágue do mesmo.

Encha-o com a solução e recoloque-o na posição de uso.

Acione a bomba por no máximo 1 minuto, desligue-a e a deixe esfriar por 1 minuto. Repita esta operação até que passe toda a solução pelo grupo, esgotando-o novamente.

Retire e lave com água o reservatório, enchendo-o em seguida com água limpa e reinstale-o.

Repita o procedimento anterior para enxaguar o sistema hídrico da máquina, desta feita, apenas com água.

Se ainda houver odor do vinagre, repita o enxágue até não mais haver.

 

Observe os períodos de esfriamento da bomba, sob o risco de queimá-la se não o fizer.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, após 1 ano de uso de máquina (Mondial C08), meu café começou a não ficar mais o mesmo. Mesmo com filtro pressurizado, cria pouca espuma e o sabor não estava mais agradando. Ontem resolvi desmontar o chuveirinho do grupo - deus do céu, tinha uma crosta preta de café velho dentro dele.

 

Enfim, limpei tudo que pude (chuveirinho, parafuso e uma mola com uma borrachinha redonda na ponta) com água e um pouquinho de detergente neutro, montei novamente e achei que ia melhorar, mas não, continua a mesma coisa (nem estou compactando o café... filtro pressurizado). Resolvi tirar o portafiltro do grupo para ver como a água fluia, coisa que nunca havia feito na vida. Acionei a bomba e vi que a água só sai pelo meio do chuveirinho, como se fosse um fio continuo de uma torneira semi aberta. Achei estranho, então resolvi apertar bem o parafuso do chuveirinho, mas ainda assim não sai como um chuveirinho, agora parece um chuveiro quase totalmente fechado, sai agua pelos furos (estão 100% desobstruídos), mas fica pingando, nada de jato pressurizado. Isso é normal? O que posso fazer para tentar melhorar essa vazão/pressão?

 

Outras dúvidas sobre limpeza que peço que me auxiliem:

 

 

 

O chuveirinho não vai mandar agua pelos furos como se fosse um chuveiro de banho

É normal sair um ou dois filetes de água apenas.

 

Aqui tem um vídeo onde da pra ver, no começo a água saindo.

Faça a comparação com o seu.

 

 

A minha também ficou muito tempo sem limpeza, além da sujeira na saída de agua, cheguei a abrir

a caldeira e tinha uma calcificação braba.

Meu filtro pressurizado também entupiu ( veja as fotos que postei no tópico da C08).

 

Agora eu faço limpeza com ácido cítrico apenas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Zerrauzen Fab.

 

Poderás fazer um litro de solução composta de 1/4 de vinagre branco de álcool e 3/4 de água.

Antes de usar​ a solução, esgote a máquina retirando o compartimento d'água e acionando a bomba. Desligue a bomba tão logo cessar o fluxo d'água pelo grupo. Limpe bem com detergente neutro o reservatório d'água e proceda com o enxágue do mesmo.

Encha-o com a solução e recoloque-o na posição de uso.

Acione a bomba por no máximo 1 minuto, desligue-a e a deixe esfriar por 1 minuto. Repita esta operação até que passe toda a solução pelo grupo, esgotando-o novamente.

Retire e lave com água o reservatório, enchendo-o em seguida com água limpa e reinstale-o.

Repita o procedimento anterior para enxaguar o sistema hídrico da máquina, desta feita, apenas com água.

Se ainda houver odor do vinagre, repita o enxágue até não mais haver.

 

Observe os períodos de esfriamento da bomba, sob o risco de queimá-la se não o fizer.

 

Oi Alexandre, você considera o vinagre tão eficiente quanto o ácido cítrico, ou tanto faz? Eu preferiria até o ácido cítrico, já que eu ODEIO o cheiro e sabor de vinagre. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Zerrauzen Fab.

 

No que se refere a capacidade de limpeza, ambos são eficientes.

Porém, enquanto o odor do vinagre é pior que o do ácido cítrico, ele é mais barato e mais facilmente encontrável.

Desde que seja feito bom enxágue na máquina, nenhum odor restará.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que falam, descalcificadores a base de acido cítrico destroem as caldeiras de alumínio.

Indicam outros produtos, apropriados, para estes equipamentos.

@Cabral: se a recomendação de utilizar acido cítrico consta no manual da maquina, acredito que caiba troca na garantia, tanto pelo defeito quanto por indicar produto impróprio para o equipamento e, questão.

O problema não é ácido cítrico, é ácido. O alumínio forma óxido de alumínio, que protegeria a caldeira, mas um ácido cítrico, acético ou qualquer outra coisa pode remover. Ao mesmo tempo, vejam na foto que há uma camada boa de óxido de alumínio, que no metal fica cinza escuro. Eu lixei uma parte e ficou brilhando, e a camada parece boa.

 

Eu aposto mais no latão aparente, que tem potencial de redução alto (o cromo ou níquel têm potencial baixo, apesar de ser mais alto que alumínio). Essa combinação de metais dissimilares pode gerar a pilha. Ainda mais com calor, água que usamos etc.

 

Um teste a se fazer poderia ser limpar bem esses brancos, sem remover o cinza escuro, e usar água desionizada por um tempo para ver o que dá.

 

No caso da sua máquina, Cabral, em que aparece no tanque, pode ser que esteja indo pela válvula purgadora de ar (self-priming valve) que quase sempre não deixa só ar sair, mas também vapor e água. Ideal é fechar essa porcaria.

 

Márcio.

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/687-corrosao-em-caldeira-de-aluminio/

 

sabia que tinha visto em algum lugar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu compro ácido cítrico numa loja em São Paulo que fica na Rua Faustolo, Lapa. É uma loja de produtos químicos, o que eles mais vendem são os produtos para limpeza etc, mas sempre tem ácido cítrico anidro. Não acho que seja difícil achar lojas semelhantes em qualquer cidade maior. Costumo pagar 40 reais, que acho caro, mas não estou comprando 50 kg de uma vez... :lol:

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que eu sou o cara mais relaxado no fórum com limpeza da máquina somente depois das minhas extrações passo uma escova de dente pelo grupo, dou uma ligada de uns 15 segundos enquanto limpo e boa, pronta para mais outro café...o PF sempre com água e detergente normal nada de neutro ou algum específico...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu compro ácido cítrico numa loja em São Paulo que fica na Rua Faustolo, Lapa. É uma loja de produtos químicos, o que eles mais vendem são os produtos para limpeza etc, mas sempre tem ácido cítrico anidro. Não acho que seja difícil achar lojas semelhantes em qualquer cidade maior. Costumo pagar 40 reais, que acho caro, mas não estou comprando 50 kg de uma vez... :lol:

 

Márcio.

 

50 kg ? Para que mais se usa o acido cítrico ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que eu sou o cara mais relaxado no fórum com limpeza da máquina somente depois das minhas extrações passo uma escova de dente pelo grupo, dou uma ligada de uns 15 segundos enquanto limpo e boa, pronta para mais outro café...o PF sempre com água e detergente normal nada de neutro ou algum específico...

 

Ou seja, a julgar pela sua rotina de limpeza o cara mais relaxado do forum SOU EU.

 

Abraços,

 

Léo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei não,..... Outro dia achei que tinha colocado o pó no porta filtro, tirei um expresso e mesmo sem pó estava pretinho, tava até gostoso.

 

 

Brincadeira......

 

:D

 

Fez falta aqui no forum, Gilberto...bem vindo de volta.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...