Ir para conteúdo

Clever: qual filtro?


LUW

Postagens recomendadas

Tem gente que não sente e tem gente que sente o gosto dos resíduos químicos do processamento da polpa híbrida de TNT (tecido não-tecido) e celulose, chamado inadequadamente de "papel", já que a taxa de fibras têxteis pode até ser maior do que a de celulose em algumas marcas. No Brasil, os filtros Melitta são predominantemente celulose (segundo achei no Google, 85%) os melhor lavados durante o processo de formação do "papel", mas mesmo assim sobram muito mais resíduos do que no processamento efetuado pela fábrica dos filtros Hario ou Chemex, por exemplo. Já li que os filtros brancos da Hario chegam a ter 52% de fibra textil natural (seria só algodão?), mas quem postou isso nunca proveu links ou evidências corroborantes.

 

Experimente passar a mesma água, na mesma temperatura, por filtros de "papel" de diversas marcas e as prove ainda quentes, mornas e frias. Se fizer um teste "lado-a-lado", inclusive com a água sem passar pelo filtro, como referência, é muito provável que perceba alguma diferença em alguma temperatura. Já fiz isso e percebi diferenças distintas de sabor entre as temperaturas de um mesmo filtro e também entre filtros, em cada nível térmico.

 

O Filtro Hario branco foi o que me proporcionou menos sabores e aromas, mas acrescentou uma leve acidez no espectro "agudo" com água ainda aos 58oC. Talvez algum resíduo cáustico.

 

O Chemex "natural", foi o que proporcionou menor acidez em todas temperaturas, mas percebi ainda algum acento de sais o famoso "gosto de papel", resultado da interação do suco-gástrico com as "bases" predominates na fibra composta.

 

Filtro Melitta tem ambos com maior proporção do que qualquer um deles, mas ainda é muito mais suave que todas outras marcas nacionais que testei. O Melitta "made in USA" é um pouco mais suave do que o nosso, mas longe do Hario ou Chemex brancos, que pra mim foram praticamente iguais (talvez seja o mesmo fornecedor de "papel".

 

O Kalita original também fica bem perto do Hario, mas o Bunn de formato parecido é o mesmo sabor do Melitta norte-americano.

 

Anotei muito mais coisas, mas as "notas" são bem metafóricas. Ninguém mais fez esse tipo de teste paranoico com papel de filtro por aqui? Não creio que tenhamos conversado a respeito de maneira metódica.

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda bem que não uso filtro de papel, mas no Campeonato de AP do ano passado preferi um duplo Hario do que um duplo original da AP, o resultado era ligeiramente melhor, tb em termos de segurar borra.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não usarei no dia a dia. É que fica mais confortável para grande quantidade no clever 03 do que no meu hario v60 02.

Cheguei a comprar um Melita 04 e cortar para usar na ap. Não gostei. Eu sinto demais o "sabor" do papel. Até minha mulher percebeu a diferença quando usei o v60 em uma noite com amigos e no dia seguinte com Melita no café da manhã; o mesmo café, claro.

 

Enviado de meu XT1650 usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou procurando uma Clever de 500ml pra comprar. Não tem em quase

lugar nenhum. Achei apenas no ML e em 2 sites que não conheço.

Está esgotada geral.

 

https://coffeeboxclub.com.br

https://loja.meucafegourmet.com.br

 

Alguém conhece?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...

Fala aí galera!!

 

Sou usuário do Clever quase diário, alternando com o melitão.

 

Uso o filtro 103 da melita mesmo. Realmente o filtro fica bem zuado depois de escaldar.

Eu escaudo duas vezes, enquanto Vou aquecendo a água e moendo o grão.

Realmente não sei se a zoação do filtro interfere na extração.

Mas vou tentar procurar esse melita n.4 aí para ver cóé.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...