Ir para conteúdo

Braço de vapor sem fôlego


Postagens recomendadas

Para fim de testes, eu tenho usado esses dias o braço de vapor da Silvia sem extrair café antes. (o café estou extraindo paralelamente em outra máquina)

 

Antes de usar o vapor, faço o ritual como de costume da Silvia, de esperar aquecer 30min e até espero ligar/desligar a resistência, etc.

 

Acontece que ao começar a vaporizar, ela perde o fôlego com cerca de 40s apenas. Não estou nem conseguindo vaporizar o leite.

 

Tem algum “macete” pra melhorar a vaporização? Óbvio, antes de usar o braço, elimino a água acumulada nele.

 

Obs. Também pode ser normal esses 40s de vapor no geral.

 

Grato.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você liga o botão do vapor antes?

No começo eu ligava o botão do vapor e já ia abrindo o registro; daí rapidinho acabava seu fôlego.

É necessário ligar o botão e esperar um pouco do o registro fechado, para depois vaporizar.

Quando teu PID chegar rsrsrsrs, verá que ligando o botão do vapor a temperatura sobe até 140ºC e aí estabiliza. 

Em seguida já pode vaporizar o que você quiser.

Ainda não fiz aqui, só sei em teoria por ter lido a respeito no manual.

Como falei alhures (gostou da palavra?), hoje, depois de dois dias montando o kit, foi só café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O grande segredo é justamente o contrário: começar a vaporização antes de o termostato desligar. Ligue o botão de vapor, abra a válvula, purgue toda a água, feche o registro por uns dez segundos e comece a vaporizar. Depois veja se faltará vapor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O grande segredo é justamente o contrário: começar a vaporização antes de o termostato desligar. Ligue o botão de vapor, abra a válvula, purgue toda a água, feche o registro por uns dez segundos e comece a vaporizar. Depois veja se faltará vapor.

 

É isso mesmo Rodrigo, acho que matou a charada.

 

O tempo de "fôlego" de aprox. 40s manteve-se, porém, com essa dica, otimizou a vaporização e com treino esse tempo é suficiente para latte.

 

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então. Fiz o teste esperando desligar. Da cerca de 40 segundos mesmo. Isso assumindo vapor forte. Consegui ficar mais de um minuto, mas de forma mais branda.

 

Uma dúvida, eu devo drenar água logo ao ligar o vapor e iniciar a vaporização 10 segundos após? Isso mesmo? Ta muito rápido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sentiu a capacidade especulativa?  B)

 

Obviamente que isso funcionar depende de algumas coisas: histerese do termostato (costuma ser grande), potência da resistência, tamanho da caldeira, etc. O que mais importa, porém, é a razão entre a vazão de vapor e a capacidade de aquecimento da resistência. O fabricante não costuma ser imbecil e dimensiona isso com alguma proporcionalidade.

 

O problema é o danado do termostato. Como a histerese é grande, se você segue o manual e abre a válvula de vapor apenas ao sinal de "ready" da lâmpada, o termostato já abriu e só vai voltar a fechar o circuito quando a temperatura cair uns 20 graus, o que leva um tempo danado.

 

O truque é cronometrar o tempo que leva entre ligar o botão de vapor e a máquina estar pronta (acender a luz). Se for 30s, por exemplo, eu começaria na próxima vez a vaporização na metade desse tempo aproximadamente (supondo que o expurgo do braço de vapor já foi realizado). Com um pouco de sorte e ciência, abrindo a válvula em 15-20s o circuito jamais fechará com a válvula totalmente aberta e terá vapor quase que indefinidamente.

 

Aprendi esse truque na Gaggia Dose, e acredito que possa funcionar pelo menos em algumas outras máquinas SBDU.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então. Fiz o teste esperando desligar. Da cerca de 40 segundos mesmo. Isso assumindo vapor forte. Consegui ficar mais de um minuto, mas de forma mais branda.

 

Uma dúvida, eu devo drenar água logo ao ligar o vapor e iniciar a vaporização 10 segundos após? Isso mesmo? Ta muito rápido.

 

Fábio, vai tateando o terreno inimigo. Vai subindo o tempo de espera. O truque é achar o tempo ótimo. Se abrir muito tarde a válvula, o circuito vai fechar. Se leva 40s normalmente pro termostato abrir, eu chutaria uns 20s de válvula fechada após o expurgo. Feito isso, se aguentar mais de um minuto de vapor à vontade, é porque deu certo.

 

Só não teste diretamente no leite, por óbvio. Vai testando que em poucos minutos você chegará no tempo ótimo (se o conceito puder se aplicar).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você diz que histerese do termostato é típico da Silvia, ou na maioria das máquinas têm esse gap? 

 

Imagino que como a Silvia é temperamental, mesmo após a lâmpada apagar, a resistência ainda está muito quente e continua aquecer a água por algum tempo, e incluindo essa questão da histerese, lascou o piãozinho que está começando. 

 

A caldeira da Silvia é considerada grande? Não né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O truque é cronometrar o tempo que leva entre ligar o botão de vapor e a máquina estar pronta (acender a luz). Se for 30s, por exemplo, eu começaria na próxima vez a vaporização na metade desse tempo aproximadamente (supondo que o expurgo do braço de vapor já foi realizado). Com um pouco de sorte e ciência, abrindo a válvula em 15-20s o circuito jamais fechará com a válvula totalmente aberta e terá vapor quase que indefinidamente.

 

Curioso, é que se partir para o latte direto (sem a extração do café), assim que ligo o botão de vapor, a lâmpada do termostato acende no mesmo instante.

 

Aí estou esperando recomeçar o ciclo e quando acende, eu começo a vaporização (seguindo sua dica de hoje).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou falar pela minha máquina, se eu quiser ter o máximo desempenho tenho que esperar a luz ascender e começar a vaporizar tipo 2/3 segundos antes da mesma apagar, caso caso contrário ela não começa com aquela força.

Você deve esperar ela ascender e ver por quantos segundos ela fica com a lâmpada acesa, faça isto umas 5 vezes, e procure fazer como disse, iniciar a vaporização 3 segundos antes da resistência desligar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo, não é curioso, é que a máquina está sempre pronta para extrair café, quando você aperta o botão dizendo que vai vaporizar ela tem que na correria subir 40º , por esta razão sempre vai ascender na hora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigues, acender a luz é uma metáfora. Em algumas máquinas quer dizer apagar. Importante é começar a vaporização com a resistência da máquina ainda ligada. É facilmente audível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo, não é curioso, é que a máquina está sempre pronta para extrair café, quando você aperta o botão dizendo que vai vaporizar ela tem que na correria subir 40º , por esta razão sempre vai ascender na hora.

 

Rodrigues ... kkkkkk

O Gil é fogo...

 

Entendi Gil, ela "entende" que precisa vaporizar, mas só entende, pois se eu abrir o registro, ele dá uma brochada. Não tem nada.

Por isso espero reiniciar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...