Ir para conteúdo

Torrando hoje ...


Bernardo B

Postagens recomendadas

Torrei agora 148 g de Caconde (a 15,4%) e 175 g de Fazenda Santana (a 14,6%) . Mantive o mesmo padrão: aquecer o forno até uns 150 graus e manter aí (ou subindo até 160) por quatro minutos. Depois subir a 20 º / minuto até a temperatura máxima, que era de 240 e agora resolvi deixar em 230. A 240 se eu deixasse mais de 1:07 pós 1C o café ficava meio ruim pra coado. Minha esperança é que com temperaturas menores isso melhore. Usei 230 porque tive medo de baixar demais e não ocorrer o estalo. Pelo menos houve o 1C como em 240. Se ficar mais ou menos como antes, vou tentar abaixar pra 220 da próxima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca tinha torrado mais de 150 g no behmor. Hoje tentei 430 g de seleção do mário. Bam, macho-preteei e ouvi o 2C pela 1a vez, 18.3% de perda! A inércia me pegou.

 

Vai pro meu pai que está acostumado ao pilão =)

Não rolou, impossível de tomar e olha que tentei com açúcar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bob o Link se trata de cafés colhidos em processo totalmente orgânico, por fazendas parceiras da FAF. Veja o link a respeito:

http://www.bobolinkcoffee.com/Coffee.asp?op=History

 

O pedido mínimo é de 20kg. Frete por conta do comprador.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dia 20 fiz mais 5 torras no Gene, 1 do Zardo,  uma torra teste para coados com 11,5% de perda.

Fiz duas da Sweet Maria´s cujo o nome é: Brazil Yellow Bourboun - Fazenda Kaquend hahahaha, acho que esse é o nosso Caconde não é não? Será que "inglesaram" o nome? mas fiz uma torra com 12,6% e outra com 12,8%.

E fiz mais duas torras de um blend famoso da Sweet Maria´s onde eles dizem que foi bem trabalhoso desenvolver este blend, o nome é Espresso Monkey onde a descrição diz ser agridoce, notas de chocolate escuro, licoroso, longo aftertaste e bom corpo, a recomendação é para fazer a torra em full city até Vienna, sempre que torro cafés importados tento descobrir a melhor recomendação para o grão escolhido e faço uma conforme recomendam e uma outra um pouco mais clara ou escura, uma eu encerrei no começo do 2º crack e deu uma perda de 16,7% e a outra deixei um pouco mais clara, encerrando no 1ºc e deu 14,8% de perda.

Agora a noite fiz uma prova na ECM desse com a torra full city com 16,7% (este café é recomendado tomar 36hrs após torrar), café muito bom, como diz o Velloso café com gosto de café mesmo, aquele leve amargor agradável que não incomoda, se fosse um outro grão nesse nível de torra certamente estaria amargo, gostei bastante e promete, saiu uma crema maravilhosa, segue uma foto do shot de agora:

 

E2CAAF27-F9B4-4FBC-974D-8D1B396A7D8E_zps

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Embalei e fiz uma do Decaf tb. Tenho que começar a usar o recurso dos templates. Essa acabou ficando menos desenvolvida, com apenas 12.7% de perda de massa, mesmo deixando 3 minutos após o primeiro crack (eta café chato de torrar). Mói e constatei que obtive uma torra media clara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kkkkkkkkkk Ri muito do Kaquend...

 

Daqui a pouco o Victor começa a vender o Caconde como Kaquend...  :lol:

 

Aí ele coloca como café internacional importado do Brasil..  :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hoahoaohahoa acho que foi a forma deles tentar fazer os americanos pronunciar de forma parecida, ainda bem que esse foi free, imagina comprar café brasileiro nos EUA pagando bem mais, seria burrice, a única forma de aceitar café brasileiro quando você compra um café importado é quando ele vem através de um blend especial.  Bom estou supondo que seja o Caconde, pois geralmente eles não alteram o nome da fazenda nem mesmo para deixar a pronuncia mais fácil para o inglês.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei não Roger, Caconde não é o nome da fazenda daquele café da compra coletiva e sim o nome da cidade onde fica a fazenda. Já tentei descobrir o nome da fazenda pelo Google uma vez  (pra inserir no Roastmaster) mas não achei. O Victor deve saber, se não me engano foi ele que negociou a saca.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

heheheh então nem deve ser mesmo, mas como diz o Miyamoto que esse nome ficou engraçado ficou e muito parecido com a cidade de Caconde, depois vou olhar a descrição dele e passo aqui pra ver se é parecido com o nosso caconde, ainda não experimentei o café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tai a descrição:

 

At the foot of the Serra da Mantiqueira, Fazenda Kaquend has a 200-year-old tradition of coffee production. The farm is owned by Jose Wagner Ribeiro Junqueira and his wife Margarida, and their sons Kleber, Ralph and Herbert. Kaquend has won too many awards to list, including the #1 spot in the Cup of Excellence. This microlot is a pulp-natural process (cereja decascada) from this 45 acre farm with an altitude of 1100 to 1450 meters, and produced by his son Kleber. They have Yellow Bourbon, Acaia, Yellow Catuai, and Catuai varietals planted, but this particular lot is Yellow Bourbon. Keep an eye on this coffee when roasting. The beans will start to fracture a ways before any audible snap. I think I pulled our City+ roast a little past the 1 minute mark from the beginning of the first audible snaps.

 

 

This is definitely one of the better Brazil's we've seen this year. The dry grounds smell of malted caramel, with a grain sweetness like caraway or pumpernickel. Dark roasts show toasted sugar, molasses, and orange peel zest. Hot water boosts the sweetness in the aromatics with lightly caramelized sugars, dark fruits, chocolate nut, and vanilla bean. If you take this coffee closer to a Full City roast, you may find that the wet grounds have a "brawny" aroma - almost on the fatty side of things, but replete with deep sweetness. The cup is very nice and with a surprisingly clear finish. Sweet grains are definitely front and center in the cup with toasted sesame seeds, malted barley, and a note of gen ma cha tea. The coffee has a silky mouthfeel, full body, and with a pleasing touch of raw honey. Dark roasts have chocolate roast tones, burnt sugar, and a smell of pecan pie. This coffee has a clean finish, with a note of orange pekoe tea. It's nice to have a Brazil with such complexity, and the profile transfers nicely as a single origin espresso too.

 

Country: Brazil
Grade: Estate
Region: Carmo de Minas
Processing: Pulp natural process
Arrival Date: May 2013 Arrival
Appearance: .2 d/300gr, 16-18 Screen
Varietal: Yellow Bourbon
Intensity/Prime Attribute: Mild intensity / Grain sweetness, tea-like, bodied
Roast: Both light and dark roasts work really well with Fazenda Kaquend: City+ to Full City+

View Cupping Scores

 

Na verdade é de Carmo de Minas, é o nome da fazenda mesmo pelo visto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É.. Pelo visto é uma semi coincidência, já que não tem nada a ver... kkkkkkkkkkkkkk

 

Caconde é em Sampa e Kaquend é no pé da Serra da Mantiqueira.. :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece assim, com uma produção de 3500 sacas.

 

Falando sobre sacas. Os Mineiros do Cdc animam em fazer uma compra coletiva de uma saca de 20 kg do Bob-o-link? Tomei recentemente o bobolink torrado pelo Guilherme e gostei muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho faz só sentido se pagamos frete uma vez só, p.ex. para BH e depois distribuimos entre nos. Compraria 5 kg para mim. Se outros tem interesse, posso perguntar o que seria o preço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guilherme, vc já olhou os preços?

 

Vamos abrir um topico para a compra coletiva para ver quem anima? Parece o Ruben tambem é interessado.

 

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, tem essa possibilidade mesmo, eu gostei muito do Bob tb! Tenho interesse nele e em uma compra coletiva dos 8kg a frete grátis na unique! Que tal mudarmos a discussão para o tópico de compra coletiva?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...