Ir para conteúdo

Torrando hoje ...


Bernardo B

Postagens recomendadas

Caconde (15.8 % de perda), 4 min depois do 1o crack chegando em 230 oC BT. Depois o Tarcisio/Matas de Minas da Academia um pouco mais claro, na tentativa de imitar a torra da Academia. 14.5 % de perda, chegando em 225 oC BT em um pouco mais do que 15 min, também 4 min depois do 1o crack.

 

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

torrei o resto do Fazenda Santana. Eram só 125,6 g. Usei o mesmo perfil usado pra 175g. A coisa foi bem mais rápida, já que a temperatura que controla é a ambiente e com menos café, a dos grãos sobe mais rápido. Espero que tenha ficado ok. A torra saiu uns 2 minutos mais curta. A perda foi 15,4%, dentro do aceitável.

Torrei também 175g do House Blend. Esse vou tomar em expresso, daqui a uns 4 dias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de tomar o FAF 322, que tinha torrado há uns 3 dias para um colega de trabalho (que participou da compra coletiva). Que café! Valeu cada centavo. Se houver uma próxima, o BOB ficará de fora.

 

Fiz uma torra mais demorada, em torno de 14 minutos, com uma curva ascendente mais lenta, partindo de 110 graus até 190 graus em 500 segundos (pouco mais de oito minutos). Depois fui subindo, gradualmente, 20 graus a cada minuto até chegar em 230 graus, quando voltei a baixar para 205 graus até o final da torra.

 

Semana que vem, devo estrear o GTTC-X1, ai vou ter um controle maior.

Penso em converter o GTTC1 futuramente para um torrador de prova.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ontem fiz mais uma torra do FAF 322. Dessa vez, parti para uma torra media clara. Ainda não estou certo qual ficou melhor. Essa clara, no coador, ficou perfeita. No espresso ficou boa, mas não gostei tanto como a outra que tomei no Trampo, que destacava mais o caramelo, mas sem perder muito as notas de origem floral e frutado desse café, que considero muito acima da media. Agora, nessa ultima torra, apareceu mais o caráter exótico. Difícil decisão para uma próxima torra.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ontem terminei torrando dois lotes de 175g do Fazenda Santana, enquanto não chega o café da compra coletiva.

Um dos lotes eu vou dar de presente pra um colega mexicano que está visitando. Vou tentar selar o pacote pequeno que o Alexandre me deu quando comprei o café crú. Meu colega vai levar também Curto Frutado e Amendoado. Se deu bem. Deve cair bem depois de uma porção escamoles - larva de formiga, um escândalo!

 

escamoles.jpg

 

e não, não tem gosto de galinha. Na verdade lembra de leve ovo mesmo. Talvez por ser em geral puxado na manteiga, com cebola e esse tempero onipresente na cozinha mexicana, epazote (erva de Santa Maria, pelo que dizem). Acho que é um dos poucos pratos no México que não é apimentado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ontem fiz mais uma torra do FAF 322. Dessa vez, parti para uma torra media clara. Ainda não estou certo qual ficou melhor. Essa clara, no coador, ficou perfeita. No espresso ficou boa, mas não gostei tanto como a outra que tomei no Trampo, que destacava mais o caramelo, mas sem perder muito as notas de origem floral e frutado desse café, que considero muito acima da media. Agora, nessa ultima torra, apareceu mais o caráter exótico. Difícil decisão para uma próxima torra.

Fazer um blend das duas torras?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para o pessoal aqui que fala alemão, achei montes de informaçoes interessantes sobre torra e diferentes cafés nesse site:

www.wolfredo.de

 

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal!!!

Ganhei "um café" de um colega de trabalho. Uns dois kilos de café robusta cru. Na madrugada de hoje decidi fazer a minha primeira experiência de torra.Torrei 100gr deste café e pretendo abrir um tópico para ele, inclusive com fotos. Outras torras serão feitas nos próximos dias, utilizando o equipamento PBDF. À noite devo escrever sobre isto de forma mais detalhada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje trabalhei duro :-)

Tentando zerar o estoque da safra 2012, ainda sobrou um pouco ...

Foram três bateladas de 200gr, back to back, do grão da Fazenda do Condado e uma do Chapadao de Ferro 911.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para de reclamar Bernardo hahahaha, eu sempre estou fazendo 4 e as vezes até 5 torras back to back de 230g cada e quando a coisa aperta tem que ser a cada 15 dias... :/

O Gene pra mim é um torrador excepcional o problema é o limite do tamanho do tambor já que o consumo em casa é grande e muitas vezes acabo dando cafés de presente também, pra mim em casa mesmo o legal seria torras de 1kg por ex., gosto de torrar, duro pra mim é o tempo que se perde

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu ando tomando menos café, principalmente expresso. Tenho ficado mais no coado e prensas. De repente hoje ainda tomo mais uns 5 expressos com o house blend da Expresso Brasil, que guardei pra expresso.

Ainda tenho um pacote do Curto Amendoado e um pouco do fazenda santana. Talvez torre um pouco hoje do Bob-o-Link pra ver qual é a do café novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não poderia reclamar da abundância: seria pecado :-) !!

 

Eu não torro com tanta freqüência, mas quando o faço também acabo fazendo como mínimo três.

 

Realmente se gasta muito tempo, especialmente desde que planejo analisando as torras anteriores, e registro manualmente as temperaturas das curvas no Roastmaster.

 

Com todo este preparo, e ainda tendo que montar e desmontar meu canto de torra vai bastante tempo.

 

No Gene gosto de torrar 200gr, me obriga a fazer mais torras porém isso me permite experimentar mais vezes e ir aprimorando minhas curvas, e as vezes chego a resultados que me chegan a surpreender.

 

É incrível como pequenas nuanças podem modificar o resultado de uma torra, e essas pequenas diferenças somente se descobrem experimentando, fazendo cupping sistematicamente e registrando.

 

Mas as vezes reconheço que gostaria de torrar num de 1 ou 2 kg. Até que uma amiga ofereceu para torrar no comercial dela, talvez no futuro ainda me anime, mas torrar com gás é bastante diferente e para aprender a controlar uma destas se acaba estragando muito grão ...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Podicrê.

Torrei agora os cafés da compra coletiva, 175 g de cada (bob-o-link e faf 322.

Usei o meu perfil básico, de 150 a 160 em 4 minutos, subindo pra 230 em mais quatro e aí ficando em 230 até estalar.

O bob foi praticamente igual ao fazenda santana e teve perda de 15,1%. 

Já o faf 322 demorou mais pra estalar, em torno de um minuto. O estalo também foi bem mais calmo do que o do bob. Mesmo com a torra por volta de um minuto mais longa, a perda do faf 322 foi de 14,7%.

 

A torra como ela é.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, esqueci de comentar.

Não tinha lido sobre os cafés, mas quando tirei o faf 322 do tambor, tinha tanta película que desconfiei que fosse natural... tiro e queda. Pelo menos segundo o que o Victor postou na época na loja.

Achei curioso um café natural demorar tanto pra estalar (acho que o bob-o-link não é natural, pelo mesmo motivo - películas) comparado com um lavado (ou seja lá como se chama). Achei que o natural teria uma umidade menor e que a perda seria bem maior que os 14,7% apesar de torra mais longa que o (meu) usual. Sei que há várias incógnitas, só uma observação diletante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...