Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Bernardo B

Torrando hoje ...

Recommended Posts

Guilherme Torres    3,007

Volto para dizer que ficou muito bom. Exatamente o que eu estava buscando na xícara.

Detalhe, depois de deixar moído por uns 45min em granulometria para aeropress, fiz na minipresso. Deu um café bem suave, mas ao mesmo tempo doce e com uma acidez gostosa na boca. Rapadura e mel.

Guilherme.

• Like 2

Contagem regressiva para as férias. Hoje fiz 6 bateladas em sequência. Começando a armazenar.

c6e03d8e9ee1bb008380f60895f68ff5.jpg

Guilherme.

• Like 3

Hoje de manhã, comecei limpando o torrador. Ainda tenho mais baches a torrar.
Olha o quanto de película ele guardou depois de seis torras (fora as que foram expulsas pelo tubo do exaustor)

b6893a08fba187bf1ab240578b5e4b85.jpg

a61bbffa1c19194cb9125fc996e40a1e.jpg

Guilherme.

• Like 4

Burny    2,550

Fiz hoje varias torras, principalmente de grão antigo, para testar algumas ideias/dicas do curso de torra do Eystein Veflingstad, p.ex. descobrir em qual potência o ciclone do STC está no equilíbrio, e em qual resfria a resistência, em combinação com a exaustão etc.. Depois torrei um Amaro Gayo da Etiópia e um Hawaii Paradise Meadows. A torra do Paradise Meadows ficou excepcionalmente bonita e cheirosa (com 13% de perda de massa):

0obgHyd.jpg

OTq2uLA.jpg

Torrar no novo STC é realmente show! 

• Like 8

Reavivando o tópico. Compra coletiva acabou, cafés estão aqui e tenho que torrar bastante para fazer estoque pois, assim, em janeiro terei para consumir em viagem.

Não satisfeito com minhas abordagens no café do Paulo e no café do Afonso, resolvi usar um template de um café que ficou extraordinário (com a ressalva de que o café a ser torrado na ocasião era alextraordinario Tb). O cheiro ficou muito doce. Acho que a acidez vai ser um pouco maior, mas deve valer muito a pena em contrapartida à doçura que já sobressai no aroma. Digo depois quando tomar na aeropress.

O café foi o da Rosângela CD

Log

9848e37d56c38588893d838e843c6b17.jpg

Café

6f9a238b132ba7e4669c0156b5402765.jpg

Guilherme.

Ola Guilherme, tudo bem? Vc está em sp? Faz torra pra amigos de fórum? Rs

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

Oi Decopinheiro,
Brasília. E só para consumo mesmo. Semana passada foram muitas torras, pois vou viajar. Foram mais de 10 baches.
Já provei todos. Ficaram todos bons. Mas o que ficou mais gostoso dessa leva foi o do Tino
fb3d5de9d711e32387e859908a6d69ad.jpg
Um 2018 cheio de cafés espetaculares para todos nós !

Guilherme.

• Like 1

tencelcal    10

Opa, acabei de torrar um pouco do Café do Tino no forninho. Batch de 143g, perda de 14,3%. Tentei uma Ror constante, e o Rao foi de 14,5%. Crack veio com 204°C e a temperatura final foi de 216°C. Vamos ver no que vai dar =/

Se alguém fez alguma torra dele com outra abordagem ajuda aew.

Pra medir a temperatura eu tou usando um multímetro com termopar que fica em contato com os grãos (as vezes perde esse contato por conta do movimento das aletas).1ed06f0856c90a8986b4b4d05ba452a7.jpg

Enviado de meu SM-G900H usando Tapatalk

• Like 1

tencelcal    10

Bem, tentando aumentar o Rao e diminuir um pouco a temperatura final, fiz hoje mais um batch de 143g do Café do Tino.

O de ontem provei hoje pela manhã (V60) e achei um pouco azedo, mas com a sensação de que vai ficar no padrão.

Alonguei um pouco a fase de palha.

Amarelou com 6min43seg em 164°C
Crack veio com 11min56seg em 204°C
Finalizei com 14min23seg em 213°C

Perda de 13,7%
Rao de 17%d58ffee312fec5b82adac2e6dacd596f.jpg

Enviado de meu SM-G900H usando Tapatalk

• Like 1